As sutilezas da escolha e operação das motosserras elétricas

As sutilezas da escolha e operação das motosserras elétricas
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Visualizações
  4. Avaliação de modelos populares
  5. Como escolher?
  6. Dicas operacionais

Uma serra elétrica é uma ferramenta doméstica valiosa. No entanto, escolher e operar não é fácil. É necessário estudar cuidadosamente todas as nuances.

Peculiaridades

Uma motosserra de qualidade faz um excelente trabalho para lidar com pequenos trabalhos. É impossível usar tal dispositivo no campo ou simplesmente para árvores grandes. No entanto, se você tiver que trabalhar em espaços confinados ou em áreas de difícil acesso, a situação muda.

As vantagens inerentes da serra elétrica são as seguintes:

  • eficiência no trabalho;
  • a leveza do próprio instrumento;
  • nenhum dano ambiental.

Como uma serra com motor elétrico pesa em média de 3 a 5 kg, até mulheres e adolescentes podem usá-la. Existem muitos modelos de dispositivos de serra no mercado russo. Para lidar com eles corretamente, você precisa levar em consideração o valor de cada parâmetro.

Deve ser verificado se uma fonte de alimentação estável pode ser fornecida. Devido às especificidades da serra elétrica, é necessário abandonar seu uso em locais úmidos.

Dispositivo e princípio de operação

A estrutura de uma motosserra elétrica difere apenas no tipo de usina.

Os principais componentes são os seguintes:

  • motor elétrico;
  • reservatório para lubrificante;
  • bomba de óleo;
  • pneu;
  • elemento de corrente com peças de corte.

    O motor elétrico pode ser instalado transversalmente ou longitudinalmente. No primeiro caso, a rotação do eixo do motor é transmitida diretamente e, no segundo, é utilizada uma caixa de engrenagens. Graças à roda dentada localizada no mesmo plano do pneu agregado, a corrente pode ser facilmente tensionada.

    Uma vez que as lâminas de serra são mais largas do que os barramentos principais, o bloqueio no material é excluído. Um benefício adicional dessa solução é o aumento da velocidade de trabalho.

      Uma vez que a corrente e a barra da serra podem se desgastar facilmente, um sistema de lubrificação deve ser usado.

        Suas nuances diferem para modelos individuais, mas em qualquer caso, o óleo deve ser fornecido para todo o conjunto de serras. Para isso, é utilizada uma bomba especial que funciona sem interrupção.

        A corrente espalha a graxa coletada da barra e, como resultado, as rodas dentadas de acionamento e guia são processadas. Claro, todos esses componentes devem ser cuidadosamente coordenados entre si.

        A serra elétrica pode ser usada para trabalhos pequenos e grandes. A ferramenta de corrente é merecidamente considerada um meio-termo entre ferramentas de jardinagem e ferramentas de construção.

        Ele pode ser usado para os seguintes fins:

        • poda sanitária;
        • formando sucatas;
        • preparação de móveis;
        • preparação de lenha para o inverno.

        A serra elétrica é mais durável do que a versão a gasolina. Mas apenas com a estrita observância das regras básicas de operação. Como o acoplamento da armadura com a caixa de engrenagens é feito de acordo com um esquema rígido, a menor sobrecarga pode causar danos ao motor.

        Atenção máxima deve ser dada à lubrificação da serra. Não se trata apenas da regularidade desse procedimento, mas também do uso de óleos lubrificantes de primeira linha.

        Visualizações

        Doméstico

        Uma ferramenta dedicada dura muito mais, apesar do aumento do tempo de atividade. Quando você tem que trabalhar 3 ou 4 horas por dia, pode dar preferência com segurança a um dispositivo doméstico, porque neste caso, não é necessária resistência especial ao desgaste dos materiais estruturais.

        Os principais objetivos do uso de tal ferramenta são os seguintes:

        • Cortando árvores;
        • serrar lenha;
        • aparar tábuas durante a construção de uma cerca e outras obras;
        • corte de aglomerado, laminado e tarefas semelhantes.

        Em casa, são frequentemente utilizadas minisserras elétricas, o que ajuda a economizar espaço. Esta é a solução ideal se a serra circular estacionária for redundante.

        Esse dispositivo será capaz de realizar as seguintes ações:

        • corte a árvore ao longo das fibras;
        • cortar contraplacado, aglomerado e assim por diante;
        • para processar classes macias de metal.

        A mini-serra, juntamente com as suas dimensões compactas, destaca-se pelo seu baixo peso - não ultrapassa os 2 kg. A baixa potência e o tamanho pequeno da lâmina resultam em profundidades de corte limitadas. Na maioria das vezes, a lâmina da serra é colocada na frente. O tipo de aço e a geometria dos dentes do disco são selecionados de acordo com o material a ser processado.

        Se for muito duro, são necessárias soldas de metal duro, mas a aceleração do trabalho se transforma em uma deterioração da geometria de corte.

        Deve-se ter em mente que uma mini-serra de alta qualidade é uma raridade. Quase todo o sortimento de lojas de varejo e redes é composto de dispositivos universais pesados.

        Recomenda-se na compra de uma serra em miniatura dar preferência a produtos de empresas líderes e que se revelaram bem no mercado.

        Se a potência for de 400 W, só será possível cortar compensados ​​e tiras finas. O disco de rotação rápida diminui as esperanças de serrar plástico.

        Profissional

        O trabalho mais complexo é executado por equipamentos de nível profissional. Para blocos de espuma e para corte em concreto aerado, serras alternativas e estruturas de crocodilo podem ser usadas. Uma serra especial projetada para processar concreto aerado deve ser sempre potente e de alto desempenho, caso contrário, não será suficiente.

          Para cortar blocos diretamente no canteiro de obras, é aconselhável utilizar modelos de bateria. Mas vale lembrar que a recarga constante da bateria reduzirá muito o tempo útil de operação.

          As melhores serras alternativas para o processamento de materiais de pedra de origem natural e artificial são equipadas com soldas vitoriosas e cortadores especialmente endurecidos.

            Se for necessário submeter a ferramenta à carga mais elevada possível, são preferidas serras, cujas superfícies de corte são feitas de cermet.

            Esta formulação de cermet inclui metais duros como cobalto e tungstênio. A potência total da serra alternativa varia de 400 a 1600 W, em seu design se assemelha a uma serra manual aprimorada. O líder indiscutível do mercado são as serras alternativas da Bosch, que se distinguem por seu acabamento impecável.

            Mas a ferramenta sabre pode ser melhorada ainda mais. Estamos falando de "crocodilos". As ranhuras feitas na barra são equipadas com um par de lâminas paralelas. O corte ocorre simultaneamente em duas direções opostas na maior velocidade possível.

            O esquema jacaré tem as seguintes vantagens:

            • manter uma linha reta mesmo com aquecimento excessivo da parte de trabalho;
            • eliminação do efeito reativo;
            • capacidade de trabalhar em espaços confinados;
            • equilibrando um par de telas (eles amortecem a vibração mutuamente).

            Pequenas serras alternativas também podem ser usadas para trabalhos em metal. É mais provável que seja um híbrido de máquina de corrente e serra de vaivém.

            Em comparação com o último, a ferramenta se ajusta muito melhor. Mas mesmo quando se trabalha em madeira, agregados em forma de sabre são bastante procurados - afinal, eles fornecem uma linha de corte muito precisa. Ao trocar as lâminas, você pode adaptar a ferramenta para trabalhar em uma ampla variedade de materiais.

            Avaliação de modelos populares

            Por preço

            É melhor começar a revisão com modificações baratas. Ao mesmo tempo, para fins domésticos, não há necessidade particular de adquirir dispositivos profissionais caros.

            • Greenworks versão G40CS30 lidera merecidamente em relação a outras versões de bateria.Sim, cortar madeira em grande escala não funcionará. No entanto, o dispositivo é bastante adequado para uso em casa ou no campo. Alguns transtornos podem ser causados ​​pelo ruído gerado - chega a 94,7 dB. O tempo médio da sessão de trabalho é de 1 hora. O fabricante conseguiu fornecer um nível decente de qualidade de construção. A serra potente e barata já tem muitos ventiladores.
            • Para uso interno entre os produtos de classe econômica, o melhor se encaixa Champion CSB60... Os engenheiros foram capazes de pensar sobre o projeto adequadamente, como resultado, ele ajuda a remover matagais desnecessários no jardim e se preparar para uma construção em pequena escala.
            • Se você precisa dos dispositivos mais confiáveis, você precisa prestar atenção aos produtos de um fabricante japonês - por exemplo, Makita BUC122Z... As vantagens deste modelo são leveza relativa, instalação perfeita, dimensões reduzidas, facilidade de uso e capacidade de tensionar rapidamente a corrente.

            Por confiabilidade

            Mesmo assim, as análises mostram que as serras elétricas econômicas não funcionam de maneira suficientemente estável.

            • Uma motosserra é um exemplo de máquina verdadeiramente confiável. Husqvarna 436 Li... Opera a uma velocidade constante com um comprimento de pneu de 35 cm e o nível de ruído chega a 100 dB. Um dispositivo de travagem de corrente é fornecido para proteger os usuários.
            • Dispositivos semelhantes incluem Karcher CS 330 BP... O volume do som de tal dispositivo é de 99 dB. 1 carga é suficiente para 108-405 minutos, dependendo das condições específicas. O peso seco é 3,76 kg. Uma bateria de 50 V é opcional. Como no caso anterior, o freio da corrente está instalado.

            Por qualidade

            Entre os produtos da produção russa, a atenção é voltada para si mesma Marca Parma... Apesar de todas as perturbações no país, ele é produzido desde os anos 1970. O modelo M6 é considerado o menor e tem potência limitada, o que em alguns casos se justifica, pois nem todo mundo precisa cortar toras grandes em grandes quantidades. Mas o risco quase zero de sobrecarregar a rede elétrica de uma casa ou apartamento é muito importante.

            Deve-se ter em mente que, embora a montagem desta serra seja feita na Rússia, os componentes são feitos de qualquer maneira nas margens do Rio Amarelo ou Yangtze.

            Portanto, o recurso diminuiu ligeiramente em comparação com as amostras produzidas na década de 1980. No entanto, ainda será difícil encontrar análogos que sejam semelhantes em termos de preço e qualidade. Um ajuste decente de peças permite que você trabalhe com eficiência. O design é feito o mais ergonômico possível, minimamente cansativo para a mão.

            De serras estrangeiras de alta qualidade, vale a pena mencionar Husqvarna 420EL... A potência do dispositivo é 1800 W. Graças ao barramento de 35 cm, você pode fazer quase todo o trabalho diário. Como o curso da corrente é cuidadosamente selecionado, a manutenção não é um problema. A única fraqueza perceptível é o peso de 5 kg. Por causa dela, o trabalho muito longo provoca cansaço.

            Como escolher?

            Mesmo um conhecimento superficial do mercado de motosserras mostra que é difícil escolher o modelo certo de acordo com as descrições dos fabricantes. Cada empresa se esforça para mostrar que todos os seus modelos são quase universais. Mas existem princípios universais que permitem que você escolha o dispositivo ideal para um caso específico. Portanto, a potência de 2.000 W e mais é realmente necessária apenas para aqueles que vão serrar troncos grossos.

            Para preparar pranchas ainda mais potentes, basta uma barra, uma serra com 1500-1900 watts. Se você só precisa serrar pequenas peças e cortar galhos, galhos finos, você pode reduzir ainda mais os requisitos de energia da máquina.

            Um papel importante é desempenhado pela forma como o motor é entregue - longitudinalmente ou transversalmente. Existe uma escolha entre confiabilidade, preço e capacidade de trabalhar em um espaço pequeno. O comprimento da barra determina a profundidade do corte. Mas este parâmetro também é influenciado pela potência do próprio barramento.Os produtos de fabricantes conhecidos que valorizam seus nomes estão todos aqui: a potência cresce proporcionalmente com o acréscimo do comprimento.

            Dada a largura da ranhura do barramento, é fácil estimar a resistência da corrente a ser instalada e sua vida útil estimada. Para uso doméstico, as correntes finas são bastante justificadas.

            O passo do elemento da corrente deve ser proporcional à potência do motor elétrico. É importante entender que o aumento no desempenho com o aumento da etapa é alcançado às custas de um trabalho mais grosseiro. Além disso, o nível de vibração aumenta. Pior de tudo, a força da corrente contra a peça aumenta. Isso não apenas complica o trabalho, mas também o torna visivelmente mais perigoso.

            Motosserras sem fio são inferiores em potência às contrapartes de rede. Com uma bateria totalmente carregada, eles funcionam continuamente por não mais do que 40 minutos.

            Com a mesma potência, eles serão mais pesados ​​do que conectados a uma tomada. A autonomia é a única vantagem deste design. É necessário abordar a escolha desta técnica o mais cuidadosamente possível.

            Dicas operacionais

            É imperativo lembrar a cada segundo que uma motosserra, mesmo com a potência mais modesta, apresenta um grande perigo potencial. Portanto, você só pode trabalhar com ela em um estado impecavelmente sóbrio.

            Crianças e animais de estimação não devem ser permitidos perto da serra elétrica. Mas você precisa cuidar de proteger o próprio dispositivo. Será preservado apenas se estiver conectado à rede elétrica com a tensão padrão. Quando esta tensão está 15% abaixo do normal, a serra pode até funcionar ... mas a carga no motor aumenta desproporcionalmente. Com um trabalho muito longo e árduo, isso se transforma em uma rápida perda de recursos.

            Depois de instalar a corrente e outros componentes, você deve verificar imediatamente se o fone de ouvido da serra está funcionando corretamente. Recomenda-se realizar tais verificações antes de cada inicialização. 30-40 segundos podem salvar a saúde e até a vida.

            Antes de iniciar o trabalho, é imprescindível certificar-se de que o tanque de óleo está cheio e a tampa fechada.... Também deve ser avaliado se o freio da corrente está funcionando corretamente, se o intertravamento de partida está ativado. Ao serrar, não aplique pressão excessiva na ferramenta. A fixação de peças de trabalho e suportes de alta qualidade é muito importante.

            Não corte em condições de pouca iluminação, em locais úmidos ou em superfícies escorregadias e instáveis.

            Instalar e tensionar a corrente é fácil. Na maioria dos modelos, um regulador especial é fornecido para apertar a parte de trabalho.

            É recomendável que você leia atentamente as instruções ao se preparar para o trabalho pela primeira vez.... O ciclo de corte típico é de 40 segundos de ação e 20 segundos de parada. É indesejável interromper esse ritmo mesmo na presença de proteção térmica.

            A preparação adequada para o uso da motosserra elétrica requer o uso de luvas de proteção, protetor facial, óculos de proteção e protetores de ouvido.

            Se você tem que trabalhar na rua, é necessário colocar a mesa ou o cavalete não só estável. Deve estar seco e limpo. É imprescindível que não haja objetos nas proximidades que possam pegar fogo facilmente quando aquecidos.

            A serra deve ser sempre conectada apenas a uma tomada devidamente aterrada. Não corte objetos acima do ombro do operador. Segure a ferramenta o mais firmemente possível.

            Serrar um corte já iniciado deve ser feito com o dobro do cuidado. Correntes cegas não são permitidas. Mesmo com uma escassez aguda de tempo, as peças de trabalho são processadas sequencialmente.

            Leia mais sobre motosserras no vídeo abaixo.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário