Afiação de serras circulares com ponta de metal duro
As serras circulares são uma ferramenta usada regularmente nas indústrias de marcenaria e construção. Uma serra circular trabalha com uma variedade de materiais e a qualidade do corte é de grande importância. Mais cedo ou mais tarde, surge a questão de restaurar os dentes de serra. A capacidade de realizar este trabalho com alto nível profissional tornará possível o uso da ferramenta de corte por muito tempo.
A necessidade de um procedimento
As serras circulares são necessárias tanto em residências como na produção. Ao construir uma casa, criar móveis, tábuas de cortar, vigas - uma ferramenta semelhante é necessária em todos os lugares. Afiar uma serra circular corretamente requer habilidades e conhecimentos práticos.
As serras circulares se comparam favoravelmente com outras ferramentas de corte:
- cadeia;
- sabre;
- longitudinal.
Dispositivos circulares de disco têm desempenho significativo e sua vida útil também é muito mais longa. Afiar serras circulares é uma etapa importante e necessária; sem ela, a ferramenta não funcionará totalmente. Graças aos vários bicos com ponta de carboneto, bem como aos revestimentos vitoriosos, o corte pode ser executado tanto em madeira como em metais.
Para afiar discos com acessórios diferentes, é necessário equipamento especial. Se o processamento do disco for feito "de acordo com a ciência", ele estenderá muito sua vida útil.
A afiação oportuna de serras circulares é realizada com vários sinais óbvios.
- O motor começa a sofrer estresse desnecessário. A razão é simples - os dentes são cegos e recursos adicionais são necessários para processar o material. Existe um perigo: se o disco estiver danificado, se faltar o relé de desligamento do motor, a máquina pode falhar.
- Se lascas e lascas se formarem no corte e o próprio corte ficar muito largo, então este é um sinal certo - a ferramenta deve ser consertada.
- Um cheiro estranho de material queimado aparece e manchas escuras também são visíveis na linha de corte.
- O tempo que leva para processar a peça aumenta.
Variedades bebidas
Se o disco estiver corretamente afiado e os dentes definidos de acordo com o gabarito, ele pode processar a peça em qualquer direção em relação às fibras da madeira.
Existem esses tipos de ferramentas:
- serra com discos de carboneto;
- discos em metal sólido;
- discos com dentes duros;
- discos com dentes brasados para serviços pesados.
As madeiras duras são processadas com discos que possuem ranhuras especiais. As rupturas tecnológicas evitam a deformação da ferramenta, não permitem que sobreaqueça durante o ciclo de produção. E também a vibração, o ruído de fundo é significativamente reduzido, a qualidade da linha formada pelo corte é melhorada. A serra tem dentes que são cortados em um determinado ângulo, cada dente tem várias arestas de corte.
Há uma aresta principal, outras adicionais combinam com ela e os planos de interseção são formados:
- UMA;
- V;
- COM.
Os próprios planos também variam em diferentes companheiros.
Para usar as serras de maneira correta e produtiva, você deve considerar o material com que vai trabalhar.
Os dentes podem ser retos, eles geralmente são usados para corte preliminar de material... Esses dentes fornecem um corte baixo. No entanto, o desempenho de tais dentes é bastante elevado.
Os dentes chanfrados fornecem uma linha mais precisa e são adequados para materiais como:
- Madeira compensada;
- Folhas de PVC;
- Aglomerado;
- Fiberboard.
Os dentes proporcionam um corte suave sem esfarelar o material.
Há também discos que têm um chanfro na borda de ataque do cortador também têm um chanfro com uma borda de fuga... Variantes de dentes diferentes alternados com chanfros diferentes são possíveis. Esses truques garantem um corte limpo, mas lembre-se: quanto mais denso o material, mais rápido esses dentes se tornam cegos.
Dente trapezoidal - esta configuração de dentes garante uma longa vida útil da ferramenta. Um desenho complexo é freqüentemente usado, quando dentes retos e trapezoidais se alternam. Este último faz o corte primário, o que permite aos dentes retos "polir" o corte.
Normalmente, essa ferramenta é usada no corte de laminados, bem como de folhas de PVC.
Dente em forma de cone - esses dentes são auxiliares e são projetados para trabalhar com materiais nos quais uma superfície laminada está presente. Asseguram um corte correto sem lascas.
Os dentes com esta configuração praticamente não são utilizados isoladamente.
Dente falciforme - neste caso, os dentes são dobrados, o que permite um corte preciso do material nas fibras da madeira.
Determinação do grau de desgaste e do ângulo de afiação
As serras circulares, mais cedo ou mais tarde, perdem suas características de desempenho durante a operação, é possível estender efetivamente a vida útil da ferramenta se ela for novamente afiada corretamente. Esta operação é simples, em muitos casos você mesmo pode fazer o trabalho.
Em primeiro lugar, você deve ter uma ideia: quais os parâmetros do disco de trabalho do aparelho. O segundo parâmetro mais importante é o ângulo de afiação, quais são os parâmetros do dente em si.
Antes de começar a trabalhar, você deve testar a ferramenta, entender o quão relevante é sua recuperação. Você deve inspecionar o disco removendo-o da máquina. Um indicador importante é a mudança no tamanho, isso pode ser visto mesmo com um exame superficial.
Os discos que são tratados com materiais especiais requerem uma abordagem especial. O disco soldado pode aumentar significativamente a vida útil da ferramenta de corte. Pode trabalhar com todos os tipos de árvores, mesmo com materiais de dureza elevada.
Os botões em si são feitos de aço ultra-forte da marca:
- 9HF;
- 50 HVA;
- 65G.
E também alguns outros tipos de aço são usados.
Esse material se destaca pela resistência e durabilidade, mas também requer tratamento preventivo.
É aconselhável começar com o template certo, de acordo com o qual você pode corrigir a geometria da superfície de corte. Normalmente, o modelo é feito de lata ou papelão.
Os próprios dentes têm um padrão prescrito no GOST 9768-78, no entanto, cada fabricante tem uma diferenciação nos ângulos de inclinação e forma.
Na ausência de um gabarito, será necessário determinar você mesmo os parâmetros dos dentes. Para isso existe uma ferramenta - um goniômetro de pêndulo. Com esta ferramenta, você pode alinhar com precisão o ângulo de nitidez.
Outra opção é pegue um novo disco e use-o como modelo... Você deve pegar uma folha de papelão grosso e desenhar contornos precisos com um lápis. Então, usando um medidor de ângulo de pêndulo, a configuração exata da solda deve ser estabelecida. Esse recomenda-se guardar a amostra, será possível trabalhar com ela no futurousando como referência.
Após o término do trabalho, será necessário testar a amostra obtida comparando-a com o padrão. O ângulo de inclinação em tais serras varia de 15 a 25 graus..
Se o modelo for transversal, a diferenciação pode ser de 5 a 10 graus. Se o modelo for universal, o ângulo de inclinação será de apenas 15 graus.
Considere ao iniciar o trabalho: o ângulo de ataque pode ser negativo.Esses modelos são utilizados para trabalhar com chapas de PVC, bem como com metais macios.
Os caminhos
Você pode afiar a ferramenta com suas próprias mãos (se não tiver um revestimento vencedor) em casa por conta própria. E também nesses casos, você pode usar uma máquina simples na qual pode afiar com sucesso quaisquer arestas. É muito importante escolher o círculo certo.
Eles são dos seguintes tipos:
- corindo;
- diamante.
É melhor usar uma máquina na qual o disco possa ser posicionado em diferentes ângulos.
O equipamento de retificação de discos soldados não é barato e só pode ser encontrado em centros técnicos especializados.
Recupera para mover a nitidez de forma independente:
- custa trabalho extra;
- a precisão do movimento manual será pobre;
- se não há habilidade em afiar círculos, então é recomendável entrar em contato com os profissionais.
Existem regras:
- o defeito principal ocorre na aresta de cima, ou seja, as arestas são arredondadas em 0,11-0,31 mm - este é o ponto de partida a partir do qual deve-se iniciar a afiação;
- tanto a parte dianteira quanto a traseira devem ser processadas, isso deve ser feito pelo menos 26 vezes;
- o tamanho não excede 0,051-0,151 mm;
- as faces frontal e posterior são processadas de forma idêntica;
- após o término do ciclo, deve-se realizar o processo de acabamento, ou seja, limpar a superfície com lixa “zero”.
O trabalho de criação de uma nova configuração exige aderência às normas e tem complexidade própria.
- Leia os requisitos, em particular, verifique o número de revoluções. É claro que para o metal esse valor será visivelmente menor. Os elementos de madeira são processados em alta velocidade.
- O material com que são feitas as soldas pode suportar cargas pesadas, sua vida útil é significativa, mas mesmo assim, mais cedo ou mais tarde surgem defeitos, aparecem lascas e rachaduras.
- Um sinal claro de que o material está começando a "ficar cansado" é o aparecimento de micro-rebarbas e aspereza na superfície. Depois de um tempo, defeitos aparecerão nesses locais.
Para implementar corretamente o afiamento, você deve saber o que são os dentes:
- em linha reta;
- um dente chanfrado na parte de trás;
- trapezoidal;
- em forma de cone;
- côncavo.
Como afiar:
- limpe bem o disco com álcool ou produtos químicos;
- todos os planos de trabalho são processados;
- a remoção de metal é permitida 0,051-0,151 mm;
- afiar, talvez não mais do que vinte e cinco vezes;
- você pode afiar com uma lima especial, se houver experiência prática;
- Recomenda-se afiar os dentes de carboneto em equipamentos separados;
- As soldas vitoriosas só podem ser "retiradas" usando uma máquina especial na qual haja uma roda de diamante.
A marcação deve ser feita com um marcador, marque o ponto de partida. Os dentes são posicionados de forma que fiquem em um único plano. Depois de passar pelo ciclo de afiação, cada dente é testado e processado separadamente.
Existem vários tipos de configurações dentais.
- Ondulado, cada dente é esticado em um determinado ângulo de inclinação, assim, surge uma aparência de onda.
- Protetor, dois dentes têm ângulos de inclinação, o terceiro dente está presente sem inclinação. Este método é eficaz mesmo com mogno e carvalho.
- O clássico, quando os dentes são variáveis - os ângulos de inclinação para a esquerda e para a direita.
- Frontal.
- Traseira.
- Uma inclinação é feita no plano frontal.
- Uma inclinação é feita no plano posterior.
Existe mais um parâmetro - este é o ângulo de nitidez, mas geralmente "funciona" como uma ferramenta adicional.
Para afiação manual, você precisará de:
- blocos de madeira (2 peças de 52x32 mm);
- broca, chave de fenda;
- coroa de chave de fenda;
- uma serra para processamento de cerâmica;
- marcador;
- régua;
- parafusos ou parafusos.
O meio das barras é cortado, elas são fixadas em um plano sólido por meio de parafusos auto-roscantes. É feita uma marca nas barras para que nas marcações serradas seja colocada uma coroa para o beneficiamento da cerâmica, que, por sua vez, é fixada a uma chave de fenda.
A superfície do suporte é igual à superfície do disco. O círculo fica em um suporte, o plano de afiação deve estar em um ângulo de 90 graus com a lâmina da serra. Um dispositivo tão simples está equipado com uma unidade giratória. Esta fixação segura permite que todos os dentes da ferramenta sejam usinados uniformemente. Com a ajuda de um marcador, você faz marcações, o que permite determinar corretamente o ângulo de inclinação.
Ferramentas de maquinas
Todos os equipamentos que fornecem nitidez têm um princípio de operação. As diferenças estão presentes apenas no desempenho do equipamento.
As unidades domiciliares podem funcionar por meia hora, então devem ser desconectadas da rede por um tempo. Uma ferramenta profissional é capaz de funcionar quase sem parar todo o turno (8 a 10 horas).
O kit de ferramentas inclui uma roda abrasiva e um material de amolar.
Usar máquinas-ferramentas para afiar os dentes tem uma série de vantagens:
- a capacidade de aderir a um determinado ângulo;
- aumenta a eficiência das operações de produção e sua velocidade;
- é possível usar uma variedade de discos.
A máquina pode até trabalhar com revestimentos de metal duro. O grão do rebolo varia. Como exemplo, podemos dizer que se o diâmetro for de 126 mm, a velocidade pode ser de 2300 rpm.
A velocidade de rotação do disco pode variar dentro da faixa de 510-720 rpm, tudo depende do coeficiente de fragilidade do disco.
Quanto mais duro o material, mais velocidade é necessária para processá-lo.
A funcionalidade da instalação determina se a peça de trabalho ou o fuso se moverá. O movimento de todo o dispositivo também é possível.
O ângulo de inclinação pode ser medido por meio de um goniômetro de pêndulo, algumas unidades possuem uma escala embutida para determinar o ângulo de inclinação dos dentes.
Os dentes são geralmente afiados primeiro pela frente e depois por trás.
Para afiar os dentes vitoriosos, é necessária uma roda de diamante. Os discos com soldas devem ser afiados com acessórios especiais ou com uma roda diamantada com pó de diamante.
As unidades têm círculos com os seguintes parâmetros:
- espessura de 15 a 42 mm;
- diâmetro externo 11-252 mm;
- orifício de montagem (16, 20, 33 mm).
Muito depende das características de desempenho do abrasivo; atenção especial deve ser dada a elas.
As fresas padrão nem sempre são adequadas para o trabalho, portanto, há uma ferramenta com brasagem especial para serviços pesados (corindo, pó de diamante).
Recomendações
E, finalmente, algumas dicas de especialistas:
- a parte frontal deve ser monitorada mais de perto;
- ao trabalhar com elementos maciços, os planos laterais ficam expostos a cargas pesadas;
- arredondamento ao longo do raio não superior a 0,21 mm;
- é mais razoável processar os dentes tanto pela frente quanto por trás;
- os parâmetros de remoção de metal não devem exceder 0,151 mm;
- o disco é limpo antes de iniciar o trabalho, você também deve verificar todos os cantos correspondentes;
- afiar os dentes no ângulo certo requer experiência prática, na falta, é melhor levar o disco para uma oficina;
- os círculos onde há pó de diamante devem ser resfriados com um líquido refrigerante especial;
- a unidade projetada para afiar facas circulares é capaz de trabalhar com a peça de trabalho apenas em um plano;
- os dentes não devem sofrer desgaste antes do arredondamento em mais de 0,21 mm, caso contrário será difícil fazer uma afiação normal;
- normalmente o disco possui um recurso de não mais que 36 afiações, e não importa em qual unidade o processamento ocorre;
- é importante garantir que o metal durante o processamento não receba defeitos (lascas, rachaduras, entalhes), seu aparecimento pode provocar uma maior destruição do material.
Como afiar serras circulares com ponta de metal duro é o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.