Tudo sobre serras copo
Nas mentes comuns das pessoas, uma serra é, de qualquer modo, algo direto. A próxima associação lógica é uma serra a gasolina com correntes e todos os equipamentos semelhantes. Mas há outra espécie sobre a qual o público em geral não conhece muito.
Características da ferramenta para trabalhar madeira
Uma serra copo para madeira é chamada de fresa final por alguns especialistas. E este segundo nome é bastante justificado. A semelhança se estende tanto à aparência da ferramenta quanto ao curso do processamento do material. O ferramental típico, apesar do volume significativo de cavacos, garante que os furos estejam o mais limpos possível. A lâmina de serra copo padrão para madeira tem a forma de uma coroa de corte.
O número de dentes e seus perfis são selecionados de acordo com o quão forte e úmida a árvore terá que ser serrada. Importante: quase todos os fabricantes fornecem coroas como parte de conjuntos. Graças a isso, mudando a peça de trabalho, será possível processar chapas de drywall. Além disso, existem coroas especiais para trabalhar em metal. Independentemente disso, a lâmina da serra é dividida em uma seção de trabalho e uma seção de cauda.
Para cortar bétula, carvalho, pinho ou abeto, é necessária uma cabeça bimetálica feita de aço ferramenta de alta qualidade.
Para o processamento de superfícies e produtos metálicos, são recomendados elementos de carboneto. Os blocos de cauda são fabricados com aços estruturais (temperados). Para torná-los firmemente conectados às peças de corte, uma liga de latão de resistência aumentada é usada. Freqüentemente, a face oposta da haste é equipada com assentos para mandris de perfuração elétricos.
Com a ajuda de uma mola especial, os cavacos são removidos do interior da serra circular. As principais propriedades das serras circulares são:
- a altura das partes de trabalho das coroas (determinando a profundidade de penetração do instrumento);
- seção externa do segmento de corte da coroa;
- perfis dentais.
Na maioria dos casos, a altura do lóbulo de trabalho da coroa é de 4 cm. A dureza e a saturação da madeira com fibras são diferentes - portanto, a profundidade real pode chegar a 3,5-3,8 cm. Estamos a falar de indicadores máximos, informações mais precisas podem ser encontradas apenas para cada tipo específico de peça de trabalho. Quanto aos diâmetros externos, os conjuntos típicos contêm coroas com seção transversal de 3-15 cm. Ao selecionar este indicador, não se deve esquecer as restrições impostas pela potência total dos motores e o número de rotações que dão.
Se a serra copo tem um diâmetro superior a 110 mm, você deve trabalhar na velocidade mínima ou colocar um suporte especial.
Tudo isso complica significativamente o assunto e aumenta os custos de produção. Deve-se notar que algumas das serras circulares são feitas de forma reversível. Para o artesão, é uma aquisição muito útil (será possível segurar o drive com uma ou outra mão). Mas é preciso ter em mente que depois de um longo trabalho, a ferramenta, em vez de cortar madeira, começará a arrancar a camada superior.
Como usar para trabalhar madeira?
Uma característica do dispositivo é o forte aquecimento durante a operação. Portanto, você terá que fazer pausas bastante frequentes. A violação desta regra ameaça quebrar a serra copo. A única maneira de contornar essa limitação é com um sistema de refrigeração de ar dedicado.As características práticas dependem diretamente de como exatamente as peças da serra de composição estão conectadas.
Se a haste e o bloco de corte forem unidos por solda plana, a ferramenta não foi projetada para efeitos de cisalhamento significativos. Ele só pode ser usado por um curto período de tempo. Uma quantidade muito pequena de material pode ser removida por passagem. O diâmetro dos bocais instalados é limitado a 3 cm. Se você instalar um elemento maior, é improvável que funcione de forma estável.
Uma opção mais eficiente é soldar e colocar a haste no assento da broca. Esta técnica permite tornar a fixação mais estável. Portanto, há mais serras - até 12,7 cm. A duração total do trabalho também aumenta. Mas também existe o tipo de serra copo mais potente.
Além de fixar a coroa no bloco do assento, o uso de um ombro de apoio é praticado aqui. Eles colocaram no topo. Esta solução permite aumentar o calibre da fresa para 150 mm e mais. Algumas empresas já dominam a produção de ferramentas com uma seção transversal de mais de 200 mm (até 21 cm). Com este tamanho, a inevitável expansão térmica do material não danificará a ferramenta.
Dicas de Seleção
Nem sempre é possível compensar a força de cisalhamento devido ao grande tamanho da serra copo. Além disso, mesmo esta solução, embora reduza a carga térmica, não exclui a perda de precisão. Dispositivos técnicos especiais usados em modelos individuais ajudam a lidar com esse problema. Isso inclui o uso de pinos de centralização para evitar que as coroas se extraviem.
Importante: o pino deve atingir dois ou mais diâmetros de altura, caso contrário sua eficácia será questionável.
É muito bom se a mola ejetora estiver incluída na entrega. Torna mais fácil fazer furos cegos em madeira rica em fibras. Afinal, é impossível excluir de antemão que você terá que processar uma pêra, freixo ou carpa. Quando se planeja puncionar furos cegos maiores que 7-7,5 cm, as serras com bicos auxiliares roscados se mostrarão muito bem. Eles são fixados nas partes inferiores dos vidros com pelo menos três parafusos. Não é desejável usar bicos muito grandes (maiores que 4,5 cm), caso contrário a inércia aumentará muito e a broca não aguentará.
As serras de furo são consideradas mais modernas e práticas, onde, em vez de suportes hexagonais, são utilizados mandris sem chave no formato SDS +. Para garantir um processamento eficiente mesmo de madeira dura e espessa por muito tempo, um inversor com uma potência de pelo menos 1000 W deve ser usado. Isso deve ser levado em consideração na escolha da ferramenta em si, pois ela deve ser compatível com tais brocas. As coroas de 16,8 e 21 cm são utilizadas principalmente no segmento industrial. A situação é praticamente excluída quando tal dispositivo pode ser necessário em casa.
Informações adicionais
Os dentes das serras copo para metal e madeira não diferem externamente. Toda a diferença entre eles está relacionada apenas à composição química do material. Deve-se ter em mente que tais serras são projetadas para processar apenas chapas finas. As tentativas de cortar itens grossos não levarão a lugar nenhum. Você pode processar:
- revestimento de metal;
- telhas de metal;
- deck de aço perfilado;
- chapa de aço galvanizado.
Mas mesmo esses materiais não podem ser perfurados em altas velocidades. Caso contrário, a serra copo quebrará muito rápida e irrevogavelmente. Mas uma taxa muito baixa também é inaceitável - poucas pessoas gostam de perfurar todas as folhas de metal por horas. A conclusão é simples: você precisa escolher os modos de operação médios. As serras copo combinadas (para plásticos e madeira) são geralmente equipadas com dentes de metal duro não substituíveis.
Com a ajuda dessas ferramentas, você também pode perfurar painéis de madeira compensada, fibra de vidro e PVC.
Quando os buracos estão sendo preparados em paredes de madeira, na maioria das vezes eles precisam ser concluídos com uma serra elétrica.Portanto, se as considerações estéticas estão em primeiro lugar, é melhor, em vez de uma serra, pegar imediatamente um quebra-cabeças. A serra copo de diamante só ajuda a perfurar concreto e aço. Se você tentar em materiais mais macios, o desempenho de corte será rapidamente perdido.
Para saber como trabalhar com uma serra copo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.