Tipos e finalidade das britadeiras

Tipos e finalidade das britadeiras
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Visualizações
  4. Pela forma do corpo
  5. Sutilezas de escolha
  6. Dicas operacionais

As britadeiras parecem ser familiares a todas as pessoas. É difícil encontrar quem nunca viu como destroem asfalto ou ladrilhos, demolem paredes. Mas nem tudo é tão simples.

Peculiaridades

Este tipo de ferramenta de construção, como uma britadeira, funciona devido ao efeito de impacto. É usado para:

  • destruir o asfalto colocado;
  • abrir materiais duráveis;
  • remover revestimentos "difíceis";
  • quebrar aberturas;
  • Faça furos nas paredes principal e secundária;
  • para extrair recursos em minas e minas;
  • paredes de goivagem;
  • cortar metal;
  • realizar operações de resgate.

Dispositivo e princípio de operação

A britadeira funciona de acordo com um princípio muito simples:

  • o motor transmite a força para o pino de disparo localizado dentro do corpo;
  • do atacante, o impulso vai para o cinzel;
  • a parte do choque sob a ação do impulso recebido pode oscilar a uma velocidade de até 25 batidas por segundo.

Esta interação entre os componentes do martelo permite quebrar rapidamente vários materiais.

Os picadores substituíram rapidamente martelos de mão pesados, pesos suspensos e explosivos. No final das contas, eles são muito produtivos e permitem que você trabalhe com muito mais eficiência. Usando uma britadeira, você pode trabalhar não apenas mais rápido, mas também com a mais alta qualidade possível: você pode salvar blocos individuais para uso posterior. Não é à toa que tal ferramenta é usada não apenas por profissionais, mas também por construtores amadores.

Visualizações

Por peso

A ampla gama de aplicações de britadeiras é alcançada devido às diferenças específicas entre os modelos individuais. Assim, os aparelhos mais leves (com peso inferior a 6 kg) são utilizados principalmente para fins domésticos. Eles podem lidar com segurança com a trituração de ladrilhos, gesso e pisos de cimento relativamente finos. Dispositivos da categoria de peso médio são amplamente exigidos pelos construtores, pois são usados ​​para quebrar o asfalto. Os dispositivos mais potentes pesam até 30 kg e são necessários principalmente em grandes obras de construção.

Por tipo de unidade

Martelos de demolição movidos a ar são as opções mais comumente usadas. O ar comprimido é produzido usando um compressor. O cinzel se move sob a ação do fluxo de ar. Os eletrodomésticos movidos a ar devem golpear com uma força de pelo menos 5 J. Para unidades industriais, a exigência é duas vezes maior. Tais características tornam possível:

  • destruir calçadas;
  • demolir edifícios feitos de pedra natural ou artificial;
  • rompendo concreto e assim por diante.

Os martelos elétricos são equipados com batedores internos especiais. Os atacantes são acionados por peças giratórias. As unidades motorizadas podem facilmente quebrar uma parede ou cobertura. Mas é importante entender que a alta potência da força gerada pelo motor elétrico nem sempre é boa. Esta propriedade torna difícil perfurar e cortar totalmente os materiais. Os problemas também podem estar associados ao aparecimento de faíscas. Eles são encontrados mesmo nos modelos mais confiáveis. Devido a esse recurso, dispositivos elétricos não podem ser usados ​​em locais com alto risco de incêndio. Os modelos convencionais não são capazes de operar desconectados da rede elétrica. As versões com bateria podem ser consideradas uma exceção, no entanto, são mais pesadas do que as analógicas conectadas a uma tomada.

O consumo de corrente por hora (em termos de operação contínua) atinge 1,7 kW.Cada golpe tem uma força de 45 J, e esses golpes são desferidos 2.000 vezes por minuto. Importante: todos os modelos modernos de para-lamas com motor elétrico são equipados com isolamento duplo, para que você possa conectar o aparelho a uma tomada doméstica sem receios. O martelo a gasolina (também conhecido como disjuntor de gasolina) é fácil de usar. Esses mecanismos podem funcionar mesmo onde não há eletricidade e não é muito conveniente usar compressores. Além disso, as versões com motores de combustão interna são mais seguras do que os sistemas defletores elétricos ou pneumáticos. Mas deve-se ter em mente que a máquina térmica cria muito ruído. E também é preciso colocar combustível constantemente no tanque, ou seja, a continuidade do trabalho é uma grande questão.

Martelos pneumáticos movidos a gasolina têm bom desempenho:

  • quando o solo rochoso e gelado é destruído;
  • ao desmontar asfalto e concreto;
  • no processo de extração de recursos.

Picadores com motores de combustão interna ajudam em pouco tempo a quebrar materiais de diferentes durezas. O tamanho dos blocos processados ​​também não desempenha um papel especial. Dispositivos hidráulicos merecidamente se destacam em um grupo separado. Existem vários dispositivos para eles. Basicamente, o picador hidráulico, por sua versatilidade e alto desempenho, é utilizado por equipes de resgate.

Pela forma do corpo

Não é preciso falar muito sobre a geometria do corpo das britadeiras de construção. Mesmo em publicações onde seus tipos são examinados em detalhes, este tópico não é coberto. Tudo é completamente previsível: exteriormente, é uma haste com uma ponta de várias formas. Mas também existem martelos de rebitagem externamente semelhantes que permitem trabalhar efetivamente com grandes rebites de aço e alumínio. O peso de tais dispositivos excede 3 kg, e em tamanho eles são muito volumosos.

Martelos picadores de ar também merecem atenção. Eles estão ajudando:

  • remover o excesso de depósitos na superfície das peças fundidas;
  • limpar as peças dos sistemas de portas;
  • limpe a queimadura.

Ao cortar peças fundidas, os martelos deslizantes são preferidos. O quão grande as peças fundidas podem ser usinadas depende do comprimento do curso do atacante. Diferentes tipos de cinzéis podem ser usados ​​para processar diferentes tipos de peças fundidas. Não só o tipo de material é levado em consideração, mas também as manipulações anteriores com ele. Portanto, se o recozimento tiver sido executado, pontas de formato especial são necessárias.

Sutilezas de escolha

Mas não é apenas a geometria da britadeira e o tipo de sua unidade que importa - cada tipo de bico determina a capacidade de realizar determinado trabalho específico. Então, as escolhas- "pés de cabra" são projetadas para:

  • afrouxe o solo;
  • demolir paredes de tijolo e concreto;
  • desmontar as velhas superfícies das estradas;
  • minerais de processo, pedra da montanha.

Uma pá é necessária se você tiver que nivelar as bordas do asfalto e também quebrar o gelo. Uma grande variedade de materiais são cortados com um cinzel. Conseqüentemente, a funcionalidade da britadeira depende diretamente da compatibilidade com certos acessórios. A massa de um bump stop específico merece uma discussão separada. Assim, opta-se por uma ferramenta com peso de até 6 kg se for planejada para trabalhar em altura, e as mais pesadas (30 kg e acima) permitem trabalhar com solo, quebrar fundações antigas.

Como já mencionado, apenas martelos pneumáticos podem ser usados ​​em um ambiente com risco de incêndio. No entanto, as características da mangueira são críticas ao selecioná-las. O diâmetro de conexão não é adequado, o que significa que não será possível trabalhar. O mesmo acontecerá se não houver comprimento suficiente. Claro, eles também levam em consideração:

  • tipo de material;
  • espessura da parede;
  • diâmetro e seção interna;
  • nível de pressão admissível.

O aparelho pneumático, que golpeia com uma força de 30 Joules, consegue trabalhar com peso, bem como em espaços confinados. Se não estiver claro de antemão qual trabalho específico deve ser realizado, é necessário adotar uma técnica universal. Ela atinge 40 J.Mas para concreto, pedra natural e outros materiais muito resistentes, são recomendados picadores com uma energia de impacto de 50 J. Não devemos nos esquecer se é conveniente segurar a ferramenta em nossas mãos - dispositivos muito poderosos geralmente são pesados.

A limitação de peso é significativa para sistemas pneumáticos, elétricos e a gasolina. Nos dois últimos casos, os especialistas recomendam levar em consideração a potência do motor. A gravidade do dispositivo deve ser maximizada se for planejado quebrar o piso antigo ou executar outro trabalho complexo. Mas para o tratamento de paredes e outras superfícies verticais, vale a pena fazer algo mais fácil.

Como sempre, é preciso estar atento à marca do fabricante, levando em consideração sua reputação. Algumas das empresas que fabricam britadeiras produzem produtos de qualidade. Mas existem aqueles que fornecem produtos francamente ruins. Importante: os fabricantes de boa-fé não estão apenas entre os líderes do mercado mundial e nacional. É impraticável comprar aparelhos elétricos que não estejam equipados com uma fechadura de botão: você terá que manter o botão de partida pressionado manualmente.

Dispositivos com limite de frequência ociosa funcionam por muito mais tempo e com mais eficiência. Essa limitação é extremamente simples. Assim que o sensor detecta uma queda na intensidade da carga, a rotação do motor cai sob o comando. Mas assim que a carga aumenta, as revoluções aumentam. O complexo de amortecimento de vibrações é de grande utilidade. Se não for fornecido pelos projetistas, será mais difícil para os operadores, além disso, haverá riscos consideráveis ​​para a saúde.

Finalmente, para uma escolha mais precisa e competente, é útil analisar as características de marcas individuais de britadeiras. Os pára-choques da empresa japonesa Makita têm merecidamente uma reputação muito boa. Esta empresa fornece ferramentas elétricas há mais de 100 anos. Remover e instalar as tampas nos para-choques da marca japonesa pode ser rápida e totalmente segura. Os desenvolvedores forneceram blocos integrados que regulam o número de rotações por minuto.

Bons resultados também são alcançados com martelos de demolição da Bosch. A empresa alemã valoriza sua reputação e monitora cuidadosamente a qualidade dos produtos acabados. É importante ressaltar que a embalagem é marcada com uma lista de características básicas - escolher a modificação mais adequada não é difícil. Você também pode considerar os pára-choques Hitachi, "Zubr", DeWalt e outros fabricantes nacionais e estrangeiros que se provaram bem.

Dicas operacionais

Ao trabalhar com martelos de demolição, é necessário utilizar coroas de maior resistência, quanto mais duro for o material a ser processado. Ao processar asfalto ou granito, use coroas largas. Mas a penetração é estritamente limitada, caso contrário, existe um grande perigo de a ferramenta ficar bloqueada. Se isso acontecer, o martelo terá que ser balançado - então será possível removê-lo com rapidez e facilidade. É possível martelar concreto de classes fortes apenas com pára-choques com picos especiais. A superfície de trabalho estendida desses bicos torna mais fácil separar as camadas de material. Para rocha ou asfalto em desintegração, é preferível um cabo em forma de T, mas ao trabalhar em ângulo com a superfície, os suportes em forma de D são recomendados.

É necessário preencher o lubrificante no pára-choque recentemente comprado três ou quatro vezes durante o turno, até que tenham decorrido 2 semanas de operação. Em seguida, o óleo terá que ser derramado duas vezes em um turno padrão. Atenção: o martelo não deve saltar durante a operação. Se isso acontecer, algo está claramente sendo feito de errado. O óleo é geralmente adicionado por meio de um bico de graxa e, se não estiver disponível, um bico é usado.

Deve-se lembrar que os amortecedores quase sempre quebram devido a sobrecarga e uso indevido. Portanto, sua potência deve sempre corresponder à complexidade do trabalho executado. Não leva mais de 25 minutos para martelar continuamente a parede, asfalto e assim por diante. Depois disso, é feita uma pausa de pelo menos 10 minutos.Antes de carregar a lança no batente, é necessário lubrificar as hastes com graxa.

Para obter informações sobre como usar a britadeira corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário