Compressor para britadeira: características do dispositivo e operação
Um compressor ou bomba de ar é um elemento essencial ao trabalhar com uma britadeira. Esses dispositivos auxiliam no andamento de várias obras, por exemplo, afrouxamento, degelo, destruição de asfalto, pavimentação de concreto, alvenaria. Qual é a construção deste dispositivo? Que modelos existem? Você encontrará respostas para essas e algumas outras perguntas em nosso material.
Design e princípios de trabalho
Na maioria das vezes, as unidades de compressor são feitas de aço inoxidável. Essa abordagem garante a durabilidade e confiabilidade dos dispositivos, mas ao mesmo tempo afeta negativamente a massa e a mobilidade do dispositivo. Os blocos de construção básicos de qualquer compressor britador são:
- filtro de ar do tipo de sucção;
- bloco compressor;
- motor;
- Sistema de lubrificação;
- sistema de refrigeração;
- sensores de condição atual (pressão do ar, condição do sistema de filtro, temperatura do óleo, etc.);
- dispositivos para remover condensado e óleo acumulados;
- válvulas de vários tipos: segurança, retenção, etc.
Além disso, a ausência de qualquer elemento do anterior é inaceitável e deve ser o motivo da recusa de compra. A este respeito, estude cuidadosamente a aparência do dispositivo, bem como suas características internas (isso pode ser feito com base no manual de instruções anexado a cada unidade, sem falta). O compressor é usado quando é necessário comprimir o ar até um determinado volume. Durante este processo, entre outras coisas, o oxigênio é purificado de vários aditivos (impurezas ou vapores de dispersão). Para fazer isso, a unidade aspira o ar para dentro.
Como resultado desse processo, o ar purificado e comprimido com a ajuda de um compressor é adequado para uso não só para construção ou produção, mas também para respiração.
Que tipo de compressor você precisa?
O dispositivo para trabalhar com britadeira deve ser selecionado em função da natureza da atividade de construção, bem como do número de britadeiras no canteiro de obras. Existe uma classificação de compressores para britadeiras. De acordo com a divisão, os dispositivos são:
- diesel;
- ar;
- Gasolina;
- elétrico;
- Móvel;
- estacionário.
Os compressores de ar são usados no decurso de vários tipos de trabalho em várias áreas das atividades de construção. Por exemplo, tais dispositivos são frequentemente uma unidade integral na indústria química, na indústria metalúrgica. Além disso, os bombeiros usam estruturas semelhantes. Se falamos de dispositivos de tipo elétrico, eles são necessariamente usados em uma tensão de 380 V e na presença de, no máximo, duas britadeiras. As unidades elétricas são bastante compactas, fáceis de operar e não requerem manutenção constante. Tradicionalmente, o projeto de tal unidade inclui um reverso e rodas, mas a automação pneumática, ao contrário, está ausente.
No entanto, caso não haja eletricidade no canteiro de obras e sejam utilizadas mais de duas britadeiras para o trabalho, um compressor a diesel ou a gasolina será um excelente auxiliar. Esses dispositivos também têm suas próprias subespécies - são pistão e parafuso.Os construtores profissionais garantem aos consumidores que a última opção é mais eficiente: funciona mais silenciosamente e por mais tempo, usa menos combustível e é mais confiável e fácil de usar. Ao mesmo tempo, a unidade de parafuso é superior em custo à unidade de pistão. Os compressores, classificados por mobilidade, são divididos em fixos e móveis. A vantagem deste último são suas dimensões menores, enquanto o primeiro é de menor custo.
Como escolher?
No processo de seleção e compra de um compressor, você precisa ser guiado por alguns recursos essenciais desse dispositivo. Em particular, os seguintes indicadores são importantes:
- o volume de consumo de ar (o indicador mais comum é 1300);
- número de britadeiras em funcionamento (de 1 a 6);
- a presença ou ausência de eletricidade;
- força de impacto;
- frequência de impacto (número de impactos feitos em 60 segundos de tempo);
- preço;
- fabricante (há aparelhos fabricados por empresas nacionais e estrangeiras);
- tipo de unidade;
- peso em quilogramas e dimensões;
- eficiência;
- modos disponíveis, etc.
As mais largas são as linhas que garantem o funcionamento de 3 e 6 britadeiras (e incluem modelos fixos e móveis).
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.