Martelos: características, tipos e sua finalidade
O martelo é uma das ferramentas de trabalho mais antigas e tem aplicação universal em muitos tipos de atividades econômicas. Nos tempos soviéticos, era parte do símbolo do estado, expressando a essência do trabalho produtivo. O que é essa ferramenta, que tipo de ferramenta existe - vamos contar a você neste artigo.
O que é isso?
Com um martelo, você pode não apenas martelar pregos ou quebrar objetos, mas também dobrar, nivelar, alisar e assim por diante. A ferramenta é usada de várias maneiras. Não se trata apenas de construção e reparo, mas também de remédios, soldagem, fabricação de calçados e assim por diante. O martelo combina capacidades de impacto, dependendo do peso do produto e da força muscular de uma pessoa, com um tamanho bastante pequeno. Permite que você amplifique o impacto enquanto mantém a precisão. Converte a energia cinética em um resultado concreto de trabalho mecânico.
A tecnologia de fabricação da superfície de contato da ferramenta de metal fornece diferentes métodos de endurecimento. O lado usado para golpes é endurecido em água, para arrancar pregos no óleo. O primeiro fornece força, o último fornece flexibilidade. Um revestimento especial é aplicado para reduzir o risco de corrosão. O cabo deve atender aos seguintes requisitos: resistência e leveza combinadas com o comprimento necessário. Uma variedade de pregos requer o uso de ferramentas de tamanho e peso apropriados. Quanto maiores os pregos, mais pesada é a ferramenta.
Mesmo uma técnica simples como um golpe de martelo tem várias opções. A precisão é alcançada com movimentos curtos da mão. O impacto de força média é produzido pela ação "do cotovelo". Os golpes mais poderosos, mas menos precisos, são desferidos com um movimento do ombro.
Em que consiste?
A construção desta ferramenta de produção é bastante simples. Os componentes principais são uma alça e um acessório de impacto (cabeça), que é feito de aço. Como regra, de lados diferentes, não é o mesmo na forma. Um lado ao longo das bordas é plano, chamado de percutor, o outro tem uma agudeza (cunha) ou a chamada "cauda de andorinha" usada para arrancar pregos. O martelo geralmente martela, e o lado em forma de cunha se divide, a "cauda" é usada como um pregador.
Alguns adicionam um ponto de fixação ao design. É um pequeno elemento que fornece uma conexão sólida e segura entre o cabo e a cabeça. Na versão mais comum, é uma cunha metálica especial (de vários formatos), que é martelada de forma que o cabo se expanda o máximo possível. A parte em forma de cunha do percussor transmite a força para uma área mínima, que proporciona uma quebra mais eficaz ou é usada em algumas variantes no processo de gofragem. O percutor de aço endurecido deve ser muito “resistente” e suportar muitos impactos intensos. Em seção transversal, é redondo, quadrado e retangular.
A cabeça é protegida da corrosão com uma tinta especial, se for de cobre, titânio ou madeira, o revestimento não é aplicado. O cabo é feito de madeira dura, plástico ou metal, com um revestimento de borracha especial que evita escorregar na mão e é resistente à umidade. O comprimento da alça depende do peso do produto. Em média, não ultrapassa 32 centímetros, para martelos pesados - 45 cm.A extremidade em forma de cone é projetada para evitar a separação de peças na junção.
Madeira para a fabricação do cabo é usada no caso clássico. Nesta opção, as peças de madeira feitas de espécies duras ou flexíveis são recomendadas, sem nós, pinho, abeto ou amieiro definitivamente não são adequados aqui. A superfície deve estar seca e sem defeitos externos. O uso de um cabo de madeira implica automaticamente a necessidade de uma cunha, o que evitará que a broca salte. As fibras da parte em que o percutor é montado devem correr ao longo, e não transversalmente, pois isso reduz significativamente o risco de lesões em caso de avaria. Além da madeira, metais revestidos com materiais de borracha ou diversos plásticos também são usados aqui.
Tipos e sua finalidade
Os tipos de ferramentas diferem em design, dependendo da finalidade específica do produto. Tipos e tamanhos, pesos são claramente descritos em GOST 11042-90. Cada tipo tem áreas específicas de aplicação. O pequeno martelo não é uma picareta. Alças e acessórios, pesos e tamanhos são muito diversos, as formas também diferem. Caso seja necessário evitar o ressalto, a parte oca de impacto é preenchida com areia ou projétil.
Existem espécimes com cabo de fibra de vidro. Este material é relativamente novo e tem se mostrado excelente em serviço. Essa ferramenta não escorrega na mão e reduz o recuo, aumentando a eficiência. O elemento de alumínio no design também é bastante atraente, no entanto, é significativamente inferior à fibra de vidro em resistência.
A opção toda em metal é outra solução tecnológica. É utilizado em produtos utilizados na soldagem, desmonta incrustações com pequenos martelos fortes. Os cabos dos martelos de metal são ocos e revestidos de borracha. Em todos os casos, a parte impactante deve ser significativamente mais pesada do que o cabo.
O martelo de construção tem duas peças de impacto muito fortes. O primeiro é em seção transversal quadrada, de aspecto clássico, o segundo é uma cunha plana achatada, cujo uso é muito eficaz na fratura. O design é complementado por uma longa alça oval. O pregador é uma solução de design comum para madeira.
É sabido que os elementos de madeira "adoram" várias peças de fixação, que muitas vezes têm de ser eliminadas no processo de resolução de problemas.
O bom do martelo de cobre é que ele não gera faíscas com os impactos. O objetivo principal é a aplicação em objetos explosivos. A ferramenta de montagem revestida a cobre é resistente à corrosão, é considerada amiga do instalador em temperaturas muito baixas, pois não perde suas propriedades de resistência. É muito relevante em setores relacionados direta ou indiretamente à produção e transporte de petróleo e gás.
O grande martelo cinético inercial é projetado para absorver a inércia dos impactos. Isso é obtido através do uso de pesadas peças rolantes - esferas em um cilindro oco. As leis físicas e a mecânica prática funcionam aqui, as bolas, em movimento, atuam como um "absorvedor de inércia". Em caso de necessidade urgente, tal produto pode ser feito com suas próprias mãos. Isso exigirá um cabo de madeira robusto, um pedaço de tubo de comprimento, forma e diâmetro corretos e uma bala de chumbo usada para caçar. O tiro é colocado dentro de um tubo em forma de T fechado em ambos os lados, a alça é firmemente fixada na parte aberta da peça.
Deve-se prestar atenção à confiabilidade da conexão entre o tubo e o cabo de madeira.
O martelo rebitador é um equipamento de ação automática do martelo. Conecta diferentes elementos com rebites em um todo. O acionamento do dispositivo pode ser elétrico, pneumático ou hidráulico. O peso total não ultrapassa 4 quilos.Na verdade, trata-se de uma máquina automática que, devido ao acionamento, realiza movimentos de choque em série, rebitando vários elementos.
O martelo de Fizdel é outro dispositivo bastante curioso, pesando apenas 0,25 kg. Serve para determinar o grau de resistência do concreto "fresco" verificando sua resistência à deformação. Uma pequena bola de aço é usada aqui como um atacante e é destinada a golpear. A resistência do concreto ainda bastante macio é determinada pelo tamanho da impressão na bola, é claro, esta estimativa é aproximada e aproximada.
Plotnitsky
Uma característica desta opção é que as unhas devem ser "amigas" do íman. O pino de disparo plano é magnetizado para segurar o elemento a ser acionado. A superfície da parte impactante é lisa ou ondulada. A extremidade bifurcada do outro lado do acessório de metal garante que os pregos sejam arrancados. O peso não excede 0,8 kg. Pregos pequenos precisarão de uma ferramenta com peso de até 0,3 kg, médio - 0,45 kg. A operação de martelar pregos grandes de "tecelagem" (10 cm) e acima exigirá uma ferramenta pesando pelo menos 0,65 kg.
Marceneiro
O martelo de carpintaria também fornece uma ferramenta para arrancar os pregos. Isso aumenta a eficiência geral do trabalho, porque o uso de pinças não é necessário. Em alternativa, o segundo lado do percutor é feito em forma de cunha. Aqui está um propósito diferente, não arrancar, mas golpear.
A principal tarefa do uso desta ferramenta não é tanto o soco devido à força muscular, mas sim a precisão. Como de costume, uma variedade de materiais são usados para fazer a caneta.
Chaveiro
Este martelo é considerado o martelo mais comum. Pontua e endireita bem. Deve ajudar a trabalhar em metal, martelar pregos e outros fechos. Possui dois lados diferentes da parte marcante, plana e cônica. O lado estreito é usado quando condições específicas o exigem, por exemplo, o tamanho dos pregos ou o local onde é feito o golpe. A parte de contato do lado plano pode ter não apenas um quadrado, mas também uma seção transversal circular.
Em todas as variantes, o material deve ser resistente à deformação. A alça foi projetada para combinar confiabilidade e conveniência. Disponível em várias versões.
Para pedra
Ao trabalhar com pedra, geralmente é usado um martelo de madeira. Os dois lados de seu baterista têm exatamente o mesmo formato. Cobre ou borracha podem ser usados para causar impactos mais suaves e evitar danos críticos ao material sendo colocado. Uma picareta ou picareta é uma ferramenta diferente dos pedreiros. Eles podem trabalhar com sucesso em tijolo ou pedra, tanto durante a desmontagem quanto no assentamento. No decurso do processo de trabalho, o elemento a ser colocado é fixo, a segunda parte do bocal é usada para quebrar o gesso velho, limpar as superfícies de materiais secos desnecessários ou dividir os produtos colocados nas dimensões exigidas.
Uma escolha para sua fabricação requer aço forte e de excelente qualidade. A fibra de vidro para o cabo é uma excelente solução, caso contrário, é usado um revestimento de borracha, que pode reduzir a vibração e evitar que as mãos escorreguem em condições de alta umidade. A marreta é outra opção amplamente utilizada em trabalhos de construção e reparos. Em princípio, não difere de um martelo em forma, mas excede significativamente em peso. Serve para cravar pilares, elementos de estruturas fortes e destruição em processos de grandes reparos. Requer um esforço significativo.
A massa total de tal ferramenta começa em 2 kg e pode chegar a 16 kg. Não é necessária precisão absoluta de acerto para esta ferramenta, mas a força do usuário é extremamente necessária. Não é recomendável fazer uma marreta com as próprias mãos com materiais de sucata, pois você precisa de um baterista feito de materiais muito duráveis. Via de regra, a parte impactante da marreta é um pesado paralelepípedo de aço.O cabo deve ser capaz de golpear com ambas as mãos. A extremidade cônica é projetada para evitar que a cabeça escorregue.
O uso de uma capa de borracha ou fibra de vidro torna a marreta mais confortável e, portanto, potencialmente mais segura. Os especialistas alertam contra o uso dessa arma de percussão com extremo cuidado, pois há riscos de ferimentos graves por ações imprudentes.
Ao colocar lajes de pavimentação, um martelo de pedreiro é procurado. Uma parte de seu atacante é plana com uma seção quadrada, a outra é pontiaguda. O aço de ferramenta endurecido do percussor deve atender aos requisitos de maior resistência, madeira ou materiais mais caros são adequados para o cabo. O peso é pequeno. O cabo às vezes é feito com marcas de régua, pois isso auxilia o usuário em seu trabalho.
Em geral, tal instrumento combina capacidades percussivas com "divisão de pontos". Nesse tipo de atividade econômica, o martelo também é procurado, com a única diferença de que ele não pica, apenas bate e endireita. Cada especialista trabalha da maneira que se sente confortável e com as ferramentas que mais se adequam a ele.
Cobertura
A ferramenta do carpinteiro é sublinhada pelo nome, uma vez que é utilizada no tipo de atividade correspondente. O principal requisito para o percussor é a tolerância da força de impacto para materiais de cobertura. A forma arredondada da parte marcante e a garra são atributos essenciais, assim como o martelo de um carpinteiro. Peso - não mais do que 0,6 kg. Ao adquirir tal produto, o primeiro passo é prestar atenção à qualidade do aço. A liga com elementos de cromo e vanádio é elogiada por seu impacto positivo nos resultados de produção.
Na qualidade insatisfatória, o material da ferramenta pode dobrar ou rachar sob cargas pesadas. O dispositivo para puxar as unhas não poderá realizar sua função. Um metal muito macio é um casamento. É especialmente desagradável obter tal cópia ao trabalhar com unhas grandes. Em algumas variações, o martelo do carpinteiro combina uma ranhura usada como isca para o prego e um ímã que ajuda a segurar o prego no lugar sem usar as duas mãos. A bica do segundo lado do bico é muito afiada, o que permite puncionar ardósia e outros materiais de cobertura. A alça arredondada oferece uma pegada confortável.
Ladrilhado
Este tipo de martelo é caracterizado por suas dimensões muito pequenas. Peso não mais do que 80 gramas, objetivo - para ajudar na colocação de telhas. Peso grande é contra-indicado, pois só criará o risco de casamento com estresse excessivo. Para o proprietário de ladrilhos caros, isso é sensível. Um atacante é colocado em uma alça de madeira, em um lado de uma seção quadrada, do outro - na forma de um cone. Fura buracos e ajuda a fixar os elementos do ladrilho, tendo como princípio principal a precisão e exatidão.
Endireitar
Marretas são usadas para endireitar materiais frágeis ou macios, a parte impactante é feita de borracha ou madeira. Bom para operações de reparo automotivo ao restaurar partes do corpo. O objetivo principal é o alinhamento. O “Dia do Funileiro” surge devido às condições climatéricas e aos resultados do trânsito, quando há muito trabalho para os especialistas utilizarem este produto. O martelo é um cilindro ou "barril" feito de borracha, polímero ou metal não muito duro. O tiro é usado para preencher a cavidade interna, o que amortece a inércia e exclui o rebote. O material da parte impactante não deve deixar vestígios de cor diferente na superfície do plano a ser nivelado.
Se uma árvore for usada, geralmente é bétula. Para operações "delicadas", almofadas de borracha são colocadas no pino de disparo. Como regra, as alças com seção transversal redonda são feitas de plástico ou madeira, e muito menos frequentemente - metal.
Para golpes precisos, um produto não é muito grande e pesado, para um forte impacto, pelo contrário, é necessário um corpo de prova com cerca de 1 kg.
Como escolher?
Mesmo em questões como a escolha de um martelo, é necessário cuidado. A principal questão do comprador é a finalidade, que é determinada com precisão pelo design do baterista. Antes de usar esta ou aquela opção em seu conjunto de ferramentas doméstico, você precisa fazer um exame completo dela. A haste deve ter uma aparência de alta qualidade e uma superfície lisa e sem rachaduras. Se a borracha for usada como suporte, certifique-se de que não haja áreas inchadas.
Uma questão importante na hora de escolher é o conforto da empunhadura. A conexão entre o percutor e o cabo deve estar livre de defeitos e lacunas. Danos ou arranhões profundos na cabeça indicam a baixa qualidade do metal utilizado. Se o produto for adquirido para uso doméstico, seu peso não deve exceder 0,45 kg. Para reparos e manipulações de construção mais sérios, um martelo com uma massa de pelo menos 0,65 kg é necessário.
Às vezes, há momentos em que o proprietário não deseja se desfazer de uma parte confiável e bem testada de sua coleção, após um defeito no cabo ou sua quebra devido à experiência de trabalho. Em princípio, o problema de comprar ou fazer pode ser resolvido de forma independente. Um cabo feito de carvalho, bétula ou outra espécie de madeira não frágil pode ser adquirido pronto ou feito em equipamento industrial. Em seguida, se necessário, é lixado sozinho com lixa.
Segurança no trabalho
Antes de iniciar o fluxo de trabalho, a primeira etapa é verificar se ele é confiável. Defeitos e rachaduras, folga da parte impactante são estritamente proibidos. O primeiro golpe é sempre experimental, o golpe é pequeno. Se a superfície não for muito dura, não é necessário aplicar força excessiva. O golpe na unha é realizado no centro, o olhar é direcionado ao ponto de aplicação.
No caso de precisar bater com muita força, a mão trabalha a partir do ombro e não apenas do cotovelo. As ações mais leves e precisas são realizadas com movimentos de pulso. Se o material estiver lascado, os olhos devem ser protegidos com óculos de proteção. É aconselhável não segurar unhas pequenas e finas, mas espetá-las.
Trabalhar com chapas de metal requer o uso de almofadas finas em uma base de madeira. O objetivo de seu uso é consertar e evitar o deslocamento. Agarrar mais perto do acessório de impacto pode aumentar ligeiramente a precisão, mas reduzirá a força de impacto. Tudo deve ser bem cronometrado antes de golpear.
A potência depende do peso da ferramenta, da condição física do trabalhador e de suas habilidades práticas. A lesão do martelo mais comum é a lesão nos dedos. A técnica correta para qualquer tipo de martelo é estar em uma posição natural ao golpear e segurar o cabo pela base, não pelo meio. A prática corrigirá esses movimentos, no entanto, em qualquer caso, você deve ter cuidado para não machucar a si mesmo e aos outros.
Ao martelar, você não deve usar o cabo como peça de impacto, mesmo porque isso reduzirá significativamente sua vida útil. Além disso, se quebrar, há uma grande probabilidade de lesões. Ao martelar pregos, deve-se entender claramente em que ângulo eles devem entrar no objeto. Quanto mais dura for a superfície, maior será a força de impacto. A nitidez do swing e a precisão garantem o sucesso da operação. O atacante atinge o centro da cabeça do prego, não a borda.
Mesmo nas operações mais simples, não devemos esquecer o perigo de lesões, por isso cuidamos cuidadosamente dos dedos, olhos e cabeça. Nosso e outros. Nós usamos apenas uma superfície dura como base para nosso "trabalho de mesa".
Para mais informações sobre martelos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.