Características das serras Stihl
A serra é uma ferramenta indispensável em quase todas as casas. Mas se você abordar a escolha dela desatentamente, você pode enfrentar consequências desagradáveis. Isso se aplica até mesmo a produtos de marcas líderes.
Características da marca e do produto
Graças a anos de esforço no design e fabricação de ferramentas, as serras Stihl são usadas tanto no campo doméstico quanto no profissional. Os desenvolvedores desta técnica são um verdadeiro padrão de excelência. Além disso, ela:
desenvolve alta produtividade;
confiável na operação, mesmo em condições muito adversas;
tem um grande recurso de trabalho.
Essas serras da preocupação, que são vendidas na Federação Russa e outros países da CEI, há muito conquistaram a confiança indiscutível dos consumidores. Afinal, há muitas décadas eles vêm demonstrando suas qualidades práticas impecáveis. As características do produto Stihl servem de modelo para várias empresas líderes. A julgar pela experiência de uso, as serras desta marca têm um bom desempenho:
durante a construção;
ao preparar lenha;
na manutenção de parques e reservas florestais;
no recebimento industrial de madeira.
Os modelos domésticos funcionam de forma muito eficaz em famílias privadas e em empresas agrícolas. As versões mais leves são atraentes para trabalhos em altura. Para valorizar ainda mais a excelência dos produtos Stihl, vale a pena considerar que faz parte do kit de várias equipes de emergência e resgate. A menor falha neste caso pode levar a consequências muito sérias - portanto, a confiabilidade deve ser a mais alta possível. A empresa alemã deve seu sucesso a:
projeto científico e de engenharia impecável de produtos;
introdução constante de novos desenvolvimentos;
instalação depurada;
desenvolvedores e montadores altamente qualificados;
o uso de apenas matérias-primas ideais e componentes selecionados na produção.
A fábrica de máquinas da Stihl está em operação há mais de 90 anos. Foi então que a primeira serra desta marca foi demonstrada. Já na primeira década, a preocupação passou a criar e introduzir ativamente diversas inovações tecnológicas. A empresa está comprometida com este curso até hoje. Gradualmente, os produtos ficaram mais leves e a eficiência de seu trabalho aumentou significativamente.
Variedades
Ao longo das últimas décadas, a empresa alemã conseguiu desenvolver muitas serras pertencentes a diferentes grupos. A motosserra C-BQ sem fio é fornecida sem bateria e carregador. Este design leve permite que você mantenha seu jardim e área suburbana. Você pode cortar lenha sem problemas. Graças ao sistema de tensionamento rápido da corrente e ao freio bem planejado, a alta eficiência de trabalho é garantida.
Mais importante ainda, esta é uma das poucas serras movidas a bateria que é tão silenciosa. Não há nenhuma necessidade especial de proteção auditiva. Existe também uma modificação particular deste modelo, fornecido com bateria e carregador. A linha da fabricante alemã também inclui motosserras. Eles podem funcionar sem interrupção por muito mais tempo, mas a dependência da rede elétrica principal e dos fios conectados a ela acarreta uma série de inconvenientes.
A serra elétrica é boa porque não emite gases tóxicos. Ela pode trabalhar com segurança, mesmo em um espaço confinado e mal ventilado.E o ruído relativamente baixo torna muito mais fácil de usar perto de outras pessoas. Os desenvolvedores foram capazes de criar uma estrutura que lida igualmente bem com madeira de vários graus de dureza. Ainda assim, uma motosserra a gasolina tem suas vantagens.
Sim, requer materiais e substâncias inflamáveis. Sim, o volume do som será mais alto (afinal, o motor é forçado a se mover mais ativamente do que o analógico elétrico). E ainda, a capacidade de colocar o dispositivo no porta-malas de um carro e colher lenha ou madeira em uma área remota por várias horas consecutivas irá encantar muitas pessoas.
Pequenas serras, tanto a gasolina quanto elétricas, são mais adequadas para entalhes em madeira. Aqui, a precisão do corte vem à tona, as preferências pessoais e os parâmetros técnicos não são tão importantes.
Visão geral do modelo
Em comparação com os produtos chineses, as serras Stihl são realmente soluções extremamente confiáveis. Mesmo o avanço da indústria asiática ainda não eliminou completamente essa diferença. E se você comparar os produtos da marca alemã com o artesanato de cada país do Pacífico, a vantagem é ainda mais convincente. Mas ainda vale a pena considerar as diferenças entre as modificações individuais. Em termos de equipamentos, o modelo Stihl MS 211 C-BE corresponde ao nível profissional.
Essa motosserra é equipada com um motor que consome relativamente pouco combustível, além de emitir uma pequena quantidade de gases de escapamento. Em comparação com outros dispositivos, o recurso é aumentado significativamente. A corrente especial de baixo perfil tem a maior resistência, permitindo que você manuseie com segurança:
preparação de lenha;
preparação de materiais de construção;
processamento de madeira contaminada.
Os especialistas observam que este modelo apresenta uma excelente relação potência / matéria seca. E os consumidores valorizam a baixa vibração e a facilidade de partida acima de tudo. Mesmo se a tora estiver muito úmida, ela será cortada sem problemas. A serra Stihl mais barata é a MS 170. Pesando 4 kg, esta serra está equipada com um motor de 1,8 litros. com.
Não pense que esta é uma técnica muito fraca. Um design bem pensado permite podar árvores com sucesso e colher combustível para o inverno com alta produtividade. Não há nada de incomum no equipamento para os produtos da empresa alemã aqui. O amortecimento de vibração é fornecido. Graças à unidade de compensação embutida no carburador, mesmo o desgaste do filtro de ar não afetará a estabilidade da saída de força. O design permite cortar um galho de uma árvore alta e concluir com sucesso o trabalho de carpintaria. Apesar do preço acessível, a qualidade e a confiabilidade estão em um nível aceitável.
Se você precisa escolher a versão ideal em termos de relação custo / qualidade, deve-se prestar atenção à MS 260. Esta serra é considerada um bom aparelho profissional de nível médio de potência. Você pode desbastar a floresta com confiança, ajudar na construção e preparar lenha. Se você usar um tipo especial de acessório, ainda poderá aparar as sebes. O motor desenvolve um esforço de 3,5 litros. com., o que possibilita o bloqueio de árvores. Uma válvula de descompressão sofisticada simplifica muito o trabalho do operador.
Em termos de popularidade, não há igual ao modelo MS 180. A leve motosserra pesa apenas 2 litros. com. Isso permite cortar madeira com espessura não superior a 40 cm. Como nas outras versões, é fornecido um amortecimento de vibração de alta qualidade. A segurança é aprimorada com o sistema de frenagem QuickStop bem projetado. O dispositivo é usado por residentes de verão, jardineiros e lenhadores profissionais.
Mesmo assim, especialistas experientes preferem o modelo MS 361. O nível de proteção contra vibração permite um funcionamento estável por muito tempo. A potência total do motor a gasolina chega a 4,6 litros. com. Graças à função de aquecimento de inverno do carburador e um circuito de partida especial, a ferramenta funciona de forma fácil e confortável.Essas propriedades o tornam valioso em operações de registro de todos os tamanhos.
Aparelhos
Usando acessórios e acessórios, você pode expandir a funcionalidade de sua serra a gasolina muitas vezes. A primeira coisa a fazer é lidar com pneus de motosserra. Se você planeja cortar árvores grandes e cortá-las em pedaços, pneus longos são preferíveis. Versões encurtadas são recomendadas para trabalhar com coroas e para preparar madeira comercial para trabalhos de construção. Um projeto típico de barra-guia permite um curso mais suave da serra enquanto aumenta a vida útil da ferramenta.
É necessário levar em consideração as características dos bicos e outros tipos. Assim, com a ajuda de um deles, você pode transformar a serra em um motor para um pequeno barco de gio. O consumo de combustível por hora é de 1 litro. Um acessório semelhante pode ser usado se não houver necessidade de definir recordes de velocidade. Este motor facilita o acesso ao local desejado, devido à sua eficiência e compactação, é popular entre os pescadores.
Normalmente, um conjunto completo de fixadores necessários está incluído na entrega. Graças às instruções, você pode instalar o bico sem problemas. A motosserra costuma ser complementada por um guincho. Esta ferramenta permite levantar cargas com peso de até 1500 kg. Um acionamento a gasolina é muito mais versátil do que um acionamento elétrico, que só pode ser utilizado em locais com infraestrutura adequada.
Com o auxílio de um guincho improvisado, é possível não só carregar troncos de árvores derrubadas, divididas em vários segmentos, em caminhões, mas também retirar a maioria dos modelos de automóveis de passageiros. O que é importante, o cabo no guincho tem comprimento de até 30 m, o maior peso da montagem é de 12 kg. A serra a gasolina pode acionar a bomba. Então, torna-se possível:
bombear água de porões e porões;
encher tanques, barris;
bombear líquido entre dois tanques.
A simplicidade do dispositivo permite que seja instalado sem qualquer habilidade técnica especial. Junto com a bomba, as mangueiras são compradas. Dependendo do modelo específico da bomba, seu desempenho varia. Mas todas as versões são totalmente compatíveis com motosserras de todos os principais fabricantes. Pessoas treinadas podem facilmente fazer uma bomba, mesmo com suas próprias mãos.
Na vida cotidiana, as furadeiras motorizadas também são valiosas. Esses dispositivos também são comprados ou fabricados de forma independente. Eles são usados para pescar em um corpo de água gelado, bem como quando você precisa fazer um buraco para um poste ou pilha. Em contraste com as brocas com acionamento elétrico, a mobilidade é significativamente maior.
Mas antes de instalar o aditivo de perfuração, você precisará remover a embreagem com antecedência.
Como as motosserras são usadas principalmente para trabalhar madeira, os divisores de madeira não podem ser ignorados. Essas ferramentas permitem que você divida com eficácia os poderosos choques que até mesmo um machado pesado pode suportar com dificuldade. Esse bico tem uma estrutura universal, compatível com uma ampla gama de serras a gasolina. A julgar pelos comentários, o custo de compra de um rachador de madeira e o esforço para instalá-lo são totalmente justificados. O pagamento pelo bico é bastante econômico.
Para o processamento fino de madeira, uma junta pode ser um benefício considerável. Ele permite que você remova chips de várias placas na ausência de uma ferramenta especial. Para a fixação da junta, são utilizados parafusos padrão, nos quais o pneu é normalmente fixado. A embreagem é alterada para uma polia motriz. Já nesta polia é colocada uma correia. A simplicidade e confiabilidade do sistema, a alta qualidade do trabalho cativam.
Importante! Nenhum fabricante recomenda complementar a motosserra com uma junta, a menos que seja absolutamente necessário. Com este acessório, o motor é forçado a trabalhar por um longo tempo em velocidades extremamente altas, fazendo com que o motor sobreaqueça.
E aqui está o acessório "besouro de casca", que ajuda a limpar os troncos caídos, o que é muito mais seguro. A semelhança externa com uma junta não deve ser enganosa - as unidades funcionam de maneiras bastante diferentes.O fato é que o "besouro da casca" não vem equipado de fábrica com barra de bloqueio e, portanto, as facas podem retirar um volume estritamente definido de aparas.
Deve-se ter em mente que a "retífica" provoca uma sobrecarga significativa do motor. Não é recomendado usá-lo junto com motosserras mais fracas do que 2 kW. Todos os mesmos acessórios (industriais e caseiros) podem ser usados em outras marcas de serras.
Em caso de autoprodução, apenas desenhos cuidadosamente selecionados devem ser usados. Você deve pensar se o dispositivo criado será seguro, se será eficaz.
Como escolher?
Comprar "o mais potente, para que com certeza" motosserra não é a melhor decisão. Alguns produtos são bons para uma ampla variedade de trabalhos (com carga de trabalho moderada), enquanto outros são preferíveis para alguns projetos muito grandes. O modelo 362 é considerado uma solução quase universal, e tanto os jardineiros quanto os lenhadores profissionais falam bem dele. As modificações destinadas exclusivamente para uso doméstico ajudarão:
desbaste e poda arbustos, árvores;
preparar lenha para uso pessoal;
para construir uma casa.
O poder das motosserras domésticas varia de 1,8 a 3,1 litros. com. O peso seco não ultrapassa 4,9 kg. O comprimento do trilho de trabalho é limitado a 35 cm. Serras a gasolina agrícolas e hortícolas:
pesam em média 4,5 kg (às vezes um pouco mais ou um pouco menos);
têm capacidade de 3,5 a 3,8 litros. com.;
o comprimento do pneu é de 40 cm.
Para empresas de extração de madeira, é necessária uma ferramenta mais poderosa. Um aumento na energia liberada pelo motor até 8,7 litros. com. (na versão mais poderosa) permite que você trabalhe mais rápido. Ao mesmo tempo, a massa não aumenta muito, até um máximo de 10 kg. Além de aumentar as características básicas, o fabricante equipa as serras dessa categoria com as mais recentes inovações tecnológicas. Se desejado, esses dispositivos também podem ser usados ao trabalhar em serviços públicos. Existem também serras projetadas para processar concreto, e também opções altamente especializadas:
sistemas para trabalhar com copas de árvores;
dispositivos que permitem fazer cortes precisos;
para atividades de resgate de emergência.
Manual do usuário
É possível iniciar uma serra a gasolina Stihl se a vela do cabo de ignição for removida, assim como após a desmontagem da vela, isso só é possível com posições estritamente especificadas da alavanca combinada. Caso contrário, há uma grande probabilidade de ignição, pois faíscas aparecerão fora do cilindro. Antes de qualquer trabalho de ajuste, mesmo antes de limpar a serra, pare completamente a motosserra e bloqueie o motor. Só é necessário dar a partida no motor quando for necessário ajustar o carburador ou ajustar o modo de marcha lenta.
A motosserra sem fio é normalmente fornecida sem baterias. Na inicialização, eles selecionam imediatamente um modo de ação completo ou um programa econômico. Você pode agir imediatamente após ligar. Não há necessidade de aquecimento. O botão iniciar define a velocidade de torção da corrente da serra.
Antes de fazer qualquer ajuste, é necessário verificar se as instruções permitem que você mesmo faça. O fabricante recomenda entrar em contato apenas com centros especializados.
O dispositivo não deve ser reparado, usado ou mesmo armazenado próximo a chamas e fontes de alta temperatura. Somente velas de ignição cuidadosamente testadas e certificadas pela Stihl devem ser usadas. É estritamente inaceitável abastecer com óleo destinado a motores operando em baixas rotações. Se surgirem problemas devido ao seu uso, a garantia será automaticamente cancelada.
Para apertar a corrente na motosserra "Calm", é necessário usar o parafuso lateral. Ao apertar, deve-se encontrar um equilíbrio entre a curvatura da corrente na parte inferior da barra e o esforço necessário.
Antes da desmontagem, é recomendável mover a unidade para longe do fogo aberto, certifique-se de drenar todo o combustível dela.Para evitar problemas (já que a análise da serra e seu motor se divide em dezenas de ações), é aconselhável assistir ao vídeo.
Possíveis avarias
Se a motosserra para quando você pressiona o gás, você deve inspecionar o filtro de combustível. Ele pode ficar entupido com partículas de sujeira. Também pode haver suspeita de problemas com a seção do pistão.
Se a serra não começar bem, os motivos podem ser:
mau funcionamento com uma vela de ignição ou bobina de ignição;
violações dos rolamentos do virabrequim;
suprimento insuficiente de combustível.
Para uma visão geral da motosserra STIHL, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.