Recursos e dicas para usar serras para metal
O processamento do metal em escala industrial é realizado com máquinas especiais. Mas em condições domésticas e mesmo em uma pequena oficina, é aconselhável separar as peças de trabalho com serras. Para fazer isso com eficácia, rapidez e segurança, você precisa conhecer todas as características das serras de metal, bem como as sutilezas de seu uso.
Peculiaridades
Qualquer especialista experiente, especialmente um engenheiro, pode distinguir facilmente entre serras para madeira e metal. Para usinagem de aço, apenas ferramentas totalmente fechadas são usadas. No seu interior é feito um canal especial por onde passam as aparas de metal. Para garantir a segurança do operador, os projetistas selecionam cuidadosamente a velocidade de movimento das peças de trabalho. A direção dos dentes nas lâminas e discos dessas serras é sempre a mesma - "longe de você". Essa diferença permite identificar com precisão a ferramenta correta.
Dispositivo
Em uma serra de corte projetada para cortar aço, o trabalho principal é realizado por uma correia dentada fechada. Para sua fabricação, são utilizados os chamados aços rápidos. Os sistemas de serra são equipados com lâmina reta, rigidamente fixada durante a operação. O acionamento da serraria é manual e eletromecânico. As serras de corte são muito procuradas em pequenas empresas industriais e em oficinas de corte preliminar de metal.
As serras circulares são mais complicadas. São sempre recolhidos no local de instalação da plataforma. Dependendo das nuances do design, tais produtos podem ter uma base rígida ou móvel. Todos os componentes podem ser desmontados. Para evitar que a peça de trabalho se mova durante a operação, ela é fixada em um torno com ênfase. O acessório de corte em forma de disco é feito de metal duro ou aço rápido.
Importante: alguns projetos incluem uma roda com superfícies abrasivas de maior rigidez. Funciona tão bem como um disco de aço padrão. A única diferença está no recurso do elemento e no hábito de usá-lo.
Em qualquer caso, tanto o disco como a lâmina ou roda de corte devem ser acionados. Motores elétricos são usados para este propósito. Eles são conectados aos elementos de trabalho por meio de correias ou engrenagens. A segunda opção é preferível em serras estacionárias potentes. Se a serra para metal for relativamente pequena e móvel, provavelmente, uma correia será instalada. Às vezes, 2 discos de corte são instalados ao mesmo tempo - isso aumenta o desempenho geral da serra. Além disso, uma ferramenta com um par de elementos de corte costuma ser capaz de operar automaticamente.
Visualizações
Apesar da crescente mecanização de uma série de indústrias, o papel das ferramentas manuais de corte de metal não deve ser subestimado. Normalmente, as serras de rapite, de corte de aço, são feitas com uma lâmina fina e estreita. Se a serra for para corte à máquina, a lâmina será ligeiramente mais larga. Em ferramentas manuais, os dentes de corte podem estar em um ou nos dois lados. Para a fabricação dos dentes, apenas o tratamento térmico é realizado, todas as demais manipulações metalúrgicas ameaçam quebrar a lâmina.
O dispositivo manual é 100% independente da eletricidade e pode funcionar mesmo quando não há gasolina. As vantagens adicionais são baixo custo, leveza, compacidade, segurança e precisão insuperável de processamento de material. A base da estrutura, assim como há muitas décadas, é a moldura em forma da letra “C”, assim como a tela fixada por parafusos.Com bons produtos, o cabo é orientado perpendicularmente à tela. Como resultado, a energia da pressão é distribuída uniformemente.
A serra mecânica para metal usada em instalações industriais pode ter um design muito diferente. Mas em condições domésticas e em pequenas oficinas, outras opções são mais populares. Esses incluem:
- serras de esquadria pendulares;
- Serras de montagem para processamento de metal;
- ferramenta sabre;
- mini-máquinas do esquema de tiras.
Em primeiro lugar, vale a pena dar uma olhada mais de perto nas serras sabre. Ao mudar a tela, você pode usá-los para processar metal e madeira. A geometria especialmente pensada da lâmina alongada permite que você trabalhe com sucesso, mesmo em áreas de difícil acesso. Os designers cuidaram do controle de velocidade e das plataformas com as quais a parada é fornecida.
O problema com as serras alternativas é que elas não são muito precisas. E a potência desse equipamento nem sempre é suficiente. A serra de poda é útil se você precisa fazer cortes muito precisos ao longo ou transversalmente. Um disco feito de aço ou materiais abrasivos é usado para cortar o material. Uma característica importante de uma serra manual circular é a profundidade do corte a ser feito.
Grandes serras deste tipo são capazes de uma produtividade muito alta. Outros fatores também devem ser considerados:
- a possibilidade de um início suave;
- alça ergonômica;
- eficiência de proteção de superaquecimento;
- limitar a velocidade de rotação do disco;
- dispositivos para garantir a segurança do operador.
A serra de esquadria pendular é sempre um dispositivo estacionário. É complementado com um disco especial. A diferença com a instalação do sabre é que o trabalho em locais de difícil acesso nem é levado em consideração. Mas é possível processar metal e madeira com muita precisão. As serras de fita podem ser usadas tanto para uso doméstico como industrial.
Com a ajuda deles, é fácil cortar metal em quantidades quase ilimitadas. Em qualquer caso, será o suficiente para uma família. A máquina de serra de fita consome pouca energia e é segura para uso. Ele pode processar até mesmo ligas extremamente duras com eficiência. Mas para obter o melhor resultado, você precisará avaliar cuidadosamente quanto trabalho precisa ser feito e quão difícil será.
A experiência tem mostrado que a função de torneamento da ferramenta é de grande benefício. Em casa, recomenda-se o uso de serras de fita manuais ou semiautomáticas. Quanto menos vibração durante a inicialização, mais fácil será fazer um corte preciso e alinhado. As serras circulares são projetadas para corte a frio de metal. Na maioria das vezes, neste caso, são usados discos com inserções diferentes. Se o desempenho for crítico, vale a pena escolher mecanismos que possam lidar com o processamento frio em lote.
Os melhores segmentos são obtidos com aços rápidos. Ao mesmo tempo, os próprios discos são feitos de ligas de carbono com uma quantidade maior de manganês. Uma atenção especial deve ser dada aos chamados cortadores de rapite. Eles são feitos de um material especial que é cuidadosamente temperado. O resultado é um produto de altíssima qualidade com excelentes características de desempenho.
O alcance da faca é muito amplo. No entanto, o outro lado da alta dureza é a fragilidade significativa. A nitidez levará muito tempo após o embotamento completo. Uma serra de fita vertical é outra técnica útil. Suas principais características são:
- poder total;
- velocidade de corte;
- gravidade;
- funcionalidade;
- magnitude;
- gama de peças a serem processadas.
O custo do dispositivo depende diretamente desses parâmetros. Em comparação com dispositivos de disco pendular, eles são muito mais confiáveis e se distinguem por maior durabilidade. Na maioria dos casos, o ritmo da esteira pode variar.As diferenças nas serras de fita verticais estão relacionadas ao nível de tensão da lâmina e à capacidade do reservatório hidráulico. Para as serras de fita móveis, a potência chega a 2500 W, para as estacionárias, só parte a partir desta figura.
A serra fresadora de metal é usada quase exclusivamente em ambientes industriais. É necessário onde a precisão de processamento especial é relevante. As qualificações do executante são de grande importância para um resultado positivo. Uma serra circular (buraco), por outro lado, é muito mais adequada para o trabalho de metal em casa. Ela é capaz de serrar uma grande variedade de materiais.
Se a serra for adquirida exclusivamente para chapa, vale a pena dar preferência à opção circular. O princípio básico de operação de tal ferramenta é o mesmo das rebarbadoras. A máquina pode ser usada para cortar:
- hastes de metal;
- acessórios;
- tubos.
As serras circulares são movidas por motores elétricos. Eles funcionam de acordo com o método de imersão. Em outras palavras, o metal é cortado não apenas ao longo da borda, mas também em qualquer outro lugar. O disco de corte deve ser substituído regularmente. A frequência dessa substituição é determinada pelo nível de carga.
Modelos
As serras de metal checas apresentam resultados muito bons. O diâmetro de sua peça de trabalho pode ser qualquer - depende das necessidades de um cliente específico (na maioria das vezes - de 300 mm). Os especialistas recomendam o uso de máquinas Bomar. Você também pode dar uma olhada mais de perto nos produtos Pilous-TMJ. Assim, o ARG 105 Mobil consome 550 W, é capaz de trabalhar em ângulos de 45 a 90 graus, a tensão de rede recomendada é de 380 V e os discos compatíveis podem ter até 25 cm de diâmetro. Este ano, as melhores serras de montagem são:
- Metabo CS 23-355;
- Makita LC1230;
- Elitech PM 1218;
- DeWalt D282720;
- AEG SMT 355.
Como escolher?
Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção à qualidade do corte do material e à presença de um início suave. A potência total e o número de revoluções também são importantes. Quanto mais altos forem esses indicadores, mais eficiente será o trabalho. O cabo confortável é de grande benefício. Ao examinar as revisões, você deve primeiro procurar informações sobre o nível de carga permitido e a duração da operação contínua.
Os acessórios recarregáveis com baterias de íon de lítio são preferidos para uso interno. Se você pretende usar o dispositivo ao ar livre, é aconselhável escolher a opção com uma bateria de níquel-cádmio. Ao avaliar a potência, não se deve esquecer que, à medida que cresce, a serra fica mais pesada e volumosa, e seu custo aumenta. As serras alternativas são significativas:
- passa por minuto;
- o alcance do movimento da tela;
- profundidade de corte.
As sutilezas de trabalhar com uma serra
Antes de iniciar a serra de fita, a lâmina deve ser instalada. Nesse caso, é imperativo verificar se os dentes estão direcionados na mesma direção do curso da lâmina. Se a direção for oposta, é provável que haja uma ruptura. Os elementos de guia não devem obstruir o movimento das bandas. As lâminas e os discos são sempre selecionados para finalidades e materiais específicos, e a distância de um dente a outro deve ser aproximadamente igual ao tamanho da peça de trabalho.
Na maioria das vezes, as peças de trabalho são fixadas em um torno. Precisamos verificar se o commit é confiável. Em dispositivos mecanizados, um suprimento contínuo de lubrificante é necessário. As telas recém-instaladas são primeiro executadas (run in). As menores rachaduras são inaceitáveis. Se forem encontrados, assim como se os dentes estiverem retorcidos ou rombos, o defeito deve ser eliminado imediatamente.
Existem regras obrigatórias:
- verificar a serra antes de iniciar o trabalho e após seu término;
- aterramento de todos os fios elétricos e carcaças, peças de trabalho;
- manter o local de trabalho limpo e arrumado;
- uso obrigatório de telas de proteção;
- vestindo macacão;
- uso de tampões de ouvido para trabalho prolongado.
Para informações sobre como escolher uma serra para metal, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.