Tipos e características de lâminas de serra alternativa
Os tacos elétricos são utilizados em obras de construção e acabamento para serrar e fazer as aberturas necessárias em diversos materiais. As características de design da serra alternativa permitem cortar saliências rentes à parede. Essas serras são leves e fáceis de usar.
Peculiaridades
As serras alternativas são usadas para cortar materiais de várias densidades: aglomerado, fibra, metais não ferrosos, ferro fundido, cerâmica, concreto, superfícies de pedra. A lâmina é uma lima de aço com dentes pontiagudos em um ângulo do lado de corte do bico. Os dentes também afetam a qualidade do corte do material. As serras diferem na largura do passo, grau de afiação dos dentes, sua forma, tamanho. Dentes grandes aceleram o corte da superfície de trabalho, mas não garantem a qualidade deste procedimento. Para obter um corte preciso, são utilizadas lâminas com dentes finos.
Os elementos de corte são divididos em modelos fresados e retificados. O último tipo de serra é usado para processar materiais macios, enquanto as limas fresadas interagem com superfícies duras: pedra, metal, madeira dura. As hastes da serra são unificadas, o que permite sua utilização em vários modelos de serras alternativas. Pelo tipo de movimento, as telas são translacionais e pendulares. A visão do pêndulo permite remover a serragem durante a operação, protege a lâmina de superaquecimento. A cor da tela indica o uso de uma liga de materiais.
Opções
Cada arquivo possui uma marcação em sua superfície que caracteriza os parâmetros da lâmina de trabalho. Vamos considerar essas características com mais detalhes.
Tipo de haste
A maioria das serras disponíveis tem uma haste universal. Alguns produtos são adequados apenas para serras de marca. Para facilitar a compreensão da ferramenta para a qual este arquivo é adequado, foi criada a marcação de letras.
Lenda:
- Em forma de T;
- Em forma de U;
- M - firma Makita;
- F - Padrão Fein.
Tela
O primeiro número após a letra da haste indica o tamanho da lâmina de trabalho. Os próximos dois ou mais números indicam o tamanho específico da instância. O tamanho da tela é expresso em milímetros:
- 1 - curto, até 75 mm;
- 2 - médio, até 90 mm;
- 3 - longo, até 150 mm;
- 4 - o mais longo, mais de 150 mm.
A letra após a designação numérica é responsável pelo tamanho dos dentes em ordem crescente. Você pode considerar as letras de A a D. A última letra caracteriza os parâmetros adicionais da tela:
- F - parte de trabalho bimetálica;
- O - costas estreitas;
- P - corte exato;
- X - passo progressivo dos dentes;
- R - dentes reversíveis.
Na superfície do arquivo são indicadas informações sobre o material a que se destina, bem como a velocidade da lâmina.
HCS
Esta abreviatura denota uma lâmina feita de aço de alto carbono. As serras HCS são utilizadas para serrar materiais macios: cartão, aglomerado, borracha, plástico, alumínio, folha ou perfil de metal. Serras para madeira diferem na disposição dos dentes. A maioria dos modelos está disponível como padrão com o mesmo espaçamento de corte. O passo variável é usado para tratar superfícies com objetos estranhos, como pregos. O comprimento da peça de trabalho não é, em média, superior a 400 mm.
HSS
A tela é apresentada em uma forma curva e curva.As características de design do produto permitem que você faça cortes no material. O comprimento da lima de trabalho é de 300 mm. Os principais fabricantes de lonas HSS são DeWalt, Metabo.
Bim
As telas BIM são feitas de material bimetálico. Essas limas têm maior resistência, flexibilidade e longa vida útil. Eles são usados no processamento de materiais de várias densidades - de concreto aerado a madeira com pregos.
HM e CV
A lâmina HM é feita de liga de carboneto de vanádio, a lâmina CV é feita de aço cromo vanádio. Ambas as lâminas são utilizadas para cortar materiais porosos com maior abrasividade ou superfícies duras: fibra de vidro, cerâmica, concreto aerado, telhas, concreto, aço, fibra de vidro. As serras homocinéticas são mais resistentes ao desgaste do que as HCS.
Variedades
Algumas serras têm uma ampla gama de trabalhos com diferentes materiais, mas para um melhor corte, lâminas especializadas devem ser usadas.
Para concreto aerado
Para trabalhos em pedra, concreto e concreto aerado, são utilizadas lâminas feitas de ligas duras marcadas com HM, CV e uma serra alternativa com uma potência de pelo menos 1 kW. O uso de uma ferramenta poderosa é necessário para o corte de material em alta velocidade e alta qualidade. Os acessórios Metabo provaram ser lâminas eficazes para trabalhar com materiais abrasivos.
Por madeira
As lâminas de serra para trabalhar madeira geralmente vêm com uma serra alternativa. As lâminas são feitas de aço de alto carbono com adição de carbono. A liga é caracterizada por maior resistência ao desgaste e confiabilidade. Essas características afetam o preço dos arquivos. As lâminas podem ser incluídas nos conjuntos de ferramentas de corte ou vendidas separadamente. Eles se destinam ao processamento de materiais leves e são marcados com as letras HCS. A localização dos dentes na aresta de corte é diferente e depende do tipo de superfície a ser usinada. A maioria dos modelos é feita com dentes igualmente espaçados.
Para metal
As serras HSS permitem cortar ferro fundido, alumínio, aço, tubos e outros materiais. A ponta da serra está equipada com uma lâmina de formato especial que permite cortes transversais. A forma curva das serras garante um corte rápido e de alta qualidade do material ao longo de uma curva ou rente à parede. Algumas unidades possuem um revestimento de diamante adicional, que melhora a qualidade do corte e aumenta a vida útil da lâmina de serra.
Uma serra alternativa praticamente não consegue cortar um produto de metal sozinha. Para facilitar o trabalho, deve-se primeiro fazer um furo passante no produto e depois iniciar o corte. Ao processar tubos, a superfície é cortada pelo método de captura completa do diâmetro do produto com uma lâmina de serra. Os componentes com marcação HSS são produzidos pela DeWalt, Metabo.
Para tijolo
Para o trabalho em ladrilhos, tijolos, blocos de espuma e outros materiais de densidade semelhante, são utilizadas lâminas HM, feitas de ligas duras com adição de cromo ou carboneto.
Perfil amplo
A lâmina universal é marcada BIM e pode lidar com qualquer material. Essas serras, feitas com a tecnologia combinada, são duráveis, fortes e flexíveis. Grande parte das ferramentas apresentadas nas lojas especializadas são feitas com essa tecnologia.
Dicas de Seleção
Para escolher uma lâmina de serra alternativa, é necessário levar em consideração não só o fato de ela pertencer a um determinado material, mas também prestar atenção aos seguintes fatores.
- Poder de serra alternativo. Em média, o valor oscila em torno de 600 W, essas serras são manuais. Uma serra com uma potência de 800 W ou mais é usada para trabalhos de jardinagem e construção, e não é considerada uma ferramenta elétrica universal. A potência das serras sem fio depende da capacidade de fornecimento, também afeta a duração do trabalho executado.
- Sistema de serrar. O sistema de pêndulo reduz o desgaste na superfície de trabalho e melhora a produtividade. Ao realizar o trabalho com maior precisão, a ferramenta elétrica deve estar equipada com um regulador de frequência de oscilação.
- Número de golpes por minuto. Quanto maior o número, menos tempo leva para cortar materiais duros. O número também indica a densidade dos produtos que a ferramenta pode manipular. É aconselhável adquirir serras com capacidade para ajustar o curso.
- Tipos e tipos de dentes na superfície de corte. Lâminas com dentes finos ou ondulados proporcionam cortes melhores e mais limpos. Os tipos de dentes de serra também são selecionados com base no material que está sendo processado. Lâminas com dentes de carboneto funcionam melhor em materiais densos: metal, pedra e outros.
- Compatibilidade da haste da serra com o mandril. Nos conjuntos, as serras são apresentadas principalmente com haste universal, são adequadas para cortes elétricos, serras manuais. Conectores específicos são etiquetados com uma designação de letra e destinam-se ao uso com equipamento profissional.
- Fabricante. Recomenda-se comprar arquivos de marcas confiáveis, como Bosch, DeWalt, Metabo.
- Fácil de usar. O conforto depende do tipo de cabo, da presença de um sistema antivibratório, de um interruptor para a velocidade do movimento da serra, da possibilidade de substituição das lâminas de corte sem o uso de ferramentas especiais e de um indicador de carga da bateria.
Sutilezas de uso
Antes de usar a ferramenta, é necessário ajustar a sapata de suporte, enquanto o comprimento da lâmina deve ser mínimo. Este procedimento protege os dentes que não são usados no corte do desgaste. Cortes cegos são estritamente proibidos! Isso pode danificar o redutor. É especialmente importante trabalhar com tubos de metal, pois eles estão geralmente sujeitos a deformações. Deve-se lembrar também que o uso de limas dobradas afeta a qualidade do trabalho e o desempenho do equipamento.
Para prolongar a vida útil das lâminas de serra, é recomendável minimizar a possibilidade da lâmina bater em várias superfícies e objetos.
Problemas potenciais e reparo de ferramentas
Ao trabalhar com uma serra alternativa, podem surgir problemas periodicamente associados a uma ferramenta quebrada ou lâmina de trabalho emperrada. O que fazer se a lâmina ficar presa ou voar para fora, como retirá-la e afiá-la? Use as seguintes diretrizes para corrigir e identificar o problema.
Problemas de tela
A razão para o surgimento de um flyout ou obstrução da lima é o desgaste do retentor. Este problema é encontrado em ferramentas baratas, raramente aparece em unidades profissionais. Se nenhum problema com o retentor tiver sido identificado, deve-se lembrar que a haste da lâmina pode não prender na ranhura devido a um consumível falsificado. O diâmetro do orifício e a haste da lâmina não correspondem ao original, o que pode fazer com que a lima voe e emperre. A solução para este problema é substituir o retentor da serra. A lâmina emperrada pode ser puxada com um alicate após lubrificar a haste da serra e o retentor com óleo. Se for impossível alcançar a lâmina, a ferramenta deve ser desmontada.
Vibrações durante a operação da ferramenta
A causa pode ser o aparecimento de uma reação adversa. As buchas que acionam as hastes geralmente são feitas de latão e se desgastam com o tempo. A eliminação do mau funcionamento só é possível com a substituição de peças.
Ruído enquanto a ferramenta está funcionando
O motivo é o desgaste do rolamento por insuficiência ou falta de lubrificação das peças. A solução é trocar o lubrificante ou as peças.
Afiação da lâmina
Ao afiar a lâmina de trabalho, consulte as instruções que vêm com a ferramenta e as limas. Se estiver ausente, deve-se fazer a fiação de acordo com as regras padrão.
- A saliência da aresta de corte não deve exceder uma e meia ou duas espessuras de lâmina.
- Exceder os indicadores é permitido apenas para colocar madeira molhada ou material de corte ao longo da fibra. Ao processar essa madeira com uma lâmina com dentes localizados a uma pequena distância um do outro, a lâmina fica presa no corte.
- Espalhamento amplo de mais de 2 espessuras não é usado ao processar madeira ao longo do grão. Ao trabalhar com essa tela, você tem que aplicar mais esforço, o corte acaba sendo desleixado, irregular.
- Os dentes são afiados com uma lima ou lima. A tela deve ser fixada em um ângulo de 45 graus antes do procedimento. Os dentes são usinados em cada lado.
- A verificação da qualidade de afiação é realizada pelo corte de controle do material de madeira. Se for detectado um corte irregular e lascamento, os dentes da lâmina devem ser afiados novamente.
Para obter informações sobre como selecionar e instalar lâminas de serra alternativos, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.