Características das serras alternativas para metal
Nas esferas da construção e da casa, muitas vezes é necessário usar uma ferramenta como uma serra. Na maioria das vezes, as serras são usadas para desmontar quaisquer estruturas ou cortar peças para a instalação subsequente de estruturas. Uma das mais eficazes no trabalho é este tipo de ferramenta como serra recíproca, projetada para cortar metal. Para escolher e usar corretamente uma unidade construtiva, deve-se entender os tipos de produtos modernos, as características do dispositivo do produto e as regras para seu uso.
Peculiaridades
Uma serra recíproca de metal pode ser considerada um híbrido de uma serra de vaivém e uma motosserra. Com este último tipo, o dispositivo é agregado pela autonomia do corpo de trabalho, cuja vantagem característica em comparação com uma serra de vaivém e uma serra circular é a capacidade de trabalhar sem apoio sobre uma superfície plana. E a semelhança com o falcão elétrico é confirmada pelo fato de que a lâmina cortante do dispositivo sabre se move ao longo de uma trajetória recíproca.
A principal vantagem dessa serra é o seu design, que permite trabalhar em locais de difícil acesso.onde as serras circulares simplesmente não cabem. E também essa ferramenta não embota se no processo de esculpir qualquer obstáculo, por exemplo, um prego, for tocado. O corte de uma serra alternativa para metal é muito preciso e limpo, sendo escolhido por muitos construtores e serralheiros para o trabalho.
A serra recíproca pode fazer apenas um tipo de corte: direito. Para realizar o corte dos cacheados, é necessário adquirir telas especiais finas para isso. As folhas para tal escultura são curvas e dobráveis. E também os dispositivos têm um comprimento de lâmina pequeno: na faixa de 100 a 350 mm.
Com a ajuda de uma ponta de forma específica, é possível fazer cortes em metal.
Compromisso
Uma serra alternativa deste tipo é usada principalmente para cortar metal forte, o que inclui estruturas como perfis de aço, vários tubos, acessórios e produtos de metal não ferroso. Uma vez que uma ampla gama de lâminas diferentes pode ser encontrada para esta ferramenta, a gama de materiais para os quais ela é usada também é muito ampla:
- aço inoxidável;
- alumínio;
- metal em brasa.
A finalidade da serra pode ser classificada de acordo com o tipo de trabalho.
- Corte de metal por peso. É a serra recíproca que é conveniente, já que seu design minimiza a carga nas mãos, ao contrário de outros tipos de dispositivos.
- Antes de coletar qualquer estrutura, pode ser necessário cortar as partes metálicas.
- A ferramenta é usada para criar cortes curvos.
- Para a segurança da operação, o aspecto estético das estruturas e outras finalidades, as pontas das peças são arredondadas com o auxílio de uma serra elétrica sabre.
- Trabalhos de reparação, durante os quais é necessário desmontar estruturas metálicas, por exemplo, radiadores.
O que eles são?
Uma serra elétrica para metal pode ser de várias variedades. A primeira característica subjacente à classificação dos instrumentos é o seu poder. De acordo com este parâmetro, 3 tipos de serras alternativas são distinguidos.
- Com potência do motor de 400 a 600 watts. Essa unidade é mais frequentemente usada para trabalhos simples de serralharia.
- Um indicador mais alto - de 700 a 1000 watts - é típico para uma ferramenta usada para uma ampla gama de fins domésticos.
- Se o motor da serra elétrica tem uma potência de 1200 watts, então esta ferramenta é capaz de cortar os materiais metálicos mais duráveis. Além disso, é caracterizado por uma longa vida útil.
As serras alternativas elétricas para metal também diferem no número de lâminas. Na maioria dos modelos, é apresentado em uma única cópia, mas existem variações com duas lâminas com uma trajetória em sentido contrário. Para certos tipos de trabalho, são utilizadas mini-unidades com pouca potência. A taxa de curso de tal dispositivo é geralmente ajustável. Esta opção é especialmente útil para trabalhar em espaços confinados.
Ao contrário das serras manuais, o dispositivo sabre pode ser alimentado por bateria e pneumático... O dispositivo da bateria possui uma parte removível: a bateria, que deve ser carregada periodicamente conectando-se à rede elétrica. Dependendo da capacidade da bateria, há carga suficiente para diferentes períodos de uso. Outro tipo de dispositivo são as serras pneumáticas que funcionam por meio de um compressor de ar. Dispositivos sem bateria são conectados diretamente à rede elétrica por meio de um cabo. A desvantagem destes tipos de serras elétricas é a possibilidade da sua utilização apenas em salas equipadas com eletricidade. Dispositivos sem fio podem funcionar sem estar conectados à rede elétrica.
Sutilezas de escolha
Para não se enganar ao escolher uma serra elétrica para cortar metal, uma série de nuances e características de tais dispositivos devem ser levadas em consideração.
- O critério decisivo é o poder do dispositivo. É determinado em função do tipo de trabalho planejado.
- Se você planeja cortar vários tipos de materiais, escolha um dispositivo com função de troca de lâmina sem chave.
- Preste atenção em como a profundidade de corte é ajustada na lima elétrica e se o dispositivo tem essa opção. Este processo pode ser feito com ou sem chave. A última opção é mais conveniente. Se não houver tal função em uma serra alternativa, suas lâminas durarão menos.
- Alguns modelos de ferramentas possuem uma lâmina proprietária que permite usar apenas um tipo de lâmina. E alguns são mais versáteis.
- Um critério importante para a escolha de uma serra alternativa para metal é a ergonomia desse dispositivo. Ele deve ter recursos como rotação de 180 °, almofadas de borracha que absorvem a vibração e uma sapata guia ajustável, e deve ser equipado com um contrapeso.
- Um trabalho mais preciso é garantido por serras nas quais existe a função de desligar o movimento pendular das lâminas.
Dicas de uso
Artesãos experientes acreditam que trabalhar com uma unidade como uma serra elétrica de sabre não é difícil e todos podem aprender. No entanto, há uma série de recomendações que permitem que você domine essa habilidade com consequências negativas mínimas.
- Antes de cortar as peças principais, certifique-se de experimentar a operação do equipamento em uma superfície áspera. Podem ser peças de metal desnecessárias. Este procedimento ajudará não só a verificar a qualidade da ferramenta e a presença de defeitos, mas também ajudará um usuário novato a encher a mão e se acostumar com o falcão elétrico.
- Um dos trabalhos preparatórios também será o ajuste da sapata de apoio. Recomenda-se que o comprimento da cabeça que se estende além da lâmina seja mínimo.
- E também ao trabalhar, você precisa seguir claramente um algoritmo simples de ações. Para iniciar o corte do metal, primeiro você precisa pressionar o botão iniciar em um movimento suave e trazer a serra para a área onde o corte será executado.
- Depois disso, só será necessário direcionar corretamente o conjunto, cuja lâmina mergulhará de forma independente no metal.
- Cortes cegos não são recomendados. Isso pode causar danos aos redutores.
- Tenha cuidado ao cortar metal, às vezes a ferramenta pode começar a entortar. Uma peculiaridade do trabalho com peças de metal é que esse processo geralmente não ocorre no início do trabalho, mas mais perto da metade.
- Ao trabalhar com lâminas com vestígios de deformação, o risco de desgaste da ferramenta aumenta. Portanto, recomenda-se escolher um metal com um número mínimo de defeitos.
- Como procedimento de manutenção regular, o instrumento deve ser lubrificado e limpo.
Modelos populares
No mercado de equipamentos para construção e reparação, destacam-se várias empresas, que têm no seu sortido placas de sabre para produtos de metal.
Ao escolher uma serra alternativa adequada, leve em consideração as características dos produtos das empresas populares, incluindo todas as vantagens e desvantagens, o objetivo de aquisição da ferramenta, bem como o nível de suas habilidades pessoais para trabalhar com esses equipamentos.
- Bosh oferece aos clientes serras elétricas com cabos em forma de D e áreas emborrachadas para melhor pega. O sistema desses dispositivos é dotado de um mecanismo de controle de velocidade suave.
- A empresa que oferece produtos mais orçamentários é Elitech... Uma vantagem significativa será o baixo preço dos consumíveis para a ferramenta. O peso da serra não ultrapassa 2 kg. No entanto, ao trabalhar com produtos de metal, é necessário proceder com cautela, uma vez que tais dispositivos têm, em sua maioria, baixa potência.
- Entre as serras alternativas com um motor potente são apresentadas Ferramentas makita... Freqüentemente, são equipados com um sistema de redução de vibração. Perfeito para produtos de metal, criando um corte com profundidade de 13 cm. O interruptor do dispositivo tem quatro posições e é muito conveniente para ajustar. O alto preço dos produtos é justificado pelas vantagens disponíveis.
Como substituir a haste em uma serra estável, você aprenderá no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.