Características e características da escolha de serras pendulares

Características e características da escolha de serras pendulares
  1. Peculiaridades
  2. Especificações
  3. O que eles são?
  4. Fabricantes populares
  5. Regras de seleção
  6. Dicas operacionais

A serra é um assistente insubstituível na resolução de algumas tarefas domésticas. As serras pendulares são utilizadas para cortar madeira, plástico ou mesmo metal. Nosso artigo falará sobre as características e recursos da escolha dessa ferramenta.

Peculiaridades

A serra pendular é usada há muito tempo, as ferramentas anteriores deste tipo eram feitas com uma correia de transmissão, um moinho de água servia como um motor e, mais tarde, uma unidade a vapor. Hoje a fonte de energia é um motor elétrico ou a gás. A serra é usada principalmente em serrarias.

Uma ferramenta como um pêndulo funciona. A lâmina da serra circular é acionada pela unidade motriz, que está localizada na caixa. O design permite que a lâmina se mova livremente ao longo do raio prescrito. O operador pode definir o ângulo em que a ferramenta irá operar. O alcance de ação da lâmina é sempre estritamente limitado, mas é muito maior do que o de uma serra radial.

O fato de a serra ser acionada por um motor potente a torna adequada para cortar materiais espessos e densos. No entanto, a espessura do objeto cortado é limitada pelo tamanho da lâmina. Todas as serras circulares têm essa limitação. A serra pendular às vezes vem com um contrapeso e é freqüentemente usada para cortar em ângulos retos na direção da fibra da madeira. Mesmo que haja proteção na lâmina, tal ferramenta é muito perigosa.

Especificações

A principal característica a considerar na escolha de uma serra pendular é o tipo de motor utilizado pelo fabricante. Hoje estão à venda unidades com dois tipos de motor:

  • assíncrono;
  • colecionador.

Na versão de coletor, uma característica distintiva é a alta potência, porém, as escovas de carvão são rapidamente apagadas. A unidade de potência assíncrona funciona por mais tempo e faz menos ruído, no entanto, nem todos os modelos de serras pendulares podem ser equipados com um motor.

O segundo indicador igualmente importante é a largura de corte. Pode variar de modelo para modelo e depende de vários fatores:

  • parâmetros do disco, em que a serração é realizada;
  • características de design da ferramenta.

Um corte largo só pode ser obtido usando uma lâmina com o diâmetro máximo permitido. Em todos os modelos, o elemento de corte se move exclusivamente na vertical, por isso não são diferentes aqui. Os modelos mais caros possuem um guia, que é simplesmente necessário para iniciantes. Graças a ela, o corte é nítido e, além disso, a tela se move facilmente não só para frente, mas também para trás. Ao comparar ferramentas com o mesmo diâmetro de lâmina, a largura de corte será significativamente maior, especialmente no caso de um modelo com guia.

Se falamos de segurança, os profissionais aconselham a compra de uma serra pendular, em cujo desenho existe um freio eletrodinâmico, pois permite parar o trabalho a qualquer segundo. O nível de segurança desse equipamento é muito mais alto.

A eficiência da serra depende da rotação estável da lâmina de corte. Esta é uma das razões pelas quais vale a pena olhar para um modelo em cujo design é fornecido suporte de rotação adicional. Esta função será útil não só para iniciantes, mas também para profissionais, pois aumenta a produtividade da ferramenta.

Se for difícil determinar a linha de corte, um apontador laser virá em seu socorro. Não é instalado em todos os modelos, mas é um complemento prático, que, no entanto, precisa ser ajustado regularmente, pois a vibração da serra pendular o derruba.

O que eles são?

Todas as serras de pêndulo elétricas pode ser dividido de acordo com o tipo de material processado em produtos:

  • para metal;
  • na madeira;
  • destacável (universal).

As serras elétricas da primeira categoria são capazes de trabalhar com alumínio e outros materiais mais macios e duros. Alguns modelos vêm com disco de metal duro e até mesa giratória, o que facilita muito a tarefa. Você pode comprar um produto para corte com avanço longo. A ferramenta para metal elimina o efeito térmico sobre este material, assim, o corte mecânico não afeta a composição da liga, portanto, as características do metal não se alteram.

A ferramenta de corte é um disco abrasivo feito de material de carboneto com soldas aplicadas adicionalmente. Essa ferramenta é muito mais segura do que uma mão, além disso, ela demonstra alta qualidade de corte na prática. Ao mesmo tempo, o consumo dos discos de corte é muito baixo.

A força da serra pendular e o tipo de disco que fica sobre ela determinam com que tipo de metal a ferramenta pode trabalhar. Metais ferrosos e não ferrosos podem ser processados. Se falamos sobre o escopo de aplicação, então serras de metal são usadas ao cortar:

  • cantos;
  • varas;
  • acessórios.

Existem no mercado serras pendulares de menor potência, utilizadas para cortar madeira. Essas unidades são classificadas como um dos tipos de serras circulares. Eles são usados ​​para aparar uma barra ou cortar uma árvore em ângulos retos. Durante a operação, essa ferramenta oscila como um pêndulo, daí o nome.

Durante o trabalho, o operador tem a oportunidade de seguir a linha de corte, o que é muito importante se nenhuma marcação prévia foi aplicada. Entre as desvantagens estão a largura de corte limitada e a necessidade de aplicar esforço adicional ao operador. O projeto utiliza elementos de corte com diâmetro de 50 a 65 cm.

As serras de corte pendular são versáteis porque podem facilmente manusear madeira e metal simplesmente instalando o elemento de corte apropriado. É uma máquina com alta precisão de processamento, que se caracteriza pela confiabilidade e segurança para o usuário.

Fabricantes populares

Hoje, existem muitos fabricantes populares no mercado de ferramentas elétricas que oferecem serras de pêndulo confiáveis ​​e de alta qualidade (Makita, Hitachi, Enkor, DeWalt). Vamos considerar os modelos mais populares.

  • Vi Hitachi CC14SF pode ser atribuído com segurança às ferramentas do nível profissional. O modelo é utilizado para o corte de metal, para isso, um motor muito potente é fornecido no design. É possível instalar e substituir o disco de corte por meio do fuso, que atua como um meio confiável de fixação. A largura e profundidade do corte - 13 centímetros. O peso total da estrutura é de 18 quilos, o custo do modelo é de 11.300 rublos.
  • Modelo Matabo CS 23-355 funciona com quase qualquer metal e pode suportar cargas pesadas devido à presença de uma unidade de potência e acionamento potentes no design. O ângulo de corte pode ser ajustado com um dispositivo de fixação, a blindagem protege o usuário de faíscas. A largura e a profundidade do corte são 17,5 cm, o peso do modelo é de 17 quilos e o custo é de 12.700 rublos.
  • Makita LC1230 Equipado com um disco de derretimento duro com uma borda de carboneto em sua superfície. Existe um filtro de coleta de poeira que protege o interior da ferramenta. A profundidade e a largura do corte são 11,5 cm, o peso da serra é de 19 quilos e seu custo é de 24.800 rublos.

Regras de seleção

Com base no fato de que as serras de pêndulo não são baratas, o comprador deseja escolher imediatamente uma ferramenta de qualidade que não terá que ser devolvida para reparo em um futuro próximo. Os profissionais dão os seguintes conselhos nesse sentido.

  • Em primeiro lugar, vale a pena determinar por que uma serra de pêndulo é necessária e para que fins ela será usada. Se essas são tarefas diárias, você pode comprar uma ferramenta barata com menos funcionalidade. Para trabalhos complexos, é melhor não poupar dinheiro e contratar uma unidade profissional.
  • Preste atenção ao nível de segurança que o modelo oferece (a presença de uma caixa de proteção).
  • Se a ferramenta for usada por uma mulher ou pessoa não muito forte, você não deve escolher uma unidade grande. Essas serras são muito pesadas e exigem um esforço extra ao trabalhar com elas.
  • Conforto e conveniência não devem ser a última prioridade para o usuário, portanto, a ergonomia também desempenha um papel importante.

Dicas operacionais

Existem certas precauções de segurança que o usuário deve seguir se quiser se proteger. Em primeiro lugar, não deve haver objetos estranhos no local de trabalho e o operador deve se sentir bem. Ligeiras tonturas ou desconforto podem afetar a segurança durante o trabalho.

Pessoas com muitos anos de experiência com serras pendulares dão suas recomendações para a operação deste equipamento.

  • As roupas devem caber confortavelmente: sem calças largas ou mangas compridas. O cabelo não deve atrapalhar e os óculos devem sempre estar nos olhos para proteger contra quedas acidentais de madeira ou metal.
  • Antes de começar a trabalhar com a serra, é importante verificar a integridade dos fios e do corpo. É estritamente proibido usar equipamentos danificados, especialmente se o disco não se encaixar bem, os fechos estiverem soltos ou se houver danos visíveis no fio.
  • O trabalho é executado do lado em que a caixa de proteção está localizada. Esta posição ajudará a proteger contra a ejeção acidental do disco.
  • Nas peças a serem serradas, quando se trata de madeira, não deve haver pregos ou outros objetos estranhos.
  • Se houver rachaduras ou lascas no material de madeira, quando a serra se aproximar, a velocidade de rotação da unidade deve ser reduzida.
  • Não use a serra pendular com a proteção de segurança removida, pois em altas RPM a lâmina ejetada pode causar ferimentos graves ao operador.
  • A substituição do elemento de corte é realizada somente com a unidade totalmente desenergizada.

Para uma visão geral de uma serra pendular para metal, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário