Como determinar a fase e zero com uma chave de fenda indicadora: instruções e precauções

Contente
  1. Variedades e funções de chaves de fenda
  2. Como verificar fase e zero?
  3. Medidas de segurança

Problemas com fiação elétrica e aparelhos elétricos hoje em dia são comuns, e devem ser facilmente resolvidos por qualquer homem que se preze e que não tenha sequer a formação técnica adequada. Deve-se dizer que isso é possível devido à existência de uma massa de dispositivos auxiliares para resolução de problemas de fiação elétrica. E conhecendo os fundamentos de como a fiação elétrica e os dispositivos básicos desse tipo são organizados, você pode resolver muitos problemas facilmente. Por exemplo, determine o zero e a fase ou diferencie a fase de zero usando uma chave de fenda indicadora especial.

Variedades e funções de chaves de fenda

Exteriormente, o dispositivo em consideração parece a chave de fenda mais simples. A diferença ficará visível na caneta. Na versão considerada desta ferramenta no corpo do cabo há um resistor conectado a um ferrão de metal. É isso que funcionará como um guia.

A presença de uma parte resistiva permite que você reduza a intensidade da corrente ao máximo, o que torna possível usar essa chave de fenda da forma mais segura possível. Um diodo de luz ou uma lâmpada à base de neon também é embutida na estrutura do dispositivo, que é conectada a um patch de tipo externo na placa de contato, que está localizada na parte externa do dispositivo. Acontece que a eletricidade passa pela sonda e, em seguida, pelo resistor, é reduzida a tal nível que seu indicador é o mais seguro possível para o trabalho. Este é precisamente o aspecto principal do uso de uma chave de fenda indicadora.

Se falamos das categorias dessas chaves de fenda, então os modelos mais recentes do mercado podem encontrar tensão no núcleo mesmo através de uma camada de argila, cal ou gesso, o que será extremamente conveniente, pois eliminará a necessidade de quebrar parte do parede para chegar diretamente ao fio.

Em geral, o algoritmo de ação de tais ferramentas é o mesmo na maioria dos casos. Embora existam diferenças que surgem dependendo das categorias, modelos e funções implícitas que um determinado modelo com uma função de indicador possui. Acontece que, em termos de funcionalidade, essa chave de fenda do tipo indicador pode substituir uma série de equipamentos bastante caros. Por exemplo, existem soluções alimentadas por bateria que permitem verificar a integridade dos fios, mesmo quando estão desenergizados e nenhuma corrente flui por eles.

Essas opções fornecerão as seguintes informações sobre o circuito, que é verificado:

  • a presença de um sinal sonoro permitirá entender se há tensão no circuito ou se está ausente;
  • um display digital mostra o valor da tensão, que geralmente é exibido em volts;
  • a utilização da chave de fenda em questão possibilita a verificação do circuito CA e CC em aparelhos elétricos de uso doméstico;
  • definir a polaridade da rede;
  • continuidade do circuito elétrico por indicação sonora ou luminosa.

Importante! Qualquer chave de fenda do tipo indicador terá necessariamente um limite de medição de tensão inferior e superior. Ir além desses limites em quase 100% dos casos levará ao mau funcionamento e à quebra do dispositivo.

Geralmente, existem duas categorias desse tipo de chave de fenda.

  • Com uma lâmpada de néon. Esta opção é comum e sua estrutura está descrita acima. A vantagem de tal solução será o baixo custo e a simplicidade. E a desvantagem é a pequena faixa de tensão com a qual você pode trabalhar.Como regra, estamos falando sobre a faixa de 90 a 380 volts. Sim, e o fio de fase pode ser determinado neste caso apenas com contato elétrico direto.
  • Com LED. A opção com dispositivo de sinalização no LED será um pouco diferente. Deve-se notar aqui que para sua fonte de alimentação, a intensidade da corrente no esquema usual será pequena. Portanto, um transformador de tempo denominado é usado. O diodo será pulsado. Quantas vezes o brilho contínuo diminuirá, o mesmo número de vezes que a força da corrente que passa pelo diodo aumentará.

Devido à presença de um resistor limitador, a sonda é conectada ao contato com polaridades diferentes na ponte retificadora de diodo. E o segundo contato é trazido para a alça do indicador para que você possa tocá-lo com o dedo. A pequena constante que surgiu vai para o capacitor de armazenamento. Em seguida, é acionado o transistor do tipo avalanche, que é acionado de acordo com o circuito inverso. Ao final de tudo isso, o LED recebe uma corrente pulsante. Essa chave de fenda pode realizar a detecção de fase mesmo com uma tensão de 45 volts. E se você conectar não uma sonda, mas uma pequena antena, poderá encontrar facilmente um campo elétrico de tipo variável.

Se falamos sobre o campo de aplicação, então, com a ajuda dessas chaves de fenda, você pode realizar os seguintes tipos de trabalho:

  • verifique se um condutor de fase está conectado ao soquete ou contato da chave;
  • se a tomada do cabo de extensão não funcionar, você pode verificar todas as tomadas usando uma sonda;
  • verifique onde exatamente a fase do cartucho está conectada: ao contato principal ou à rosca;
  • descobrir se há tensão em um determinado dispositivo elétrico;
  • verifique a qualidade do condutor de aterramento.

Como verificar fase e zero?

Agora vamos diretamente para a verificação do zero e da fase. Mas antes de começar a trabalhar neste tipo, você deve verificar o desempenho do próprio dispositivo, para que ele exiba os dados corretos para que as ações desejadas possam ser realizadas, executando as seguintes ações:

  1. primeiro, deve-se realizar uma inspeção visual e verificar se a estrutura do dispositivo está totalmente intacta e não apresenta nenhum dano mecânico;
  2. após realizar esta ação, se nenhuma falha for encontrada, você deve testar o dispositivo;
  3. Na verificação, a sonda deve ser inserida nos dois orifícios do soquete de trabalho, ao mesmo tempo é necessário manter o polegar na parte da alça do sensor dielétrico - se algo estiver errado, o indicador não funcionará;
  4. ao usar uma solução com um indicador do tipo neon na bateria, você pode apertar a ponta da chave de fenda e o remendo com os dedos; se o diodo de luz estiver ativado, isso significa que o dispositivo está funcionando corretamente.

      Vamos explicar a definição de fase e zero na saída mais comum. Você precisa inserir uma chave de fenda em um dos orifícios do soquete e, conforme descrito acima, tocar com o dedo na placa do cabo. Se o indicador estiver ativado, significa que a fase foi encontrada. Em seguida, inserimos o dispositivo em outro orifício - a ativação da lâmpada não deve ocorrer. Se tudo estiver como deveria ser, é zero.

      Se mesmo assim brilhar no fio neutro, o que parece impossível, significa que existem duas fases. Não tenha medo, porque isso é possível se o contato do cabo zero simplesmente desaparecer. Por exemplo, pode acontecer em uma caixa em algum lugar. Não pode haver duas fases na saída de forma alguma: uma simplesmente entrará no segundo orifício por meio de alguns aparelhos elétricos ligados (lâmpadas, máquinas de lavar, geladeiras e assim por diante).

      Deve-se notar que muitas vezes muitas pessoas confundem uma chave de fenda simples com uma versão com mostrador. No segundo caso, as chaves de fenda possuem bateria. Se usar uma chave de fenda para realizar a determinação do solo, não há necessidade de tocar no calcanhar. Ou a luz estará ativa, como no caso de tocar uma fase, bem como ao tocar em zero.

      Medidas de segurança

      Se você estiver trabalhando com uma chave de fenda do tipo indicador, você deve conhecer as seguintes regras:

      • em nenhum caso você deve usar uma chave de fenda sem parafuso;
      • apenas a bateria pode ser removida do dispositivo e nada mais;
      • ao substituir a bateria, o parafuso deve ser apertado o mais firmemente possível, o que é feito no sentido horário;
      • é proibido o uso de dispositivo que apresente danos mecânicos;
      • não use uma chave de fenda em alta umidade;
      • é extremamente perigoso usá-lo em redes com padrões de voltagem inadequados.

      Não será supérfluo lembrar as seguintes medidas básicas de segurança ao trabalhar com fiação:

      • não agarre as pontas de prova do instrumento pelas partes nuas para evitar choque elétrico;
      • em nenhum caso você deve procurar a fiação com as mãos desprotegidas - você deve fazer isso com luvas de borracha e sapatos com sola de borracha;
      • as mãos também devem estar secas;
      • às vezes, a resistência, não a tensão, pode ser medida para indicar zero e terra; você deve ser extremamente cuidadoso neste caso.

      Trata-se de uma série de regras bastante simples, mas a sua aplicação estrita e precisa garantirá a preservação da saúde e segurança no trabalho. Mas em geral, como você pode ver, é muito fácil determinar a fase e o zero com uma chave de fenda indicadora. O principal é seguir as regras e princípios de segurança para trabalhar com aparelhos elétricos, bem como com redes elétricas.

          Como determinar a fase e zero com uma chave de fenda indicadora, veja o vídeo abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário