Variedades de serras de vaivém e as regras para sua seleção
Hoje, várias ferramentas são usadas para necessidades domésticas e profissionais em construção e reparo. Em seu amplo sortimento destaca-se um quebra-cabeças, com o qual se resolvem uma série de tarefas relacionadas ao corte de produtos e materiais feitos de diferentes matérias-primas. Porém, sem uma parte básica, como um arquivo, esta ferramenta não será capaz de funcionar de forma produtiva, por isso é importante ter o conhecimento mais completo deste componente.
Recursos e características
Em uma ferramenta de serra, a precisão do trabalho executado, a velocidade de corte e a qualidade do corte dependem da lâmina de serra corretamente selecionada, portanto, em cada caso, os requisitos para este elemento do quebra-cabeças serão diferentes. Além disso, o tipo de matéria-prima que será utilizada na obra desempenha um papel fundamental. Por exemplo, para produtos feitos de madeira compensada, aglomerado ou metal macio, um corte preciso será necessário se o corte for feito para acabamento, e para trabalho áspero com madeira e outros materiais, em algumas situações, você pode se limitar a um trabalho mais áspero técnica. Em ambos os casos, é importante escolher o arquivo certo para o quebra-cabeças.
Lâminas de serra para ferramentas manuais ao cortar madeira ou metal permitirão que você faça um corte preciso, mesmo que seja necessário preparar produtos finos e pequenos a partir de material de trabalho com uma densidade mínima.
Neste caso, para auxiliar o mestre, recomenda-se adquirir um conjunto de limas com diferentes tipos de lâminas, adequadas a uma determinada densidade de matéria-prima.
É possível distinguir e classificar arquivos de quebra-cabeças para ferramentas manuais e elétricas de acordo com as seguintes características.
- Tamanho do produto. Como a principal matéria-prima para trabalhar com um quebra-cabeças é a madeira, que se destaca pela espessura, a lâmina de serra para um trabalho eficaz é feita o mais longa possível para que a serra possa cobrir toda a espessura. Normalmente o comprimento da peça é 150 mm, mas existem elementos de tamanho maior.
- O tipo de material do qual o arquivo é feito. Na maioria das vezes, os produtos são feitos de liga de aço carbono, uma vez que essas ferramentas funcionam muito bem na tarefa de cortar madeira fresca e seca. Além disso, essa ferramenta também pode funcionar com matérias-primas de polímero. Além disso, para equipar a serra de vaivém com uma peça cortante, são utilizadas serras de aço temperado, recomendadas para trabalhar tipos de metais macios e outros materiais maleáveis. As serras bimetálicas são uma versão aprimorada que reúne as vantagens dos diversos tipos de aço, além de, para melhorar a qualidade dessas limas, serem diamantadas, o que aumenta seu custo. Via de regra, essas lâminas destinam-se ao corte de ligas metálicas densas, para trabalhar alumínio e ladrilhos. As lâminas de serra de metal duro são usadas para ladrilhos e cerâmicas.
- Tipo de lâmina. Este critério é responsável pelo aparecimento do corte realizado. Para selecionar um ou outro tipo de dente nas limas, deve-se prestar atenção na marcação das peças. Os dentes podem ser ondulados, separados, polidos e colocados em um determinado ângulo.
- Tipo de cauda de serra. A capacidade de usar peças com diferentes formatos e tamanhos de cauda depende da configuração da ferramenta de trabalho.No entanto, cada vez mais fabricantes estão tentando tornar seus produtos universais. Esta peça da lima pode ter a forma de T, ter a forma de uma extremidade em U, direita ou com orifícios especiais para uma modificação específica do puzzle.
Marcando
Levando em consideração a marcação dos arquivos, você pode escolher a ferramenta certa para o trabalho. Atualmente, não existe um padrão único para designar todas as peças de corte para serras de vaivém, visto que a maioria das marcas usa a classificação de marca da lâmina de serra da Bosch como base. Normalmente, o conjunto de caracteres inclui valores alfanuméricos.
- O primeiro símbolo caracteriza o tipo de cauda da tela, em sua maioria são letras - T e X.
- Em seguida, uma marcação numérica é aplicada à tela, que indicará o comprimento do arquivo. Este valor pode variar entre 75-150 mm, mas existem outras opções de tamanho. Lâminas longas podem ser necessárias para trabalhar em concreto, grés porcelânico ou pedra.
- O tipo de material do qual o próprio arquivo é feito será indicado pelos símbolos colocados sob as projeções perto da cauda. Assim, o aço inoxidável de alta velocidade é designado pela abreviatura HSS, os símbolos HSC indicam aço de alto carbono, BiM são produtos bimetálicos.
- A faixa de tamanho das lâminas de serra para uma serra de vaivém manual é indicada por analogia com a marcação das peças da máquina, como regra, a graduação é indicada na faixa # 2/0 - # 12. Os tamanhos 3 a 9 são considerados as opções de trabalho mais populares.
- Além disso, os arquivos para ferramentas manuais são marcados com símbolos que indicam o número de dentes por polegada. Este indicador é indicado pela abreviatura TPI. A característica média é de 15 dentes.
- Além disso, o conjunto de símbolos na tela é continuado por letras que indicam o tamanho dos dentes na serra. Podem ser pequenos, então estará presente na marcação a letra A. O tamanho médio assume designação com os símbolos B e C. No tamanho máximo, a letra D será aplicada na tela.
- A seguir está a designação do tipo de matéria-prima utilizada para a obra, bem como as características do corte. As peças de corte universal serão marcadas com um X, os arquivos com o símbolo O pertencem à categoria de peças com as quais você pode fazer um corte curvo em um produto. As lâminas marcadas com a letra P são recomendadas para trabalhar com matérias-primas densas a fim de criar cortes oblíquos.
Visualizações
A classificação da lâmina de serra também é realizada levando em consideração a configuração dos dentes.
Padrão
Uma peça de corte versátil onde todos os dentes têm o mesmo tamanho e formato. O Dente Padrão também assume foco uniforme e posicionamento no mesmo passo um do outro. Com os quebra-cabeças com esta configuração, você pode trabalhar com madeira e materiais semelhantes. Porém, o corte não terá um alto nível de precisão, portanto, na maioria das vezes este tipo de lima é utilizado em necessidades domésticas para corte bruto de materiais.
Com um dente faltando
Este tipo se distingue por sua eficiência, aquecimento mínimo durante a operação, bem como remoção rápida de cavacos da superfície de trabalho. Essa tela deve ser usada para plástico, laminado e madeira. Usando uma lima, você pode fazer um corte encaracolado.
Dentes duplos
Essas serras são menos produtivas no trabalho, porém, sua principal vantagem é a criação de uma linha ideal no ponto de divisão do material. As lâminas de dente duplo removem bem a serragem do produto, não esquentam muito durante o movimento.
Essas peças de corte são utilizadas para um quebra-cabeças caso seja necessário fazer cortes finos e delicados em produtos de várias matérias-primas, inclusive plexiglass, também podem ser utilizadas em ladrilhos de cerâmica, madeira.
Reverter
A configuração dessas limas envolve a colocação de uma parte dos dentes no sentido ascendente.Com este tipo de lima, você pode fazer um corte melhor, reduzindo o número de cavacos e lascas possíveis na superfície de trabalho por baixo. Para as necessidades domésticas, essas telas praticamente não são compradas. Seu principal campo de aplicação é o trabalho de joalheria com madeira, e arquivos semelhantes também são usados para máquinas de mesa. Recomenda-se operar essas lâminas apenas se você tiver experiência no trabalho com a ferramenta.
Além das opções acima para lâminas de serra, há outro tipo - limas espirais. Esses elementos de corte são necessários para o corte dos cacheados. Uma característica distintiva desse tipo é a capacidade de alterar rapidamente o ângulo de corte durante o trabalho com a peça de trabalho. Além de ferramentas manuais, são utilizadas em serras de vaivém e máquinas-ferramentas.
Como escolher?
Uma vez que a lâmina de serra, independentemente de sua configuração, desempenha um papel muito importante, na hora de escolher a peça necessária, vale a pena seguir algumas recomendações.
- Para artesãos que usam a ferramenta regularmente, seria mais correto parar na compra de vários arquivos em um conjunto de uma vez. A presença de diferentes tipos de elementos de corte economizará tempo e também permitirá que você selecione uma peça para um corte específico no material. Para iniciantes que planejam usar um quebra-cabeça para as necessidades domésticas, é recomendado ficar em um conjunto contendo de 5 a 10 produtos de várias configurações e finalidades.
- Durante a operação do quebra-cabeça, você deve ler atentamente as instruções anexadas a ele. Como regra, neste documento, o fabricante deixa recomendações valiosas sobre a seleção de consumíveis para ele. Esse conhecimento o ajudará a navegar no supermercado.
- Ao comprar uma lâmina de serra, é importante definir claramente a tarefa que a serra deve realizar. Tendo decidido o objetivo, será muitas vezes mais fácil selecionar com precisão o tamanho, a forma dos dentes e outros parâmetros do produto. Vale a pena focar na largura e espessura da lâmina, das quais depende diretamente a qualidade do trabalho executado, bem como a velocidade de corte.
- Deve-se dar preferência a marcas populares e confiáveis que vendem seus produtos em todo o mundo. Pode ser uma lâmina de serra da marca Bosch ou Makita. Esses arquivos raramente falham prematuramente, o que justifica totalmente seu custo.
Para informações sobre como escolher arquivos de quebra-cabeças, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.