Características das serras elétricas Makita
Makita é uma empresa japonesa com um século de experiência na produção de ferramentas profissionais para trabalhos de reparação e construção. A marca Makita produz brocas, brocas de martelo, parafusos e chaves, serras de corrente e equipamentos a laser. O equipamento funciona com eletricidade, gasolina e bateria. São mais de 350 tipos de ferramentas e mais de 4,5 mil acessórios para elas.
Características da marca
Os produtos da "Makita Corporation" são representados por milhares de nomes de todos os tipos de dispositivos de construção e reparo. Cada um deles possui uma ampla gama de modelos que têm uma demanda bem merecida de consumidores em todo o mundo.
Os equipamentos produzidos pela marca japonesa Makita se diferenciam pela qualidade, funcionalidade, desempenho e praticidade impecáveis. Especialistas japoneses estabeleceram essa produção na Alemanha e na China e, em seguida, abriram fábricas em todo o mundo.
Os dispositivos Makita se distinguem por sua alta potência e excelente desempenho. Eles são produtivos e altamente eficientes.
A mais popular é a motosserra elétrica da marca Makita. É apreciado por sua confiabilidade, custo acessível e desempenho de alta qualidade. A serra foi projetada de forma que seja conveniente trocar as peças por conta própria, sem entrar em contato com um centro de serviço. E todos os acessórios para trabalhar com este instrumento estão sempre disponíveis para venda gratuita.
Características e dispositivo
Motosserras elétricas são um bom substituto para dispositivos movidos a gasolina. Eles se distinguem por uma operação mais silenciosa, sem emissões prejudiciais e fácil operação; as baixas temperaturas, paralisando o funcionamento dos análogos da gasolina, não afetam a eficiência das serras elétricas.
Há um motor potente sob o corpo da serra elétrica. Por meio de uma caixa de engrenagens, ele é preso à barra na qual a corrente é esticada. O motor pode ser localizado longitudinalmente ao longo do corpo ou transversalmente a ele. O corpo também possui botões para iniciar e travar. Também existe um parafuso que fixa e regula a tensão da corrente.
A serra está equipada com um escudo protetor na frente da alça frontal. Também serve como freio de mão para a corrente - se estiver bloqueada ou quebrada, evitará danos à mão que segura a ferramenta.
Outro componente importante no projeto do dispositivo é um tanque de óleo com uma bomba.lubrificando todas as peças de atrito. O sistema de lubrificação evita o desgaste prematuro dos componentes da serra. Mas com o tempo, a substituição pode exigir uma engrenagem e uma âncora - os componentes de trabalho da ferramenta.
Vantagens e desvantagens
A empresa Makita não desce das posições de liderança, principalmente devido aos seus produtos de alta qualidade. As serras elétricas desta marca apresentam uma série de características significativas que são muito apreciadas por profissionais e amadores:
- pequeno peso e dimensões;
- estabilidade das características de tração;
- operação em temperaturas abaixo de zero;
- nível de ruído reduzido com vibração mínima;
- design ergonômico da alça;
- Manutenção fácil;
- reparo acessível.
Das desvantagens, a julgar pelos comentários, vale a pena notar:
- alguns modelos usam muito óleo;
- vazamentos de óleo quando inoperantes;
- o cabo de rede não é longo o suficiente.
Mas todas essas desvantagens são facilmente resolvidas usando um cabo de extensão, limpando o corpo de vestígios de óleo e usando resíduos de óleo para economizar dinheiro.
O que eles são?
Ao trabalhar com uma superfície de metal ou madeira, muitas vezes é necessário cortar uniformemente em um determinado grau. Um moedor comum, sem alguma experiência e habilidade, não dará conta dessa tarefa. Para tal, é melhor usar uma serra pendular para corte de metal.
Esta ferramenta elétrica é composta por um motor, uma lâmina de corte, uma estrutura com uma morsa da peça a ser serrada, uma junta giratória (para ajuste da lâmina) e uma tampa protetora.
Na fabricação de qualquer estrutura metálica, peças de um determinado tamanho devem ser cortadas. Por exemplo, cantos de aço, tubos de perfil, etc. A retificadora também é magistral neste trabalho, mas não funcionará para um corte perfeitamente perpendicular (especialmente se houver várias dezenas de cortes). Nesse caso, a motosserra será uma ferramenta indispensável.
A serra de corte (pêndulo) é uma máquina móvel com pequenas dimensões para facilitar o corte de uma peça de metal em um ângulo arbitrário. Este é um tipo popular de ferramenta, freqüentemente usado na construção e para reparos. Difere em mobilidade e dispositivo simplificado. O mecanismo de pêndulo efetua cortes exclusivamente em ângulos retos, sem possibilidade de alteração do grau. Para um trabalho confortável, um acionamento por correia é usado no projeto de tais ferramentas, o que permite que você opere suavemente e sem solavancos.
Uma serra de pêndulo com motor elétrico para usinagem não tem diferenças práticas de uma ferramenta de marcenaria idêntica. A única diferença é o tipo de círculo usado.
No que diz respeito à disposição transversal e longitudinal do motor, existem muitas opiniões e fatos diferentes. Mas na obra, os dois tipos de serras elétricas demonstram eficiência. No entanto, algumas nuances devem ser levadas em consideração na escolha. Em primeiro lugar, você precisa se concentrar no propósito para o qual deve usar a serra. Você precisará de uma serra de diamante para cortar as telhas. Para cortar galhos e arbustos de árvores, especialmente quando sentado em uma árvore, uma serra a gasolina estreita e compacta com um motor longitudinal é mais adequada. É manobrável e desenhado para funcionar em qualquer ângulo e em qualquer plano. É uma ferramenta perfeitamente balanceada que não “inclina” para o lado durante a operação. Mas às vezes ele se curva ao começar com um leve empurrão para o lado.
Vale a pena procurar uma ferramenta com sistema de partida suave.
Para serrar toras, é melhor usar uma serra motorizada transversalmente. Qualquer modelo de combinação servirá. Não é tão compacto, mas muito mais potente, mais confiável e mais barato do que uma ferramenta semelhante com um motor localizado longitudinalmente. O desempenho produtivo da ferramenta com tensão mínima nas costas devido ao seu peso leve é uma vantagem clara para o corte livre de toras maciças. Apesar do equilíbrio alterado, esses tipos de serras têm a melhor velocidade e produtividade.
Avaliação do modelo
A marca japonesa permite que você escolha o melhor e mais adequado, inclusive entre uma ampla gama de motosserras elétricas. Eles são subdivididos em ferramentas profissionais e domésticas. Abaixo está uma pequena lista de modelos bem avaliados. Possuem design e operação mais intuitivos, o que os torna mais adequados para uso privado.
UC4051AX1
Modelo de montagem romeno. Destinado ao uso doméstico.
Características distintas:
- Acionamento elétrico - 2 kW;
- unidade de corte de quarenta polegadas;
- peso - 5,6 quilogramas;
- alça confortável;
- bomba de óleo com maior recurso, que automatiza o processo de lubrificação do sistema;
- motor posicionado longitudinalmente e equilíbrio perfeito;
- trabalho seguro em condições ambientais úmidas devido ao isolamento reforçado dos conjuntos condutores.
O dispositivo lida perfeitamente com o corte de troncos de árvores, serrar lenha, na construção de várias estruturas de madeira.
UC4042A
Ferramenta elétrica com capacidade de 1,8 kW com pneu de quarenta polegadas e pesando 4,5 kg.
É diferente:
- conveniência de autotensionamento da corrente;
- alça confortável;
- alta qualidade de construção.
Os elos com grande passo permitem a utilização da serra na construção civil ou para uso doméstico. Devido ao seu baixo peso, a serra elétrica é conveniente para trabalhar em altura. Nos comentários, os usuários reclamam apenas de uma pequena desvantagem da ferramenta - um consumo generoso de lubrificante.
UC4030A
Serra elétrica com potência de 2 kW, pesando 4,4 kg e comprimento de barra de quarenta polegadas. Coletado na Romênia. O corte de alta qualidade é garantido pelo grande passo da corrente. Os comentários dos proprietários observam a qualidade do corte da serra na madeira e o próprio processo de trabalho.
Isso se deve a vários parâmetros:
- alta potência com dimensões modestas;
- desligamento automático quando a corrente morde repentinamente;
- nós fortes que podem suportar metal;
- um freio de alta velocidade que pára a corrente em alguns segundos;
- diminuição da potência em caso de instabilidade da tensão da rede.
Para que o óleo não seja consumido excessivamente, é preciso escolher a consistência certa. Uma graxa com consistência muito líquida tem um consumo mais rápido e, com uma graxa excessivamente espessa, surgem dificuldades durante a operação.
UC4020A
Modelo com potência padrão de 1,8 kW, peso - 4,4 kg, largura típica de 40 polegadas. Com essa ferramenta, é fácil processar grandes quantidades de madeira (mesmo toras com seção transversal de 40 cm).
É diferente:
- baixo peso;
- alta performance;
- consumo econômico de óleo;
- tensão de corrente conveniente.
Existem comentários elogiosos sobre este modelo de serra elétrica. O design e as características não suscitam críticas da ferramenta pela qualidade e eficiência do trabalho.
Acessórios opcionais
Todos os componentes necessários estão à venda para garantir o alto desempenho das serras elétricas Makita. O fabricante certificou-se de que você também pode adquirir capas de proteção para ferramentas, tampas de tanque, copos de embreagem, cunhas de plástico, barras-guia, correntes para barras de 16 a 74 cm e limas para afiar correntes de alta qualidade.
Para garantir um funcionamento suave e corte de alta qualidade, são oferecidos lubrificantes especiais para a caixa de engrenagens, pastas de silicone e óleo do motor. Com ferramentas de montagem e recipientes de combustível e óleo, kits de motosserra, medidor de profundidade, anéis radiais e guias, velas de ignição e filtros, a manutenção e a operação são fáceis.
Manual do usuário
Para usar a serra elétrica com segurança, você precisa seguir as recomendações das instruções anexadas ao dispositivo. As regras de operação geralmente não representam requisitos e precauções complexas.
- Use a serra de forma intermitente. Se a ferramenta esquentar, é hora de fazer uma pausa para evitar superaquecimento e danos.
- A ferramenta deve ser escolhida de forma consciente, dependendo da finalidade para a qual foi adquirida. Não use a serra para outros fins. Por exemplo, modelos com parâmetros fracos não se destinam ao corte de plantações florestais.
- A cadeia também é selecionada para trabalhos específicos. O corte rápido é facilitado por um grande passo do link, mas ao mesmo tempo, o consumo de óleo e os custos de energia aumentam. Uma etapa menor dos links retarda o processo, mas o torna mais econômico.
Escolha uma corrente de passo largo para serrar madeira úmida de densidade média ou use um pequeno elo para lenha seca e corte de galhos.
- Se o modelo não estiver protegido contra umidade, não é recomendável operá-lo durante precipitação e nevoeiro.
- Antes de iniciar o trabalho, você precisa se certificar da integridade da correia, da qualidade da tensão da corrente e da resposta do freio.
- Você precisa trabalhar com a serra em uma posição estável, segurando a ferramenta com as duas mãos.
- Nem todos os modelos possuem bloqueio automático do circuito após pressionar o botão de desligamento. A serra para madeira deve ser removida da madeira depois de parar completamente.
- Não é recomendado usar a serra acima do nível do ombro enquanto estiver em operação.
- Por razões de segurança, é estritamente proibido ligar o dispositivo se o cabo estiver danificado.
- No processo de trabalho, é necessário controlar a localização do cordão, não permitindo que se cruze com a lâmina de trabalho.
- É importante usar fiação de boa qualidade. Aparelhos modernos de alta potência podem inflamar fiação velha.
- Você precisa trocar o óleo a tempo, trocar as peças gastas.
- A instalação correta das peças sobressalentes no local também é importante. A substituição pode ser feita por você. Também é fácil derramar óleo no tanque para lubrificação, tensionar ou remover a corrente.
Cuidados com instrumentos
A serra elétrica requer alguns cuidados, como qualquer aparelho elétrico. Após a conclusão do trabalho e antes do armazenamento de longo prazo, o dispositivo deve ser limpo de serragem, drenar o óleo restante, retirar a corrente para posterior afiação e o pneu para facilitar a limpeza da cavidade interna de poeira e sujeira.
Com o uso frequente, todos os elementos de trabalho devem ser verificados periodicamente quanto a possíveis desgastes e danos, o rolamento e as rodas dentadas devem ser lubrificados de vez em quando.
O estado das escovas de carvão deve ser verificado periodicamente. Isso é necessário para manter a tração máxima nos circuitos da serra. Cada escova possui um entalhe especial para marcar o limite de abrasão.
É importante levar em consideração a fragilidade das escovas de carvão para que não sejam danificadas durante a inspeção ou substituição.
Possíveis malfuncionamentos
Todas as avarias das ferramentas Makita podem ser divididas em dois tipos: as que requerem reparações na garantia e as que não são cobertas pela garantia. Além disso, as quebras de ferramentas ocorrem em termos de mecânica e engenharia elétrica.
Falhas em que o serviço de garantia é possível:
- Quebra do rotor devido a curto-circuito entre as espiras do enrolamento (na ausência de sinais de manuseio incorreto da ferramenta e integridade do estator).
- O local sob o impulsor é enfraquecido (com a exclusão de interferência na forma de objetos estranhos presos).
- Mau funcionamento por quebra do rotor por destruição do mancal e confirmação da ausência de fatos de uso incorreto da ferramenta.
- Quebra do rotor com destruição do coletor (perda, deformação das lamelas) - sujeito à detecção de curto-circuito entre espiras no enrolamento e integridade do isolamento.
- Algum enrolamento não funciona em caso de quebra da caixa ou no isolamento entre as voltas, quebra do próprio enrolamento sem danos mecânicos.
- Danos nos contatos - ao estabelecer o fato de que o rotor está intacto, a serra não estava sobrecarregada e as condições de seu funcionamento não foram violadas.
- Quebra do interruptor. A ferramenta não pode ser ajustada de acordo com o número de rotações (se o cabo de conexão não estiver danificado). Não há danos ao interruptor e não há contaminação pesada na caixa.
- Unidade inoperante na ausência de danos visíveis nela e no cabo, rachaduras na caixa.
- A velocidade deixou de ser regulada, a serra não liga ou é detectada uma operação instável.
- O porta-escovas não funciona sem danos mecânicos e sujeira em seu corpo ou cabo de força.
- Não há sinais externos de danos mecânicos, bem como fratura, torção e estiramento do cabo de alimentação, mas não funciona.
- Há um problema com o elemento de aquecimento com uma bobina quebrada.
Problemas para os quais o reparo não é garantido:
- Desgaste completo do coletor do rotor devido à operação prolongada da ferramenta ou ao uso de escovas de carvão não originais;
- mau funcionamento do rotor e estator devido a poluição pesada, ventilação insuficiente ou sobrecarga;
- avaria do interruptor de natureza mecânica ou devido à acumulação de resíduos de processamento e pó de construção na sua caixa;
- falha da função de regular o número de revoluções devido à poluição, poeira, manuseio impróprio do dispositivo;
- deterioração do cabo de alimentação devido ao uso de um cabo de extensão com tomada danificada ou tomada que não encaixe no plugue, o que fez com que derretesse;
- destruição da bobina de aquecimento por superaquecimento da ferramenta, choque mecânico ou violação das condições de manuseio correto da serra;
- danos ao interruptor devido à parada prematura ou quebra da espiral do elemento de aquecimento.
Acontece também que o óleo lubrificante não é fornecido ao tanque pela bomba, o que faz com que as peças não sejam lubrificadas ou o óleo não seja fornecido à corrente.
Essas avarias também têm motivos que precisam ser resolvidos. Assim, você poderá entender se o conserto dentro da garantia é compensado pelo centro de serviço ou se você mesmo terá que resolver o problema.
Outro possível mau funcionamento é que a corrente gira sob carga. É necessário verificar a força de sua tensão, a probabilidade de emperramento e o estado da roda dentada. É perfeitamente possível realizar pequenas reparações no instrumento por conta própria.
As motosserras elétricas deste fabricante são uma ferramenta que justifica plenamente o seu preço. Manutenção simples, facilidade de uso e montagem de qualidade diferenciam a marca de um número impressionante de concorrentes. Com todas as vantagens óbvias e um grande sortimento, permite fazer a melhor escolha para as necessidades do lar, sem pagar a mais por características desnecessárias e pelo nome da marca promovida.
Para obter mais informações sobre as serras elétricas Makita, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.