Características das motosserras manuais

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Peculiaridades
  3. Especificações
  4. Como cuidar?

Cada proprietário de uma casa de veraneio ou de uma casa de campo pode dizer com segurança que esse território precisa de cuidados constantes. Os proprietários instalam gazebos para as férias de verão, bancos, balanços para as crianças. O jardim requer atenção especial. Arbustos e árvores secos devem ser removidos em tempo hábil, serrando em toras pequenas. Aqui, uma variedade de ferramentas pode vir em seu socorro: de um avião, uma serra manual, um quebra-cabeças e terminando com ferramentas mais potentes (uma serra elétrica, uma esmerilhadeira).

As serras convencionais exigem esforço físico do operador, razão pela qual muitos compradores optam por unidades de corrente automática. Esses dispositivos funcionam com linhas de energia ou gasolina. Mas antes de comprar, você deve estudar cuidadosamente as características do instrumento.

Vantagens e desvantagens

Todos os compradores estão pensando em qual opção de serra escolher: elétrica ou gasolina. Tudo depende das suas necessidades: para trabalhar no jardim ou no jardim, pode usar ambas as unidades, mas na maioria dos casos, os compradores optam por modelos eletrónicos. Existem várias razões para isso. Abaixo serão consideradas as principais vantagens das motosserras:

  • o design não depende do combustível;
  • controle intuitivo;
  • o instrumento não emite sons altos;
  • pode ser usado para trabalho interno e externo;
  • respeito ao meio ambiente - a serra não agride a atmosfera;
  • pode ser usado em todas as condições meteorológicas.

Entre os aspectos negativos, pode-se destacar que o aparelho é totalmente dependente de linhas de força, o que é um problema se você trabalha em uma horta, longe da rede elétrica.

Peculiaridades

A motosserra manual pode funcionar sem problemas por muito tempo. Para que ele funcione por muito tempo, é necessário seguir os pontos descritos a seguir.

  • Não sobrecarregue o instrumento. A armadura e a caixa de engrenagens são bem presas uma à outra. Conseqüentemente, em cargas altas, eles falharão rapidamente.
  • Se os incisivos não forem afiados o suficiente, isso contribui para a sobrecarga. Portanto, os especialistas recomendam verificar periodicamente o estado dos dentes e afiá-los sistematicamente.
  • Picos de tensão são outra causa de sobrecarga. Por causa deles, a carga no motor aumenta, portanto, a temperatura no interior da ferramenta aumenta. Se a tensão cair com muita frequência, o desligamento constante da serra da rede elétrica causará muitos inconvenientes.
  • Se compararmos os projetos profissionais e domésticos, os últimos, por sua vez, são muito mais baratos, mas também têm uma vida útil mais curta.
  • Motosserras precisam de lubrificação periódica, caso contrário, o motor falhará. Portanto, verifique sempre o óleo restante e reabasteça o tanque, se necessário. Se houver lubrificante suficiente, quando a serra for ligada, pequenas gotas serão visíveis, que se tornam especialmente perceptíveis durante a aceleração da corrente. Se nenhuma linha de gotas for observada, o tanque de óleo deve ser verificado.
  • Preste muita atenção à qualidade do óleo. No mercado você pode encontrar lubrificantes especiais desenvolvidos especificamente para este tipo de serra. Sua consistência é próxima à do óleo vegetal. Essa substância é de alta qualidade e é consumida muito mais lentamente.

É necessário seguir rigorosamente as regras de segurança. Durante o trabalho, evite a entrada direta de água.Portanto, não é recomendável usar o dispositivo na chuva.

Especificações

Vamos considerar as principais características das motosserras manuais.

Poder do motor

O motor é o principal componente de qualquer serra elétrica. Se você planeja usar a ferramenta em casa, então é melhor escolher serras com uma potência de 1 kW a 2,1 kW (quanto maior esse valor, melhor). Modelos de baixa potência não suportam flutuações de tensão, portanto, a vida útil é reduzida significativamente.

Ergonômico

Se a unidade for adquirida para uso diário, preste atenção ao suporte do motor. A localização pode ser transversal ou longitudinal. Os artesãos experientes recomendam a compra de serras com uma disposição longitudinal do motor ao longo do pneu. Graças a esta estrutura, o esforço necessário para o trabalho é significativamente reduzido. Esses modelos são bem balanceados.

Possibilidade de mudar a tensão

Se o dispositivo for usado com frequência suficiente, a corrente começa a ceder com cargas constantes, portanto, a tensão deve ser ajustada. Muitos fabricantes fornecem esse recurso sem a necessidade de desmontagem e o uso de componentes adicionais. A corrente pode ser tensionada usando uma pequena alavanca montada no corpo da serra.

Lubrificação e frenagem

Muitos modelos de serras elétricas têm a função de parar automaticamente a corrente em caso de forte impacto. Graças a esta possibilidade, a vida útil do dispositivo pode ser aumentada significativamente. A corrente é lubrificada automaticamente. Existe a possibilidade de monitorar a lubrificação - para isso existe uma pequena janela no tanque de óleo.

    Para adicionar novo fluido, você não precisa desmontar o dispositivo - há um orifício especial para isso.

    Começo suave

    Quando você liga o aparelho, a alta tensão flui através dele e degrada o estado da serra.

    Para proteger o motor de cargas repentinas, os fabricantes fornecem a possibilidade de uma partida suave. Graças a ela, o motor acelera gradativamente, o que tem um efeito positivo no estado geral da estrutura.

    Segurança

    Todas as serras manuais são muito perigosas para os humanos. Portanto, durante o trabalho, você deve considerar cuidadosamente as regras de segurança. É aconselhável interromper sua escolha de ferramentas que têm a capacidade de bloquear o movimento do cortador. É importante que o modelo tenha uma função de proteção contra ligações não planejadas e a capacidade de trabalhar com uma mão.

    Um momento particularmente perigoso durante a operação é o recuo que ocorre quando a corrente entra em contato com uma superfície que não pode cortar. Esta colisão faz com que a serra salte na direção do operador e, se a corrente ainda estiver em movimento, você pode se ferir.

    Para a segurança do trabalhador, os fabricantes modernos buscam produzir apenas modelos com freio inercial. Para que funcione a tempo, há uma blindagem especial instalada perto do suporte. Ele precisa ser jogado para frente. A frenagem é o seguinte processo: durante a colisão do cortador com uma superfície rígida, a mão escorregará do cabo, exercendo pressão sobre o escudo. É jogado fora, devido ao qual o freio de inércia é ativado, a serra é totalmente desligada.

    Como cuidar?

    Os especialistas recomendam afiar periodicamente os cortadores e monitorar o lubrificante restante no tanque. Se o seu modelo não possui bomba automática, a corrente deve ser desmontada e colocada em um recipiente com óleo por algum tempo.

    Antes de iniciar o trabalho, você deve inspecionar o dispositivo quanto à facilidade de manutenção da fiação e à confiabilidade da fixação dos componentes. Quanto melhor for o dispositivo, mais fácil será trabalhar com ele. Uma boa mini-motosserra requer pouco esforço. Depois de concluído o corte, a corrente deve ser retirada, limpa de detritos e colocada em local seco e protegido de poeira.

    É estritamente proibido armazenar a serra em uma sala sem aquecimento durante o inverno.Neste caso, formar-se-á condensação no interior da estrutura, o que causará um curto-circuito no futuro.

    As versões recarregáveis ​​do dispositivo não devem ser deixadas ao sol por muito tempo. - então eles rapidamente ficam em mau estado. As baterias de íon de lítio não suportam mudanças bruscas de temperatura.

    Resumindo o que foi dito acima, podemos afirmar com segurança que as motosserras elétricas manuais são uma ferramenta muito útil em qualquer horta ou jardim, quando se trabalha com os quais os cuidados de segurança devem ser rigorosamente observados.

    Com uso cuidadoso e manutenção oportuna, tal unidade pode funcionar ininterruptamente por um longo tempo. Ambos os modelos industriais e domésticos são apresentados no mercado. A escolha depende das necessidades do comprador.

    Para informações sobre qual serra é melhor, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário