Serras elétricas: tipos, classificação e seleção

Serras elétricas: tipos, classificação e seleção
  1. Características e propósito
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Dicas de Seleção
  6. Como usar?
  7. Avaliações do proprietário

A serra elétrica é considerada uma ferramenta indispensável na construção e no uso doméstico. Este dispositivo de corte permite trabalhar de forma rápida e eficiente não só com madeira dura, mas também com concreto. Hoje o mercado é representado por uma vasta gama de serras elétricas, diferem no design e nas características técnicas.

Características e propósito

A serra elétrica é um tipo moderno de ferramenta projetada para o corte de materiais de construção. O movimento de rotação no dispositivo é gerado pelo motor e transmitido por meio de uma engrenagem cônica ou acionamento direto à roda dentada, que, por sua vez, aciona a corrente ou peça cortante (dependendo do tipo de construção).

O motor na estrutura pode ser colocado tanto transversal quanto longitudinalmente, sendo a última opção a mais comum, pois torna o trabalho mais cômodo. Além disso, para a operação segura da ferramenta, um freio especial é fornecido em cada projeto. Tem a forma de uma alavanca que, se necessário, desliga o motor e interrompe o funcionamento.

A maioria dos fabricantes também equipa as serras elétricas com um relé térmico que pode desligar a energia quando a máquina superaquece.

As serras elétricas são profissionais e domésticas... O primeiro tipo se distingue pela alta velocidade de rotação dos elementos de corte, potência do motor e profundidade de aplainamento. Tais dispositivos são caracterizados pelo alto peso, pela presença de regulagens e pela função de fixação da sola. Quanto aos modelos domésticos, eles são ótimos para construção de casas e jardinagem, embora sejam significativamente inferiores aos profissionais em termos de desempenho.

As serras elétricas são frequentemente utilizadas na produção de compensados ​​e folheados, para a preparação de lenha, madeira e na construção de moradias de madeira. Além disso, a ferramenta permite cortar tubos de metal rapidamente.

Ao contrário das contrapartes mecânicas, os dispositivos elétricos são equipados com uma lâmina estreita de serra, que permite que sejam usados ​​para cortar blocos de espuma, concreto aerado e laminado.

O dispositivo também encontrou ampla aplicação no corte de drywall, cujo corte é usado para revestir tetos e paredes.

Vantagens e desvantagens

Recentemente, muitos artesãos preferem ferramentas elétricas que sejam poderosas e possam facilmente executar qualquer trabalho. A serra elétrica não é exceção, é um assistente confiável tanto no lar como no canteiro de obras.

A popularidade deste dispositivo é explicada pelas seguintes vantagens.

  • Amizade ambiental... O aparelho funciona com energia elétrica e não emite gases nocivos ao meio ambiente, o que é importante quando se trabalha em ambientes fechados.
  • Peso leve... Em comparação com outros tipos de acessórios, eles são leves, o que simplifica o fluxo de trabalho.
  • Alto poder... O desempenho das ferramentas não é inferior ao das ferramentas a gasolina.
  • De facil operação... A preparação da serra para o trabalho não demora mais do que 5 minutos. Consiste em consertar o equipamento da serra, encher com óleo e verificar a tensão na rede. O tanque de óleo está equipado com uma janela de inspeção, que permite controlar o seu enchimento. O óleo é fornecido automaticamente por meio de uma bomba especial, pode ser ajustada com um parafuso.
  • Cuidado despretensioso... A ferramenta só precisa ser limpa e os elementos de corte e o óleo devem ser trocados a tempo.
  • Grande seleção de modificações... Os fabricantes produzem serras com um arranjo de motor transversal e longitudinal.
  • Seguro de usar... Você pode trabalhar com esses dispositivos, mesmo em altura. As serras possuem freio embutido, responsável por bloquear o motor em caso de partida acidental.
  • Silêncio... Em comparação com as contrapartes a gasolina, esse tipo de ferramenta funciona silenciosamente.
  • Custo acessível... O preço das serras elétricas depende da potência e do equipamento. Uma vez que os fabricantes produzem modelos simples e de elite, qualquer mestre pode comprá-los.

Quanto às deficiências, são poucas. A principal desvantagem dos dispositivos é considerada ligada à rede elétrica. A velocidade de trabalho costuma ser complicada pela falta de comprimento do cabo.

Com essas serras, você pode trabalhar continuamente por no máximo 20 minutos, após os quais o motor é desligado para descanso. Não use o dispositivo elétrico em ambientes com alta umidade.

Visualizações

As serras elétricas estão disponíveis em vários tipos e podem diferir entre si não apenas pelo fabricante, potência, design, mas também pela finalidade. Serras elétricas são usadas para metal, madeira, concreto aerado e concreto.

Cada um desses modelos é caracterizado por suas próprias características.

  • Por madeira... É considerada uma ferramenta versátil que deslocou completamente as serras manuais do mercado. Eles lidam facilmente com o processamento de madeira de qualquer tipo e são adequados para trabalhar em ambientes externos e internos. As serras elétricas para madeira são divididas em profissionais e domésticos. Para mobilidade, a serra é manual e de mesa (banda, anel, extremidade). Já o modelo manual está disponível em vários tipos: corrente, disco, sabre, serra de vaivém e serra.

As principais vantagens das serras para madeira são a ausência de vibrações, o silêncio, o conforto na operação e o consumo econômico de recursos energéticos. Além disso, essas unidades são pequenas.

À venda também encontra serras elétricas, equipadas adicionalmente com baterias, que permitem cortar o material à distância da fonte de alimentação. Esses modelos não têm desvantagens, com exceção da potência média do motor.

  • Para metal... Esta é uma motosserra concebida para trabalhos de canalização e construção. Também é utilizado na fabricação de produtos de metal e em oficinas de automóveis. Os tipos mais comuns de serras para metal para processamento de metal são sabre e disco. A serra sabre em seu design tem uma âncora e um mecanismo de pêndulo. Graças a isso, a lâmina de corte não entra em contato com a superfície de trabalho, atrito e superaquecimento são excluídos. Já as serras circulares são equipadas com disco de aço dentado, são seguras de usar, têm alto desempenho, permitem cortar em ângulo, são silenciosas, mas são caras.
  • Em concreto... Eles são geralmente escolhidos para trabalhar com concreto armado e estruturas de concreto que requerem processamento preciso e de alta qualidade. O conjunto completo de tal equipamento inclui um pneu de trabalho e escovas. Nesses modelos, a parte de corte é facilmente trocada, não há vibração e é possível fazer um corte em qualquer profundidade. As unidades são baratas, mas estão conectadas a uma fonte de alimentação. Vários fabricantes também produzem dispositivos universais com bateria recarregável.

Possuem alta produtividade, simplificam o corte em altura, mas são muito mais caros.

O serrar desse material é geralmente executado na construção com serras de sabre. Eles se distinguem por sua maior potência do motor, boa durabilidade e facilidade de manutenção. Com essas serras, você pode cortar não apenas concreto, mas também outro material denso.Todas as serras elétricas acima são projetadas para trabalhos específicos, por isso é importante considerar os indicadores técnicos antes de comprá-las.

Se estiver planejado um trabalho em grande escala, é melhor dar preferência aos modelos profissionais: as unidades com uma potência média do motor são adequadas para uso doméstico.

Avaliação das melhores modelos

O mercado de ferramentas de construção é representado por uma grande variedade de fontes de alimentação, tanto russas quanto estrangeiras. As melhores marcas que receberam muitas críticas positivas são Caliber, Champion, Makita, Husqvarna, Bosch, Stihl, Karcher e Hitachi. As serras "Interskol", "Zubr", "Parma" e "Baikal" também se provaram bem.

Uma visão geral das ferramentas o ajudará a escolher o modelo certo.

  • Interskol PC-16 / 2000T... Esta modificação encontrou uso generalizado devido ao sistema de segurança especial fornecido no design do dispositivo. O fabricante complementou o dispositivo com um freio inercial e automático, uma posição de manopla conveniente e uma proteção frontal confiável.

A serra tem excelente desempenho e é acessível, mas sua bomba de óleo é enjoada e requer monitoramento frequente.

  • Hitachi CS45Y... Esta motosserra possui 2KW de alta potência e boa eficiência. O corpo do dispositivo é feito de plástico de alta qualidade, o design possui uma alça confortável protegida por almofadas macias. A principal vantagem da modificação é que pode ser ajustada sem alavanca. O equipamento se adapta a qualquer marca de bomba de óleo, o que minimiza gastos excessivos ou insuficientes com lubrificante. Além disso, o fabricante equipa a serra com um cabo longo de até 5 M. A desvantagem do produto é o centro de gravidade deslocado.
  • Makita UC4530A... Graças ao seu design balanceado, o picador elétrico não gera ruído e vibração durante o corte. Existe também um sistema de refrigeração do motor que protege a unidade contra superaquecimento. O aparelho pesa 4,4 kg, portanto, ao trabalhar com ele, a mão fica menos cansada. As vantagens incluem alta eficiência e fácil manutenção.

Apesar de a ferramenta ser vendida a um preço médio, ela tem suas desvantagens - a bomba de óleo não tem função de ajuste e não tem cabo curto.

  • Campeão CSB360... Esta modificação pode funcionar tanto a partir da rede elétrica como da bateria acumuladora, sendo adicionalmente equipada com um carregador. A corrente da serra tem 30 cm de largura e um passo de 3/8 dente. O dispositivo é confiável no uso, móvel, mas pesa decentemente, portanto, é adequado para mestres fisicamente experientes. As desvantagens também incluem trabalho ruidoso.
  • Stihl MSE 250 C-Q-16... Esta serra é considerada uma das melhores devido ao seu potente motor de 2,5 kW, partida suave e sensor de controle térmico. Além disso, a ferramenta é equipada com uma corrente própria que, junto com um motor potente, garante um bom desempenho. A serra apresenta ergonomia, design bonito, operação silenciosa e montagem de alta qualidade. Quanto às deficiências, há um antigo ajuste de tensão no design - um parafuso e uma chave de fenda.

As serras elétricas produzidas pela Alemanha também merecem atenção especial. Os produtos das marcas AL-KO e Craft-Tec conquistaram o mercado nacional com qualidade e operação descomplicada.

Dicas de Seleção

Antes de comprar uma serra elétrica, é importante determinar a sua finalidade, uma vez que este tipo de ferramenta está disponível em dois tipos - doméstico e profissional. Se você planeja operar o dispositivo por um longo tempo, um serrote profissional servirá. É caracterizado por alto desempenho e pode trabalhar sem parar para resfriar o motor.

Para trabalhos de curta duração, o melhor é escolher um modelo doméstico, custa muito menos que um profissional, mas seu uso é limitado (exige paradas a cada 15 minutos).

Se for difícil fazer uma escolha, você pode comprar modelos universais projetados para todos os tipos e volumes de trabalho.

Além disso, é necessário prestar atenção aos seguintes parâmetros.

  • Potência do motor e localização... A potência das modificações domésticas varia de 1,5 a 2 kW, para as profissionais pode chegar a 3,5 kW. Com a variante transversal da colocação do motor, o centro de gravidade do aparelho fica ligeiramente deslocado, por isso é mais difícil trabalhar com ele (é preciso manter o equilíbrio constantemente). Estruturas nas quais o motor está localizado longitudinalmente se distinguem pelo bom balanceamento, possuem grande manobrabilidade. Portanto, ao escolher serras de afiação de metal, é melhor dar preferência à última opção.
  • Ajuste de corrente... Nos modelos clássicos, a corrente é tensionada com uma chave de fenda, mas esse processo é trabalhoso. Uma excelente opção é uma ferramenta com ajuste simplificado, onde a corrente é tensionada deslocando a barra e afrouxando a porca.
  • Comprimento do ônibus... Geralmente atinge de 30 a 45 cm e depende da potência do motor. A melhor opção são as serras com largura de barra de 40 cm, são econômicas e permitem o corte até mesmo de toras grossas. Para o trabalho em metal, você precisa comprar uma ferramenta com comprimento de barra de 45 cm.
  • Começo suave... A presença deste parâmetro é obrigatória, pois é o responsável pelos modos extremos de operação do dispositivo. Além disso, uma partida suave prolonga a vida útil da serra, o freio inercial para instantaneamente o motor, reduzindo assim o consumo de energia elétrica. Para trabalhos de instalação com metal, você precisa comprar ferramentas apenas com uma partida suave.
  • Segurança... Para proteger o mestre de "retrocesso", você deve escolher dispositivos com sistema de travagem automática.
  • Material de corte... Dependendo se você planeja cortar madeira, concreto ou metal, o modelo de ferramenta apropriado é selecionado. Uma vez que os tipos de trabalho mais difíceis são o corte de metal e concreto, então para eles você precisa comprar dispositivos de montagem especiais com alta potência, ajuste adicional e um certo grau de proteção.

Como usar?

A serra elétrica é uma ferramenta de corte versátil, quando se trabalha com a qual certas regras devem ser seguidas. Isso não apenas protegerá ainda mais o master contra ferimentos, mas também aumentará a vida útil da unidade.

As instruções a seguir o ajudarão a usar sua serra elétrica corretamente.

  • Durante a operação, a extremidade cortante da ferramenta deve ser mantida longe de objetos estranhos. O equipamento não deve ser elevado a um nível acima dos cotovelos. Ao cortar, os pés devem estar nivelados em uma superfície firme. Não armazene serras elétricas perto de materiais explosivos e inflamáveis.
  • O dispositivo pode ser usado não apenas em residências, mas também na floresta. Para cortar árvores, neste caso, você precisará de um gerador elétrico com capacidade de 6 kW ou mais.
  • Ao serrar madeira, é aconselhável escolher uma árvore seca, porque a protecção eléctrica incorporada faz com que a serra não funcione bem em madeira molhada.
  • Antes de dar a partida no motor, certifique-se de que o dispositivo esteja em bom estado de funcionamento e a presença de tensão na rede. Depois disso, você também precisa definir o ciclo de trabalho. O processo de ajuste é geralmente descrito no manual de instruções do fabricante. Ao escolher uma extensão para serra, o melhor é escolher modelos com maior grau de proteção IPX5, IPX4, o soquete só pode ser conectado através de uma máquina diferencial. Ao usar um gerador, uma conexão pré-aterrada deve ser feita.
  • As serras com coletor devem ser conectadas a uma fase, com motor assíncrono - a uma rede com 380 V.

Ao trabalhar na rua, a tomada deve ser equipada adicionalmente com um dispositivo diferencial, que protegerá o equipamento de picos de energia.

Avaliações do proprietário

As serras elétricas são muito populares entre os artesãos profissionais e novatos, pois simplificam muito o processo de corte de vários materiais. Entre as principais vantagens deste equipamento, os proprietários destacaram o alto desempenho, o silêncio e a segurança.

As serras também receberam críticas positivas por sua compatibilidade ambiental. Por não emitir gases nocivos da combustão de combustíveis, a ferramenta pode ser utilizada em ambientes fechados. Os lenhadores também gostaram da máquina, pois tiveram a oportunidade de cortar árvores rapidamente.

Apesar das muitas vantagens, os mestres também notaram uma desvantagem - os modelos profissionais de alta potência são caros e nem todos podem comprá-los.

Você aprenderá a escolher uma serra elétrica no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário