Como afiar uma serra corretamente?
A serra é uma ferramenta de trabalho que, como todas as outras, exige o cumprimento das regras de operação, manutenção e afiação periódica. Infelizmente, ao comprar um produto em uma loja, você não pode ter certeza de que ele está completamente pronto para uso; você ainda precisa ter certeza disso durante a operação.
Sinais de nitidez
O primeiro sinal de que uma serra regular precisa ser ajustada e afiada é se afastar da linha de corte ou fixá-la no material. Uma motosserra afiada permite cortes sem esforço, enquanto o alto calor combinado com cavacos muito pequenos indica a necessidade de ajustes. Técnicos experientes podem determinar a necessidade de nitidez alterando o som.
As serras circulares também aquecem, acumulam depósitos de carbono e tornam-se mais difíceis de mover.
A motosserra fica cega extremamente rápido depois de atingir o solo. Seu uso posterior leva não apenas a um aumento no esforço muscular, mas também aumenta a carga nas unidades de uma serra a gasolina ou elétrica.
A corrente pode vibrar, o consumo de combustível aumentará e a eficiência geral por unidade de tempo será reduzida significativamente. As aparas destacadas se assemelham ao tamanho da farinha.
O aparecimento de fumaça durante o funcionamento de uma serra circular ou circular e o aquecimento da caixa protetora, lascas e irregularidades ao longo das bordas do corte indicam a necessidade de afiação.
A deformação dos dentes pode ser determinada visualmente. Assim, a urgência da operação será indicada por uma queda geral na produtividade do trabalho, diminuição da precisão, mudança na natureza do som, arredondamento das pontas dos dentes, retirada da ferramenta da linha de corte e o uso de grandes esforços físicos.
Quais ferramentas são necessárias?
Vários tipos de serras fazem seus próprios ajustes na lista de ferramentas usadas para afiar. Para uma serra regular, um arquivo triangular é necessário, arquivos de agulha também são usados.
Além disso, você precisará de um dispositivo de fixação, por exemplo, um torno, ou terá de fazer você mesmo um dispositivo especial. Neste caso, são utilizadas chapas de compensado colado, entre as quais a tela é fixada. Nesse caso, os dentes devem se projetar ligeiramente acima da superfície.
Uma serra circular requer um par de blocos de madeira, parafusos auto-roscantes, um marcador, uma chave de fenda, uma serra de vaivém ou uma serra de metal e uma régua.
Uma máquina de fabricação industrial é usada se o processo for mais complicado, por exemplo, ao afiar correntes, superfícies de corte de quadros ou se houver várias serras. Um rebolo é usado como ferramenta de trabalho.
Os acessórios de motosserra são usados em conjunto com uma barra especial, que é usada para afiar durante a rotação. Afiador, pedra rômbica, círculo, disco - essas são as formas e tipos de ferramentas de afiação.
As máquinas-ferramentas, por sua vez, são divididas em elétricas e mecânicas, estas últimas acionadas apenas pela força muscular. As opções de acionamento elétrico mais sofisticadas e caras permitem que a operação seja realizada automaticamente, tornando a retificadora um operador normal da máquina.
Como fazer a nitidez corretamente?
O processo de afiação da ferramenta é bastante simples. A lâmina é presa em um torno e os dentes são afiados alternadamente. Primeiro, isso é feito de um lado e, em seguida, virando a tela, as manipulações são repetidas. Os movimentos devem ser extremamente precisos e monótonos.
Afie a serra de dentro para o conjunto... Naturalmente, neste caso, é necessário observar os cuidados com o uso de luvas especiais. Recomenda-se avaliar o resultado com o auxílio de uma “serra de controle”. A diferença "antes e depois" deve ser significativa: o corte resultante é mais liso, muito menos esforço é feito.
Cada dente de serra pode ser visto como uma pequena faca e, no caso de uma motosserra, como um pequeno plano que penetra no material em ângulos diferentes dependendo da finalidade tecnológica da ferramenta.
Os dentes podem ser retos e oblíquos, trapezoidais ou cônicos. Oblíquos - os mais comuns, cônicos, via de regra, desempenham funções auxiliares, principalmente, são utilizados para o corte de laminados.
Em qualquer caso, o resultado deve ser o mesmo: a ferramenta manual em cada ponto move-se com esforços iguais o mesmo número de vezes. As rebarbas são removidas com uma lima muito fina. Para construção suburbana ou grandes reparos em casa, você pode usar máquinas compactas.
Antes de afiar discos redondos que são usados para trabalhar em concreto aerado, você precisa entender claramente de que tipo de liga estamos falando. Nem todo material abrasivo vai lidar bem com a tarefa: quanto mais duro o metal, mais difícil é afiá-lo..
O desgaste da pedra e a limpeza do processamento dependem da correspondência do material abrasivo com o metal, incluindo o tamanho do grão. Ao usar máquinas-ferramentas, a velocidade de rotação também afeta a eficiência de afiação.
A ferramenta de corte pode ser inclinada e com ponta de carboneto. Neste caso, os especialistas recomendam o uso de discos abrasivos com lascas de diamante ou produtos feitos de CBN e carboneto de silício. As serras circulares afiam a partir do lado da superfície de trabalho traseira que está em contato com o material.
Serra elétrica
Uma motosserra elétrica ou a gasolina usa a corrente como superfície de corte de contato. É afiado em oficinas usando equipamentos industriais ou faça você mesmo usando um template... Neste último caso, são utilizadas limas redondas (cilíndricas) de pequeno diâmetro, que são selecionadas em função da marcação do produto afiado.
Em particular, a cadeia da marca Stihl MS de 180 a 250 exigirá uma lima com um diâmetro de 4 milímetros, para MS 290 e mais adiante até 440, uma ferramenta com um diâmetro de 5,2 milímetros é necessária.
A lima redonda só avança e nada mais. Direção perpendicular ao plano da cadeia. Além disso, ao afiar as correntes, uma lima chata e um gabarito também são usados, após a instalação do gabarito no dente, a superfície de corte é afiada.
Antes de iniciar o trabalho, o pneu é preso em um torno. No entanto, o uso da máquina em tal caso ainda é preferível, embora haja opiniões opostas. Se o desgaste for pequeno, o problema pode ser corrigido no modo manual, mas não se deve esquecer a geometria da peça de corte.
Com grande desgaste, máquinas-ferramentas são necessárias. Equipamentos sofisticados possuem um sistema de afinação que permite o funcionamento automático.
Deve-se ter em mente que diferentes correntes diferem na forma dos dentes, portanto a ferramenta utilizada deve corresponder a esta.
Como regra geral, os dentes são primeiro afiados em uma direção através de um, após o que a serra gira na direção oposta e a operação é repetida.
Para afiação manual de motosserras, a ferramenta é vendida em conjuntos. Escolhendo-o, você precisa entender bem quais correntes terão que ser afiadas. Se, durante a resolução de um problema, você tiver que escolher entre a potência do motor e a nitidez da corrente, a última opção deve ser preferida.
Por madeira
Qualquer serra para madeira funciona muito bem se for verificada e afiada regularmente. Um modelo manual pode ser afiado à mão.
A propósito, desta forma você pode afiar não apenas uma serra ou uma serra elétrica, mas também uma serra circular, que encontrou ampla aplicação em marcenaria.
A máquina é uma boa solução, porém, se apenas uma versão manual for possível, o procedimento ficará assim. Primeiro você precisa fixar o produto em um suporte que irá girar. Marque os cantos com um marcador. O modelo pode ser um disco padrão, levado "à parte" ou adquirido previamente em pares. Se não houver nenhum, você terá que cuidar do seu próprio modelo de painel rígido com antecedência.
Emoldurado
A gangorra é uma ferramenta comumente usada em serrarias. Serve para o corte longitudinal de madeira em tábuas e vigas. Sua peculiaridade é que as serras são rigidamente conectadas em forma de moldura.
A vantagem indiscutível do design é seu alto desempenho. Na afiação, é necessário levar em consideração os parâmetros dos dentes, que normalmente são selecionados para interação com um material específico.
Afiar serras de corte é considerado mais difícil do que ferramentas convencionais semelhantes para madeira.
Material extra forte deve ser usado. A máquina automática lida bem com a tarefa em mãos, o rebolo se move em um determinado intervalo. É importante manter o ângulo correto e evitar danos mecânicos.
A largura da dentição para serrar madeira fresca de coníferas não deve exceder 0,8 milímetros, os mesmos valores para carvalho ou faia - 0,6 milímetros. A operação é feita de forma industrial, o material de moagem é o corindo.
Ao final da obra, é realizada a retificação. Afiar serras de corte é mais difícil porque a espessura do material a ser esmerilado não é a mesma para dentes diferentes. Tanto a parte da frente quanto a de trás dos dentes são retificados.
Dicas úteis
- A parte a afiar, via de regra, é sempre rigidamente fixada, o local de trabalho deve ser bem iluminado.
- As partes a serem tratadas devem ter a mesma altura e forma, que podem ser verificadas no final do trabalho, colocando o produto sobre uma folha de papel branco. Se o resultado não for alcançado, um retrabalho adicional usando um arquivo é necessário.
- Quanto mais frequentemente a serra for afiada, mais tempo ela durará.
- Um aspecto importante na execução do trabalho é o cumprimento das medidas de segurança, exigindo concentração total de atenção e ausência de distrações.
As peças são manuseadas apenas com a máquina desligada, caso contrário, o usuário corre o risco de ferimentos graves.
- Às vezes, o ajuste fino de uma ferramenta afiada é feito com uma lixa fina.
- Os dentes devem sempre ter a mesma forma, mesmo que apenas alguns estejam cegos. A falta de omissões e a adesão estrita à tecnologia são a chave para o sucesso.
- No caso de a serra não ser afiada de forma independente, esta operação deve ser confiada a um “especialista estreito” e não a uma “retificadora de uso geral”. Se a afiação for feita de forma independente, deve-se observar que o uso de um torno facilitará muito a solução do problema.
- A qualidade e a quantidade de afiação de um produto dependem de vários fatores. É necessário levar em consideração a dureza da liga, o futuro material de trabalho e seu volume.
- Naturalmente, também se deve levar em consideração o tempo decorrido após uma operação semelhante.
- Você não pode exigir o impossível das serras circulares ou de corrente, elas são usadas apenas na medida em que declarado pelo fabricante, fica mais caro se enganar.
- A remoção da camada de metal depende do grau de desgaste. Quanto mais você remove, menor será o recurso.
- O trabalho artesanal sempre difere em sua eficácia dos resultados dos esforços de um especialista usando uma máquina.
Assim, iremos destacar uma série de regras gerais que não devem ser esquecidas ao afiar serras.
- É necessária uma fixação satisfatória. É fornecido com o auxílio de dispositivos, inclusive os de fabricação manual.
- Área de trabalho iluminada e sem distrações.
- Uma ferramenta de qualidade.
- Monotonia, suavidade e observância das regras de moagem.
- Rebarbação com lima ou lima com corte muito fino.
- Verificando a falta de brilho na aresta de corte e a geometria correta do dente. Se permanecer arredondado, podemos presumir que nada deu certo.
- O corte de "controle" mostrará tudo. As mudanças devem ser substanciais.
Para obter informações sobre como afiar a serra corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.