Qual serra é melhor: elétrica ou gasolina?

Contente
  1. Características de design
  2. Compare motosserras e serras elétricas
  3. Qual serra é melhor para dar?

Recentemente, as motosserras elétricas estão se tornando mais comuns. Eles são compactos e de baixo preço - uma serra elétrica pode custar dez vezes mais barata do que uma serra a gasolina. No entanto, em condições específicas, tanto uma ferramenta quanto a outra têm uma vantagem.

Características de design

A construção da motosserra não é muito diferente em termos gerais. Em qualquer caso, a corrente é o elemento de trabalho da motosserra. Consiste em pequenos segmentos com um dente afiado, que são articulados entre si em um anel fechado.

O movimento da corrente é guiado por uma barra de ranhura alongada ao longo de todo o perímetro. Nas extremidades da barra existem rodas dentadas, entre as quais o anel da corrente da serra é esticado. A ranhura da barra, ao longo da qual a corrente tensionada desliza, orienta seu movimento e fornece pressão na corrente durante o corte.

O conjunto montado de barra, rodas dentadas e uma corrente de serra instalada é chamado de "headset de serra".

De um lado, o fone de ouvido é conectado à estrutura e ao motor da motosserra. No ponto de fixação do pneu, uma das rodas dentadas é conectada à caixa de câmbio principal da unidade e fornece à transmissão por corrente a força do motor da unidade. A montagem permite que você gire o fone de ouvido e altere o ângulo de sua inclinação em relação à unidade do motor.

A diferença entre os dois tipos de serras está no design do motor. Uma motosserra elétrica usa um motor elétrico como motor. A serra a gasolina para acionar a corrente contém um motor de combustão interna.

A maioria dessas unidades usa motores de dois tempos. Eles requerem gasolina com uma pequena quantidade de óleo de motor para funcionar. As marcas exatas de gasolina e óleo, bem como suas proporções, estão indicadas no passaporte do instrumento.

Compare motosserras e serras elétricas

Existem muitos fatores a serem considerados ao escolher uma ferramenta. Isso inclui a quantidade necessária de trabalho e as condições no local de trabalho e possíveis restrições à poluição sonora e ambiental.

Âmbito de aplicação

As diferenças no design das unidades levam às peculiaridades do uso de motosserras de designs diferentes. Ao trabalhar em casa, o mestre não se limita a conectar-se à eletricidade. O comprimento do cabo de qualquer serra elétrica é geralmente suficiente para alcançar a tomada mais próxima. Ao mesmo tempo, o trabalho de casa em sua maior parte não requer alta potência ou desempenho da ferramenta.

O trabalho de corte e construção envolve uma ferramenta poderosa e produtiva. Nem toda serra elétrica doméstica pode lidar com toras mais grossas ou tábuas resistentes. As unidades a gasolina são muito mais convenientes nessas condições.

Motosserras elétricas não têm escapamento venenoso e são quase silenciosas. A serra é leve e fácil de operar. No entanto, ao trabalhar com uma ferramenta elétrica, esteja ciente de que a alta umidade (por exemplo, orvalho da manhã no jardim) pode resultar em choque elétrico para o operador.

As unidades a gasolina são mais fáceis de transportar de um lugar para outro. Eles são convenientes ao trabalhar em salas grandes e em áreas abertas. Mas as motosserras fazem muito barulho e os gases de escape requerem uma boa ventilação no local de trabalho. O uso de unidades de gasolina em espaços confinados nem sempre é possível.

Uma comparação das características das motosserras a gasolina e elétricas mostra que a motosserra está fora da competição para pequenos empregos domésticos. Trabalhar na floresta, em canteiro de obras, faz com que dê preferência às motosserras. Mas para chalés de verão e jardinagem, os dois tipos de unidades são igualmente adequados.

Deve-se ter em mente que trabalhar com uma serra elétrica em condições de alta umidade pode ser perigoso.

Mobilidade

Usando uma serra elétrica, o artesão é “amarrado” com um fio a uma tomada elétrica. Ao trabalhar em ambientes fechados, isso não é nem um pouco oneroso.

Outra situação extrema é uma floresta, por exemplo. Para iniciar a serra elétrica, você precisará de um gerador independente. Isso geralmente é bastante conveniente, mas uma serra a gás ainda terá a vantagem de se mover.

Mesmo em uma área de jardim, um longo cabo elétrico criará um inconveniente significativo. O fio deve ser movido de um lugar para outro, certifique-se de que não danifica as plantações do jardim e não cai no reservatório.

O peso leve e o tamanho compacto de uma serra elétrica podem superar as desvantagens de um cabo de alimentação. Ainda assim, é muito mais fácil para as mulheres empunhar uma serra elétrica. É mais provável que um homem dê preferência a uma motosserra - embora pesada, mas que proporcione maior liberdade de movimento.

Confiabilidade

Devido à simplicidade do projeto, uma motosserra elétrica pode ser mais confiável do que uma motosserra. Não possui um complexo motor de combustão interna. O motor elétrico dá partida instantaneamente e pode ser desligado a qualquer segundo. Não depende da qualidade do combustível e da disponibilidade de óleo do motor.

As motosserras modernas também são bastante confiáveis. Longe vão os dias em que um lenhador tinha que sofrer por meia hora tentando lançar a velha "Amizade". E agora não há necessidade de carregar uma caixa de peças sobressalentes. A nova motosserra começa literalmente com um puxão do cabo e funciona fielmente por pelo menos dois a três anos.

Além disso, historicamente, as serras a gasolina são uma ferramenta para os profissionais. Quase não existem motosserras baratas e as disponíveis são projetadas para condições de trabalho difíceis e cargas pesadas. Infelizmente, a maioria das serras elétricas é projetada para uso raro em condições de "estufa" e não pode se gabar de ser artesanal.

Em qualquer caso, ao comprar uma ferramenta, você não deve economizar. Quer a serra seja elétrica ou a gasolina - este é um dispositivo técnico complexo. Os dispositivos mais baratos provavelmente não durarão muito. E como a serra já é fonte de maior risco, é bem possível se machucar, economizando dinheiro na hora de comprar.

atuação

A maioria das motosserras elétricas são projetadas para uso “doméstico”. Eles são compactos, leves, mas menos potentes do que as motosserras. Se você precisar cortar várias tábuas, aparar aberturas em uma parede de madeira ou cortar um pouco de lenha, o desempenho da serra elétrica é suficiente.

As serras a gasolina foram originalmente projetadas para peças volumosas e têm mais potência do que as elétricas.

Se você precisa cortar toras grossas, colher muita lenha, cortar vigas fortes durante a construção de uma casa - uma serra elétrica permitirá que você faça esse trabalho muito mais rápido.

A unidade é fácil de transportar de um lugar para outro, mudando a área de trabalho. Para começar a trabalhar em um novo lugar, para uma serra elétrica, você precisará instalar uma tomada próxima e gastar algum tempo reorganizando o cabo elétrico. Além disso, durante o trabalho, certifique-se de que o próprio fio não caia acidentalmente sob os dentes da serra.

Qualquer motor aquece durante a operação. Ao trabalhar com uma serra elétrica, você deve fazer pausas de dez a quinze minutos a cada meia hora para resfriar o motor. Mas as motosserras são capazes de funcionar por horas sem interrupção. Isso também leva ao fato de que a motosserra passa a ser uma ferramenta mais produtiva.

Economia

Uma motosserra geralmente é muito mais barata. A simplicidade do design permite vender serras elétricas por um preço mais baixo, comparável em potência e desempenho com os mais caros "irmãos" da gasolina.

Além disso, a eletricidade é relativamente barata. Usando uma serra elétrica, você praticamente não pode se preocupar com o preço de seu "combustível".

Uma motosserra é consideravelmente mais onerosa em termos de custos operacionais. Para começar, as próprias motosserras a gasolina são significativamente mais caras do que os trens elétricos. Eles são mais complexos. Além disso, as motosserras são tradicionalmente projetadas para serem confiáveis ​​- e, portanto, caras.

O custo dos consumíveis de motosserra (gasolina e óleo de motor) também é instigante. O combustível está ficando cada vez mais caro, e a motosserra é um consumidor de combustível muito "glutão".

No entanto, às vezes, a necessidade de trabalhar "no campo" permite suportar o alto custo do uso de serras a gasolina. Além disso, a vida útil inerentemente mais longa da motosserra torna o investimento em uma ferramenta mais racional do que comprar uma motosserra elétrica “descartável”.

Facilidade de serviço

A serra elétrica é muito simples e, portanto, mais fácil de manter. O motor elétrico praticamente dispensa manutenção. Para mover a barra ou mudar a corrente da serra, na maioria das serras elétricas, basta desparafusar a porca grande e útil com uma alça. Quase toda a manutenção se resume à lubrificação oportuna do pneu e da caixa de câmbio principal.

É muito fácil começar a usar a sua serra elétrica: basta ligá-la a uma tomada. No caso da motosserra, será necessário preparar uma mistura de combustível, despejar no tanque de gasolina, verificar a lubrificação do motor e da caixa de câmbio. O motor a gasolina é arrancado manualmente puxando o cabo de arranque com firmeza na pega. Nem sempre é possível dar a partida no motor pela primeira vez. Às vezes é necessário conjurar a válvula de suprimento de combustível adicional e a posição do botão "gás" no momento da partida.

Motosserras a gasolina requerem muito mais cuidado e atenção. Além de lubrificar o pneu e a caixa de câmbio, você deve monitorar cuidadosamente o nível de lubrificação do motor e a qualidade da mistura de combustível.

A própria mistura de gasolina e óleo do motor também precisa ser preparada e o tanque de combustível da serra reabastecido a tempo. Após a mistura, a mistura de combustível é mal armazenada, por isso deve ser preparada sempre antes do trabalho.

Até trocar o pneu de uma motosserra é mais difícil do que de uma elétrica, pois requer uma ferramenta especial.

Mas um usuário experiente pode consertar uma motosserra em sua oficina e até mesmo na floresta. As serras elétricas - se quebrarem - devem ser levadas a um centro de serviço especializado.

Qual serra é melhor para dar?

Quando trabalham em casa ou no campo, as pessoas geralmente ficam perto de uma tomada elétrica. E o volume de trabalho no site não é tão grande quanto no registro. Normalmente, para uso doméstico, as capacidades das motosserras elétricas são suficientes.

É importante que o armazenamento de uma serra elétrica não ocupe muito espaço, podendo ser guardada em uma oficina ou mesmo em um prédio residencial. Uma motosserra cheira a gasolina e está sempre coberta de óleo e fuligem do escapamento. A motosserra deve ser armazenada em um local especial - geralmente em um celeiro.

A motosserra é mais conveniente se você tiver que percorrer a intrincada tecelagem do jardim. Mesmo na extremidade mais distante do local, nem sempre é conveniente esticar o fio elétrico necessário para trabalhar com uma serra elétrica. E não é seguro usar uma ferramenta elétrica em clima úmido.

Para a casa, é melhor escolher uma serra elétrica. No país, uma motosserra é mais apropriada. Mas se o dinheiro e as condições permitirem, é útil ter os dois. A serra elétrica compacta, leve e não poluente mostra-se indispensável para trabalhos domésticos e oficinas. Potente e autônoma, a motosserra ajuda você a colher lenha, construir edifícios e cultivar seu jardim.

Qualquer ferramenta tem uma aplicação válida. O principal é levar em consideração suas características, vantagens e desvantagens. Dito isso, é útil levar em consideração o feedback de pessoas que trabalharam com os dois tipos de ferramentas.

Para informações sobre qual serra escolher, gasolina ou elétrica, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário