Variedades e características de serras de jardim
Todo jardineiro, amador ou profissional, sabe que todas as árvores precisam ser podadas. Para que o jardim seja agradável aos olhos e produza uma colheita, você precisa cuidar dele, e a ferramenta de que você vai precisar em primeiro lugar é uma serra de jardim.
O que é?
No jardim, é necessário cortar periodicamente ramos desnecessários, velhos e doentes. Para esse trabalho, além de um podador e um machado, você deve ter uma serra de jardim. Esta ferramenta de poda de árvores simplifica muito a manutenção do jardim e economiza tempo. Uma serra para cortar galhos, ao contrário de uma serra comum, não danifica as árvores.
Graças à estrutura especial dos dentes, cuja altura pode ser modificada de 5 a 7 mm, esta ferramenta de jardim não prejudica em nada as plantas. Os dentes da serra têm um afiamento especial que permite cortar em duas direções e, como resultado da folga bastante grande entre eles, a serragem não obstrui os cortes. A lâmina de serra pode ser de vários tipos:
- curvado;
- ampla;
- estreitou.
Cada um faz uma escolha dependendo do tipo de trabalho e da sua conveniência. Todas as serras diferem em parâmetros, o que afeta as características da ferramenta. Em primeiro lugar, a qualidade do trabalho é influenciada pelo tamanho e número de dentes de uma serra. Esses dados são definidos pela abreviatura TPI e são colocados na tela:
- uma serra com dentes grandes (TPI - 3–6) corta bem galhos grossos ou mesmo lenha, o corte é áspero, mas a velocidade de corte é alta;
- uma ferramenta de dentes finos (TPI - 7-9) faz cortes uniformes, mas a produtividade é ligeiramente reduzida.
A forma dos dentes também afeta a finalidade da serra:
- dentes em forma de triângulo com cantos oblíquos, afiados em ambos os lados e na aparência de ganchos, são usados se necessário para um corte longitudinal, pois, deslizando suavemente ao longo das fibras, eles deixam um corte liso e uniforme;
- triangulares com lados iguais são usados para corte transversal;
- a versão combinada consiste em uma alternância de dois tipos de dentes, as serras curvas alongadas para frente e as triangulares aumentam o canal e avançam a serragem.
Ao comprar ferramentas de jardim, você sempre quer que elas sirvam por um longo tempo, então você deve escolher entre materiais de qualidade. As serras de jardim são feitas de aço comum ou temperado. A última opção não se presta a afiar - quando tal ferramenta está gasta, ela só pode ser jogada fora. Os dentes de aço convencionais podem ser facilmente afiados por você. A melhor opção de compra seria uma serra de jardim de aço inoxidável.
Os parâmetros da lâmina também são importantes na escolha de uma ferramenta, especialmente seu comprimento. Depende do passo dos dentes e do tamanho da própria serra. As serras pequenas têm uma lâmina de até 35 cm de comprimento com dentes pequenos frequentes. As versões universais são equipadas com dentes de tamanho médio com comprimento de lâmina de até 55 cm. Dentes grandes e uma base de até 60 cm são características de lâminas largas. A forma da lâmina é a característica distintiva entre as diferentes modificações desta ferramenta de jardim. A versão clássica da serra tem um formato triangular com um lado cônico, o que é bom para serrar qualquer tipo de madeira. A lâmina redonda é usada para cortar ramos. Ele pesa leve e se move suavemente.
O cabo da serra é confortável ao cortar, por isso deve agarrar bem e não escorregar.As alças são confeccionadas em diversos tipos de plástico com ranhuras ou almofadas de borracha para maior conforto.
Vantagens e desvantagens
Cada opção de serra tem suas próprias vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na escolha de uma ferramenta. Portátil - leve e móvel, mas mais tempo é gasto durante o trabalho. As serras elétricas são convenientes e rápidas, mas o comprimento do cabo limita a área de uso. É necessário encher o tanque com motosserras, mas são, claro, mais práticas do que as elétricas. Em baterias recarregáveis, a carga da bateria dura várias horas de operação, o que é muito conveniente - essas serras são fáceis de operar e bastante leves.
Variedades e suas características
Existem muitas ferramentas para podar ramos. Um jardineiro novato terá que entender completamente todas as variedades para fazer a escolha certa para si mesmo. As serras de jardim são dos seguintes tipos.
- Clássico - ter diferentes comprimentos de lâmina e um número diferente de dentes. Na maioria dos casos, eles são equipados com uma lâmina substituível.
- Estreito - graças aos seus parâmetros, permitem cortar quaisquer linhas ou orifícios. Freqüentemente, os dentes estão localizados em um ou dois planos, o que torna a ferramenta muito conveniente de usar. A tela em si não deve dobrar, então você deve escolher as de aço.
- Com apoio - é fornecida uma nervura de reforço, que não permite que a serra se dobre durante a operação. A este respeito, é impossível fazer cortes baixos, já que este design não contribui para isso, mas graças ao cabo confortável, esta opção é muito confortável de usar.
- Luchkovy - usado para serrar nós e partes ásperas de plantas, além disso, é possível serrar tanto no sentido longitudinal quanto transversal. Essa modificação é bastante variada e, em sua praticidade, lembra uma pequena marcenaria. Mas esta ferramenta não é fácil de manusear, pois é volumosa e tem uma lâmina estreita, que é bastante frágil e frequentemente quebra.
- Recompensa - externamente semelhante a um avião, tem várias alças. Este tipo de ferramenta é fácil de usar, é fácil para eles trabalharem em diferentes tipos de árvores.
- Dobrável - bem adequado para jardinagem e caminhadas devido ao seu tamanho compacto e peso leve.
Além de ferramentas manuais de jardinagem, existem muitos outros tipos de serras disponíveis em pontos de venda especializados ou lojas online:
- motosserras;
- recarregável;
- falcão elétrico.
Ao usá-los, menos esforço é aplicado e, além disso, economiza significativamente o tempo de trabalho. Antes de comprar, você precisa decidir a finalidade da ferramenta. Para os jardineiros novatos, é melhor optar por equipamentos menos potentes, pois são muito mais fáceis de trabalhar e não apresentam problemas particulares de manuseio.
A motosserra elétrica é muito fácil de manusear e o mais leve de todos os equipamentos de serra mecânica. A potência de tal ferramenta vem da rede elétrica e é limitada pelo comprimento do cabo. A grande vantagem dessa opção é que eles não emitem gases de escape. A serra elétrica alternativa manuseia ramos de qualquer diâmetro na perfeição. As motosserras, que possuem motor de combustão interna, permitem o enchimento do tanque com uma mistura de gasolina e óleo. Aproximadamente é o suficiente para uma hora e meia. Por esta razão, tal serra é mais prática do que sua contraparte elétrica. Ao comprar este tipo de ferramenta de jardim, você deve levar em consideração algumas das nuances:
- potência;
- o número de revoluções da corrente;
- O peso;
- disponibilidade de um mecanismo de proteção.
Alguns especialistas aconselham o uso de uma serra elétrica vibratória Ferm em vez de uma serra manual. Essa ferramenta é adequada para o cuidado de árvores na primavera e no outono. A serra sem fio Keo da Bosch permite-lhe lidar na perfeição com vários tipos de trabalho no jardim ou no campo.Ele corta facilmente ramos de até 80 mm e uma vantagem significativa pode ser chamada de presença de um gancho A-Grip especial, graças ao qual essas serras são chamadas de uma mão, já que é muito conveniente trabalhar com elas com uma mão.
O conjunto inclui um estojo de armazenamento flexível e um indicador de bateria. A ferramenta é bastante manobrável e a chave possui vários modos de corte, dependendo do tipo de material. A carga é suficiente para três horas de trabalho. Além disso, esta serra é leve e fácil de usar. Muitas pessoas sabem que usar uma escada ou escada no jardim não é muito conveniente, o que cria problemas ao podar plantas grandes. A este respeito, uma serra de barra especial foi desenvolvida para árvores altas. Possui uma pega telescópica que se estende a diversos comprimentos e permite trabalhar desde o solo sem a utilização de nenhum equipamento adicional. O cabo longo e manobrável permite cortar ramos em diferentes ângulos.
Para as mulheres que cuidam do jardim sozinhas, a opção ideal seria uma serra de jardim sem fio. Essa ferramenta é móvel graças à bateria e pesa relativamente pouco. Existem também serras elétricas de pequeno porte especialmente projetadas para mulheres.
Avaliação das melhores modelos
Profissionais preferem jardim serras das marcas Fiskars e Banko, observando sua confiabilidade e alta qualidade. Eles podem suportar cargas elevadas e, ao mesmo tempo, ter uma longa vida útil. Entre os principais países produtores de ferramentas de jardinagem, as primeiras posições do ranking são ocupadas por Finlândia, Suécia e Japão. As serras que são feitas por empresas desses países são duráveis e de alto desempenho.
Se você precisa comprar uma ferramenta para realizar pequenos trabalhos, você pode comprar uma opção de orçamento. Com cargas baixas, essa serra funcionará por muito tempo. Entre os fabricantes conhecidos de opções de serras de jardim baratas estão Marcas Gardena e Stanley... Ao escolher a ferramenta certa, você deve levar em consideração as características, parâmetros e cargas planejadas, a fim de excluir avarias desnecessárias.
Entre as serras elétricas leves para mulheres, as serras elétricas da Bosch e Parma são as mais procuradas. Eles são leves, compactos e fáceis de usar. As minisserras não são inferiores às mesmas ferramentas de jardim de tamanho padrão - são igualmente práticas e convenientes.
Qual escolher?
A escolha de uma serra de jardim depende principalmente da conveniência da pessoa que trabalhará com ela. Além disso, é necessário levar em consideração a carga esperada e os tipos de trabalho, bem como qual árvore deverá ser cortada. A lâmina e os dentes devem ser de material de alta qualidade e o cabo não pode escorregar. Ao escolher uma ferramenta elétrica ou a gasolina, você precisa decidir sobre sua potência. A gama de serras de jardim é bastante vasta, pelo que antes de escolher a melhor opção para si, é necessário examinar todas as suas características e certificar-se de que se adapta a si em todos os aspectos.
Como aplicar?
Para que o instrumento funcione por mais tempo e funcione adequadamente, ele precisa de alguns cuidados. No processo, os dentes podem ficar cegos, então você precisa saber como afiar a ferramenta. Além disso, os dentes devem ser afiados periodicamente e sem lembretes do surgimento de problemas técnicos. Essa manipulação prolongará a vida útil das ferramentas, no entanto, com exceção das serras manuais com dentes endurecidos - elas não podem ser afiadas. Ao afiar, a lâmina deve estar parada. Ele é fixado entre as tiras da caixa de afiação e os dentes são processados com uma lima triangular. Para que fiquem afiados por mais tempo, pode-se lubrificá-los com cera, que também serve como prevenção da ferrugem.
Guarde as ferramentas em estojos ou estojos, e o ambiente onde estão localizados deve ser seco e quente. A partir do aparecimento de depósitos enferrujados, as partes metálicas da serra devem ser tratadas com compostos especiais, por exemplo, soluções aquosas de ácido sulfúrico ou clorídrico. Em vendedores ambulantes elétricos e motosserras, as correntes devem ser verificadas e um óleo especial deve ser usado para elas. Com os devidos cuidados, qualquer versão de uma serra de jardim servirá por muito tempo e desempenhará suas funções com eficiência.
Para informações sobre como escolher uma serra de jardim, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.