Recursos e tipos de lâminas de serra

Contente
  1. Descrição
  2. O que eles são?
  3. Tipos de aço
  4. Como escolher?
  5. Dicas operacionais

Hoje, no mercado de ferramentas e acessórios, existe um grande número de serras para serras, que se diferenciam não só na aparência, mas também nas características. Além disso, podem ser divididos em usados ​​por profissionais e usados ​​por artesãos domésticos. Cada uma dessas serras tem suas próprias características. E você definitivamente precisa saber todas as informações sobre eles antes de escolher.

Descrição

A lâmina da serra em si é uma tira bastante fina feita de aço. Portanto, é considerada a parte mais vulnerável da serra. Apenas um movimento errado pode quebrar a ferramenta. Além disso, pequenos dentes estão localizados na borda da lâmina, com a ajuda da qual todo o trabalho é realizado. É muito importante que eles não sejam apenas em forma de cunha, mas também devidamente endurecidos.... No futuro, isso aumentará a vida útil da lâmina.

Se considerarmos os tamanhos padrão das telas, então, de acordo com a GOST, elas devem ter de 24 a 30 centímetros de comprimento. Já para um parâmetro como o passo dos dentes, esse indicador deve variar de 8 a 12 milímetros. A espessura da tela varia de 0,64 a 0,80 milímetros.

O que eles são?

Existem dois tipos de lâminas de serra. Alguns são usados ​​para corte manual, outros para corte mecanizado.

Para manual

Essas telas podem ser divididas em 2 subtipos principais por tamanho.

  • Telas duplas... O comprimento total da tela não deve ser superior a 31 centímetros e 15 milímetros. Nesse caso, a espessura não deve ultrapassar 0,80 milímetros.
  • Telas individuais... O comprimento deve ficar na faixa de 26,5 a 31,5 centímetros e a espessura de 0,63 milímetros.

A gama de lâminas de serra produzidas na Rússia é limitada a isso. Porém, em lojas especializadas, você pode comprar outras, de produção estrangeira.

Por exemplo, as lâminas com revestimento de diamante são muito comuns, podendo mesmo ser utilizadas para trabalhar em cerâmica.

Existem também telas que são revestidas com pulverização de tungstênio ou carboneto de tungstênio.... À primeira vista, essa serra parece ser muito resistente, mas você precisa ter muito cuidado ao trabalhar com ela. Este tipo de lâmina é extremamente sensível às mudanças de voltagem.. Portanto, eles não são aconselhados a cortar metal. Essas serras não são de todo adequadas para cortar trilhos, mas são uma boa opção para o corte longitudinal de madeira.

Se você precisa de uma serra para trabalhar em ladrilhos, deve comprar uma serra de metal com o mesmo revestimento de tungstênio.

Cordas de bolso úteis são úteis para caminhadas... Eles são usados ​​por turistas, sobreviventes ou militares. Trabalhar com tal serra é sempre longo e trabalhoso. Afinal, a tela aqui é muito fina, o que significa que você não pode fazer movimentos bruscos, nem pressionar com força a serra... Você precisa mover-se com cuidado de baixo para cima. Primeiro, pequenos galhos são serrados e, em seguida, a tora é serrada. Mas se tal serra é cega, então você não pode jogá-la fora, mas transformá-la em uma armadilha caseira para animais, que será útil a qualquer caçador.

Para corte mecânico

Para automatizar o processo, os artesãos usam uma máquina de corte de serra. Esta ferramenta foi projetada para cortar canais, tubos e outros produtos de metal.Consequentemente, a lâmina para tal ferramenta deve ser ligeiramente mais espessa e muito mais forte.

Tipos de aço

As serras manuais e elétricas modernas são feitas de vários tipos de materiais. A escolha depende da finalidade para a qual a ferramenta será usada.

Considere os principais materiais usados ​​para fazer a tela.

Aço carbono

Este material é conhecido por ser o mais frágil. Isso, é claro, não lhe dá popularidade.

Você só deve escolher lâminas de aço carbono se tiver que cortar metais macios ou não ferrosos.

No entanto, a qualidade de tal serra depende não apenas das características do material, mas também do método de processamento. Se nenhuma regra for violada durante a produção, mesmo essa serra será durável.

Liga de aço

Esta versão de telas é popular exclusivamente em nosso país. Os fabricantes estrangeiros praticamente não prestam atenção a isso. No entanto, esse aço é uma ordem de grandeza melhor do que o descrito acima, pelo menos por ser mais avançado tecnologicamente.

O aço com liga de vanádio ou tungstênio é mais adequado para trabalhar com materiais duros.

