Serras alternativas: o que são e para que servem?
As serras elétricas são um grande segmento das ferramentas modernas, sem as quais é difícil imaginar uma produção industrial moderna. Alguns deles são onipresentes e usados não apenas na produção, mas também na vida cotidiana, enquanto outros têm um escopo de aplicação potencial muito restrito, portanto, nem todas as empresas são necessárias.
A serra alternativa é uma ferramenta relativamente nova, ainda não muito conhecida em nosso país, mas já muito procurada no Ocidente. É muito provável que em um futuro próximo se torne muito mais popular em nosso país.
O que é isso?
Externamente, o corpo de uma serra alternativa se parece com a maioria das ferramentas manuais populares como uma furadeira ou furadeira - ela também tem o formato de uma pistola bastante ampliada com cabo e gatilho. A diferença fundamental é, claro, o bico - neste caso, é uma lâmina de serra, muito parecida com a usada em quebra-cabeças elétricos.
Se a maioria das serras elétricas modernas são muito diferentes de seus ancestrais - a serra para metal, então é a serra recíproca que está mais próxima de ser chamada de sua versão elétrica. A lâmina aqui, como no caso de uma ferramenta manual, faz movimentos alternativos constantes, cortando o material ao avançar e pegando a serragem ao retornar. Ao contrário de uma ferramenta manual, A parte principal do trabalho aqui recai sobre o motor elétrico, então a solução de quaisquer problemas parece muito mais simples.
Uma serra alternativa é geralmente chamada de ferramenta de construção universal - embora ela só saiba cortar e serrar, seu design dobrável permite que você substitua a lâmina, escolhendo a cada vez a ideal para um determinado material. Assim, uma ferramenta, embora acompanhada por um conjunto de lâminas intercambiáveis, é capaz de substituir várias serras diferentes para materiais individuais.
Para que servem?
O propósito das serras sabre na prática acaba sendo muito mais amplo do que pode parecer à primeira vista - não é à toa que esta ferramenta é amplamente utilizada na vida cotidiana. Por exemplo, no nosso país, em termos de grau de distribuição, tal unidade ainda é inferior ao moedor, o que não é pior. Deve-se notar que a própria forma da serra alternativa com sua lâmina fina e longa esticada muito para a frente torna possível entrar em locais de difícil acesso, o que não pode ser dito sobre a trituradora com seu disco de um diâmetro bastante grande. Com uma serra alternativa, você pode até mesmo cortar o tubo nivelado com a parede.
Para uso doméstico, os diferentes tipos de serras são geralmente avaliados por sua capacidade de cortar galhos de árvores. Formalmente, não há restrições quanto à espessura da madeira cortada (tudo depende do comprimento da lâmina), no entanto, você ainda não deve esperar cortar árvores profissionalmente usando um modelo doméstico. Mas podar galhos secos como combustível ou apenas para a beleza do projeto paisagístico com a ajuda de tal unidade é muito conveniente.
Esta ferramenta já é uma ferramenta favorita de paisagistas de todo o mundo, porque com a ajuda de sua tela longa e fina, você pode facilmente entrar na parte mais espessa da copa e cortar o galho de que precisa sem prejudicar a aparência geral do árvore.
Quanto à própria indústria da construção, uma vantagem importante das serras alternativas é sua capacidade de cortar a grande maioria dos materiais na forma de folhas ou placas. Esta unidade é adequada para cortar blocos de cerâmica e tijolos, também blocos de espuma, sem falar em madeira, mesmo com pregos cravados. Ao contrário da mesma serra circular, que não envolve serras curvas, a serra alternativa permite cortar o material de forma curvilínea e formar várias dobras, criando peças complexas.
No entanto, os construtores ainda preferem usar a capacidade do dispositivo para entrar nos lugares mais inacessíveis e ativamente usá-lo para desmontar várias estruturas - ao executar tais tarefas, a serra alternada acaba sendo muito eficaz.
Dispositivo e princípio de operação
Em termos de mecanismo de operação, a serra alternativa lembra muito uma serra elétrica comum, que há muito é muito popular em nosso país. A diferença fundamental é que a serra alternativa resolve problemas mais sérios e, portanto, previsivelmente tem uma estrutura reforçada, um motor mais potente e, claro, uma posição ligeiramente diferente da lâmina em relação ao corpo.
O motor elétrico pode ser alimentado tanto por uma rede elétrica estacionária quanto por uma bateria de armazenamento. As lâminas, substituíveis conforme necessário, são montadas em um mandril de retenção, que por sua vez é conectado à haste. Neste último, através das engrenagens do redutor e do mecanismo de manivela, são transmitidos movimentos alternativos, que proporcionam ao sabre movimentos para frente e para trás.
A maioria das serras sabre modernas também é equipada com um mecanismo de pêndulo, que no momento do golpe reverso do sabre o levanta um pouco acima da superfície da peça de trabalho. Graças a esse nó, dois momentos positivos são alcançados ao mesmo tempo no processo de trabalho - na volta, o sabre não esfrega no material, portanto desgasta menos e se move na direção oposta com muito mais rapidez, acelerando a tarefa.
Embora a serra alternativa seja uma ferramenta manual portátil, um batente confiável é altamente desejável para a conveniência e retidão do corte. Para tal, o desenho pressupõe a presença de uma sapata axial, configurável para montagem em qualquer tipo de superfície, o que é muito cómodo em condições distantes das ideais da oficina.
Todas as características de design de tal ferramenta fornecem uma série de vantagens inegáveis. Portanto, uma serra alternada no processo de trabalho produz muito menos poeira e, o mais importante, não a espalha pela sala. O sabre pode ser desprovido de dentes individuais, sua lâmina é plana e igualmente afiada em toda a superfície, portanto, no processo de execução do trabalho, o aparecimento de faíscas é improvável e a velocidade relativamente baixa do movimento evita incrustações ou manchas no superfície de produtos de metal.
A mesma baixa velocidade da banda reduz muito o grau de aquecimento da peça de trabalho e todos os fatores acima têm um efeito positivo na segurança do trabalho. Considerando a versatilidade e capacidade de cortar quase qualquer material, mesmo em locais de difícil acesso, bem como a longa vida útil de tal ferramenta devido à possibilidade de substituição oportuna da lâmina, não é surpreendente que a serra alternativa esteja se tornando uma ferramenta cada vez mais popular e ameaça pressionar todos os principais concorrentes.
Tipos e características
A versatilidade da serra elétrica de sabre alternativo simplifica muito a classificação de potencial, no entanto, não se deve pensar que tal ferramenta difere em diferentes modelos apenas em detalhes insignificantes. Na verdade, existem vários critérios principais de classificação, cada um dos quais pode ser de importância decisiva na escolha de uma ferramenta.
Para começar, notamos que o aquarista elétrico, como a maioria das outras ferramentas elétricas, pode trabalhar diretamente da rede elétrica ou de uma bateria. Como costuma acontecer, os modelos de rede revelam-se muito mais poderosos, pois para eles não existem problemas insolúveis, além disso, pesam relativamente pouco e podem funcionar quase indefinidamente. Ao mesmo tempo, o principal problema de tais unidades continua sendo que seu uso é apropriado apenas em condições de “civilização” - onde não há postos de trabalho nas proximidades, eles não farão sentido.
Mas os modelos de bateria, ao contrário, não são muito pequenos, pois uma bateria acrescenta peso e dimensões a eles, e em termos de potência podem ser atribuídos à categoria condicional "mini", mas podem ser usados sem restrições em termos de localização - mesmo no jardim, pelo menos em um prédio alto em construção a partir do zero.
Além disso, para a conveniência de escolher um modelo específico por consumidores iniciantes, há também uma classificação condicional em serras domésticas e profissionais. Além disso, na maioria das vezes, a atribuição de uma ou outra classe realmente indica onde aplicar a unidade.
- Modelos domésticos diferem nas características mais modestas. Sua potência é normalmente limitada a um limite de 600 W e mesmo as opções de rede não implicam em operação contínua de longo prazo - após apenas alguns minutos devem ser desligados para não queimar o motor. Cada modelo manual se distingue por seu tamanho modesto e o mesmo peso, o número de modos de operação é reduzido e os materiais para a fabricação da caixa e as unidades principais são principalmente orçamentários. Tudo isso tem um efeito positivo no custo do aparelho, porém, para resolver pequenos problemas domésticos, ainda permanece bastante eficaz.
- Serras alternativas profissionaisconseqüentemente, são chamados a resolver problemas muito mais sérios. A potência foi significativamente aumentada - neste caso, não pode ser inferior a 700 W, e todo o sistema como um todo foi trabalhado de forma a permitir um trabalho significativamente mais longo sem interrupções. Os materiais utilizados no processo de produção são de qualidade muito superior, o que repercute positivamente na durabilidade da ferramenta, além disso, os fabricantes não dispensam várias funções adicionais que permitem resolver diversos problemas com um único dispositivo. Por isso, o peso e as dimensões da unidade aumentam, e o preço sobe, porém, para a solução do dia-a-dia de várias tarefas de construção, é preciso aguentar esta situação.
- "Pesos Pesados" - um grupo muito convencional de serras alternativas, distinguidas entre os modelos pneumáticos profissionais por suas características especialmente valiosas. Isso não pode incluir um modelo com uma potência inferior a 1200 W, tais unidades geralmente são especialmente projetadas para o corte constante de materiais com alto nível de resistência, como pedra e metal.
Alguns dispositivos chegam a ser equipados com três lâminas ao mesmo tempo, uma das quais não se move e apenas direciona o par de trabalho, e embora isso aumente significativamente a largura do corte, a ferramenta agradará com aumento de produtividade e notável precisão de trabalho.
Nos últimos anos, as serras alternativas têm se posicionado precisamente como uma solução universal para o corte de materiais de qualquer tipo, porém, não faz muito tempo, era impossível usar lâminas substituíveis para materiais diferentes, porque as mesmas serras para metal e madeira eram ferramentas diferentes . Não se pode descartar que ainda hoje modelos baratos podem ser afiados para processar apenas um tipo de material, o que deve ser esclarecido antes de fazer a compra.Além disso, observe que para o processamento de estruturas particularmente fortes, um modelo específico “pesado” pode ser necessário.
Melhor esclarecer se é adequado para o material potencialmente mais difícil que você está processando. De acordo com este critério, por exemplo, as serras alternativas para concreto são diferenciadas.
Avaliação das melhores modelos
É sempre problemático fazer uma revisão adequada de uma ferramenta elétrica - marcas líderes, brigando por um comprador, atualizam suas linhas de modelo a cada ano, lançando todas as novas propostas interessantes, sem falar no fato de que um dispositivo diferente é necessário para resolver problemas diferentes . Com tudo isso em mente, não faremos uma comparação ou alocação de locais - considere apenas alguns modelos atuais de serras alternativas que estão em demanda no momento. Não tome a lista abaixo como recomendação de compra indispensável - talvez a solução ideal para você não esteja nela.
- Bosch GSA 10.8 V-LI 0 É um bom exemplo de uma serra de íon de lítio sem fio que será útil em um grande canteiro de obras. Pesando apenas 1,2 kg, a unidade é muito potente - de acordo com os construtores que testaram o dispositivo na prática, ele corta com segurança materiais de qualquer resistência. O motor é bem desenvolvido, graças ao qual a lâmina se move suavemente, para a comodidade do trabalho, a iluminação da área de trabalho também está embutida no corpo. Ao mesmo tempo, se tal modelo for criticado, então por uma capacidade de bateria relativamente pequena - definitivamente não será suficiente para um dia inteiro de trabalho. Muitas vezes, a insatisfação é causada pelo custo, que muitas vezes ultrapassa os 8 mil rublos.
- AEG US 400 XE É um exemplo de serra recíproca doméstica que não deve ser o elo mais fraco. Esta unidade de rede, com o seu baixo consumo de energia, custa muito, e tudo porque foi feita de forma criteriosa - para aqueles proprietários que estão dispostos a fazer regularmente pequenos e médios reparos pela casa. O confiável aparelho pesa quase 2 kg e está equipado com um cabo de 4 metros, que permite esticar o cabo a qualquer parte do apartamento a partir da tomada mais próxima. O mecanismo permite que o operador ajuste livremente a profundidade de corte, a substituição da lâmina de serra no mandril por uma montagem universal é realizada com as mãos desprotegidas - nenhuma ferramenta adicional é necessária para isso. A crítica ao modelo é baseada, novamente, no custo bastante alto, bem como na ausência de movimento pendular útil e partida suave em tal etiqueta de preço.
- Makita JR3070CT - uma unidade de rede superpotente, cujo motor produz 1510 W, o que não é surpreendente a um preço de 13 mil rublos. As desvantagens dessa ferramenta são bastante difíceis de encontrar - ela é equipada com funcionalidade total, incluindo curso pendular, partida suave, fixação universal da lâmina de serra, estabilização do número de rotações com aumento da carga e ajuste manual da profundidade de corte. Esse dispositivo é capaz de morder madeira de qualquer espécie até uma profundidade de 22,5 cm, o que de fato torna possível cortar a maioria das árvores de jardim com ele. O peso de 4,6 kg complica um pouco a tarefa de trabalhar constantemente com tal unidade, no entanto, seria muito difícil encontrar uma ferramenta com menos peso semelhante em potência e outras características.
A única desvantagem não muito justificada é o comprimento do cabo, que é de apenas 2,5 metros, mas esse problema pode ser resolvido com cabos de extensão.
Como escolher?
Os especialistas na escolha das ferramentas construtivas aconselham na compra de uma serra alternada a leitura atenta das especificações técnicas, sem realmente dar ouvidos aos discursos dos consultores de loja de que este ou aquele modelo pertence a uma ou outra classe de produtos. Visto que você não é muito versado no assunto, o consultor pode, teoricamente, chamar qualquer unidade de semiprofissional, até porque na verdade tal definição não existe.Mais uma vez, só você sabe para que fins específicos o imóvel é adquirido e, afinal, nem todo modelo doméstico é capaz de resolver todos os problemas domésticos, assim como o profissional nem sempre resolve qualquer problema de construção.
Embora o principal critério de seleção seja quase sempre denominado potência do motor elétrico, ainda vale a pena começar pelo tempo de operação contínua - no caso de serra recíproca, deve ser indicada no passaporte técnico. Como mencionamos acima, um modelo doméstico barato pode esquentar em um tempo extremamente curto e, em alguns casos, pode criar problemas até mesmo ao resolver tarefas domésticas. Este fator é ainda mais importante se você estiver interessado em uma serra para o trabalho diário - antes de comprá-lo, certifique-se de que o tempo de inatividade não excederá o tempo de atividade.
Em termos de poder, a escolha é bastante difícil. Se você precisa de uma serra para sua casa, um modelo doméstico típico pode ser limitado a apenas 600 W, e modelos modestos têm 400 W de potência, no entanto, aqui você precisa entender que comprar uma unidade tão modesta é um risco de desperdiçando dinheiro. É possível que mesmo um motor de baixa potência domine qualquer estrutura dentro de um apartamento, mas o desempenho também depende da potência, portanto, levará muito tempo para cortar o mesmo tubo - especialmente considerando que um dispositivo barato esquenta muito rápido . De acordo com essa lógica, pode-se comprar uma serra potente até mesmo para as necessidades domésticas, mas com o aumento da potência, o preço sobe rapidamente, e então surge a pergunta sobre a conveniência de tais custos.
Considerando tudo isso, os especialistas geralmente recomendam escolher uma espécie de meio na forma de modelos com uma potência de 900-1200 W, mas, novamente, tudo depende de como você mesmo vê o potencial de trabalho para a compra que você está fazer.
A amplitude de movimento da lâmina indica quão ampla é a amplitude de movimento da serra em um movimento alternativo. Um valor muito pequeno indica que a serra está "marcando o tempo" no lugar, muito grande - que ao cortar materiais de chapa fina, uma quantidade excessiva de energia será gasta no movimento de retorno. Por este motivo, os especialistas aconselham a escolha de um modelo com uma amplitude de 19 a 32 mm - tais características são adequadas para a maioria dos materiais de chapa e painel.
Com a frequência de movimentação do equipamento, tudo fica mais claro - quanto mais intensamente a lâmina se move, maior a velocidade de corte. Para uma serra alternativa, o valor médio normal é 2,5-3 mil golpes por minuto. Finalmente, um indicador como a profundidade de corte mostra a profundidade da lâmina que pode penetrar na espessura do material sem prejudicar a si mesma e ao processo de execução do trabalho. Para alguns modelos, este indicador pode chegar a 25 cm, mas deve ser escolhido atentando para a espessura dos materiais que normalmente processa - portanto, apenas alguns centímetros de profundidade serão suficientes para cortar árvores de jardim.
Nem todas as características das serras alternativas são indicadas por valores numéricos. Por exemplo, a presença de um regulador de velocidade permite selecionar para cada material seu próprio número de golpes alternados por minuto, o que permite serrar com mais intensidade e proteger as bordas do material frágil. Em modelos com um regulador contínuo, o gatilho funciona como um pedal do acelerador - quanto mais o operador o pressiona, mais o número de movimentos alternativos aumenta.
O regulador de passo permite definir a velocidade com mais precisão; ele é implementado no princípio de um controle deslizante ou roda separada, que, quando colocado em uma determinada posição, fornece um número estável de golpes a cada minuto.
O mesmo movimento pendular, que já mencionamos acima, é considerado quase um atributo obrigatório de uma boa serra recíproca, porém, não está presente em todos os modelos.Embora sua presença possibilite reduzir o aquecimento da lâmina de trabalho e, consequentemente, permita que ela permaneça intacta por mais tempo, durante o corte figurado, o curso do pêndulo está quase sempre desligado, caso contrário, os danos à peça de trabalho serão quase inevitáveis. Em modelos caros, o curso do pêndulo não está apenas presente - ele pode ser ajustado controlando a extensão da tela. A mesma sapata de suporte é apresentada em todos ou quase todos os modelos de serras alternativas, no entanto, não é igualmente bem pensada em todos os lugares.
Assim, a versão rotativa desta peça permite não só usar um sabre multifuncional de forma mais produtiva, mas também possibilita um corte preciso em qualquer ângulo de inclinação.
Como no caso de outras ferramentas elétricas que envolvem a instalação de ferramentas intercambiáveis no mandril, os fabricantes nos últimos anos cada vez mais se recusam a usar chaves especiais na substituição da lâmina. Hoje, a maioria dos modelos está equipada com mandris equipados com grampos de alavanca ou anéis de retenção, de modo que a substituição da lâmina é bastante fácil e com as mãos desprotegidas. Ao mesmo tempo, muitas empresas líderes hoje oferecem um design especial do mandril, que permite que a lâmina seja instalada com os dentes não apenas para baixo, mas também para cima, e essa versatilidade é geralmente avaliada de forma muito positiva pelos profissionais.
Acontece que quase todas as ferramentas elétricas que apresentam certo risco de ferimentos são protegidas por componentes perigosos na forma de uma embreagem de segurança. Ao escolher uma serra alternativa, você não deve confiar no fato de que esta unidade está lá por padrão - infelizmente, alguns modelos de orçamento são privados dela. A proteção de sobrecarga do motor embutida também é um bônus muito valioso. Uma serra alternativa é uma ferramenta bastante delicada, em uma versão doméstica esquenta muito rapidamente, portanto, não é tão difícil queimar o motor.
Se você não tem certeza de que pode capturar com precisão o momento do desligamento necessário do dispositivo, é melhor comprar um modelo com desligamento automático do motor.
Existem várias outras funções que não podem ser observadas:
- com o auxílio de uma partida suave, o motor não dá partida brusca, ganhando gradativamente alta velocidade, o que protege o mecanismo do rápido desgaste;
- o freio embutido permite que você pare abruptamente a correia após o fim do trabalho, caso seja necessário trocá-la rapidamente ou se houver a possibilidade de ferir alguém;
- travar o gatilho permite que você não mantenha a mão no gatilho o tempo todo, fixando uma ou outra de sua posição;
- o isolamento duplo permite que você use o dispositivo mesmo ao ar livre com tempo úmido;
- modelos profissionais são frequentemente equipados com almofadas elásticas na alça e na caixa de câmbio, o que reduz significativamente a vibração e, em modelos caros - também o ruído.
Sutilezas de aplicação
O cumprimento das instruções é muito importante no caso de qualquer ferramenta elétrica, mas no caso de uma serra alternativa é especialmente importante, porque os modelos econômicos de tal unidade podem queimar após alguns minutos de uso. Por isso, para começar, vale a pena estudar cuidadosamente as condições de funcionamento do dispositivo e em nenhum caso ignorar o que está indicado nas recomendações. Se o mecanismo ainda não estiver equipado com uma função automática de proteção contra sobrecarga, você deve reagir o mais rápido possível ao aquecimento do motor e não se esquecer de olhar para o relógio para não exceder o tempo de uso permitido.
Para o uso eficaz da serra alternativa, e mais importante, a fim de evitar sua deterioração prematura, é necessário escolher as lâminas de substituição corretas para cada material e nunca ignorar sua substituição oportuna, mesmo se os materiais sendo cortados alternarem a uma velocidade caleidoscópica . Escolher a lâmina de serra alternativa certa em cada caso é um tópico inteiro para um artigo separado, mas se você pretende usar a compra por muito tempo e de forma produtiva, não tenha preguiça de se aprofundar neste tópico.
No processo de trabalho, você deve sempre lembrar que Uma serra alternativa devidamente equipada é capaz de superar quase todos os obstáculos, portanto, o manuseio descuidado pode causar ferimentos graves. A maioria dos fabricantes nas instruções descreve o processo de execução do trabalho com a maior precisão possível, indicando como segurar a ferramenta corretamente em suas mãos, o que lembrar, em que sequência iniciar e terminar a tarefa.
Todas essas recomendações foram testadas ao longo de décadas de uso dessa ferramenta, portanto, você não deve pensar que algumas das disposições podem ser ignoradas.
Um ponto separado é o reparo independente do equipamento. Os fabricantes mais sérios indicam diretamente que o acesso não autorizado sob a capa é proibido - isso só pode ser tratado por funcionários de centros de serviço autorizados. O infrator desta regra corre o risco de ficar sem o serviço de garantia de sua cópia, uma vez que a maioria das marcas se recusa a ser responsabilizada pela conformidade funcional de serras nas quais haja interferência externa.
No entanto, mesmo se você estiver totalmente confiante em suas próprias habilidades e estiver pronto para tentar consertar uma ferramenta velha por conta própria, você deve sempre se lembrar de pelo menos que antes de abrir a tampa, o dispositivo deve ser desligado e desconectado da tomada ou bateria removível .
Avaliações do proprietário
Em nosso país, as serras elétricas tipo sabre ainda são relativamente raras, porém sua distribuição vem aumentando a cada ano e, com ela, cresce o número de comentários de proprietários em fóruns especializados. Deve-se notar que as opiniões às vezes diferem na polaridade, no entanto, há um padrão geral - os modelos de marca de empresas famosas raramente são criticados, principalmente elogios, enquanto a crítica geral diz respeito principalmente a produtos baratos de fabricantes chineses desconhecidos.
Entre as empresas estrangeiras, a alemã Bosch e a japonesa Makita conquistaram boa fama, a Interskol se distingue das russas, embora seja comum notar que os concorrentes estrangeiros ganham a competição. Para produtos de marca, geralmente todos os indicadores são bastante bons - aqui, tanto a confiabilidade da unidade, quanto a duração da operação sem interrupção, e a durabilidade, e a presença de várias funções adicionais. Mesmo se tal ferramenta quebrar, geralmente não é difícil encontrar um centro de serviço, as peças também são apresentadas em qualquer grande cidade, portanto, não deve haver problemas com reparos e manutenção.
É verdade que serras de marcas famosas são muito mais caras do que as "sem nome"; no entanto, os consumidores geralmente entendem que você tem que pagar pela qualidade.
As análises críticas geralmente se referem a produtos chineses, dos quais existem até mesmo muitos no mercado mundial recentemente. Nem sempre é fácil defini-lo - pode não haver um único hieróglifo na caixa, e a própria empresa pode se posicionar como europeia ou americana, entretanto, isso geralmente não importa se a produção está localizada na China. A um custo muito baixo, essas serras alternativas muitas vezes atraem consumidores inexperientes, mas eles são forçados a escrever comentários decepcionados nos fóruns, reclamando da baixa funcionalidade, fragilidade da unidade e da impossibilidade de seu reparo adequado nas condições russas.
Para informações sobre o que são serras alternativas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.