Características, tipos e finalidade dos martelos de chaveiro

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e propósito
  3. Qual é a diferença da carpintaria?
  4. Como escolher?
  5. Sutilezas de uso

O martelo é uma ferramenta indispensável em casa. O ideal seria que o conjunto contivesse um conjunto de várias de suas variedades ao mesmo tempo, o que facilitaria muito a execução de muitas obras altamente especializadas. Mas para resolver muitas tarefas diárias, a ferramenta mais comum é o suficiente - é chamada de chaveiro.

Peculiaridades

O martelo de um chaveiro é uma ferramenta de percussão confiável e funcional usada para martelar ou quebrar uma variedade de objetos, no primeiro caso é mais frequentemente um prego, e no segundo é difícil separar os fechos. Além disso, os martelos encontraram aplicação para trabalho de impacto, por exemplo, ao manipular uma chave de fenda equipada com um rolamento de impulso ou com um cinzel. O peso e as dimensões do martelo são determinados pelo padrão atual - GOST 23-10-77. Aqui, é dada a definição do termo "chaveiro" - isto é, destinado às necessidades da economia nacional. O peso das ferramentas do serralheiro varia de 50 a 1000 g.

O martelo consiste nas seguintes partes:

  • cabeça - para impacto na base tratada;
  • cunha - segura a cabeça e a protege de voar ao balançar;
  • identificador - necessário para facilitar o trabalho, bem como aumentar os parâmetros do pedido.

A cabeça do martelo possui características estruturais próprias. Ela tem um par de finais - um striker e uma meia, que são responsáveis ​​por várias manipulações. O batedor pode ser quadrado ou redondo, um dedo fino na maioria dos casos tem uma seção triangular ou cilíndrica, no final é ligeiramente arredondado. O cabeçote é fabricado em aço graus U7 ou 50, podendo-se utilizar outras ligas, desde que não sejam inferiores às anteriores em termos de suas características físicas e técnicas. Condição indispensável - a cabeça deve ter uma camada protetora especial, na maioria das vezes é galvanizada, além disso, o metal pode ser recoberto com compostos de fosfato ou óxido, então a cabeça é seca e pintada com esmaltes especiais. A cunha também é feita de aço.

Para melhor aderência ao cabo, contém ranhuras, também chamadas de babados.

As alças podem ser de três tipos: oval, oval com um estreitamento ou tendo uma seção transversal retangular. Dependendo das dimensões das cabeças, a largura da alça varia de 20 a 40 cm. Os modelos domésticos são geralmente feitos com tamanhos de 25 a 35 cm, caso em que a cabeça geralmente pesa de 10 a 40 g. Alças de um martelo de metal são certamente lisos, sem defeitos superficiais e rebarbas.

Devem ser maciços, mas elásticos, para reduzir a carga sobre a pessoa durante as manipulações. Bordo, freixo da montanha, bem como dogwood, freixo ou madeira de carvalho são distinguidos por propriedades semelhantes. Não são permitidas rachaduras no cabo de tal ferramenta, bem como nos locais de sua conexão com o cabeçote.

Tipos e propósito

Os martelos de chaveiro vêm em pesos diferentes. Para a oficina doméstica de um chaveiro, ferramentas pesando 300-500 g são adequadas, porque suas capacidades são suficientes para a maioria dos trabalhos domésticos. No entanto, os especialistas recomendam não se limitar a um martelo, mas ter vários modelos com pesos diferentes, pois disso depende a finalidade do dispositivo.

Por exemplo, martelos com um peso de 50-300 g são ideais para o trabalho com ferramentas e produtos com peso entre 400-600 g são indispensáveis ​​para carpintaria.

Dependendo da forma, martelos de diversas variedades também são diferenciados. Assim, uma das opções populares tem o formato retangular e o batedor quadrado, a segunda é levemente convexa, o batedor é arredondado. Os primeiros têm um custo bastante baixo, são muito mais fáceis de utilizar, pelo que são muito utilizados tanto por amadores como por artesãos experientes. No entanto, em martelos com percussão arredondado, o lado que golpeia tem uma ligeira vantagem, o que aumenta a precisão e a força do golpe. De acordo com os GOSTs atuais, ferramentas com um percutor redondo e versões com biqueira esférica também são produzidas, mas esses modelos são muito raros na venda.

Qual é a diferença da carpintaria?

A coisa mais próxima de um martelo de bancada é um martelo de marceneiro. O martelo de serralheiro com martelo quadrado é indispensável para a manipulação da madeira, e o martelo redondo destina-se a chapas. O martelo de carpintaria tem uma diferença no formato da meia - é bifurcado, por isso é muito usado como pregador.

Seu peso é de 650-700 g, enquanto uma ferramenta de chaveiro pode pesar de 250 a 800 g.

Além de serralheiro e carpintaria, também existem essas opções de martelo:

  • uma marreta é a maior ferramenta de percussão usada para derrubar divisórias, todos os tipos de ranhuras, remover ladrilhos obsoletos e outros trabalhos semelhantes; seu peso varia de 1 a 1,5 kg;
  • uma britadeira - a menor, seu peso não excede 200 g; é utilizado exclusivamente para trabalhar unhas pequenas.

Como escolher?

O martelo de um chaveiro é uma ferramenta bastante perigosa, portanto, você deve ter muito cuidado ao escolhê-lo.

  • A primeira coisa que você precisa saber ao comprar é a massa e as dimensões da peça de trabalho necessária para a execução de um trabalho específico. Se você comprar um martelo com golpe leve, então o golpe terá força insuficiente, se o golpeador for muito pesado, então, ao contrário, trabalhar com ele vai cansar muito rápido. Além disso, martelos pesados ​​muitas vezes estragam as fundações.
  • Na compra de um martelo de chaveiro, o material de que é feita sua peça útil não é pequena. De acordo com GOST, as pontas não podem ser produzidas por fundição. O martelo de um chaveiro, de acordo com as normas, deve ser estritamente forjado e a liga de aço deve ser endurecida e temperada. O endurecimento é realizado por resfriamento em alta velocidade - como resultado dessas manipulações, o material vai adquirir tensões internas, portanto, é adicionalmente aquecido até +200 graus e deixado esfriar completamente - esse processo é chamado de soltura. O revenido reduz ligeiramente a densidade, mas esse martelo é mais prático e durável do que o feito de ligas convencionais.
  • Preste atenção na alça. A maioria dos modelos modernos fornece plástico, mas muitas vezes à venda você pode encontrar uma ferramenta com tinta de poliuretano ou fibra de vidro. No entanto, de acordo com os especialistas, o cabo de madeira clássico é o melhor, já que você sempre pode cravar vários pinos na madeira para torná-lo mais confiável com o atacante. Uma boa opção são os produtos com cabo de fibra de vidro - este material é considerado um tipo separado de fibra de vidro com resinas de poliéster na composição. É um material durável e razoavelmente durável com uma longa vida útil. Sua resistência é 9 a 10 vezes maior que a do plástico e 4 vezes maior que a do alumínio. As alças feitas com este material não se deformam.

Hoje em dia, nas prateleiras de qualquer loja de ferragens, você encontra a mais ampla seleção de martelos de chaveiro de diversos fabricantes.

  • O modelo mais popular é considerado Brigadeiro 41-314... Esta ferramenta foi projetada para uma ampla gama de trabalhos de carpintaria. Possui percutor quadrado, é forjado, revestido com fosfato e pesa aproximadamente 500 g.É uma ferramenta clássica porque não contém soluções inovadoras, mas é muito confiável, prática e durável. Os produtos desta marca são amplamente solicitados para todos os tipos de casa e alguns trabalhos profissionais.

Importante! Além deste modelo, o fabricante oferece uma grande seleção de martelos de diferentes pesos com cabos de madeira e plástico.

  • Na classificação das modificações mais populares, uma das posições principais é ocupada pelo martelo Habero 600 IH-500usado para realizar uma ampla gama de trabalhos. A cabeça de tal ferramenta é feita de uma liga de cromo vanádio, é extremamente dura, geralmente revestida com uma laca escura. O atacante tem uma forma quadrada. A popularidade da ferramenta é explicada não apenas por sua funcionalidade, mas também pelo preço - o custo médio de um martelo no mercado é de 200 a 250 rublos.

Em geral, os mercados oferecem um grande número de instrumentos de uma ampla variedade de fabricantes.

Todos eles diferem em peso, dimensões e finalidade, você pode fazer qualquer escolha. O principal é que o martelo é feito de materiais de qualidade, tem uma estrutura ergonômica e é durável.

Sutilezas de uso

Infelizmente, as lições de trabalho "soviético" já passaram e, em raras ocasiões, os meninos são ensinados a manusear ferramentas de construção. Não é de surpreender que muitas pessoas comecem a trabalhar de maneira incorreta, o que muitas vezes causa lesões. Primeiro, lembre-se das seguintes regras:

  • na realização de qualquer trabalho, utilize apenas um martelo especializado, por exemplo, não vale a pena comprar uma ferramenta de 900 g para estofar móveis, modelos com 200 g não são adequados para a confecção de mesas e cadeiras;
  • é estritamente proibido usar a ferramenta se o atacante estiver oscilando - ao balançar, ela pode voar e ferir gravemente outras pessoas;
  • não use um martelo se estiver rachado, deformado ou lascado.

Agora, vamos dar uma olhada nas regras básicas de trabalho.

  • Você precisa puxar o martelo corretamente. Ao martelar pregos, é necessária maior precisão, por isso é melhor manter a ferramenta o mais próximo possível do pino de disparo. Se um golpe forte é fundamental para você, então, ao contrário, agarre-o pela ponta do cabo.
  • Se você pretende martelar um prego, segure-o entre o polegar esquerdo e o indicador. O prego é agarrado mais perto da tampa, bem no topo. Se você pegá-lo pela parte inferior, ele começará a balançar de um lado para o outro e o martelo provavelmente irá pular - em tal situação, lesões nos membros não estão excluídas.
  • Se você estiver trabalhando com unhas muito pequenas, poderá acertar os dedos. Para evitar que isso aconteça, use um pequeno truque - basta pegar um pedacinho de papelão bem grosso e enfiar no prego - assim, você não vai segurá-lo com os dedos, mas com a ajuda de um papel. Depois que o prego estiver na base, não será difícil remover o papel.
  • Algumas madeiras duras são muito densas, então faz sentido fazer um orifício piloto estreito com antecedência. Nesse caso, evita-se a quebra da madeira e o trabalho em si é muito mais rápido.
  • Para guardar o martelo com segurança, é preferível fazer um pequeno orifício no fundo e pendurar a ferramenta num prego especial, sempre com a parte que bate para baixo. Isso não só economizará tempo na procura de ferramentas, mas também protegerá os objetos ao redor de danos caso o martelo caia da prateleira.

Para uma visão geral do martelo de serralheiro Brigadeiro, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário