Tudo sobre motosserras
Motosserras são ferramentas de carpintaria confiáveis e comprovadas. Eles se distinguem por características de alto desempenho, ampla disponibilidade para o consumidor e facilidade de uso.
Peculiaridades
A motosserra é uma ferramenta leve e versátil usada para cortar tubos de PVC e concreto leve, serrar madeira e fazer vários produtos de madeira e madeira serrada. Graças às características de design do elemento de corte, toras grossas, vigas, vigas, pilhas e placas são cortadas com a ajuda de modelos de corrente.
Não é possível realizar este tipo de trabalho com serras circulares modernas, por isso a motosserra não perdeu sua relevância por quase cem anos... As vantagens dos modelos de corrente incluem baixo peso, capacidade de realizar cortes de canto e baixo custo. Além disso, muitos dispositivos são equipados com sistema de extração de poeira, controle eletrônico, batentes de canto paralelos, bandas anti-lasca e antiderrapante, indicadores de linha de corte, tensão automática da corrente e função de ajuste do fluxo de óleo.
As desvantagens incluem várias dimensões gerais, em comparação com as serras circulares, e menores, em comparação com os modelos de esquadria rotativa, precisão de serração. A desvantagem é a necessidade de monitoramento constante do nível de lubrificante no tanque.
Essa exigência se deve ao fato de que durante a operação de motosserras, a superfície de corte deve ser continuamente lubrificada, pois se ela secar, o pneu pode se desgastar e a lâmina pode quebrar.
Características e dispositivo
A motosserra apresenta-se sob a forma de um dispositivo constituído por um motor gerador de binário e por uma parte amovível da serra constituída por uma barra guia e por uma corrente com uma lâmina cortante esticada sobre ela. A unidade também inclui uma roda dentada de transmissão, uma alça traseira com um botão de partida e uma alça frontal equipada com um escudo protetor. O motor pode ser longitudinal ou transversal. A colocação transversal garante que a roda dentada de transmissão esteja no mesmo eixo do motor e simplifica muito o projeto. Porém, com esta disposição, o motor fica lateralmente, o que causa alguns inconvenientes ao trabalhar em espaços confinados. Os modelos com disposição longitudinal não apresentam essa desvantagem, porém custam um pouco mais. O princípio de funcionamento da unidade é o seguinte: o motor transmite torque à roda dentada de acionamento que, por sua vez, movimenta a corrente fechada em anel ao longo do trilho guia.
Quando a corrente atinge qualquer objeto sólido, por exemplo, um prego ou reforço, a lâmina salta automaticamente e a mão do operador involuntariamente atinge o escudo protetor. Ao mesmo tempo, o freio de emergência é acionado e o motor é desligado.
As principais características técnicas das motosserras são a potência do motor, a velocidade do eixo e o comprimento da barra.
- Por potência, os dispositivos são divididos em 3 categorias: baixo consumo de energia, médio e extra poderoso. Os primeiros têm uma potência abaixo de 1,5 kW e são projetados para desgalhar, serrar madeira fina ou peças de plástico. Os modelos de classe média são equipados com motor com potência de 1,5 a 2 kW.Eles representam o maior grupo de dispositivos. São utilizados na indústria da marcenaria, no corte de lenha para fogões e lareiras, bem como na construção e reparação. Os aparelhos da mais alta classe são dotados de um motor com potência superior a 2 kW, graças ao qual são utilizados na execução de trabalhos florestais e são capazes de serrar toras de 30 cm de diâmetro.
- O comprimento da barra afeta a profundidade do corte e depende da potência do motor. Assim, pneus de 40 cm de comprimento são usados em combinação com um motor com potência superior a 2 kW, lonas de 35 cm com motor de 1,8 kW e pneus com tamanho de 30 cm são destinados a dispositivos de baixa potência.
- Velocidade de rotação do eixo tem impacto direto na produtividade da ferramenta: quanto maior, mais peças o dispositivo pode cortar em um determinado tempo. Porém, ao escolher uma velocidade, a potência do motor também deve ser levada em consideração. Um motor de baixa potência não fará um grande número de revoluções, todas as vantagens serão em vão.
Visualizações
O principal critério para a classificação das motosserras é o tipo de alimentação dos dispositivos. Nesta base, distinguem-se as ferramentas a gasolina, elétricas, pneumáticas e a bateria.
Serras elétricas
Uma motosserra é um dispositivo movido por um motor elétrico. Os aparelhos são o tipo de serra mais econômico, produzem pouco ruído e são totalmente ecológicos. Os aparelhos são dotados de lâminas de serra de 35 a 40 cm de comprimento, destinadas a solucionar problemas técnicos de média complexidade. As vantagens do tipo incluem a possibilidade de utilização da ferramenta em ambientes fechados, o que se deve à ausência de exaustão nociva e à presença de coletor de pó, que vem equipado com a maioria dos modelos. Também é notada a presença de um freio de emergência, que interrompe instantaneamente o movimento da corrente em caso de qualquer situação de emergência. Além disso, os modelos elétricos são muito fáceis de usar, possuem formas ergonômicas e baixo peso.
As desvantagens da espécie incluem volatilidade completa., que impõe restrições ao uso de serras elétricas no campo e em locais onde não há fornecimento de energia elétrica. Além disso, em termos de potência do motor, os modelos elétricos são significativamente inferiores aos a gasolina e não podem ser totalmente utilizados, por exemplo, na construção civil. Outra desvantagem significativa dos modelos é o fio elétrico muito curto, que não permite o trabalho a uma distância considerável da fonte de alimentação ou requer um cabo de extensão. Ao operar a serra elétrica, é recomendável fazer uma pausa de cinco minutos a cada 20 minutos de operação da ferramenta sob carga, permitindo assim que o motor esfrie.
Modelos a gasolina
Esses dispositivos são equipados com um motor de combustão interna de dois tempos e um mecanismo automático de embreagem centrífuga. A presença deste último impede o movimento da corrente com o motor em ponto morto, o que aumenta significativamente a segurança da unidade. As serras a gasolina têm função de desligamento de emergência e são equipadas com partida de recuo, ignição eletrônica, carburador tipo membrana e sistema de refrigeração a ar. Devido ao grande número de componentes e conjuntos, o peso dos modelos a gasolina supera significativamente o dos aparelhos elétricos e é sua principal desvantagem.
As desvantagens também incluem a emissão de gases de escape durante a operação., que impõe a proibição do uso de dispositivos em salas fechadas. Entre as vantagens, destaca-se a alta mobilidade das serras a gasolina, que permite trabalhar em qualquer condição e em qualquer terreno, inclusive na floresta, bem como a capacidade de trabalhar várias horas seguidas sem interrupções técnicas. Além disso, as unidades possuem uma potência de motor muito elevada e podem ser utilizadas no corte de madeira industrial e toras grossas.
As serras a gasolina dividem-se em 4 categorias: doméstica, semiprofissional, profissional, especial e mini serras. Os primeiros são usados para serrar lenha, aparar galhos em excesso e cortar árvores finas. Estes últimos destinam-se tanto à construção civil como ao corte de árvores de médio porte. A terceira categoria é representada por unidades potentes que podem operar continuamente ao longo da jornada de trabalho e possuem um recurso superior a 1000 horas.
Esses modelos são usados para o corte de madeira comercial e sua posterior serragem. As serras especiais são dispositivos equipados com cabo telescópico em forma de haste e projetados para a manutenção de árvores altas.
Mini serras são projetadas como pequenos dispositivos móveis que podem ser usados em espaços confinados e locais onde é impossível chegar perto com uma ferramenta de tamanho normal.
Serras sem fio
Esses dispositivos são equipados com motor elétrico e uma bateria recarregável é utilizada como fonte de energia. As serras não são muito potentes e só são adequadas para uso doméstico. Entre as vantagens estão a alta mobilidade, a ausência de ruídos fortes e o respeito ao meio ambiente. As desvantagens incluem a necessidade de carregamento regular da bateria e tempo de operação limitado com uma única carga de bateria.
Modelos pneumáticos
Esses dispositivos são usados ao trabalhar em salas que estão sujeitas a elevados padrões de segurança para umidade ou risco de explosão, e o uso de gasolina ou serras elétricas é proibido. Os dispositivos são equipados com motores com potência superior a 2,3 kW, têm uma velocidade de rotação do eixo de cerca de 8.000 rpm e pesam apenas 6-8 kg. A desvantagem é a necessidade de aquisição de um compressor. Prós: alta potência e longa vida útil.
Existe outro tipo de ferramentas de corrente - uma serra de bolso. A ferramenta é feita em forma de corrente com dentes e cabos localizados nas bordas. O dispositivo fazia originalmente parte de um conjunto de itens para sobrevivência em situações extremas, e agora é usado como um elemento de acessório turístico e é uma boa alternativa ao machado.
Como escolher?
Ao escolher uma ferramenta, é recomendável prestar atenção ao tipo de alimentação, potência e localização do motor. Portanto, ao comprar uma ferramenta para doar, a melhor opção seria uma serra elétrica ou sem fio de baixo custo. Para atividades profissionais em carpintaria ou oficina de móveis, é preferível adquirir um modelo elétrico com motor potente, alta velocidade de rotação do eixo e corrente com soldas vitoriosas. Se a serra for comprada para corte ou metalurgia, a escolha deve recair definitivamente sobre um modelo profissional a gasolina.
Ao escolher um dispositivo para cortar concreto, você precisa comprar uma serra de corrente diamantada hidráulica, cujo pneu é projetado para fornecer água e resfriar a corrente.
Dicas de uso
Existem algumas regras simples a serem seguidas ao trabalhar com uma motosserra.
- Antes de usar uma nova serra, a barra deve ser instalada e a corrente ajustada corretamente. É necessário verificar a confiabilidade dos fechos e colocar óleo no tanque.
- Uma serra elétrica que foi armazenada em temperaturas de congelamento deve permanecer 2 dias em temperatura ambiente antes de ser usada. Isso permitirá que a condensação do enrolamento do motor evapore.
- Uma corrente muito apertada coloca muito estresse no motor e faz com que ele superaqueça.
- A afiação da corrente só deve ser realizada em um centro de serviço.
- Ao armazenar a serra por muito tempo, a corrente deve ser removida e colocada em um recipiente com óleo.
No próximo vídeo, um especialista falará sobre classificação, princípios de operação e segurança com motosserras.
O comentário foi enviado com sucesso.