Aço de alta velocidade

Embora esse tipo de material seja reconhecido como o melhor, ele apresenta várias desvantagens. Para começar, tudo a mesma coisa sobre os profissionais. As lâminas HSS são muito afiadas e seus dentes são muito mais fortes do que todas as outras serras para serras. Mas, ao mesmo tempo, o material ainda permanece frágil. Outra desvantagem é que o preço é muito alto.

No entanto, uma tela feita de aço vale seu dinheiro. Afinal, se você comprar uma serra por um preço mais acessível, ela irá quebrar muito rapidamente.

Lâminas bimetálicas

Recentemente, as lâminas bimetálicas estão substituindo ativamente todos os seus "concorrentes". Esta é uma invenção relativamente nova. No cerne da tela está o aço forte, mas elástico. Normalmente é usado carbonato. A tira laminada a frio é processada por soldagem por feixe de elétrons, após a qual os dentes são cortados nela.

Este tipo de soldadura é utilizado porque é com a sua ajuda que o metal pode ser aquecido instantaneamente. Os dentes não ficam mais quebradiços, o que também é muito bom. O custo das telas feitas com esse novo material é o mesmo do caso anterior, portanto, é provável que em breve derrotem seus concorrentes.

Como escolher?

O principal parâmetro que você precisa prestar atenção ao comprar uma lâmina de serra é o seu tamanho. A pessoa deve se sentir confortável trabalhando com tal ferramenta.

Também é necessário entender com antecedência com qual metal a serra entrará em contato com mais freqüência. Como os dentes da serra devem ser depende disso. Por exemplo, uma serra para corte de metal tem dentes triangulares afiados. O passo do dente é de 0,8 milímetros.

Ao trabalhar com tubos finos ou metais não ferrosos, vale atentar para as lâminas, onde o passo entre os dentes é de um milímetro. Se você tiver que lidar com materiais mais duráveis ​​(por exemplo, tubos com paredes grossas), este parâmetro deve ser aumentado para 1,25 milímetros.

Às vezes acontece que no processo de trabalho, as cunhas da lâmina da serra. Para evitar que isso aconteça, a tela deve estar devidamente divorciada.... Se o divórcio não for fornecido pelo fabricante, você deve fazê-lo imediatamente após a compra. Você pode separar cuidadosamente cada dente separadamente ou fazê-lo em grupos de três. Tudo depende do tipo de material com o qual você tem que lidar.

Se houver uma oportunidade de comprar lâminas de serra de alta qualidade, é melhor pegar um conjunto inteiro de uma vez.

Dicas operacionais

Muitas vezes, a vida útil de uma ferramenta não depende de onde e de quem foi comprada, mas de como foi cuidada. As regras para cuidar de lâminas de serra são muito simples, então você não deve quebrá-las.

  • Ao trabalhar com materiais duros e quebradiços, recomenda-se manter a lâmina úmida, enxugando constantemente com um pano úmido, ou untar suavemente os dentes com graxa.
  • Também é importante segurar a serra corretamente.Mesmo ao trabalhar com materiais finos ou em folha, pelo menos três pinos devem estar envolvidos no trabalho.
  • Ao trabalhar com materiais pegajosos ou moles, você também precisa se certificar de que a serra para hacks esteja preparada com antecedência. Idealmente, os dentes devem ser simplesmente esfregados com sabão.
  • Uma pequena serra não é uma máquina-ferramenta, então você precisa trabalhar com ela de forma mais lenta e precisa. Não há necessidade de fazer movimentos bruscos. Você precisa tentar salvar suas forças. E também é importante considerar que qualquer um, mesmo uma tela bastante forte, tem medo de solavancos repentinos.
  • Se ficar cada vez mais difícil trabalhar com a tela antiga, o ajuste de nitidez salvará o master. Os dentes afiados lidarão com qualquer material com mais facilidade. Se isso não ajudar, você precisará inserir uma nova lâmina no suporte. Quase qualquer pessoa pode instalá-lo.
  • O cuidado adequado também é muito importante. Após o trabalho, você precisa se livrar de aparas de metal ou madeira e outras sujeiras. Isso pode ser feito com um pincel comum.
  • E o último ponto importante - você não pode colocar nada em uma serra, porque ela é feita de um material muito frágil.

Resumindo, podemos dizer que existem, na verdade, tantos tipos de lâminas de serra quanto materiais para corte. Portanto, você precisa conhecer com clareza todas as suas características, escolhendo o par certo. Então, mesmo um "barbante" fino servirá ao seu dono por muito tempo.

No próximo vídeo, você encontrará um pequeno truque para usar lâminas de serra comuns.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário