Como afiar uma serra em casa?

Contente
  1. Por que e quando você precisa afiar?
  2. Conjunto de serra
  3. Como afiar uma serra?
  4. Recomendações

A madeira é um material natural único muito utilizado em diversas esferas da economia nacional. É fácil de manusear e ecológico. Para o processamento, muitas vezes é usada uma serra para madeira - uma ferramenta fácil de usar que não requer habilidades especiais. Hoje, serras elétricas, serras de vaivém e outras ferramentas elétricas são mais amplamente usadas do que serras para madeira.

No entanto, as serras tradicionais são encontradas em todas as oficinas, em todas as casas, pois são usadas para serrar rapidamente sem muito preparo. Eles não cortam apenas madeira, mas também a utilizam no processamento de aglomerado, plástico, vários tipos de piso e assim por diante. Se você precisa fazer um trabalho que não requeira a conexão de equipamentos potentes, ou se o acesso da ferramenta elétrica ao objeto for difícil, não há alternativa a uma serra manual. Obviamente, para obter resultados elevados, qualquer serra precisa ser afiada a tempo.

Por que e quando você precisa afiar?

Profissionais qualificados estão cientes dos seguintes sinais, indicando a falha iminente da serra:

  • ao serrar madeira, a serra começa a soar diferente;
  • visualmente percebe-se que as pontas dos dentes são arredondadas, perderam sua nitidez;
  • a cor dos dentes muda;
  • a força de corte aumenta;
  • a direção da serra está mal conservada;
  • há travamento frequente dos dentes na madeira.

A criação dos dentes deve sempre preceder o processo de afiação. Ao criar, um desvio dos dentes do plano da serra para a esquerda e para a direita em um determinado ângulo deve ser alcançado. Um ângulo de deflexão muito pequeno fará com que os dentes “fincem” na árvore. Por outro lado, um ângulo muito grande de deflexão dos dentes torna o corte muito largo, aumenta a quantidade de resíduos (serragem) e requer muita energia muscular para puxar a serra. O objetivo de afiar os dentes é restaurar a seguinte geometria do dente:

  • Passo;
  • altura;
  • ângulo do perfil;
  • ângulo de bisel das arestas de corte.

Importante! Os dentes endurecidos não podem ser afiados. Eles são pretos com uma tonalidade azulada.

Conjunto de serra

Ao ajustar a serra, não se deve esquecer a flexão uniforme de todos os dentes no mesmo ângulo, para que não haja aumento da resistência ao arrasto e alto desgaste do metal. É necessário começar a dobrar os dentes pelo meio. Se você tentar dobrá-los bem na base, poderá danificar a lâmina. Os dentes se desviam da lâmina para um, ou seja, cada dente par à esquerda, cada dente ímpar à direita. Visualmente e sem o uso de ferramentas, apenas um carpinteiro experiente pode determinar o layout. Essas habilidades só surgem depois de criar os dentes de dezenas de serras para serras.

Na ausência dessa experiência, uma ferramenta especial vem em seu socorro. A opção mais acessível é uma placa de aço plana comum. Uma ranhura é feita nele, na qual a lâmina da serra deve entrar praticamente sem folga. O processo de roteamento é o seguinte:

  • a serra é fixada de forma que os dentes fiquem ligeiramente visíveis acima da pinça;
  • cada pino é preso com uma ranhura de fiação e dobrado ao meio;
  • o ângulo de diluição deve ser monitorado constantemente;
  • cada dente par em uma fileira é dobrado para a esquerda e, em seguida, cada dente ímpar é dobrado para a direita ou na ordem inversa.

Com diferentes alturas de dentes, o corte de madeira não será eficaz, pois os dentes de maior altura se desgastarão mais devido à maior carga, e os de menor altura não participarão do trabalho de forma alguma. Os broches da teia serão desiguais, se contorcendo. Também haverá reclamações sobre a precisão do corte e a qualidade das superfícies de corte. É necessário alinhar os dentes em altura antes de afiar. A altura é verificada da seguinte forma:

  • as pontas são pressionadas contra o papel que fica sobre uma superfície plana;
  • a tela está impressa nele;
  • a altura dos dentes é determinada pelo perfil da impressão.

Para alinhar os dentes com a diferença de altura, a lâmina deve ser fixada em um torno de chaveiro e o excesso de metal removido. Se os dentes tiverem uma grande diferença de altura, é necessário escolher um valor médio e tentar aparar o máximo possível de dentes para ele.

Como afiar uma serra?

Para fazer afiação com perda mínima de tempo e qualidade, você precisa usar dispositivos e ferramentas especiais como:

  • Bancada de trabalho;
  • torno de serralheiro;
  • alicate;
  • barra de afiação;
  • lixa;
  • transferidor e compasso de calibre;
  • martelo;
  • é possível utilizar equipamentos que permitem fixar a lâmina da serra com um ângulo de 90 ou 45 graus.

Certifique-se de usar os seguintes arquivos:

  • com seção triangular;
  • com seção rômbica;
  • plano;
  • conjunto de arquivos de agulha.

Na afiação de uma serra para madeira, utiliza-se também um torno simples, bastante incômodo e comprido, e um torno do tipo multieixo, já que sua base é girada e fixada nos ângulos necessários para garantir estritamente o movimento da ferramenta no plano horizontal. Recomenda-se providenciar iluminação adicional da área de trabalho com lâmpadas elétricas. Ao longo de todo o tempo de afiação, a lima / lima deve mover-se sem solavancos, é necessário garantir uma pressão constante, os movimentos devem ser feitos sem desvios de um ângulo constante. O processo de nitidez ocorre apenas com os movimentos da lima "longe de você". Retorne o arquivo / arquivo por via aérea, sem contato com a serra.

Os hackers são usados ​​para vários fins. A madeira é serrada ao longo ou ao longo da fibra. Conseqüentemente, os dentes também serão diferentes.

Corte transversal de serra afiação de dentes

Ao afiar esses dentes, uma lima triangular de corte fino é usada. A direção do movimento da ferramenta é um ângulo de 60 graus. A serra é fixada no dispositivo em um ângulo de 45-50 graus em relação à bancada. A lima / lima deve ser conduzida estritamente horizontalmente (mantendo um ângulo de 60–75 graus em relação à serra), começando pelo primeiro dente esquerdo. É necessário começar por "definir o movimento da mão com a ferramenta", para o qual são segurados ao longo de cada extremidade esquerda de uma fila ímpar de dentes distantes, o que dará aos movimentos da mão o automatismo necessário. Em seguida, repete-se o mesmo, afiando as arestas direitas dos dentes ímpares para completar a afiação da aresta de corte e afiando as pontas. Terminada a afiação dos dentes da fileira ímpar, a serra é virada no dispositivo de fixação e repetem-se as mesmas ações para a fileira par, que é a fileira mais afastada nesta posição.

Rip serra

Os dentes das serras para serrar longitudinal têm um ângulo inferior a 60 graus, portanto utilizam limas com grandes entalhes ou uma lima de corte fino com secção rômbica. Nesse caso, arquivos triangulares são fortemente desencorajados. Para aumentar a nitidez, a serra é fixada verticalmente no dispositivo. Existem dois métodos para afiar uma serra, que diferem em fornecer ângulos de afiação diferentes.

  • Direto. O arquivo / arquivo é colocado em um ângulo de 90 graus. É dada uma direção paralela à serra, afiando as superfícies de corte posterior e frontal de cada dente. Isso é repetido para toda a fileira distal de dentes.A serra é então girada no dispositivo de fixação 180 graus e a mesma operação é repetida para os outros dentes que formarão a fileira oposta.
  • Oblíquo. Este método difere do reto apenas no ângulo da direção do movimento da ferramenta até o plano da lâmina - o ângulo de afiação diminui da reta para 80 graus. O processo é exatamente o mesmo, mas os dentes depois de afiados se parecem com os dentes de uma serra de arco.

Serra mista

Se for necessário restaurar a nitidez dos dentes, use limas de entalhe de tamanho grande ou limas em forma de diamante de corte fino. Para serras mistas, existem as mesmas duas opções das serras longitudinais e cruzadas. Eles são diferenciados por ângulos de nitidez ligeiramente diferentes (90 e 74-81 graus, respectivamente).

Recomendações

Os serras para madeira são classificados não apenas de acordo com a finalidade de uso, mas também podem diferir de acordo com outros critérios.

  • Comprimento da lâmina. O conforto do trabalhador depende de quantos dentes estão colocados na lâmina da serra em uma fileira, já que com um comprimento maior, menos serras são feitas e um dente é martelado nessa serra com uma intensidade menor. Existe uma lei geral que determina que o comprimento da lâmina de uma serra para madeira deve ser o dobro do comprimento do objeto que está sendo serrado.
  • Tamanho dos dentes. O tamanho afeta diretamente o tempo de corte e é inversamente proporcional à sua qualidade. Cortes de alta qualidade e limpos são feitos com uma pequena serra, mas em menor velocidade e com aplicação de forças maiores. Uma serra com dente grande gasta menos tempo serrando, mas resulta em uma borda de corte irregular e uma superfície áspera. Normalmente, o parâmetro dos dentes de serras para madeira de fabricantes estrangeiros é TPI (dentes por polegada ou "dentes por polegada"), ou seja, quanto mais arestas de corte estiverem localizadas em 1 polegada da lâmina, maior será o valor de TPI, o menor o dente.

Vale a pena prestar atenção à tabela de correspondência de polegadas a milímetros.

1 TPI = 25,5 mm

6 TPI = 4 mm

14 TPI = 1,8 mm

2 TPI = 12 mm

10 TPI = 2,5 mm

17 TPI = 1,5 mm

3 TPI = 8,5 mm

11 TPI = 2,3 mm

19 TPI ​​= 1,3 mm

4 TPI = 6,5 mm

12 TPI = 2 mm

22 TPI = 1,1 mm

5 TPI = 5 mm

13 TPI = 2 mm

25 TPI = 1 mm

  • Formato do dente. Este parâmetro determina como será o corte em relação à fibra da madeira do tipo de árvore e os vetores de forças aplicadas (de si mesmo ou para si mesmo). Além disso, existem serras para serras universais, que possuem diferentes tipos de dentes.
  • O tipo de aço com o qual a lâmina da serra é feita. O aço é classificado de acordo com vários parâmetros, mas vale a pena prestar atenção apenas em como o aço foi processado - endurecido, não endurecido ou combinado (não toda a serra é endurecida, mas apenas seus dentes).

Ao afiar os dentes, a lâmina da serra é presa de forma que não mais do que um centímetro do dente fique saliente acima do torno. Ao aumentar a nitidez, é recomendável selecionar um arquivo triangular / seção transversal de arquivo. Para garantir a qualidade adequada, a seguinte sequência deve ser seguida ao afiar:

  • afie a borda esquerda de cada dente plano (mais distante do trabalhador);
  • reinstale a tela girando-a 180 graus;
  • afie novamente a borda esquerda de cada dente par, que ficará novamente na fileira de trás;
  • finalizar a ponta e afiar os dentes.

É importante notar que as serras longitudinais ou universais são fixadas em um ângulo de 90 graus. Uma lima de diamante é usada para aumentar a nitidez. É necessário trabalhar com ele exclusivamente na horizontal. Como resultado, as bordas afiadas às vezes apresentam marcas de desgaste. Essas rebarbas devem ser alisadas com uma lima de entalhe mais fino ou com uma barra abrasiva de tamanho mínimo de grão.

O quão bem os dentes da serra são afiados é verificado da seguinte forma:

  • passe suavemente a mão ao longo da tela - se a pele parecer uma ponta afiada e não houver rebarbas, arranhões - está tudo em ordem;
  • pela sombra - as bordas bem afiadas não brilham quando a luz incide sobre elas, elas devem ser opacas;
  • serração experimental - a serra deve ser reta, o material serrado deve ter uma superfície lisa e uniforme, não deve haver fibras desfiadas;
  • quanto mais fino o entalhe da ferramenta, mais afiada será a serra.

Importante! Eles se aguçam estritamente com o movimento do instrumento "de si mesmo".

Vale a pena ficar atento às seguintes dicas dos profissionais:

  • apenas conjuntos de ferramentas de alta qualidade são recomendados para uso, que são usados ​​exclusivamente para afiar dentes de serra;
  • para cada dente deve haver um número igual de movimentos de lima / lima; esta regra se aplica mesmo se surgir a impressão de que é necessário repetir a passagem;
  • no decorrer de uma passada, é proibido mudar a mão e o ângulo em que a ferramenta se move até que um lado da lâmina da serra tenha passado completamente;
  • é proibido mudar o lado do arquivo / arquivo, ou seja, é necessário passar cada lado com o mesmo lado da ferramenta;
  • A observância da geometria correta de cada segmento de corte de uma serra para madeira oferece efeitos positivos significativos - tanto a durabilidade de uso quanto a resistência ao desgaste e uma pequena perda de desperdício de material e um corte uniforme.

Podemos dizer que não é tão difícil processar (diluir e afiar os dentes) uma ferramenta tão simples como uma serra em casa com as próprias mãos. Observando as regras gerais, tendo certas habilidades práticas e os dispositivos mais simples, é perfeitamente possível dar uma segunda vida à ferramenta com as próprias mãos e evitar custos adicionais comprando uma nova serra de carpintaria.

Como afiar uma serra em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário