Características das serras de gelo e sua seleção
A serra de gelo pode ser usada em uma ampla variedade de situações. Por exemplo, muitos pescadores usam esta ferramenta para fazer buracos ou buracos de grandes áreas para usar redes de jogo. A serra de gelo é freqüentemente usada por funcionários e mergulhadores da EMERCOM.
Outra aplicação que esta ferramenta encontra durante viagens extremas, por exemplo, tal serra irá libertar o carro do cativeiro de gelo.
Recursos de motosserra
O funcionamento deste equipamento possui características próprias. Por exemplo, o bom funcionamento de uma motosserra é garantido por um sistema de injeção de ar. Isso também aumenta a vida útil da ferramenta, pois a serra se desgasta muito mais lentamente. A forma do próprio dispositivo é bastante conveniente, de modo que o processo de corte é bastante fácil e rápido. Para cargas pesadas, a instalação prevê um virabrequim de três seções. O gelo pode ser cortado com qualquer motosserra, mas em todos os casos a regra deve ser observada - não use óleo.
O fato é que em outra situação reduz o atrito e evita o superaquecimento, mas quando se trabalha com gelo, não é necessário.
Como escolher?
Na hora de escolher uma serra para cortar gelo, deve-se familiarizar-se com as várias opções de serras domésticas, pois cada uma delas foi projetada para um determinado volume de trabalho, tem suas vantagens e desvantagens. Existem vários tipos de serras que podem ser usados para cortar o manto de gelo.
- Finlandês feito à mão. As vantagens da instância incluem leveza. Massas de gelo de até um metro de espessura podem ser cortadas. Entre as desvantagens, vale destacar a baixa velocidade de trabalho quando comparada a uma ferramenta a gasolina. Mas se compararmos a velocidade de trabalho em metal ou madeira, então essa serra vai lidar com o gelo muito mais rápido. Assim como as serras finlandesas manuais, que são recomendadas para cortar polynya ou myna, podem ser divididas de acordo com os seguintes critérios:
- a ferramenta com cabo de madeira é um acessório amigo do ambiente, cabe bem na mão, é fácil de trabalhar;
- uma serra com cabo de metal - em comparação com a opção acima, esta é uma versão mais durável.
- Motosserra. Esta é uma opção bastante conveniente de se trabalhar. Serrar um buraco no gelo é simples e rápido para eles, mas essa variedade tem as seguintes desvantagens:
- só é possível trabalhar com espessura não superior a 37 cm;
- durante o processo de corte, muitos respingos de gelo atingem a serra, que está cheia de congelamento da ferramenta e com defeito;
- esta arma é bastante grande.
Avaliação do modelo
Para massas de gelo de comprimento curto, uma motosserra doméstica padrão também é adequada e, para volumes maiores de trabalho, você deve escolher uma ferramenta profissional. Vale a pena considerar os modelos mais populares.
- Stihl MS 661. Esta unidade tem capacidade para 7,3 litros. com., e isso é o suficiente para cortar gelo. O pneu básico tem 71 cm.
- Motosserra Stihl MS 880. É recomendado para uma espessura de 90 cm, sendo este o modelo mais potente. Se este comprimento não for suficiente, então é permitido instalar um pneu mais longo - Rollomatic ES 0,404 ″, mas a julgar pela opinião de especialistas, é bastante difícil encontrar um pneu assim.
- Husqvarna 395 XP. O comprimento do pneu é de 106 cm. Segundo os profissionais, trata-se de uma unidade muito cómoda, potente e eficiente.
Dicas operacionais
Antes de começar a cortar o gelo, use as seguintes dicas para usar sua motosserra:
- você não precisa usar óleo porque reduz o atrito e também pode poluir o tanque se peixes forem criados nele;
- recomenda-se realizar o processo de trabalho com a ponta do pneu, evitando o contato com água;
- após serrar, a ferramenta deve ser bem limpa e seca e, em seguida, lubrificada com a corrente, roda dentada e pneu;
- não se esqueça das medidas de segurança pessoal - vista uniforme à prova d'água, estoque protetor de compensado, pois muita água e migalhas de gelo voam ao se usar uma motosserra.
Para uma visão geral da serra finlandesa RAPALA, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.