Tudo sobre serras sem fio
As serras sem fio ganharam imensa popularidade nas últimas décadas - são utilizadas tanto por profissionais em vários campos como por proprietários de jardins domésticos, onde tal ferramenta é amplamente utilizada para trabalhos de jardinagem.
A variedade de tais acessórios confunde um pouco um comprador potencial inexperiente, por isso vale a pena considerar brevemente o que são essas unidades e para que são utilizadas.
Peculiaridades
Qualquer serra elétrica é projetada para substituir a serra manual clássica em termos de fonte principal de esforço - em vez de uma mão humana, todo o fardo de realizar uma tarefa agora é colocado em um motor elétrico. No entanto, se as primeiras serras elétricas dependiam de tomadas e, portanto, eram utilizadas exclusivamente estacionárias em uma oficina, a bateria permite que você trabalhe autonomamente por várias horas. Nesse caso, os dispositivos recarregáveis podem ter certas limitações associadas às especificações da bateria.
Em primeiro lugar, a capacidade da bateria é diferente e, portanto, a vida da bateria pode variar de 2 a 3 a 8 horas. Naturalmente, maiores volumes de carga são alcançados apenas com o aumento da bateria, portanto, unidades profissionais sérias pesam bastante, especialmente porque também devem produzir uma potência significativa e um alto número de rotações.
Outra característica da escolha de um modelo específico de serra sem fio é que diferentes tipos de acumuladores apresentam condições especiais para seu funcionamento. Assim, as baterias de níquel-cádmio, consideradas obsoletas em quase todos os lugares, tinham um "efeito memória", ou seja, exigiam regularmente uma descarga completa e depois a mesma carga, caso contrário, perdiam rapidamente o volume de carga, mas praticamente não ficavam expostas ao frio .
Baterias de íon-lítio modernas, frequentemente usadas não apenas em serras, mas também em outros dispositivos recarregáveis, com baixo peso, podem se orgulhar de uma carga significativa, e mesmo sem danos podem carregar a qualquer momento, sem perder a carga durante um longo período de inatividade, mas são rapidamente descarregados durante a operação ou armazenamento em baixas temperaturas. Considerando que em regiões frias, que são muitas em nosso país, a escolha pode não ser tão óbvia, alguns fabricantes ainda oferecem dois tipos diferentes de baterias no kit.
Princípio da Operação
Na maioria dos casos e variedades de serras elétricas, a energia de uma bateria ou fonte de alimentação é fornecida ao motor, que, por meio de vários dispositivos, transmite o torque, acionando o mecanismo de corte. O último em diferentes modificações pode parecer completamente diferente. Em uma serra circular, é um círculo com dentes afiados ao longo de toda a circunferência, em uma ferramenta de corrente, sua função é realizada pela própria corrente com um giro ao longo do corpo, modificações de sabre e serras de vaivém utilizam lâmina móvel para frente e para trás por analogia com a serra manual e o quebra-cabeças originais.
O motor elétrico permite não apenas menos esforço para cortar, mas também proporciona uma maior velocidade da tarefa, porque graças ao motor consegue-se um impacto muito mais rápido do que uma pessoa poderia fazer com as próprias mãos.O aumento da produtividade pode criar um perigo adicional para o operador na forma de detritos voando em todas as direções, portanto, o trabalho com esse equipamento é realizado apenas com óculos e luvas, e o projeto em si muitas vezes requer alguma proteção.
Os modelos de bateria, devido ao seu foco na mobilidade máxima, muitas vezes carecem de muitas das vantagens de suas contrapartes fixas. Por exemplo, eles raramente são equipados com uma conexão de aspirador de pó, portanto, deixam mais detritos para trás. Ao mesmo tempo, diferentes tipos de construção geralmente fornecem soluções diferentes para simplificar o desempenho do trabalho ou proteção adicional de componentes-chave.
Os fabricantes modernos estão trabalhando ativamente para garantir que suas ferramentas não emperrem; eles também estão introduzindo tecnologias para uma partida suave do motor na partida e seu desligamento automático em caso de superaquecimento.
Todos esses acréscimos tecnológicos podem afetar adversamente o peso e o custo de cada unidade individual, mas o próprio fato de sua presença ajuda o dispositivo a durar mais, o que acaba tendo um efeito positivo no estado da carteira do proprietário.
O que eles são?
De acordo com muitos especialistas, a serra elétrica a bateria mais popular nos próximos anos é a serra sabre. No momento, é relativamente pouco conhecido, já que modelos sem fio realmente portáteis começaram a aparecer recentemente, mas em uma versão de rede elétrica, esta mini-serra já existe há muitos anos. Em termos de corpo, é muito semelhante a outra ferramenta elétrica portátil, por exemplo, a mesma chave de fenda, mas seu acessório de trabalho se parece com uma serra ou faca, que se projeta das profundezas do corpo em alta velocidade e então se retrai de volta.
A alta popularidade deste tipo de ferramenta elétrica e o crescimento projetado na demanda por modelos sem fio devem-se ao fato de ser a serra manual recíproca que possui a mais ampla gama de aplicações. Esta ferramenta permite um processamento bastante fino, por isso é popular entre os carpinteiros profissionais, ao mesmo tempo que é adequada para a poda de árvores, o que é muito relevante para todos os proprietários de chalés de verão. Além disso, até mesmo a formação de blocos de concreto aerado será dominada por esta pequena serra, então o futuro é mais provável para ela.
Nesse ínterim, as motosserras movidas a bateria estão muito mais difundidas. É a versão com bateria que é bastante rara, já que esse mecanismo recebe com muito mais frequência energia de um pequeno motor a gasolina - isso permite trabalhar em quase todas as condições por um tempo ilimitado, cortando grandes volumes de madeira de qualquer espessura. Os modelos sem fio ainda não são muito populares porque esse tipo de ferramenta consome uma quantidade realmente enorme de energia, de modo que a bateria média é suficiente para cortar no máximo uma pequena árvore.
Motosserras com este tipo de fonte de alimentação podem ganhar popularidade adicional à medida que as baterias evoluem. As motosserras não têm concorrentes em termos de corte de troncos grossos e, afinal, a operação com bateria ajuda a eliminar ruídos desnecessários e gases de escape corrosivos. Além disso, o motor a gasolina da serra em clima frio e úmido nem sempre dá partida sem problemas, ao passo que uma bateria eliminaria completamente essa desvantagem.
Serras circulares ou circulares movidas a bateria não são incomuns por muito tempo, eles podem ser encontrados em todos os lugares, mas têm uma séria desvantagem. O fato é que tal unidade, devido às peculiaridades de um bico substituível feito em forma de círculo de diâmetro significativo, não é capaz de realizar um corte figurado. Mas torna possível cortar com rapidez e precisão sem esforço desnecessário, embora os principais consumidores de tal ferramenta ainda sejam as serrarias ou os reparadores que executam o corte na estrada.
Outra desvantagem de uma serra circular poderia ser chamada exclusivamente de trabalho com materiais de chapa relativamente fina, mas, na verdade, foi inventada para isso. Embora isso reduza bastante o alcance de tal dispositivo em casa, é uma invenção ideal para a indústria, uma vez que esta ferramenta é uma das mais leves, mas tem um alto desempenho.
Por muito tempo, as serras circulares foram consideradas uma ferramenta para madeira, mas nos últimos anos, graças à brasagem de diamante, modelos de metal e plástico também surgiram em discos substituíveis.
O último tipo de serra sem fio é a serra elétrica. Em termos de finalidade, tal unidade é praticamente o oposto de uma serra circular - embora possa cortar em linha reta, é afiada precisamente para um corte figurado. Esta ferramenta é muito modesta em tamanho, por isso não pode cortar muito rápido, mas seu significado não está na velocidade, mas na precisão dos contornos de recorte de uma forma complexa. Uma vez que esta unidade ainda não ajuda a resolver a maioria dos problemas industriais, mas consegue lidar com a criação de várias pequenas coisas elegantes, é frequentemente usada em casa por carpinteiros amadores.
Ao mesmo tempo, não se deve tomar o quebra-cabeça da bateria apenas como entretenimento doméstico - alguns modelos são especialmente projetados para cortar chapas, ladrilhos e outros materiais finos, e a possibilidade de substituição de arquivos também ajuda a diversificar as funções de cada unidade individualmente. Por tudo isso, o dispositivo pode ser utilizado tanto no processo de realização de reparos quanto na fabricação de diversas peças úteis.
Visão geral dos fabricantes
A gama de modelos de cada um dos fabricantes mais conhecidos é atualizada regularmente, por isso não vale a pena destacar modelos específicos, até porque cada consumidor tem necessidades diferentes. Mas você deve avaliar as especificidades de certos fabricantes - em geral, a escolha de uma marca mais eminente e cara quase sempre se justifica. Como é freqüentemente o caso com vários produtos industriais, a mais alta qualidade, mas também um preço bastante alto, é freqüentemente distinguida por serras sem fio feitas no Ocidente (incluindo as japonesas).
Empresas como a americana DeWalt, a alemã Bosch ou a japonesa Makita construíram uma imagem positiva de si mesmas durante décadas. e eles simplesmente não têm o direito de riscar com os erros das crianças, então seus produtos são sempre perfeitos. São esses fabricantes os primeiros a introduzir novas tecnologias destinadas a melhorar a segurança do operador e da própria ferramenta.
Se você deseja economizar dinheiro, mas não deseja correr muito risco, você também pode escolher marcas menos conhecidas - desde que sua produção também esteja localizada em algum lugar da Europa ou da América do Norte. Sem ser promovido, esse fabricante não se permite inflacionar os preços, mas, ao mesmo tempo, você não pode ter certeza da alta qualidade do produto ou de que ele não seja feito na China.
Essas empresas costumam ser de um dia, portanto, não anunciaremos nenhuma delas. Outra opção de economia pode ser a compra de ferramentas elétricas domésticas - por exemplo, da Interskol. Os produtos fabricados em nosso país muitas vezes são difíceis de chamar de ideais, são pouco exportados para o exterior, mas pelo menos sabemos de suas deficiências, além disso, os centros de serviços estão sempre por perto, como é o caso de marcas estrangeiras famosas. A disponibilidade garantida de instruções em russo é outra razão pela qual uma serra tão barata pode ser uma boa escolha para um iniciante.
Os produtos chineses são totalmente imprevisíveis. Os fabricantes deste país gostam de economizar mesmo quando a economia é obviamente inadequada, e isso pode afetar a qualidade da ferramenta ou a segurança de trabalhar com ela.
Isso não quer dizer que todas as serras chinesas são piores do que as da Interskol, mas quase sempre são mais baratas, mas raramente é possível encontrar avaliações de marcas do Reino do Meio, então pense bem antes de comprar tal unidade.
Qual escolher?
Você precisa escolher um modelo específico de serra sem fio, começando pelas tarefas que lhe são atribuídas. Como pudemos ver acima, para começar, vale a pena decidir pelo menos um tipo, uma vez que diferentes soluções técnicas são criadas para executar tarefas diversas e nem sempre são intercambiáveis.
- Para manter seu próprio jardim e cortar árvores caídas para lenha, compre uma motosserra - é mais apropriada para trabalhar com toras grossas. Escolha um modelo poderoso, porque simplesmente não pode haver nenhuma solução especial “doméstica” nesta categoria - toras sólidas são sempre um sério desafio para a ferramenta de corte.
- Se você pensa que a árvore que desabou no local não é lenha, mas sim material para fazer móveis ou prédios de madeira, e a qualquer momento você está pronto para comprar material para produtos de carpintaria de autodesenho, escolha uma serra circular. Observe que o principal aqui não será nem a potência do motor, mas a profundidade de corte - você deve ter certeza de que seus materiais não são mais grossos do que este indicador. A mesma ferramenta funcionará se o seu proprietário estiver envolvido na renovação da casa ou profissionalmente
- Para cortes finos e precisos, sejam peças para um mecanismo em funcionamento ou uma decoração simples para sua casa, um quebra-cabeça é o ideal. A abundância de várias telas permitirá que você escolha uma ferramenta bastante versátil que resolverá muitos problemas domésticos. Também aqui o principal critério será a profundidade de corte, já que as serras de vaivém também são projetadas para materiais em folha, mas são essas unidades que têm a menor potência, por isso certifique-se de não comprar uma ferramenta "desdentada".
- Uma motosserra é teoricamente adequada para a maioria das tarefas descritas, mas na prática suas dimensões geralmente não permitem a substituição de uma boa motosserra.
Em termos do âmbito de aplicação, tal unidade é a mais próxima de uma serra circular, mas ainda permite a possibilidade de corte com um giro gradual.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da motosserra Bosch AKE 30 Li sem fio.
O comentário foi enviado com sucesso.