Seleção e operação de serras de duas mãos
A serra de duas mãos é uma das ferramentas mais populares e mais antigas para serrar madeira. Apesar do desenvolvimento ativo da tecnologia e da produção de contrapartes automáticas a gasolina, a serra padrão nunca sai de moda. A configuração do dispositivo é uma placa de metal plana em forma de C, em um dos lados da qual são aplicados dentes cortantes. Em ambas as extremidades da placa existem orifícios para instalação de suportes de madeira - puxadores. A serra foi projetada para duas pessoas, mas se necessário, pode ser rapidamente convertida em uma ferramenta de uma mão. Não é difícil trabalhar com uma serra se você seguir as regras e recomendações básicas.
Variedades
Na linguagem comum, a serra de duas mãos é chamada de "Amizade-2", pois é projetada para duas pessoas. Entre todas essas ferramentas manuais, é a que apresenta as maiores dimensões. A indústria da construção moderna produz diversas variedades dessa ferramenta, que se diferenciam no tamanho e na forma de afiação dos dentes de corte. Existem 4 padrões principais de comprimento de serra:
- 1000 mm;
- 1250 mm;
- 1500 m;
- 1750 m.
Hoje, muitas empresas produzem essas serras em diferentes tipos de aço, mas os tamanhos são padrão para todos. O comprimento dos dentes, independente das dimensões da lâmina, é de 20 mm, mas seu formato é diferente. Em modelos curtos de até um metro e meio, os dentes cortantes têm um formato triangular clássico. As versões longas (1500 e 1750 mm) são equipadas com dentes em forma de M, entre os quais há 2-3 dentes triangulares regulares. Essa configuração complexa de dentes em serras longas é necessária para que, durante a serragem, a serragem não permaneça na fenda, mas saia. As versões curtas da ferramenta não precisam disso, pois são usadas apenas para cortar pequenos pedaços de madeira.
O ângulo de afiação dos dentes de corte de trabalho para todas as variedades de serras de duas mãos é inicialmente o mesmo - 70 graus, mas cada mestre muda a seu critério. Por exemplo, ao trabalhar com madeira macia no verão, é melhor afiar os dentes a 35 graus. No inverno, se toras secas ou árvores são serradas, o ângulo é levado para 50 graus, ao trabalhar com matéria-prima - para 60. Mas esses são indicadores condicionais, em grande parte tudo depende do tipo específico de espécie de árvore, trabalhando condições e preferências pessoais do mestre.
Se for decidido mudar o desenho da serra e torná-la com uma mão, então é melhor não mudar o ângulo de afiação, mas deixar o padrão de fábrica.
Regras operacionais
O princípio de trabalhar com uma serra de duas mãos baseia-se no fato de que cada participante, por sua vez, puxa a ferramenta em sua direção. Quando o inverso é feito, ao contrário, empurra levemente a alça, ajudando o parceiro a puxar seu lado. À primeira vista, o procedimento não é difícil, mas deve haver uma certa habilidade. Caso contrário, surgem essas complicações:
- serra furar;
- curvas da tela;
- quebra de madeira.
As ações dos colaboradores devem ser uniformes e consistentes. O corte deve ser executado com a mesma força de pressão e pressão no sentido oposto. Para torná-lo mais cómodo, recomenda-se a instalação do elemento serrado em cabras especiais, a uma distância de cerca de meio metro do solo. Além disso, um dos participantes deve subir ligeiramente acima do outro, por exemplo, ficar em um palete.Assim, devido ao ângulo formado, um corte mais profundo pode ser feito em um golpe de ferramenta. Se todo o trabalho for feito de maneira correta e harmoniosa, uma serra de duas mãos pode não apenas cortar toras em seu eixo, mas também dissolvê-las em placas longitudinais.
Como fazer sharpen?
O processo de afiar uma serra de duas mãos é igual ao de uma serra comum em uma árvore. Só com esta ferramenta tudo fica muito mais fácil devido aos grandes dentes de corte, basta preparar adequadamente. Para autoafiação, você precisará de:
- arquivo retangular;
- gabarito para fixação precisa dos dentes;
- torno de madeira caseiro.
Como a lâmina de uma serra de duas mãos é longa, não será possível prendê-la em um torno de metal comum. Você mesmo precisará projetar este dispositivo. Para fazer isso, você precisa fixar a lâmina de serra entre as duas placas, amarrá-las firmemente ao longo das bordas com uma corda e instalar a estrutura resultante nas pernas. Em seguida, certifique-se de que não existem elementos salientes entre os dentes, todos devem ter a mesma altura. Se um dente se elevar acima do resto, é necessário encurtar seu topo com uma lima. Ao mesmo tempo, é importante manter o comprimento da ponta em relação à base, portanto, após desbastar a parte superior, é necessário fazer um corte adequado na profundidade da lâmina.
Ao afiar, recomenda-se fixar a lima a um bloco de madeira para não magoar as mãos e realizar todos os trabalhos com luvas de construção. Quando a altura de todos os dentes for ajustada, você pode proceder à sua distribuição - dobre os dentes em diferentes direções, um a um (um à esquerda, um à direita). Isso aumentará a largura do futuro corte e facilitará o trabalho.
Para espalhar os dentes para os lados, deve-se ficar a uma distância não superior a 2-3 mm em relação ao plano da ferramenta. Para não se confundir com o ângulo de curvatura de cada dente, você pode usar um gabarito, pode comprá-lo ou fazer você mesmo.
O modelo é uma tira de madeira ou metal curvada em um determinado ângulo. Sua base plana é pressionada contra a lâmina da serra, e a ponta curva determina o ângulo de inclinação dos dentes.
Após a fiação, prossiga diretamente para afiar os elementos de corte. Para isso, a lima é levada até a borda de cada dente e, com a ajuda de movimentos alternados, sua borda é afiada, como uma faca de cozinha comum. É aconselhável mover o arquivo para longe de você, para criar um ângulo mais nítido. Durante a afiação, você precisa pressionar com firmeza a superfície da lima contra a borda do dente; você não pode executar esta ação com um balanço. Caso contrário, a lima pode escorregar e causar ferimentos graves nas mãos.
Após afiar as bordas de um lado, é necessário mover para o outro lado e processar a segunda borda de cada dente da mesma forma. É importante observar que na hora de comprar uma ferramenta nova, a largura das arestas de corte dos dentes é diferente - uma é mais estreita, a outra é mais larga. As bordas estreitas apenas separam as fibras do material de madeira, enquanto as largas as cortam, o que garante um corte rápido e preciso ao longo da linha pretendida. É desejável manter essas proporções durante a afiação, para não reduzir a eficiência da ferramenta.
Como fazer uma serra com uma mão?
Se não for possível trabalhar com a ferramenta em conjunto, você pode fazer uma serra de uma mão a partir de uma serra de duas mãos, mudando ligeiramente seu design. A eficiência do dispositivo diminuirá, por isso é improvável que seja possível cortar toras grossas por conta própria, mas será perfeitamente possível cortar pequenos elementos de madeira. Para reequipar a serra, é necessário retirar os cabos curtos dos orifícios extremos e, no seu lugar, instalar varetas longas (até meio metro) arredondadas, como suportes para uma pá.
Em seguida, no centro entre as novas alças longas, insira um trilho do tamanho apropriado, fornecendo um pequeno espaçador. É melhor aparafusar o trilho aos suportes com parafusos auto-roscantes para madeira, em casos extremos - para pregar. Amarre as pontas superiores das alças firmemente com uma corda. Para fixá-los com segurança e criar tensão suficiente, é recomendável torcer o cabo em forma de feixe.
É conveniente esticá-lo enrolando um pequeno pedaço de um galho ou outro pedaço de pau curto ao redor do centro da corda e, rolando ao longo do comprimento da lâmina da serra, puxe as pontas dos cabos uma em direção à outra.
O trilho inserido em forma de espaçador não permitirá que a lâmina se curve, e os suportes serão rigidamente fixados em uma posição, o que evitará que a estrutura se quebre mesmo com forte pressão ou travamento da serra na madeira.
Você aprenderá mais sobre como afiar serras manuais no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.