Características das motosserras a gasolina
Os donos de casas particulares são pessoas que trabalham duro, não precisam ficar sentados. Ferramentas modernas ajudam a facilitar o trabalho físico. A motosserra a gasolina é um desses assistentes. Não pode ser comparado a uma ferramenta manual.
Peculiaridades
As motosserras a gasolina vêm em uma variedade de modelos. Alguns são destinados ao uso profissional - corte e pré-processamento. Outros atendem indivíduos, são leves, ocupam pouco espaço e consomem no mínimo uma mistura combustível. Outros ainda ocupam uma posição intermediária - são mais resistentes do que as ferramentas domésticas, mas menos poderosos do que os profissionais.
Uma motosserra doméstica a gasolina não funciona por muito tempo. Seu recurso é limitado a 25 horas por mês, ou seja, cerca de 60 minutos por dia. Isso é suficiente para a poda de árvores, preparação única de matéria-prima para um fogão ou lareira.
Ferramentas profissionais estão prontas para funcionar diariamente por 8 ou mais horas e são amplamente utilizadas na construção. Uma motosserra semiprofissional não pode trabalhar um turno inteiro sem longos intervalos.
Um motor de dois tempos é necessário para acionar os mecanismos. O tanque de combustível deve ser abastecido com uma mistura de gasolina e óleo. Tipos diferentes funcionam com óleos diferentes. As proporções do líquido inflamável são definidas pelo fabricante.
Então, as ferramentas domésticas funcionam com uma mistura de 76 gasolina e óleos de motocicleta com uma proporção de 25: 1. Os modelos estrangeiros exigem marcas de gasolina de maior qualidade: A92, A95.
Quanto aos óleos, recomenda-se usar apenas aqueles que o fabricante produz para as serras. A proporção dos componentes é de 40 para 1, às vezes 50 para 1. O não cumprimento das regras leva ao desgaste prematuro do motor.
Para a maioria das unidades, um reabastecimento da mistura combustível e lubrificante é suficiente para 40 minutos de operação contínua. Os principais fabricantes usam tecnologia de ponta para estender o tempo de operação, reduzindo o consumo de combustível. A economia pode chegar a 20%.
Vantagens e desvantagens
A vantagem indiscutível das motosserras é a facilitação do trabalho físico. Com seu uso, a produtividade aumenta significativamente e a solução de tarefas é acelerada. A potência das unidades chega a 6 kW, o que permite lidar com materiais muito duros. A ferramenta é fácil de transportar, é utilizada em vários locais, não depende da disponibilidade de energia elétrica.
As desvantagens incluem:
- ruído durante a operação;
- vibração forte;
- gases de exaustão - como resultado, restrições ao trabalho em um espaço fechado;
- reabastecimento frequente;
- a impossibilidade de obter cortes precisos devido ao volumoso e elevado peso.
Princípio da Operação
Apesar dos muitos tipos e modelos, o princípio de funcionamento de todas as ferramentas é o mesmo. As unidades principais são “embaladas” em uma caixa confiável. Carregar e segurar a ferramenta durante o trabalho em madeira é feito pelas alças. O design, a potência e o peso dos produtos técnicos são diferentes. Alguns estão equipados com opções adicionais.
Cada serra é equipada com motor monocilíndrico de combustão interna, apenas em algumas é posicionada verticalmente, em outras é horizontal. A colocação vertical é considerada clássica, é frequentemente encontrada, esta técnica é mais conveniente de usar.A colocação horizontal é típica para ferramentas compactas que podem ser usadas em locais de difícil acesso.
A mistura combustível é fornecida ao motor de combustão interna do tanque de gasolina através do carburador através da linha de combustível equipada com um filtro. Se necessário, a bomba manual é bombeada. O carburador mistura combustível com ar. A mistura inflamável resultante entra no motor através da válvula. O combustível é inflamado por uma faísca de uma vela de ignição. A partida do motor de combustão interna é fornecida pelo starter.
Um puxão forte na alavanca de arranque faz com que o virabrequim gire. O pistão comprime a mistura e a faísca a acende. O motor dá partida, a serra se move. A mola retorna a alça com cabo e tambor à sua posição original. Freqüentemente, essa manipulação é realizada 2 a 3 vezes.
Antes de iniciar o trabalho principal, você deve verificar o estado do dispositivo de travagem. Só depois de se certificar de que funciona, pode começar a serrar. É estritamente proibido usar serras defeituosas.
Durante a operação, você precisa monitorar a condição do combustível e limpar os filtros em tempo hábil. O equipamento requer inspeção e manutenção periódicas. Só assim pode funcionar com eficácia ao longo de toda a vida útil definida pelo fabricante.
Avaliação de fabricantes populares
Uma revisão das motosserras identificou os líderes entre as ferramentas profissionais, semiprofissionais e domésticas.
A técnica “Calma” foi reconhecida como a melhor para uso profissional. O melhor é a motosserra MS 661.... Este modelo aprimorado com motor de 5,4 kW é capaz de operar em condições adversas. Nenhum outro modelo corta madeira úmida congelada com gelo de quarenta graus.
As principais vantagens do "Calm 661":
- um filtro com os menores poros, que impede a penetração das menores partículas de poeira;
- válvula de descompressão para facilitar o arranque;
- bomba de lubrificação de corrente ajustável;
- carburador aquecido;
- a capacidade de parar instantaneamente a corrente;
- nozes cativas;
- tampas de tanque de abertura rápida.
As opções listadas tornaram a motosserra a mais eficiente e confortável de se trabalhar.
Indicadores ligeiramente mais baixos Husqvarna sueco 395 XP... Com uma potência de motor de cerca de 5 kW, uma serra com comprimento de pneu recomendado de 0,9 m pode cortar troncos com diâmetro de mais de um metro e meio.
Ambas as empresas produzem motosserras de alto custo para uso profissional, semiprofissional e doméstico.
A marca Champion é famosa pelos preços mais acessíveis.
A popularidade da serra Champion 265 se deve a:
- custo relativamente baixo;
- facilidade de manutenção;
- motor acelerado com fácil partida.
Entre os modelos semiprofissionais, essa é a técnica mais exigida.
Qualidade e confiabilidade são inerentes Echo de serras japonesas... Todo mundo é bom em tecnologia, mas para a Rússia central, e mais ainda para a parte asiática, no inverno ela é inadequada, pois "tem medo" do frio.
Outra "japonesa", "Makita", provou ser excelente.... Em dias gelados, ela também trabalha com dificuldade. Pequenos itens domésticos são muito populares entre os residentes de verão e os residentes do setor privado. Makita dá partida rapidamente com a ignição eletrônica. O amortecedor de vibração garante uma operação confortável, o sistema de lubrificação automática da corrente facilita a manutenção e o freio inercial garante a segurança.
Claro, não se esqueça dos instrumentos domésticos. O "Druzhba" e o mais poderoso "Ural" desenvolvido a partir dele também são amplamente utilizados em nosso país.... A principal vantagem dos modelos domésticos é o desenvolvimento de estruturas para as condições locais. As motosserras são fáceis de manter, confiáveis na operação e despretensiosas para consertar.
Como escolher?
Ao escolher uma motosserra, é melhor primeiro decidir sobre seu poder.
- Para uso doméstico, são adequadas ferramentas com motor de combustão interna com potência de até 2,0 kW e volume não superior a 50 cm³.As pessoas que moram em uma casa particular precisam de uma pequena serra regularmente, mas não por muito tempo.
- Para operação semiprofissional, deve-se atentar para os modelos com potência do motor de até 3,0 kW e volume de até 70 cm³. Adequado para a construção de uma casa de madeira ou de uma casa de banho.
- Para uso profissional, você precisa de motosserras pesadas caras, pesando de 4 a 6 kg. A potência do motor de combustão interna varia entre 4-6 kW e o volume - 70-90 cm³. É adquirido por grandes empresas industriais, artels. O alto custo só se justifica com o uso intensivo.
É importante escolher o comprimento correto da lâmina. A capacidade de trabalhar com madeira depende diretamente dela, em particular - serrar toras. Os modelos com pneus muito longos nem sempre são convenientes.
Se a potência for insuficiente, a eficiência das motosserras com lâminas longas diminui. É mais conveniente usar ferramentas nas quais o motor esteja localizado na direção longitudinal. É aconselhável que o cabo seja coberto com uma almofada antiderrapante.
Você precisa pegar a serra nas mãos, sentir seu peso, sua capacidade de manobra, porque você terá que cortar não só madeira deitada na horizontal, mas também fazer cortes verticais e oblíquos. Não negligencie a segurança. Os exemplos mais seguros são aqueles com função de bloqueio automático da corrente, que evita lesões em caso de recuo da corrente.
Manual do usuário
O mecanismo de corte da ferramenta é acionado por um motor de dois tempos. Antes de despejar uma mistura combustível no tanque, você precisa diluir a gasolina com óleo. Usar apenas gasolina pode danificar a serra. O motor de dois tempos é projetado sem sistema de lubrificação.
Para operação normal, as peças de atrito (virabrequim, pistão, rolamentos, bielas) precisam de lubrificação. Não basta apenas diluir gasolina com óleo, é importante observar corretamente as proporções dos dois componentes. A proporção exata é indicada no passaporte do dispositivo técnico... É diferente de fabricante para fabricante. Portanto, é importante respeitar as regras estabelecidas. A falta e o excesso de óleo são igualmente contra-indicados.
Para a mistura, é necessário um recipiente de maior volume. Primeiro, preencha metade do volume de gasolina, depois o óleo medido e o restante da gasolina. O recipiente é fechado com uma tampa e o conteúdo é bem agitado. Ao reabastecer uma ferramenta nova pela primeira vez, como ao trabalhar em climas frios, adicione 20% a mais de óleo.
Antes de despejar o combustível acabado no tanque, a serra é colocada em uma superfície horizontal plana. A tampa do tanque deve estar limpa e a ferramenta deve estar totalmente limpa de serragem e outros contaminantes. Caso contrário, corpos estranhos podem entrar na mistura, o que é inaceitável. O enchimento é feito por funil. É importante, dado o pequeno tamanho do tanque, evitar transbordamentos. O recipiente não deve ser cheio até a capacidade máxima.... Quando fechada, a tampa vai para dentro do tanque, então parte do combustível pode ser empurrado para fora.
Depois de encher o tanque de gasolina, preencha o lubrificante de corrente. Ambos os líquidos são consumidos da mesma forma, portanto, devem ser reabastecidos ao mesmo tempo. O não cumprimento desta condição leva à diminuição do tempo de operação dos equipamentos devido ao seu reabastecimento improdutivo.
O lançamento da ferramenta deve ser realizado a uma distância de 2-3 metros do local de vazamento dos produtos petrolíferos. A conformidade com as regras de operação da motosserra prolongará sua vida útil e garantirá uma operação sem problemas.
No próximo vídeo, você encontrará a opção de uma motosserra barata.
O comentário foi enviado com sucesso.