Serras para madeira: tipos e características

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Compromisso
  3. Variedades de serras para madeira
  4. Dimensões de dente de serra
  5. Tipos de aço
  6. Avaliação do modelo
  7. Como escolher?
  8. Dicas operacionais

Uma serra é uma ferramenta de corte pequena, mas prática, que possui uma estrutura de metal sólida e uma lâmina serrilhada. Embora o objetivo original desta serra seja cortar metal, ela também é usada para plásticos e madeira.

Peculiaridades

Existem várias opções para uma serra manual, mas as principais (ou mais comuns) são full frame, que usam lâminas de 12 "ou 10". Independentemente do tipo de serra, é importante garantir que você esteja adquirindo uma ferramenta de alta qualidade feita de uma liga de aço especial.

Nos modelos mais modernos, o comprimento da lâmina pode ser ajustado, o que permite retirar galhos de várias espessuras. O elemento de corte é colocado nos postes que estão na moldura. Muitas pessoas não entendem que você pode instalá-lo em posições diferentes para suas próprias necessidades. A lâmina simplesmente se move para a esquerda e para a direita ou para cima e para baixo.

Dentre a vasta gama de produtos oferecidos, todos os modelos diferem no formato do cabo, dimensões, dimensões dos dentes e outros parâmetros. O comprador deve levar em consideração suas próprias necessidades ao escolher o material da tela e suas dimensões. Se pretende serrar tábuas e retirar pequenos ramos, deve prestar atenção à ferramenta, em que a largura da parte de corte do metal é de 28 a 30 centímetros. Para fins de construção, utiliza-se uma tela de 45 a 50 cm, mas você encontra mais no mercado - tudo depende do tipo de trabalho que pretende realizar.

A eficiência da ferramenta depende das proporções, portanto, a espessura do molde de madeira deve ser a metade da serra. Nesse caso, são obtidos mais movimentos de varredura, portanto, é possível completar a tarefa com mais rapidez. Os dentes grandes devem entrar totalmente no material - esta é a única maneira de remover a serragem.

A comodidade do usuário durante o trabalho vai depender de quanto o fabricante pensou no cabo. Este elemento estrutural está preso na parte de trás da lâmina, às vezes você pode encontrar um cabo tipo pistola à venda. O cabo é feito de dois materiais: madeira e plástico. Nas versões mais caras, pode ser emborrachado, o que melhora significativamente a interação da mão com a superfície.

Outra característica que pode distinguir as serras para madeira umas das outras é a firmeza e o tamanho dos dentes de corte. Se você olhar de perto, os elementos pontiagudos nunca ficam um atrás do outro, pois neste caso a ferramenta ficará imediatamente presa no material. Para simplificar a tarefa, os dentes recebem uma forma diferente, que também é usada para diferentes opções de corte:

  • longitudinal;
  • transversal.

A ferramenta dentada é usada para cortar ao longo da fibra da madeira. A principal característica distintiva é que cada elemento pontiagudo é bastante grande e aguçado em ângulos retos. A ferramenta corta madeira como um cinzel.

Para serrar, pegue uma unidade diferente, na qual cada dente é afiado em um ângulo. Existem também dentes japoneses, que são estreitos e muito longos, e há uma lâmina de corte em bisel duplo. Você encontra no mercado uma ferramenta universal que pode ser utilizada em ambos os casos. Seus dentes são afiados simetricamente.

Compromisso

Dependendo do número de dentes da lâmina de trabalho, a finalidade da ferramenta também é determinada - ela será usada para serrar ou cortar. Como regra, você pode ver esta característica nas instruções ou na descrição do instrumento. Em alguns modelos, o fabricante aplicou os parâmetros necessários diretamente na superfície da lâmina de trabalho.

Dentes grandes indicam que a serra é usada para cortes rápidos e ásperos. Via de regra, esta é a principal ferramenta dos veranistas e jardineiros, já que você não pode prescindir dela em casa. Usando essa serra, você pode cortar lenha, remover o excesso de galhos grossos no outono. O instrumento deve ser marcado com 3-6 TPI.

Se a descrição da ferramenta contiver TPI 7-9, essa serra deve ser usada para um corte melhor, onde a precisão é importante. A principal área de aplicação é trabalhar com laminados, painéis de fibras e aglomerados. Devido ao tamanho pequeno dos dentes, o usuário passa mais tempo cortando a peça, mas o corte é liso e sem lascas.

Os carpinteiros adquirem todo um conjunto de serras de madeira, pois cada uma é utilizada para resolver uma tarefa específica. Para as serras de corte, os dentes têm sempre a forma de triângulos, cujos cantos são chanfrados. Se você olhar de perto, esta forma lembra um pouco os ganchos afiados em ambos os lados. Como resultado, o corte é suave, a teia penetra firmemente no material. Os dentes que permitem o corte transversal têm uma forma muito semelhante a um triângulo isósceles. Só é permitido usar tal serra em uma árvore que esteja completamente seca.

No desenho combinado, são usados ​​dois tipos de dentes, que se sucedem um após o outro. Às vezes, existem lacunas ou vazios na construção da lâmina de corte, devido aos quais os resíduos são removidos.

Variedades de serras para madeira

Os hackers são apresentados em uma ampla variedade, eles podem ser divididos em três grandes grupos, que têm sua própria classificação:

  • com uma bunda;
  • para criar um corte curvo;
  • Japonês.

    Se pretende realizar um trabalho delicado, vale a pena utilizar uma ferramenta com fundo, em que uma tira de latão ou aço é adicionalmente instalada na borda superior da tela, o que evita dobra. Essas serras são classificadas da seguinte forma:

    • espiga;
    • com uma cauda de andorinha;
    • com uma alça deslocada;
    • afiação;
    • modelo.

    Os primeiros da lista são os maiores, pois têm como objetivo principal trabalhar com tábuas grossas e lenha. Equipado com uma alça fechada, o que é ideal para uma fixação confortável do instrumento na mão. Uma versão menor deste modelo - a cauda de andorinha - é usada para trabalhar com espécies de madeira dura.

    Se você tiver que trabalhar com espinhos, então deve usar uma serra com cabo offset. O usuário pode ajustar o elemento, embora seja conveniente trabalhar com a mão direita e esquerda.

      Quando você precisa fazer um corte fino, não há ferramenta melhor do que uma serra de borda, que é de tamanho compacto. Mas a menor de todas as opções apresentadas para esta ferramenta é um arquivo de modelo.

      Qualquer um dos modelos descritos, uma pessoa deve começar a trabalhar por si mesma, segurando a serra em um pequeno ângulo.

      Se for necessário cortar uma parte curva, uma ferramenta completamente diferente é usada. Esta categoria também tem sua própria classificação:

      • cebola;
      • openwork;
      • quebra-cabeças;
      • estreito.

        Uma serra de arco geralmente tem 20-30 centímetros de comprimento, com 9 a 17 dentes do mesmo tamanho por polegada na lâmina de corte. É possível girar a tela na direção desejada para que o quadro não interfira na visualização. Existem à venda modelos dobráveis ​​para turistas que ocupam pouco espaço.

        No caso de uma lima de aberturas, a superfície de trabalho atinge um comprimento de 150 mm e a moldura é feita em forma de arco. As principais áreas de uso são materiais artificiais e madeira maciça.

        Quanto ao quebra-cabeças, sua moldura também é feita em forma de arco, mas profunda, já que a ferramenta é necessária para criar dobras fortes em um material fino, por exemplo, o folheado.

        Uma serra estreita também é conhecida no mundo profissional como serra circular, uma vez que é usada no meio de uma peça bruta de madeira. O elemento de corte é muito fino e afunila na extremidade. É graças a esta forma que é possível criar curvas com grande angulação. O design fornece uma alça tipo pistola, na qual você pode anexar a lâmina desejada.

        Os profissionais sabem que o alcance das serras não se limita a isso, pois também existem as de gume japonês, das quais nem todo iniciante já ouviu falar. Sua classificação inclui:

        • kataba;
        • dosagens;
        • rioba;
        • mawashibiki.

          A principal característica distintiva de todas essas serras para serras é que suas lâminas funcionam por conta própria. Os dentes da lâmina ficam muito próximos uns dos outros, por isso o corte é estreito, sem grandes rupturas nas fibras da madeira.

          Em uma kataba, os elementos de corte estão localizados em um lado. A ferramenta pode ser utilizada tanto para corte longitudinal como transversal, por isso é considerada universal. Em comparação com o modelo descrito, a rioba possui lâmina de corte para corte transversal de um lado e para corte longitudinal do outro. Ao trabalhar com tal ferramenta, vale a pena mantê-la ligeiramente inclinada.

          Dozuki é usado para um corte limpo e fino. Mais perto da alça, os dentes são menores para facilitar o manuseio.

          A serra mais estreita das opções listadas neste grupo é a mawashibiki. Todas as ações que usam tal ferramenta devem ser puxando - desta forma é possível reduzir a probabilidade de deflexão da lâmina.

          O passo dos dentes das serras pode ser de 14 a 32 dentes por polegada. Com o desenvolvimento do progresso técnico, esse instrumento passou da categoria de clássicos manuais e passou a ser elétrico. No projeto de serras elétricas, existe um motor potente que fornece a potência necessária para o corte de galhos.

          Máquinas verticais estacionárias silenciosas têm a maior potência, mas alguns modelos portáteis também não são inferiores. A potência depende do tipo de fonte de alimentação. As baterias recarregáveis ​​são inferiores às elétricas estacionárias, mas podem ser usadas mesmo quando não há como se conectar à rede.

          Além disso, separadamente na categoria da ferramenta descrita, há um prêmio - um produto com lâmina fina de no máximo 0,7 mm. A parte de corte se encaixa muito bem na última peça de madeira. Usado com uma ou duas mãos para pequenos cortes ou cortes.

          Dimensões de dente de serra

          Este parâmetro é um dos mais importantes, pois determina o escopo da ferramenta.

          Grande

            Os dentes grandes são considerados de 4 a 6 mm de tamanho. Sua característica distintiva é que eles criam um corte bruto, mas levam menos tempo para trabalhar. É melhor usar tal ferramenta com grandes espaços em branco, por exemplo, toras, onde a qualidade e finura das linhas não são tão importantes.

            Pequena

              Os dentes pequenos incluem qualquer serra em que este indicador esteja na faixa de 2 a 2,5 mm. Uma das vantagens dessa lâmina de corte é um corte preciso e muito preciso, portanto, a ferramenta é recomendada para o processamento de peças pequenas.

              Média

                Se os dentes de uma serra têm 3-3,5 mm, então este é um tamanho médio, que também é usado para pequenos pedaços de madeira.

                Tipos de aço

                Os serras de corte são feitos de qualquer tipo de vários tipos de aço, incluindo ligas de aço ou aço carbono. A qualidade do produto é indicada pela dureza da tela - é verificada pelo método Rockwell.

                As lâminas de serra reforçadas são feitas de aço para ferramentas endurecido de alta qualidade. Eles são muito duros, mas em algumas situações não são muito suscetíveis ao estresse de flexão. As lâminas flexíveis contêm aço temperado apenas nos dentes.O suporte é uma folha de metal flexível. Às vezes, são chamadas de lâminas bimetálicas.

                As primeiras lâminas eram feitas de aço carbono, agora chamado de aço de "baixa liga", e eram relativamente macias e flexíveis. Eles não quebraram, mas se desgastaram rapidamente. Ao longo de várias décadas, a folha de metal mudou, várias ligas foram usadas, as quais foram testadas na prática.

                As lâminas de metal de alta liga cortavam com precisão, mas eram extremamente frágeis. Isso limitou sua aplicação prática. Uma forma mais macia desse material também estava disponível - era altamente resistente ao estresse, mais resistente à quebra, mas menos rígido, por isso era dobrado e o resultado era um corte menos preciso.

                Desde a década de 1980, as lâminas bimetálicas têm sido usadas ativamente na fabricação de serras para madeira. As vantagens eram óbvias - não havia risco de quebra. Com o tempo, o preço do produto caiu, então esses elementos de corte são usados ​​como uma opção universal em todos os lugares.

                O aço carbono é geralmente o mais macio e mais barato dos outros tipos. Ele começou a ser usado na fabricação de ferramentas de uso doméstico. O material é apreciado pelos artesãos porque pode ser facilmente afiado. A maioria das ferramentas para trabalhar madeira é feita de aço carbono, pois às vezes é muito caro usar um material diferente.

                O aço inoxidável é termicamente tratado, seu coeficiente de dureza é de 45. É utilizado para a fabricação de ferramentas com fio de corte de alta qualidade. Pode ser operado em condições difíceis, mas é mais caro que o carbono.

                A alta liga é amplamente utilizada na fabricação de ferramentas. Está disponível em diferentes versões: M1, M2, M7 e M50. Entre eles, M1 é a variedade mais cara. Embora poucas serras para serras sejam feitas desse material, esse tipo de aço vai durar mais. Não é usado para fazer grandes ferramentas devido à sua fragilidade intrínseca. As serras dentadas feitas de aço de alta liga são geralmente marcadas com HS ou HSS.

                O aço carboneto é usado em ferramentas manuais porque permite que você execute tarefas com eficiência. Por ser muito dura, a liga é cuidadosamente processada para que possa ser utilizada posteriormente, pois os produtos podem quebrar facilmente.

                Na maioria das vezes, as serras para serras de aço são feitas de aço rápido. O mais popular será BS4659, BM2 ou M2.

                Avaliação do modelo

                De fabricantes nacionais, gostaria de destacar gama de modelos "Enkor"que é feito de aço carboneto. Um dos melhores representantes é o modelo Enkor 19183, que se distingue pelo tamanho dos dentes de apenas 2,5 mm. A ferramenta chega à venda com cabo confortável e dentes temperados, o que indica uma longa vida útil do produto.

                Impossível não destacar serras japonesas, por exemplo, modelo Silky Sugowaza, que é utilizado para os trabalhos mais difíceis, já que seus dentes são de 6,5 mm. Jardineiros e residentes de verão preferem adquirir tal ferramenta para moldar a copa de árvores frutíferas quando desejam trabalhar rapidamente sem muito esforço. O formato de arco especial facilita o corte de galhos desnecessários.

                As serras suecas não ficam atrás das domésticas em qualidade. Entre eles se destaca Marca Bahco, que se comprovou pela sua alta qualidade. Na categoria de ferramentas universais, o modelo Ergo 2600-19-XT-HP destaca-se pelas peças de espessura média.

                Como escolher?

                Os especialistas dão suas recomendações sobre como ao que o consumidor deve prestar atenção ao escolher uma ferramenta deste tipo para o lar de qualidade.

                • Antes de comprar uma serra, o usuário deve prestar atenção ao material de que a lâmina da serra é feita.É melhor se for aço M2, uma vez que não tem apenas uma vida útil atraente, mas também uma confiabilidade decente.
                • Na hora de escolher, deve-se levar em consideração o diâmetro dos blanks de madeira processada, pois ao comprar uma serra com lâmina de menor tamanho, o usuário terá que se esforçar mais durante o trabalho.
                • Para cortar lenha e outros trabalhos brutos, é melhor usar uma serra de dentes grossos.
                • Serras de liga de aço podem ser afiadas usando um disco especial em uma esmerilhadeira.
                • Se houver trabalho difícil pela frente, é melhor se um cabo cruzado for fornecido no projeto da serra.

                Dicas operacionais

                Quanto às regras de funcionamento, o usuário precisa saber como utilizar esta ferramenta de forma correta e segura. O ângulo de afiação pode variar dependendo do tipo de serra selecionada, algumas podem ser afiadas por conta própria, mas sem a devida experiência é melhor confiar isso a um profissional, pois você pode estragar a ferramenta.

                As serras para serras apresentam uma lâmina de metal que é fixada em uma sólida estrutura de aço. Embora seja flexível, mantida em estado de alta tensão, o usuário é aconselhado a usar luvas de proteção, mesmo que o processo demore apenas cinco minutos.

                Ao usar uma serra, é sempre importante certificar-se de que a mão e o pulso sejam mantidos em uma posição confortável e natural. É preferível afastar mais as duas mãos para que, caso a ferramenta salte, não prenda a que está segurando a peça de madeira.

                Para uma visão geral das serras para madeira, veja o próximo vídeo.

                sem comentários

                O comentário foi enviado com sucesso.

                Cozinha

                Quarto

                Mobiliário