Reparo de serras elétricas: diagnóstico e eliminação de falhas

Contente
  1. Características de design e princípio de operação
  2. Possíveis malfuncionamentos
  3. Regras de desmontagem
  4. Esquema de reparo
  5. Medidas de segurança

Em uma casa particular, é impossível passar sem uma serra elétrica, que muitas vezes é extremamente necessária para uma variedade de trabalhos. Esta ferramenta é compacta e poderosa o suficiente para lidar com sucesso com vários ramos, blocos de madeira e outros elementos semelhantes. Para consertar uma serra elétrica com suas próprias mãos, você precisa ter certos conhecimentos e habilidades.

Características de design e princípio de operação

Unidades como uma motosserra e uma serra elétrica são feitas de acordo com o mesmo princípio. Eles diferem apenas no design da unidade. Em uma serra elétrica, o motor é alojado em uma caixa de PVC. Ele também contém: uma caixa de engrenagens, um recipiente para óleo de máquina, uma bomba, uma corrente, etc. Este design torna possível lidar com madeira relativamente maciça de vários tipos.

No funcionamento da unidade, a qualidade do afiamento dos dentes, bem como a potência do motor, são de grande importância.

O princípio de funcionamento das serras elétricas é simples, mas você deve saber como a ferramenta funciona.

Os nós que estão na motosserra:

  • corrente de serra de trabalho;
  • motor;
  • redutor;
  • unidades;
  • tanque de óleo;
  • fiação;
  • quadro.

Uma corrente nada mais é do que um número sequencial de elos que são presos juntos. A própria corrente se move ao longo de uma placa especial (geralmente chamada de "pneu"). O material para o pneu é selecionado de altíssima qualidade, com alto fator de resistência. Em muitos aspectos, o tempo de funcionamento de uma motosserra depende desta unidade: quanto melhor o pneu, melhor a serra elétrica.

Os pneus são de dois tipos diferentes:

  • soldado;
  • sólido, que tem uma ponta.

Os últimos são sempre feitos de ligas de alta resistência. Na verdade, qualquer pneu é um "bolo de camadas" de blocos diferentes (pelo menos três), enquanto uma "roda dentada" acionada é inserida na estrutura.

Um único dispositivo no qual a ponta está presente é muito conveniente para usar em uma ferramenta de grandes tamanhos (onde o comprimento do barramento é maior que o formato padrão). O design de uma peça reduz significativamente o atrito (até 12%). Para o trabalho, uma unidade é mais adequada quando há um pneu feito de ligas ultra-fortes: eles podem suportar altas cargas mecânicas e aquecimento significativo. Além disso, ligas fortes de alta qualidade não reagem à interação com micropartículas mecânicas e podem servir por um longo tempo.

Ao trabalhar com uma serra elétrica, é importante compreender que esta ferramenta é uma fonte de maior risco de lesões. É possível que ocorra um "retrocesso", ou seja, a motosserra, neste caso, pode saltar repentinamente para o lado e causar ferimentos. Esses incidentes ocorrem quando muita força é aplicada à extremidade da barra guia, que repousa sobre o material de trabalho. Para garantir que tais casos ocorram o mais raramente possível, as empresas fornecem as unidades com um freio especial: ele bloqueia a cadeia automaticamente.

O freio de corrente automático também tem um segundo nome - acionamento inercial. Seu funcionamento se deve à presença de um elemento protetor (escudo). Cobre a mão esquerda do trabalhador. Durante o processo de trabalho, o escudo é colocado de forma a cobrir a mão. Durante a operação, se ocorrer um golpe, a mão repousa contra este elemento, o mecanismo para.Esse dispositivo reduz significativamente a possibilidade de ferimentos do mecanismo de operação.

A lubrificação adequada da própria corrente é muito importante. Como resultado de cargas pesadas durante a operação da unidade, ocorre uma temperatura inevitavelmente alta e o coeficiente de atrito dos materiais aumenta significativamente.

Há um recipiente especial na serra, no qual é adicionado óleo de máquina. Durante a operação, o óleo é fornecido em porções para a unidade de trabalho (roda dentada, corrente). Nas unidades caras (das empresas "Makita", "Bosch") existe um dosímetro especial de abastecimento de óleo, o que contribui para um consumo mais racional de um produto valioso e um aumento da produtividade da unidade.

Existem regras de trabalho que devem ser seguidas tanto por um mestre novato quanto por um especialista.

  • Durante a operação, a válvula borboleta deve estar constantemente aberta.
  • Serrar a 90 graus de distância de você não é recomendado. A ferramenta deve ser mantida em algum ângulo do corpo.
  • É necessário seguir rigorosamente todas as recomendações mencionadas nas instruções de uso da serra elétrica.
  • Os componentes só podem ser usados ​​"nativos".
  • Antes de iniciar os reparos, a ferramenta deve ser desenergizada.
  • Recomenda-se transportar a ferramenta em uma capa.
  • Não vale a pena levantar a serra acima do ombro durante a operação: é uma ameaça à vida.
  • No caso de uma cunha de ferramenta no material, a serra é removida com o máximo cuidado.
  • O medo deve ser o impulso de retorno, que representa o maior perigo para o trabalhador. Quando a serra elétrica é ligada, pode causar ferimentos.
  • Você deve ter um cuidado especial ao trabalhar com toras que têm nós não cortados. A probabilidade de bloqueio, neste caso, é muito alta.
  • Não trabalhe com um instrumento que não esteja arrumado e ajustado.
  • No início do trabalho, deve ser realizado um pequeno teste de funcionamento.
  • Um nó importante a ser observado é a corrente. A tensão da corrente solta danificará a ferramenta e aumentará o risco de ferimentos.

Possíveis malfuncionamentos

Existem vários casos possíveis de quebra de motosserra dos quais você deve estar ciente.

  • Caixa de câmbio ruim, que possui um acoplamento rígido com a âncora do motor elétrico. Como resultado, toda a carga vai para a usina. Se a corrente ficar cega, as cargas aumentam, o que aumenta o risco de superaquecimento do motor várias vezes. Além disso, sob tais condições, o desgaste das peças aumenta drasticamente. Afie a serra regularmente e não aplique muita pressão durante o processo de fabricação.
  • Outro "ponto fraco" das serras elétricas são os picos de tensão na rede, o motor pode sofrer com eles em primeiro lugar. Se não houver proteção especial, então, com quedas de tensão, a usina pode simplesmente falhar. Uma proteção muito forte também afeta negativamente o desempenho da unidade - a energia cai. A média de ouro é importante aqui. Bons a este respeito são os produtos do fabricante nacional Interskol: eles encontraram uma solução racional para este problema.

Se a ferramenta não funcionar, é necessário, em primeiro lugar, verificar a presença de corrente na rede. Você também deve verificar:

  • o mecanismo de freio da própria corrente;
  • a possibilidade de quebra da lâmina inercial;
  • embreagem e tensor de corrente.

Normalmente, o ajuste do retalho permite eliminar o defeito em pouco tempo. O cabo também é verificado: danos a ele levam ao fato de a unidade não funcionar.

A potência da serra é significativamente reduzida se os escudos de carbono estiverem gastos. A corrente pode funcionar aos solavancos: ela para e, em seguida, começa a funcionar novamente. Se o circuito funcionar por muito tempo, o risco de tal mau funcionamento aumentará. Em primeiro lugar, nessas circunstâncias, a banda de freio muda, que se desgastou durante um longo período de operação.

Em caso de mau funcionamento, a serra produz um som agudo e estranho. Ocorre devido à falta de lubrificantes, entrada de micropartículas mecânicas na unidade de trabalho. Neste caso, você deve desmontar a ferramenta, limpar completamente todos os elementos de trabalho.

Muitas vezes, o motor da unidade esquenta muito, os motivos podem ser os seguintes:

  • má troca de ar, dutos de ar obstruídos;
  • mau funcionamento do carburador;
  • o motor "descansa" um pouco durante a operação;
  • caixa de engrenagens defeituosa;
  • graxa velha;
  • o enrolamento é curto.

Se a serra faz um corte "curvo", isso confirma, em primeiro lugar, que os dentes estão cegos.

Também é possível que o pneu esteja prestes a quebrar. Se a corrente não funcionar, isso indica um defeito na própria embreagem ou roda dentada.

Vale lembrar: é melhor não instalar peças do "registro" chinês na ferramenta, produzida pelos maiores fabricantes mundiais. Mais cedo ou mais tarde, o dispositivo irá quebrar e é improvável que haja uma oportunidade de restaurá-lo. Se a caixa estiver muito danificada, é melhor entregar a motosserra ao serviço, porque esta avaria é muito grave.

Medidas como afiar a serra também são muito importantes. Isso deve ser feito regularmente para manter o motor sob estresse mínimo. Se negligenciarmos o afiamento regular e o fizermos raramente, a lâmina da serra inevitavelmente será puxada para dentro, ficará exposta a muito estresse e, no final, ficará inutilizável antes do tempo. Você pode se afiar, mas é melhor levar a serra a um centro de serviço. Eles fazem esse trabalho em equipamentos especiais. Isto se faz do seguinte modo:

  • a corrente é retirada da barra e montada na guia de montagem do equipamento;
  • a corrente é tensionada com uma catraca que fixa o dente cortante;
  • há um dispositivo na unidade que permite determinar o ângulo correto (transferidor);
  • por meio de um dispositivo abrasivo, uma pequena camada é removida, que é o objetivo final de todo o trabalho;
  • depois de processar o primeiro dente, trabalhe no segundo dente e assim por diante.

Regras de desmontagem

A desmontagem das serras elétricas é uma fase importante na reparação desta unidade, que deve ser realizada rigorosamente de acordo com as normas. Como exemplo, será considerada a desmontagem de uma ferramenta da empresa nacional "Interskol".

  • A bandeira é destacada do parafuso, ela segura o pneu, então a fixação deve ser um pouco mais fraca.
  • A corrente da serra também é afrouxada com um dispositivo que ajusta a tensão.
  • Em seguida, a tampa é removida, os parafusos são desparafusados.
  • A corrente é removida, o barramento é removido da unidade de trabalho.
  • A "tampa" do recipiente de trabalho é removida, onde o óleo é derramado.
  • Depois que todos os parafusos são desconectados, a caixa de engrenagens do motor é removida.
  • O asterisco principal é então removido. Para isso, é necessário retirar a arruela principal que trava o conjunto.
  • Os parafusos são desparafusados, as pinças dentadas são desmontadas e a manopla é desconectada.
  • A tampa é então removida.
  • O recipiente com óleo é retirado.
  • Em seguida, desmonta-se a alavanca do freio, que deve ser pressionada levemente até ouvir um leve clique.
  • A caixa de engrenagens gira e é desconectada do eixo e da carcaça.
  • Normalmente, uma quantidade significativa de sujeira e poeira se acumula sob a tampa da caixa. Toda essa substância deve ser removida limpando os nós com um pano de algodão embebido em álcool.
  • Em seguida, a bomba é retirada da caixa de engrenagens, que é responsável pelo abastecimento de óleo.
  • O mecanismo de fixação responsável pela parada do motor está sendo desmontado. A mola de fixação é removida, as hastes são removidas. Você também deve remover a banda de freio.
  • Graxa fresca é aplicada às unidades de trabalho.
  • Ao final, as escovas são desmontadas. Para fazer isso, você precisa desapertar alguns parafusos.
  • O rotor é removido - o último elemento.

A montagem do mecanismo é feita na ordem inversa. Todas as fases de desmontagem são melhor filmadas e registradas.

Esquema de reparo

Você pode consertar a serra com suas próprias mãos. Isso é muito fácil de fazer. Isso requer o seguinte conjunto de ferramentas:

  • vários arquivos pequenos de tamanhos diferentes;
  • um gancho que limpa os chips dos slots;
  • os arquivos são planos.

A corrente é melhor afiada na própria barra de ferramentas. A edição é feita ao longo da aresta do dente de corte, levando em consideração o ângulo de afiação (a partir de 30 graus). Esta operação deve ser feita com delicadeza: se o ângulo for ajustado incorretamente, isso afetará a qualidade do trabalho e a produtividade da ferramenta.

A lima é posicionada perpendicularmente durante a operação (90 graus em relação ao pneu). Todo o processo ocorre em um vetor, vibrações translacionais são executadas, você não pode fazer nenhum movimento rotacional. Depois de processar o dente, a corrente se move e, em seguida, outro elemento é aterrado. Após o processamento de todos os elementos, inicia-se o “polimento” do corte de fixação. No caso de as pinças cortadas ficarem muito salientes, a corrente não "alcançará" o material - o processo de trabalho não ocorrerá. E vice-versa: se as travas forem excessivamente aprofundadas, a serra ficará presa na árvore. O batente é endireitado com um calibrador aplicado na aresta dos dentes de corte. É importante que a barra esteja nivelada com o retentor.

Se o limitador se projeta muito para fora, ele é aparado com uma lima plana. Nesse caso, os movimentos são feitos em uma direção em um ângulo de 90 graus.

Medidas de segurança

Antes de começar a trabalhar com uma serra elétrica, certifique-se de que não existem objetos sólidos estranhos: a presença de elementos duros pode danificar a ferramenta. É necessário recuperar um defeito do solo, cujas partículas podem obstruir as ranhuras por onde o óleo entra nas unidades de trabalho. A falta de lubrificação regular irá matar a ferramenta em muito pouco tempo. A cunha da ferramenta deve ser monitorada cuidadosamente: o superaquecimento do metal leva a uma perda das características de desempenho, o que significa que a vida útil da ferramenta é reduzida drasticamente. É muito simples determinar se a serra precisa de ser afiada: se as aparas "saírem" forem muito pequenas e houver uma flor de cor escura, isso indica que a serra está "opaca".

A explicação para esse fenômeno é simples: a serra não pode cortar o material e esmigalhá-lo, então pequenos fragmentos aparecem. Não deve haver raios na cabeça da serra, ou seja, fragmentos com áreas rasgadas. A forma dos dentes e a aresta de corte de trabalho devem permanecer inalteradas.

Antes de iniciar o trabalho de reparo, é importante fazer uma inspeção preventiva e um diagnóstico correto da ferramenta. A complexidade do reparo depende diretamente da gravidade da avaria. Freqüentemente, é impossível "resolver o problema" sozinho. Existem avarias onde é necessário equipamento especial. Em tais circunstâncias, a ferramenta deve ser entregue a um centro de serviço especializado que tenha as aprovações e certificados adequados para o reparo de tais equipamentos.

No próximo vídeo, você está aguardando o conserto da caixa de câmbio da motosserra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário