Máscara protetora para trabalhar com moedor: variedades e dicas de escolha
Na execução de vários trabalhos de construção, é frequentemente utilizado um moedor. No processo de uso desta ferramenta, certas regras de segurança devem ser observadas.
Assim, você pode trabalhar com um rebarbador apenas em óculos de proteção ou com uma máscara protetora especial.
Peculiaridades
As máscaras são o equipamento de proteção mais confiável ao trabalhar com um moedor. Eles são muito mais eficazes do que simples óculos de proteção. Afinal, esses produtos cobrem completamente o rosto de uma pessoa com a entrada de partículas sólidas, escamas.
Externamente, esse meio de proteção se parece com uma pequena tela semicircular. Pode ser feito de vários materiais pesados e resistentes ao calor. Cada máscara possui fechos especiais para fixação. Eles podem ser escalonados ou lisos.
Alguns modelos dessas máscaras também possuem um visor adicional.feito de policarbonato. Ele foi projetado para cobrir a testa durante o uso da ferramenta, o que aumenta o grau de proteção e reduz o risco de ferimentos pessoais.
Alguns tipos de máscaras são produzidos em conjunto com uma malha de metal especial, composta por várias células pequenas. Este elemento permite aumentar o grau de proteção de uma pessoa, para evitar o aparecimento de microdanos no próprio produto durante a operação.
Visualizações
Atualmente, existe uma grande variedade de máscaras diferentes para trabalhar com um moedor. Eles podem diferir na forma como são fixados.
Montado na cabeça
Essas máscaras são feitas com pequenas tiras. Eles permitem que você segure firmemente a parte de plástico do produto na cabeça humana. Além disso, esta versão possui um mecanismo giratório especial que permite fixar a tela da máscara transparente.
Anexado à máscara
Nesse caso, a parte transparente da máscara é conectada a um arnês especial. Você pode elevar ou abaixar o produto usando um pequeno dispositivo de fixação.
Freqüentemente, as máscaras para trabalhar com um moedor diferem no material que foi usado para sua fabricação.
Policarbonato
Eles podem proteger uma pessoa contra ferimentos graves por choque. Este polímero é um excelente protetor de partículas. Além disso, é freqüentemente usado ao trabalhar com produtos químicos perigosos e escamas de metal.
Poliestireno
O poliestireno é um material altamente durável, mas pode se tornar visivelmente turvo com o uso. Na maioria das vezes, esse tipo de máscara de proteção é usado em canteiros de obras, na indústria química.
Um produto feito com esse material pode resistir até mesmo a grandes fragmentos de metal, aparas de madeira e escória.
Malha de metal reforçada
Essas máscaras são feitas de muitas células pequenas. Eles são capazes de proteger uma pessoa de grandes fragmentos e escamas.
Esses tipos de equipamentos de proteção são usados com mais frequência em grandes serrarias e minas de mineração.
Como escolher?
Antes de comprar uma máscara protetora, você deve prestar atenção a alguns recursos. Portanto, você precisa prestar atenção ao grau e à possibilidade de lesões ao trabalhar com uma esmerilhadeira.
Se você planeja usar o instrumento em áreas mais perigosas onde há produtos químicos, é melhor comprar máscaras de policarbonato ou poliestireno mais confiáveis e duráveis.
Freqüentemente, os consumidores compram em lojas máscaras transparentes de proteção de tamanho padrão de 125 mm. Antes de comprar este modelo, observe que ele possui uma saída de vapor especial.... Isso permitirá que você trabalhe com a ferramenta por um longo tempo e ao mesmo tempo o vidro não embaciará.
Além disso, não se esqueça de verificar o sistema de escurecimento. Lembre-se de que o filtro de luz automático deve responder em uma fração de segundo para flashes elétricos repentinos.
Se este sistema não funcionar bem, pode causar graves danos à retina.
Escudos
Atualmente, na fabricação de máscaras de proteção para trabalhar com retificadora, são utilizados vários modelos de escudos. Todos eles são feitos de materiais resistentes ao calor e ao choque. Via de regra, esses elementos também são dotados de um fixador especial que permite que o produto seja fixado e não caia durante o funcionamento.
Essas partes das máscaras podem ser feitas de um material sólido transparente (policarbonato) ou de uma base metálica especial. Neste último caso, o produto será uma superfície com muitas células. Na maioria das vezes, o aço inoxidável é usado para criá-lo. Ao mesmo tempo, é adicionalmente revestido com tinta higiênica, de boa resistência à abrasão, e submetido a tratamento térmico.
Os protetores de máscara podem ser de tamanho padrão ou mais longos. A última opção é feita para proteger não só o rosto, mas também o pescoço, parte superior do tórax durante o trabalho com o instrumento.
Além disso, a maioria das caneleiras são feitas com um forro acolchoado. É para a cabeça. Isso permite que uma pessoa trabalhe confortavelmente com o instrumento.
Manual do usuário
Antes de começar a trabalhar com o amolador, certifique-se de que a máscara está bem fixada, todos os fechos estão ajustados no tamanho certo. Não fazer isso pode fazer com que o produto caia durante o uso, resultando em lesões pessoais graves.
E lembre-se também que com o uso ou transporte repetido, podem aparecer microdanos na proteção facial da máscara. Para evitar isso, o produto deve ser pré-coberto com uma película especial. Além disso, é aplicado tanto por fora como por dentro.
Se você for trabalhar com produtos químicos perigosos que podem deixar marcas na máscara, cubra a parte externa com um composto especial com antecedência. Mas depois de terminar o trabalho, a máscara deve ser bem enxaguada e seca.
Recomenda-se comprar esse equipamento de proteção apenas em lojas especializadas. Além disso, antes de comprar, vale a pena conferir todos os certificados de qualidade desses produtos. Afinal, uma máscara de má qualidade pode causar ferimentos em uma pessoa ao trabalhar com um esmeril.
O próximo vídeo mostrará como fazer uma máscara protetora com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.