Características das serras de corte para metal

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Classificação dos melhores fabricantes
  4. Qual escolher?
  5. Regras operacionais
  6. Possíveis malfuncionamentos

As serras modernas são de alta qualidade e funcionalidade, tornando-as adequadas para uma ampla variedade de materiais de construção. O uso de serras de corte garante um corte limpo e uniforme.

As serras podem ser universais e especiais. Por exemplo, as opções atuais para processamento de metal são muito populares. Essas ferramentas são projetadas para trabalhar com peças de metal. É por isso que são consideradas as ferramentas manuais ideais na área de processamento de chapas de metal.

Peculiaridades

No processo de processamento de materiais metálicos, muitas vezes é necessário cortar várias peças de trabalho no tamanho desejado. Entre os materiais mais populares, pode-se destacar tubos de perfil, cantos de aço, etc. Claro, você pode usar uma retificadora para esses fins, no entanto, uma serra de montagem é considerada a solução mais ideal, pois permite que você obtenha uma melhor resultado.

Entre as características de tal serra, pode-se destacar sua segurança e facilidade de uso. A principal vantagem da serra de corte de metal é que ela foi projetada especialmente para o corte de lâminas de metal. A velocidade de rotação é selecionada de forma a garantir a máxima segurança durante a operação.

Substituir os discos também é muito mais fácil do que com moedores, usando uma chave de caixa.

Outra característica da serra de corte é que é o diâmetro da lâmina, e não a própria serra, que afeta a profundidade do corte. Em outras palavras, quanto maior o diâmetro do disco, mais profundo será o corte.

As máquinas que podem fornecer um tamanho de 50-65 mm são muito populares hoje. Devido à sua pequena massa, tais ferramentas não requerem esforço físico.

Se você precisa trabalhar com materiais finos, então é melhor escolher opções com parâmetros a partir de 40 mm.

É por isso que você deve ser extremamente cuidadoso ao escolher uma serra de corte específica, para que ela possa lidar plenamente com suas tarefas.

O que eles são?

Uma grande quantidade de serras de corte para metal se apresenta no mercado moderno, graças às quais cada um pode escolher a melhor opção para si. Uma das mais populares é a serra de corteque apresenta facilidade de uso. Para realizar o processamento do metal, você só precisa expor a peça na superfície de trabalho e aplicar pressão no cabo. Além disso, a própria lâmina pode afetar a profundidade do corte, portanto, você precisa prestar muita atenção à sua seleção.

A segunda mais popular é uma serra circular com uma fresa., que se caracteriza por um início suave, o que simplifica muito o processo de operação. Um disco comum atua como uma ferramenta de corte aqui. Além disso, essa serra pode se orgulhar de excelente precisão de corte, o que tem um efeito positivo na velocidade de trabalho. Outra característica da serra circular é que ela é protegida de forma confiável contra sobrecargas, portanto, não falha mesmo com o uso ativo.

Se você precisa processar uma grande quantidade de material, é melhor escolher serras que sejam diferentes em uma lâmina de metal duro.

Classificação dos melhores fabricantes

Existem muitos fabricantes no mercado hoje que oferecem serras de alta qualidade. Uma das empresas é Makita, que tem conseguido recomendar seus produtos como de altíssima qualidade. Ressalta-se que a maioria dos modelos apresentados pelo fabricante são projetados para cargas médias.

Uma característica dos aparelhos da marca é que ele oferece a possibilidade de montar o eixo, para que você possa trocar rapidamente a ferramenta. Além disso, a maioria das serras de corte para metal Makita são pequenas e leves. E o aumento da proteção da serra é garantido pela presença de duplo isolamento.

As serras da empresa também são muito populares. Metaboprojetado para profissionais. A maioria dos modelos da empresa são equipados com drives de energia que apresentam uma potência de 2.000 watts. Isso é suficiente para garantir um corte de alta qualidade, garantindo uma excelente profundidade de corte.

Dado o fato de que o equipamento da empresa supera a maioria de seus concorrentes, ele é usado ativamente para a maioria das tarefas.

Outro fabricante conhecido é Elitech... Ele produz modelos amadores e profissionais de alta qualidade e confiabilidade. No processo de produção são utilizados apenas materiais de alta qualidade, graças aos quais as motosserras da empresa desempenham plenamente suas funções mesmo após o uso ativo.

Qual escolher?

Escolher a melhor serra para uso doméstico ou profissional é difícil sem o conhecimento necessário. Este processo deve ser abordado com toda a responsabilidade, caso contrário, você pode comprar um produto com funcionalidade e recursos limitados.

Entre as principais características que você deve prestar atenção ao escolher a serra de corte de metal ideal estão as seguintes.

  • Profundidade de corte... Se a máquina for usada exclusivamente em casa, você pode se limitar a uma profundidade de 70 mm. Quanto aos modelos profissionais, este indicador pode atingir algumas centenas de milímetros. Em primeiro lugar, você precisa levar em consideração o tipo de material usado e, em seguida, selecionar a máquina ideal em termos de profundidade.
  • Automação de controle... Obviamente, se a serra foi originalmente projetada para lidar com tubos de plástico ou PVC, ela não será compatível com materiais metálicos. As máquinas-ferramenta são consideradas ideais, o que pode se orgulhar da presença de um sistema de controle eletrônico. Sua principal tarefa é evitar uma diminuição na velocidade de rotação e ao mesmo tempo garantir a mais alta qualidade de processamento possível.
  • Começo suave... Nem todos os dispositivos estão equipados com essa função, no entanto, sua presença permite garantir a proteção do equipamento contra picos de energia e outros problemas que podem causar danos à serra. Além disso, o soft start torna possível proteger os eletrodomésticos contra sobretensão.
  • Sistema de controle de reinicialização... Se houver um elemento semelhante na serra de corte de metal, o equipamento não superaquecerá. Em caso de problemas, ele irá reiniciar imediatamente, o que é uma proteção confiável da usina de combustão.
  • Tipo de disco de corte - um indicador extremamente importante do qual depende a confiabilidade e a durabilidade da serra de corte.

Para selecionar o modelo ideal com a maior competência e precisão possível, você precisa decidir sobre as funções que o dispositivo deve executar. Muitas vezes acontece que o mestre planejou apenas uma pequena quantidade de trabalho, por isso não adianta comprar uma serra multifuncional e cara para executá-los.

Ao escolher uma serra de corte, a atenção deve ser focada nas características técnicas. O peso do dispositivo é importante.Existem no mercado modelos leves com peso não superior a 20 kg, bem como serras com mais de 50 kg. As últimas opções possuem uma transmissão por correia para proteger a usina de sobrecarga.

Durante o processo de compra, é melhor certificar-se de que o modelo adquirido será equipado com uma função de soft start para garantir a carga mínima na rede elétrica. Se você planeja usar a serra com frequência, talvez precise substituir as escovas de carvão, por isso é melhor escolher serras onde a substituição manual é fornecida.... Isso simplificará muito o processo de manutenção e economizará tempo.

A última coisa a que você deve prestar atenção é o equipamento da serra. Por exemplo, se você frequentemente precisa cortar em ângulo, a presença de um torno especial não fará mal.

Regras operacionais

Apesar de as serras modernas serem caracterizadas por um alto grau de segurança, no processo de utilização é necessário ter extremo cuidado. Não fazer isso pode resultar em problemas com o desempenho do dispositivo ou a segurança do operador.

Entre os padrões básicos de segurança que devem ser seguidos ao operar uma serra de corte de metal, podem ser observados os seguintes.

  • Antes de usá-lo, é fundamental que você se familiarize com as instruções e técnicas de trabalho seguro. O não cumprimento das instruções do fabricante pode resultar em ferimentos graves.
  • Se você não tiver as habilidades para trabalhar com a ferramenta, recomendamos que obtenha o conselho de um especialista ou mestre.
  • Antes de começar a trabalhar, você deve definitivamente verificar o local de trabalho quanto à ausência de itens desnecessários. Além disso, você não precisa trabalhar sozinho: é melhor contratar um assistente que possa prestar os primeiros socorros, se necessário.
  • Inspeção visual. Antes de cada uso da serra, uma inspeção externa deve ser realizada para garantir que não haja danos maiores. Neste caso, atenção especial deve ser dada à confiabilidade da fixação do disco e demais conjuntos, bem como da alça de fixação. Uma ferramenta com defeito nunca deve ser usada, pois pode causar ferimentos.
  • Segurança elétrica. Não use esse equipamento ao ar livre nem toque na ferramenta com as mãos molhadas. Se for usada uma serra elétrica, certifique-se de que ela tenha isolamento duplo. Vale lembrar, porém, que tal isolamento não é motivo para não seguir os cuidados habituais. É por isso que você precisa ser extremamente cuidadoso ao ajustar a velocidade do motor do coletor.
  • Integridade da estrutura. Para que o dispositivo execute totalmente suas funções e seja seguro para uso, sua configuração ou design não devem ser alterados. Se alguma parte estiver fora de serviço, você não precisará fazer alterações usando tabelas caseiras e outros elementos.

Se forem necessários reparos, é melhor entrar em contato com um Centro de Serviço Autorizado que pode usar peças originais e garantir que a serra funcionará adequadamente e com segurança no futuro.

Possíveis malfuncionamentos

As serras de corte são famosas por sua alta qualidade e confiabilidade, portanto, na maioria dos casos, a quebra é causada por operação inadequada ou por uma seleção analfabeta de elementos adicionais. Essas ferramentas têm potência suficiente, portanto, você deve usá-las corretamente e escolher as peças que as acompanham com sabedoria.

Entre as principais avarias que podem ser observadas com uma serra de corte, podem ser distinguidas as seguintes.

  • Não liga ou funciona de forma intermitente. O problema provavelmente é um fio quebrado. Essa falha é eliminada muito rapidamente substituindo o fio antigo por um novo.
  • A serra solta faíscas e solta fumaça. Isso ocorre devido a problemas com a unidade de potência e pode ser resolvido substituindo os rolamentos do motor.
  • O disco não gira bem ou não gira.O motivo é o desgaste da correia de transmissão.

Para que o dispositivo retenha suas funções o máximo possível, é necessário monitorá-lo, remover a poeira de todos os sistemas e evitar o superaquecimento.

Assim, a serra de corte de metal é um dispositivo único para o processamento deste material. São lançados no mercado produtos de diversos fabricantes, que se destacam pela alta qualidade e confiabilidade. Isso permite que o processamento do metal seja realizado em alta velocidade e máxima segurança.

O principal é escolher o equipamento de acordo com as tarefas realizadas. Uma análise dos principais fabricantes mostra que é a escolha certa que garante a longevidade dos aparelhos.

Uma visão geral da serra de corte para metal Makita 2414NB, veja o vídeo abaixo.

1 comentário
0

Um artigo muito útil, eu estava procurando uma máquina para cortar tubos.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário