Tudo sobre serras de arco
Serra de arco - ao mesmo tempo uma ferramenta bastante popular de qualquer carpinteiro. Uma lâmina de aço afiado, corretamente ajustada e tensionada em uma máquina especial, permite fazer cortes mais precisos com um gasto insignificante de energia. O marceneiro trabalhou por muito tempo com esse tipo de ferramenta sem se cansar. O artesão moderno costuma usar uma ferramenta elétrica, o que acelera e facilita seu trabalho.
O que é e para que serve?
Uma serra de arco pode ser facilmente definida como uma ferramenta desatualizada. Mas mesmo se você tiver todo o conjunto de ferramentas elétricas necessário em casa, pode haver muitas situações em que você não pode passar sem uma serra de arco de mão. Se considerarmos qual é o objetivo principal desta ferramenta, então é importante notar que este tipo de dispositivo é projetado para serrar com precisão peças de metal, bem como para trabalhar superfícies de madeira.
A serra de arco pode ser usada para fazer vários cortes de divisão com qualquer tipo de madeira. Não se esqueça que para um produto destinado a serrar madeira, a forma como é cortado não é importante - ao longo ou transversalmente. E também existe a oportunidade de trabalhar com apenas uma mão. Esta ferramenta pode ser selecionada sem problemas para o corte de madeira: no sentido longitudinal, bem como no transversal e ondulado, até mesmo no sentido angular. É verdade que, para toras grossas, é melhor escolher uma ferramenta mais séria.
Se compararmos uma serra padrão com duas alças com uma serra curva, as seguintes características positivas devem ser destacadas na frente de um produto clássico:
- a ferramenta cebola permitirá que você faça um corte muito mais bonito;
- você gastará muito menos energia - às vezes será possível trabalhar com um arco e um par, o que não funcionará ao trabalhar com uma serra em forma de serra;
- de fácil cuidado.
Características de design
Esse tipo de serra é chamado de serra de cebola porque sua estrutura será tão elástica quanto em um arco de combate. É baseado em uma máquina feita de racks de alta qualidade. Existem 3 racks no total - 2 nas laterais e 1 posicionada horizontalmente. Na maioria das vezes, os montantes são feitos de madeira nobre. Na parte inferior dos montantes existem orifícios do mesmo tipo para fixar as pegas. A posição horizontal é chamada de montante.
O cabo de trabalho pode ser considerado uma verdadeira obra de arte da carpintaria, pois sua qualidade afetará diretamente a comodidade do trabalho e o percentual de sua produtividade. Os cabos são geralmente arredondados, há cortes e orifícios especiais na extremidade para serem usados para instalar a lâmina de trabalho.
Visualizações
Existem várias variedades originais de serras de arco.
- Serra de arco dobrável, que é simplesmente um acessório indispensável na caminhada, onde se pretende construir de forma independente um local de descanso com a ajuda das árvores adjacentes ao acampamento. Na maioria das vezes é chamado de caminhada ou turista. Alguns fabricantes desenvolvem esse tipo de ferramenta especificamente para uso em condições difíceis. A principal característica desta serra é o seu design dobrável. O produto realmente se dobrará e se desdobrará rapidamente e não exigirá ferramentas adicionais ou esforços sérios para isso.
- Serra de arco manual para madeira. Antes de começar a trabalhar, é necessário examinar cuidadosamente o próprio produto e verificar pessoalmente se ele não apresenta defeitos nas partes dos racks que são feitas de madeira durável e se a tela está intacta.
- Serra de arco para metal. Antes de comprar uma ferramenta específica, especifique que tipo de material você precisará processar. Depois disso, já será possível escolher a forma mais conveniente para o trabalho, assim como o comprimento e a largura dos dentes, a velocidade do dispositivo.
Importante! O melhor seria adquirir um produto em aço temperado - garantia 100% de sua resistência e longa vida útil.
Avaliação das melhores modelos
Com sua semelhança externa, as serras de arco diferem significativamente de marcas diferentes. Por exemplo, haverá diferenças em quase toda a estrutura desta ferramenta - começando com um desenho diferente de um arco ou uma alça confortável, terminando com diferentes métodos de fixação, bem como diferentes tensões da corda.
- Serra de arco da marca Proline. É útil para diferentes tipos de corte, inclusive cacheados. Possui um arco forte com uma tela bem esticada. O arco terá 2 escoras fortes, escoras especiais e também uma corda de arco tipo tensão. O comprimento deste produto é de 760 mm, o que lhe permitirá cortar toras médias.
- Feito por Stanley Raker Tooth. É ideal para trabalhar pequenas peças de madeira. A seção transversal da estrutura de aço em forma de oval garante a este produto uma maior durabilidade. Existe uma alavanca com a qual você pode puxar a tela qualitativamente e trocá-la rapidamente, se necessário. A serra é feita de um tipo especial de aço - endurecido. Os dentes aqui terão um formato comumente chamado de americano - eles não precisam ser afiados ou cuidados constantes. Esta ferramenta faz um excelente trabalho com madeira seca e materiais completamente novos.
- Produtos da empresa Bahco. Haverá modelos diferentes para sua escolha, mas os mais demandados serão serras com tamanho de 530 mm, bem como 760 mm. São excelentes para o corte de árvores, pois podem ser facilmente arrastados entre os galhos e feitos o corte desejado. Ao mesmo tempo, apenas pequenos medidores serão capazes de cortar com tal ferramenta. Por exemplo, toras com um diâmetro de 10 cm dificilmente poderão ser serradas - o arco vai se agarrar ao material e a serra vai quicar ao serrar.
- Produtos da Gardena. Existe um parafuso de tensão da lâmina e um adaptador para conectar a haste. Incluídos com esta serra serão oferecidos vários tipos de lâminas. Você pode escolher um produto com o comprimento desejado - 750 mm ou 350 mm. As serras desta marca têm vantagens únicas. A serra, que tem 350 mm de comprimento, pode girar a lâmina 360 graus, prendendo-a em qualquer posição desejada. A serra de 750 mm de comprimento com uma seção de tubo trapezoidal ajudará a travar com segurança os pinos ranhurados. O cabo deste produto é muito grande, com inserções de borracha para facilitar o trabalho com este produto. Todos esses tipos de serras do fabricante têm avaliações positivas.
Sutilezas de escolha
Vale a pena prestar atenção às principais características ao escolher uma lâmina de serra.
- Ao escolher ou comprar uma serra de arco e flecha, você precisa observar especialmente seus parâmetros principais - se você escolheu o tamanho certo da lâmina, se sua estabilidade, espessura e método de fixação o satisfazem.
- É muito simples escolher o comprimento mais adequado do tecido do produto - basta saber o comprimento de sua moldura. Os parâmetros da estrutura podem ser diferentes - ela tem 350 mm de comprimento e também pode ter um comprimento de 500 mm ou 700 mm ou mais. O sistema de medição de comprimento que será usado também é importante - pode ser em polegadas ou centímetros. Se o tamanho da sua serra é calculado em polegadas, então você precisa selecionar uma lâmina para ela, cujo comprimento é considerado nos mesmos parâmetros.
- É importante o material de que o tecido do produto é feito. Vários tipos de aço podem ser selecionados aqui. Os dentes da serra geralmente são revestidos com um revestimento especial de Teflon para evitar corrosão ou outros processos negativos que ocorrem devido à influência do ambiente ao redor desta ferramenta.
- O formato dos dentes da lâmina é uma característica especial na seleção da lâmina do produto. Pode ter uma forma diferente - um trapézio ou um triângulo, a forma de "Kremlin". Uma característica importante das telas para o trabalho com arco e flecha pode ser considerado o fato de que ela terá um número diferente de dentes por 1 polegada (ou centímetro) da tela. Este indicador permitirá que você obtenha um corte mais preciso. Quanto maior o número de dentes por 1 polegada da lâmina, mais bonito será o corte e, se houver poucos dentes, o corte será áspero.
Regras operacionais
Para fazer um corte transversal com a máxima comodidade, as peças de madeira devem se estender além da borda do suporte fixo. Os especialistas tentam começar a serrar usando a unha da mão, que segurará a trave. Assim que a tela "morde" no material, ela é cuidadosamente colocada no próprio polegar. Mas para obter a melhor precisão de corte, é melhor usar modelos especiais.
Uma serra de arco para madeira é perfeita para rasgar. Para este processo, a tela deve ser fixada em um ângulo de até 90 graus de um rack horizontal. A pressão aqui será muito menor do que no corte transversal, portanto, este procedimento demorará um pouco mais.
Esse corte é feito com as duas mãos. Os profissionais aconselham colocar a placa na horizontal e usar a serra para você, segurando a alça e apoiando-se firmemente ao lado.
Se precisar fazer um corte curvo, você deve estocar uma lâmina mais estreita para que sua largura não seja superior a 8 mm. As telas para este tipo de ranhuras podem ser encontradas com dentes retangulares e um divórcio significativo - até quase 2,5 denominações da espessura da própria lâmina. Se você precisar cortar material muito grosso com muitos nós, é melhor selecionar a lâmina mais larga - até 5 cm. É melhor que não tenha um divórcio muito grande, mas uma espessura pesada. Um recorte como curvo ou curvo não deve ser feito nesse material.
As serras para qualquer tipo de serrar também podem diferir na forma dos dentes. Para um corte transversal, os dentes terão a forma de um triângulo regular com lados iguais. Para cortar - um triângulo ligeiramente oblíquo em forma de dente de lobo. Você não precisará serrar madeira ao longo da fibra durante uma caminhada. Aqui, a principal tarefa é coletar madeira morta e cortá-la em um certo número de toras.
O esforço que você terá de despender na serragem dependerá da precisão do afiamento e do ajuste correto dos dentes do produto. Ao serrar, os dentes ficarão cegos - suas bordas geralmente serão arredondadas. A ponta do dente será mais cega. Serrar com tal produto com dentes cegos é um tormento. Antes de usar a serra, ela é examinada visualmente com cuidado. Os dentes rombos mostram imediatamente uma faixa clara ao longo da borda; um dente bem afiado não terá essa borda.
Vale a pena considerar mais detalhadamente como afiar adequadamente este tipo de produto. Se for bastante antigo e a altura dos dentes diferenciar seriamente um do outro, você precisará alinhá-los com uma lima especial. Os dentes são confeccionados antes mesmo do processo de afiação, mas após a presa. A afiação dos produtos é feita por meio de uma lima em forma de pequeno triângulo. Estas não são manipulações muito difíceis, mas requerem uma paciência especial. A lâmina da ferramenta precisará ser fixada em um torno especial. Se você não tiver uma, a serra deve ser presa a algum suporte sólido - na ponta de uma cadeira ou banquinho.
Os dentes devem ser afiados alternadamente através do dente, primeiro de um lado e depois do outro lado. Parte do metal tipo chanfro será removida das duas arestas do dente, com um arranjo em um ângulo de 60 graus com a lâmina, que se ajustará ao ângulo da própria lima, que possui 3 arestas. É necessário retirar um pouco mais de metal da ponta do dente do que de sua própria base. Você só pode pressionar a ferramenta de nitidez com um lançamento direto para a frente. A ferramenta retrocederá um pouco mais livremente para que o arquivo saia um pouco da superfície da tela.
Você não deve tentar a nitidez de afiar pressionando os dentes com o dedo - a lima pode deslizar sobre a película gordurosa que você deixou no metal com um toque.
Segurança no trabalho
Trabalhar com o produto de arco foi o mais confortável e seguro possível, Considere as seguintes dicas:
- coloque a tela apenas em fendas separadas localizadas na alça e prenda-a nos orifícios necessários com buchas especiais;
- coloque o produto no peito de forma que a corda do arco toque praticamente o próprio corpo e inspecione visualmente a localização da tela da maneira mais atenta - de forma que fique perpendicular à sua linha de visão;
- girando o cabo com precisão, você pode facilmente obter uma posição uniforme da lâmina com os dentes em orifícios especiais;
- após o ajuste da tela, girando cuidadosamente a flecha, torça a corda do arco e estique os suportes para prender a tela com mais firmeza;
- você não deve afiar ou endireitar lâminas para este tipo de produtos sem a ajuda de um especialista se você não tiver habilidades profissionais; é melhor comprar imediatamente lâminas afiadas de fábrica;
Você não deve se distrair ao trabalhar com essa serra, não deve deixar a serra projetada para fora do material durante o repouso, para não estragar a tela, e será extremamente difícil começar a trabalhar novamente desta posição.
Para obter informações sobre como escolher o certo e como usar uma serra arco, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.