Características das chaves de fenda de relógio

Contente
  1. Onde eles são usados?
  2. Requerimentos técnicos
  3. Variedades
  4. Como fazer isso sozinho?

Para manutenção e reparo de relógios de pulso, relógios de parede e outros relógios mecânicos, é sempre necessário abri-los. E então você tem que usar chaves de fenda de relógio. Este valioso tipo de ferramenta não é bem conhecido do público em geral. Neste artigo, falaremos sobre os recursos das chaves de fenda para relógios.

Onde eles são usados?

Assistir chaves de fenda do kit de conserto pode ajudar no trabalho não apenas com cronômetros, mas também com:

  • câmeras de filme;
  • médico e óculos de sol;
  • outras coisas onde existem fechos mecânicos particularmente finos.

Requerimentos técnicos

Na fabricação de chaves de fenda para relógios, a GOST é usada para chaves de fenda comuns. Ele padroniza os tipos de aço usados ​​na lâmina e os materiais usados ​​na fabricação dos cabos e o torque. As tolerâncias para a perpendicularidade da extremidade e para a simetria da ranhura, assim como o nível de rugosidade (maior desvio de uma superfície lisa) são estritamente reguladas.

Todas as dimensões devem ser medidas apenas por meios autorizados. A norma estadual prevê que uma chave de fenda deve ter uma vida útil de pelo menos 12 meses a partir da data de fabricação.

Variedades

Bastante difundidas são as chaves de fenda para relógios com lâminas intercambiáveis. Recomenda-se a escolha de produtos com lâminas temperadas e lixadas, na fabricação dos quais se utiliza o aço cromo vanádio. Muitos kits de entrega incluem 4 lâminas com um diâmetro de 1,5 a 3 mm. Com a ajuda deles, fixadores de vários formatos são facilmente desparafusados ​​e torcidos. Em alguns casos, chaves de fenda com broca dupla-face são úteis.

Esses acessórios permitem que você trabalhe com mais rapidez e eficiência, sem danificar os fixadores. Os bits devem ser tão fortes quanto possível e resistentes ao desgaste, o que limita severamente a gama de materiais usados. Equipamentos de precisão são usados ​​na produção dessas peças. Ao adquirir uma chave de fenda de 4 barras, a resistência mecânica dessas peças deve ter prioridade. O revestimento de cromo-níquel é melhor do que o cromo em propriedades anticorrosivas, mas também mais caro.

Como fazer isso sozinho?

Comprar um kit pronto significa uma despesa significativa. Às vezes, inclui ferramentas desnecessárias que não são realmente necessárias. Ou, ao contrário, é necessário um dispositivo tão delicado que não seja vendido em conjuntos prontos. Chaves de fenda muito pequenas são feitas de agulhas. Não só as agulhas de alfaiataria são adequadas, mas também aquelas com as quais as máquinas de costura domésticas são completadas. Você precisa se livrar da ponta afiada, porque você não precisa dela de qualquer maneira. Em seguida, o metal é recozido, aquecendo sistematicamente uma das pontas a 900 graus. O resfriamento subsequente deve ser lento. O fato de o aquecimento ter atingido o estágio necessário é indicado pela cor laranja da borda. Se estiver avermelhada, deve-se aumentar o aquecimento e, quando atingir o tom amarelo claro ou branco, enfraquecer.

Você pode usar um queimador de fogão a gás convencional para aquecer a peça de trabalho. É necessário resfriar a agulha puxando-a cuidadosamente para fora. Nesse momento, as qualidades plásticas do aço vão aumentar, de modo que será possível dar imediatamente a forma desejada em uma pequena bigorna com golpes de um martelo em miniatura. Bigorna adequada:

  • a parte impactante de um martelo maior;
  • alicate de aço;
  • alicate;
  • outra ferramenta de metal com uma área plana suficientemente grande.

Você pode melhorar o forjamento reaquecendo a agulha.Desta vez, a velocidade de retirada da chama não importa mais. Tendo dado à ponta da peça a forma desejada, ela é modificada usando uma lima plana. Às vezes, eles apenas moem. Depois de terminar o processamento, é imperativo endurecer a lâmina da chave de fenda aquecendo a sua extremidade até a cor cereja escura e imediatamente depois mergulhando-a em água.

Uma peça assim endurecida é desnecessariamente frágil. Definitivamente, você deve recorrer a mais um método de processamento - as chamadas férias. Em primeiro lugar, a peça de trabalho é aquecida para que se torne roxa ou azul claro (o ferro adquire esses tons na faixa de 285-300 graus). Uma vez que a escama no metal endurecido tornará mais difícil o reconhecimento preciso das cores, é imperativo removê-la. O procedimento de têmpera termina com um resfriamento gradual da agulha no ar.

Como resultado, a ponta irá adquirir alta dureza e tenacidade. Agora definitivamente não vai quebrar. O lixamento final pode ser feito com uma pedra abrasiva. Um lápis sem grafite é geralmente usado como uma caneta improvisada. Uma opção mais confiável é ligar uma máquina de latão, seguida do uso de solda.

No próximo vídeo, você encontrará o desempacotamento e uma visão geral do conjunto de chaves de fenda do relógio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário