Características dos martelos de carpinteiro
A profissão de carpinteiro é conhecida há muito tempo. Os carpinteiros estavam diretamente envolvidos em várias obras em que havia necessidade de trabalhar madeira. Hoje em dia, a profissão não perdeu relevância. A mecanização global e a automação do trabalho físico quase não tiveram efeito no trabalho dos carpinteiros. Para ajudar os especialistas em marcenaria, foram criadas ferramentas pneumáticas e elétricas. A ferramenta manual mais comumente usada - o martelo de carpinteiro - mudou um pouco, mas sua essência permanece a mesma.
Martelo
O martelo clássico é uma pequena ferramenta de martelo manual. Consiste em duas partes principais: atacante e alça. O primeiro é bem ajustado ao segundo.
O percutor é feito de um material denso monolítico que pode resistir à deformação por impactos constantes. Apenas o metal pode suportar tais cargas.
A alça ajuda a balançar bem. Via de regra, o cabo é feito de madeira nobre: freixo, carvalho, avelã, bétula ou bordo. Existem ferramentas totalmente metálicas e inteiriças, além de modelos com parte de tambor de aço e cabo de plástico.
GOST 11042-90 regula os seguintes parâmetros da ferramenta:
- O peso;
- o tamanho;
- tipo de.
O martelo de carpinteiro multifuncional difere dos outros no formato do atacante. Um lado é para cravar e nivelar os pregos, o outro para removê-los.
Características de martelos com puxador de pregos
O martelo de carpintaria se distingue pelo fato de ser combinado com o puxador de pregos em um todo. Os modelos mais confortáveis são com cabo de madeira. A madeira é capaz de absorver choques, por isso o cabo de madeira é o mais confortável de se trabalhar.
O carpinteiro não precisa de uma ferramenta. Em seu arsenal, deve haver vários tipos de ferramentas manuais. As diferenças estão na forma da parte de percussão e são:
- plano;
- convexo;
- ondulado.
Os primeiros são usados para cravar pregos e cunhas. O segundo é para trabalhar com outras ferramentas, por exemplo, com um núcleo ou cinzel. Outros ainda são usados para evitar escorregar ao bater.
O lado oposto do atacante é achatado e bifurcado. Graças à fenda afilada, a chamada cauda de andorinha, o operário pode retirar pregos com diferentes tampas: desde pequenas, de vários milímetros, até grandes que excedem um centímetro.
A parte plana do pregador pode ser reta ou dobrada em forma de gancho. O gancho estende a funcionalidade da ferramenta.
A nova geração de martelos profissionais é dotada da capacidade de evitar que os pregos caiam, o que é muito conveniente ao trabalhar com uma mão. O fixador de aço "gruda" na ferramenta devido à parte magnetizada do percussor. Freqüentemente, reentrâncias de orientação especiais são equipadas para um prego no corpo de um instrumento de percussão.
Escolhendo um martelo de carpintaria com cabo de madeira
A vantagem do martelo totalmente metálico é que você não precisa empurrar a cabeça contra o cabo. Está perfeitamente equilibrado e pronto a funcionar. O cabo de aço é desconfortável ao bater. Pode escorregar da sua mão. Além disso, o metal não pode amortecer as vibrações. As desvantagens são eliminadas pela aplicação de plástico resistente a impactos ou almofadas de borracha termoplástica no cabo. Assim, o martelo é segurado com segurança na palma da mão durante o trabalho e protege a mão de cargas de choque.
As alças de metal e plástico são, sem dúvida, suficientemente fortes.No entanto, o martelo está constantemente sujeito a tensões significativas, tanto ao martelar os pregos como ao desmontar. Os cabos são testados quanto à durabilidade durante a operação do pregador. Um novo instrumento envelhecerá e se tornará inutilizável com o tempo.
A situação é um pouco diferente com cabos de madeira. No início, a madeira bem processada é tão confiável quanto o metal. A madeira, que é quente ao toque, não requer forro adicional, cabe confortavelmente na mão do carpinteiro. Ao trabalhar com uma ferramenta com cabo de madeira, as articulações do trabalhador ficam ao máximo protegidas dos efeitos da vibração.
A própria árvore amortece os golpes, como se os absorvesse. As mãos não ficam tão cansadas quanto ao trabalhar com metal, plástico e outros materiais novos usados pelos fabricantes.
Um elemento de madeira quebrado é fácil, ao contrário de um de aço, ser substituído por um novo sem danificar a ferramenta. Instalar uma nova alça leva um mínimo de tempo.
Outro argumento para um martelo com cabo de madeira é seu baixo custo. Para os artesãos russos, a madeira é mais familiar do que o plástico e o metal. Portanto, se for preciso escolher, eles dão preferência às ferramentas com que seus ancestrais distantes e não muito distantes trabalharam.
Escolhendo um martelo
Ao escolher um martelo de carpintaria, deve-se em primeiro lugar prestar atenção ao seu equilíbrio. A ferramenta deve ficar bem segura na mão, não deve cair e não girar. Caso contrário, perto de lesão, entrada incorreta de pregos no corpo, sua curvatura com o impacto. Um prego cravado em ângulo não garantirá a confiabilidade da fixação da estrutura.
O martelo deve ser segurado na mão, sentir o peso. As ferramentas padrão pesam entre 300 e 800 gramas. Vale a pena tomar tal modelo, que será conveniente para trabalhar sem muito estresse. O peso mais aceitável é considerado 500-600 gramas. A mão não ficará muito cansada com um martelo de meio quilo.
Também é importante ter um tratamento anticorrosivo adequado no atacante. Os martelos funcionam em uma variedade de condições, incluindo aquelas com alta umidade. O metal é suscetível à ferrugem. A pintura ou outra proteção ajudará a prolongar a vida útil da peça de aço da ferramenta.
Não se deve esquecer que um bom carpinteiro não pode fazer com um martelo. Um especialista sempre tem em seu estoque todo um conjunto de ferramentas que lhe permite realizar com sucesso trabalhos de complexidade variada.
Para saber mais sobre as características dos martelos de carpinteiro, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.