Tudo sobre serras Husqvarna
A serra Husqvarna é uma das opções de ferramentas mais populares na Europa. A marca sueca produz uma vasta gama de produtos, proporcionando saturação do mercado com equipamentos para trabalhos autónomos em casa ou em espaços abertos. As características das serras elétricas e dos modelos profissionais a gasolina visam resolver uma variedade de tarefas: desde o corte de galhos de árvores até trabalhos de corte em grande escala. Novos modelos com características técnicas aprimoradas surgem regularmente no mercado.
A produção é realizada em quatro países do mundo - Suécia, Rússia, EUA, Brasil, e cada fábrica produz sua própria linha de serras. Esta abordagem permite ao fabricante combater com sucesso a falsificação e garantir a origem original do produto.
Recursos e dispositivo
As serras Husqvarna podem ser equipadas com um motor de combustão interna ou um motor elétrico, dependendo do projeto, para fornecer à ferramenta a potência declarada. Além disso, o dispositivo incluirá necessariamente:
- um carburador regulado por um sistema automático especial ("Auto Tune") - nos modelos a gasolina;
- arranque com arranque fácil do motor de combustão interna ou sistema “Soft Start” (no motor eléctrico);
- correntes com mecanismo de tensionamento lateral e lubrificação forçada;
- sistema de purificação de ar embutido para estender a vida útil do filtro;
- sistema de redução de vibração "Low Vib";
- motores X-Torq da marca em modelos a gasolina;
- janelas de controle para verificar o nível de óleo;
- alça para segurar a unidade durante a operação;
- limitador de corrente em caso de situações anormais (em modelos elétricos).
O projeto original, alta confiabilidade e segurança, divisão em categorias e classes tornam as serras Husqvarna realmente relevantes, permitindo que você crie condições para seu uso tanto na oficina doméstica quanto na extração industrial.
Onde eles são usados?
As serras da gama Husqvarna podem ser utilizadas para realizar uma grande variedade de tarefas. Entre as áreas mais populares onde são utilizadas de forma bastante ativa, pode-se destacar a jardinagem, a coleta de lenha ou florestas, e muitas outras atividades. Ao escolher um modelo, vale considerar a série de equipamentos. Portanto, para o cuidado de árvores, a empresa produz uma linha separada de produtos leves e funcionais.
Serras para corte de telhas, corte de tijolos e pedras, produtos de concreto têm um tipo de construção estacionária. Eles usam um elemento de corte giratório especial para lidar com os materiais mais difíceis. Essa unidade pode ser instalada em uma oficina doméstica ou usada em canteiros de obras.
Ao derrubar árvores, limpar o local, são utilizadas séries profissionais de ferramentas, projetadas para um trabalho contínuo de longo prazo. Os modelos domésticos são adequados para a colheita de lenha, em edifícios baixos, como principal elemento de corte.
Variedades
Todas as serras fabricadas pela Husqvarna podem ser divididas em dois grandes grupos. As correntes pertencem à categoria de ferramentas manuais, são móveis, têm como principal objetivo trabalhar madeira. Os modelos de mesa também são produzidos com o nome de "máquinas de corte de pedra".A ferramenta de corte neles é um disco de diamante girando com um motor elétrico. O pacote também inclui uma linha de abastecimento para abastecimento de água e resfriamento do material durante o corte. Uma bomba especial bombeia o lodo resultante.
Elétrico
Os modelos elétricos destacam-se na gama de motosserras. Essa classe, por sua vez, é dividida em autônoma e plugável para fonte de alimentação. Os modelos de bateria são móveis, ecológicos e geram menos ruído durante a operação. Com a ajuda deles, você pode realizar um corte preciso, mas o poder da técnica é significativamente reduzido. A duração da operação contínua da ferramenta da bateria também é limitada.
As motosserras Husqvarna têm uma faixa de potência de até 2 kW, uma barra de 16 '... Modelos projetados para uso não comercial, adequados para uso interno. Nas versões modernas, os tensionadores de corrente originais são implementados sem o uso de dispositivos adicionais. O cabo de 5 m permite que você se mova com bastante liberdade ao trabalhar em casa ou dentro de um edifício. Uma motosserra é mais barata do que uma sem fio.
Gasolina
A motosserra a gasolina é uma das ferramentas manuais mais populares disponíveis. É fácil de usar, funcional e confiável. À venda existe uma série profissional e uma vasta gama de soluções para o lar. As linhas modernas do fabricante incluem diversas opções de produtos.
- Série T. Projetado para trabalho de jardim, formação de copa, substitui o tesouro. Os modelos nesta categoria são focados na operação com uma mão, têm um design mais compacto e baixo peso. Suporta corte em todos os planos.
- Series 100-200. Soluções clássicas para uso doméstico. Permite cortar árvores, cortar toras. O design e a operação são simplificados ao máximo, o peso da ferramenta não excede 5 kg.
- A classe média das motosserras Husqvarna é representada pela série 400. Esses dispositivos são considerados universais, podem suportar operação de longo prazo e são diferenciados pelo consumo econômico de combustível.
- Linha profissional disponível nas séries 300 e 500bem como na variante XP. As duas primeiras opções são confiáveis, suportam operação contínua contínua sem sobretensão. A classe premium XP está equipada com uma função de punho aquecido, um tanque de combustível alargado. Os modelos suportam as condições operacionais mais extremas, podem ser operados por um longo tempo sem interrupção.
As soluções de bateria também são subdivididas em séries com valores de índice semelhantes - 100, 200, 300, 400, 500.
Acessórios opcionais
As serras Husqvarna vêm com acessórios padrão para facilitar o seu trabalho. Entre os acessórios mais procurados, é imprescindível prestar atenção às seguintes categorias de produtos:
- Cadeias que levam em consideração as tarefas de trabalho atribuídas à unidade.
- Anexos e ganchos para coroamento de árvores e trabalhos em altura.
- Barras de serra. Os principais elementos que determinam o propósito e desempenho. A barra guia pode ter um número diferente de hastes. Modelos especiais para competições, estrelas adicionais são produzidas.
- Ferramentas de nitidez. É conveniente ter um apontador à mão, mas nem sempre está disponível. Limas manuais, conjuntos, modelos, grampos e limitadores de profundidade o ajudarão a manter o nível de conforto desejado durante o trabalho.
- Carregadores e baterias, incluindo carregadores de automóveis. Usado em modelos recarregáveis.
- Acessórios de transporte. Uma bolsa de viagem ajudará você a transportar a serra sem danos.
A compra de acessórios adicionais permite tornar o uso da ferramenta manual ainda mais conveniente e seguro.
Escolha
Ao escolher os modelos de serras Husqvarna, você deve prestar atenção ao propósito do equipamento específico. Para operação autônoma no local, uma versão recarregável de 120I pode ser adquirida.Tem um propósito doméstico, cumpre com sucesso as tarefas de serrar lenha, cuidar do jardim. Para trabalhos mais sérios, vale a pena escolher serras de fio da série 418EL, 420EL. São versáteis, desenvolvendo potências de até 2 kW.
Entre as versões a gasolina, os modelos Husqvarna 120, 236+, 240+ são considerados os mais simples. - barato e bastante fácil de manter. Entre as serras especiais, também há as preferidas - na gama de modelos modernos da empresa, este lugar é ocupado pela T435, que proporciona facilidade de trabalhar no jardim.
As soluções de corte profissional são as melhores entre as opções principais. Isso inclui o modelo 365H, equipado com botões giratórios e um sistema de controle original. Entre as versões premium, pode-se destacar o 576 XP com motor a gasolina econômico, uma ampla gama de opções ajustáveis.
Na hora de comprar, você deve escolher não apenas serras, mas também consumíveis para elas. Óleo de corrente, óleo de filtro e óleo de mistura de combustível devem ser adquiridos da mesma marca do próprio equipamento. Neste caso, todos os componentes atenderão exatamente os requisitos do fabricante, proporcionarão as melhores condições para o uso do equipamento. Assim, o óleo de lubrificação da corrente deve ter alta resistência à oxidação, não engrossar quando a temperatura cai para -20 graus.
Para a mistura de combustível, devem ser usados componentes de dois tempos. Eles levam em consideração as condições operacionais mais severas do norte, facilitam o corte e o corte transversal de troncos com uma ferramenta profissional.
Manual do usuário
A primeira coisa a fazer é escolher o óleo e abastecê-lo em um compartimento especial. Uma opção adequada é geralmente recomendada pelo fabricante. É necessário abastecer o tanque com óleo e combustível, tendo instalado previamente a unidade sobre uma superfície sólida plana.
Apenas materiais especiais podem ser usados para lubrificar a corrente. O óleo da corrente é classificado por viscosidade, levando em consideração a temperatura ambiente. O uso de materiais residuais deve ser excluído - pode danificar a bomba, pode danificar o pneu e as correntes.
A preparação da mistura de combustível antes de iniciar a operação das unidades de gasolina requer o uso de um recipiente limpo. Você não pode usar garrafas plásticas comuns, mas apenas recipientes especiais que podem resistir ao contato com um ambiente quimicamente agressivo. Em primeiro lugar, mede-se 1/2 parte do combustível, adiciona-se óleo, todos os componentes são completamente agitados. Em seguida, o restante da gasolina é adicionado, os ingredientes são misturados e colocados no tanque.
Se não planeja usar a serra por um longo período (mais de um mês), primeiro você deve drenar o combustível para evitar que evapore e o óleo grude no compartimento do carburador.
Outro ponto importante ao iniciar a serra é a predefinição da corrente. Deve ser ajustado levando em consideração as recomendações para um determinado modelo, verifique a nitidez (o tamanho dos dentes não deve ficar abaixo de 4 mm). Se a tensão estiver baixa, você precisa ajustá-la com uma chave especial. O ajuste é feito até que a flecha dos elos seja eliminada. Ao ligar o motor, é necessário excluir o contato da lâmina de corte com as superfícies de madeira, concreto, metal. É impossível realizar o trabalho sem acionar o freio da corrente, que bloqueia seu movimento.
O processo de operação de modelos de carburador a gasolina envolve as seguintes etapas:
- aperte a manopla do freio inercial;
- com a ponta da perna dianteira, segure a alça localizada na parte de trás;
- fixe o suporte frontal com as mãos;
- com motor pré-aquecido - puxe a alavanca do afogador;
- puxe o cabo de arranque com um movimento brusco, repita se necessário;
- quando for trabalhar, desligue o sistema de freio da corrente.
Durante a operação, você precisa segurar dispositivos domésticos e profissionais apenas com as duas mãos. A posição do corpo deve ser reta, é permitido dobrar os joelhos. Você pode reduzir o nível de vibração e estresse nas mãos dobrando-as nos cotovelos e transferindo parte do peso do instrumento para o corpo.Antes do trabalho, deve-se ter cuidado para proteger os olhos e ouvidos, o corpo deve ser coberto com roupas especiais duráveis.
Após cada uso, a área sob a tampa da roda dentada deve ser liberada de serragem e quaisquer outros detritos que entraram devem ser removidos.
Ao usar serras elétricas com alimentação de rede, lembre-se de que esse equipamento não é recomendado para uso com chuva ou em ambientes úmidos. Os modelos de bateria precisam ser recarregados regularmente - a vida útil média da bateria não excede 45 minutos. Antes de iniciar o trabalho, verifique o nível do óleo através de uma janela especial, reabastecendo se necessário. A tensão da corrente é controlada por meio de uma porca borboleta no corpo, não requer esforço significativo.
Seguindo as recomendações, escolher a melhor versão da serra Husqvarna será muito fácil e seu funcionamento deixará uma experiência agradável.
Para uma visão geral da motosserra Husqvarna (Hskvarna) 545, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.