Tudo sobre acessórios para moedores
Os acessórios do moedor expandem muito sua funcionalidade, eles podem ser instalados em impulsores de qualquer tamanho. Com a ajuda de dispositivos simples, você pode fazer uma unidade de corte ou uma máquina para cortar ranhuras (ranhuras em concreto), que irão garantir a qualidade do trabalho ao mais alto nível. A necessidade de aquisição de uma ferramenta profissional cara desaparece, pois um bom trabalho pode ser feito com meios improvisados caseiros.
Variedades de dispositivos
Os acessórios do moedor existem com uma ampla variedade de funções:
- para corte liso;
- para moer;
- para cortar barras e tubos com diâmetro de 50 a 125 mm;
- para descascar camadas antigas de superfícies;
- para limpeza e moagem;
- para polir;
- motosserra para cortar madeira;
- para coletar e remover a poeira durante a operação.
Essas luminárias também são chamadas de acessórios. Freqüentemente, eles são adquiridos separadamente da unidade principal. Alguns deles podem ser feitos independentemente do material disponível ou tecnologia antiga.
Fabricantes
Os acessórios mais comuns e populares são as rodas de corte. Bons discos para metal são produzidos por Makita e Bosch. Os melhores bits de diamante são produzidos pela Hitachi (Japão) - esses discos são universais e podem cortar qualquer material com sucesso.
Acessórios de moagem da empresa americana DeWalt são apreciados. Eles diferem no material de que são feitos, pode ser: de uma esponja, matéria, feltro.
Para trabalhar pedra e metal, são utilizados bocais de descascamento especiais. A mais alta qualidade deles são os produtos das empresas DWT (Suíça) e "Interskol" (Rússia). Os produtos desta última empresa destacam-se pela combinação de preço e qualidade. As empresas citadas também produzem bons discos de desbaste, que são revestidos com diamante.
Além disso, a DWT fabrica pontas de esmerilhadeiras de alta qualidade chamadas cones. Eles são usados para remover tinta velha, cimento, primer.
A Fiolent produz uma variedade de bicos de turbina de muito boa qualidade. Os preços dos bicos deste fabricante são baixos. "Fiolent" apareceu no mercado há relativamente pouco tempo, mas já ganhou boa reputação e autoridade.
A empresa "Bort" da China (Bort) também fabrica bons acessórios para retificadoras. Como você sabe, os produtos dos fabricantes chineses são tradicionalmente diferenciados por um preço baixo.
Como fazer isso sozinho?
Antes de fazer, por exemplo, qualquer máquina com rebarbadoras (o dispositivo é bastante simples), é recomendável que você se familiarize com os desenhos esquemáticos que podem ser encontrados na Internet ou em literatura especializada. Eles o ajudarão a entender melhor o princípio da disposição dos próprios trituradores, bem como a forma como são feitos os vários acessórios que podem ser necessários. Os nós terão que ser selecionados empiricamente, com foco nas dimensões reais que estão disponíveis para este modelo de turbina em particular. Essa unidade pode ser ideal para cortar e enfrentar várias peças de trabalho.
Existem dezenas de acessórios diferentes, que podem ser de vários tamanhos, portanto, os parâmetros dos elementos de trabalho devem ser selecionados quando este modelo específico estiver diante de seus olhos.
Criando uma máquina para serrar madeira
Duas peças são cortadas do canto (45x45 mm). Dimensões mais precisas devem ser vistas de acordo com as dimensões da caixa de engrenagens da esmerilhadeira. Nos cantos, furos de 12 mm são feitos (rebarbadora é aparafusada neles). Se os parafusos de fábrica forem muito longos, eles podem ser cortados. Às vezes, em vez de fixadores aparafusados, são usados pinos, isso não afeta de forma alguma a qualidade da conexão. Freqüentemente, os cantos são soldados, esse tipo de fixação é o mais confiável.
É feito um suporte especial para a alavanca, a unidade é fixada nela, para isso, dois pedaços de tubos devem ser selecionados de forma que eles entrem um no outro com uma pequena abertura. E para tornar a marcação mais precisa, recomenda-se envolver os fragmentos com fita adesiva de montagem, traçar linhas com marcador. Um corte é feito ao longo da linha, um elemento de tubo com diâmetro menor deve ser menor (1,8 cm). Para o diâmetro interno, será necessário encontrar dois rolamentos que são inseridos em um tubo mais maciço, em seguida, um tubo com um diâmetro menor é inserido em um tubo de diâmetro maior. Os rolamentos são pressionados em ambos os lados.
O suporte é colocado no rolamento, é obrigatório colocar a arruela de pressão no suporte aparafusado. Depois que a montagem do pivô estiver preparada, um pequeno pedaço do canto deve ser fixado.
A montagem vertical da unidade giratória é feita a partir de um canto de 50x50 mm, enquanto os segmentos devem ser do mesmo tamanho. Os cantos são fixados com uma pinça e cortados.
Recomenda-se perfurar os cantos imediatamente, e então você pode fixá-los com os orifícios feitos na unidade giratória usando porcas.
Agora você precisa descobrir quanto tempo a alavanca será necessária - a rebarbadora será acoplada a ela. Uma ação semelhante é realizada usando a tecnologia de seleção, enquanto os parâmetros do impulsor devem ser levados em consideração. Freqüentemente, as peças são pré-dispostas em um plano plano e analisadas, então a configuração e as dimensões do produto tornam-se claras. O tubo é mais frequentemente usado quadrado com um tamanho de 18x18 mm.
Uma vez que todos os elementos foram ajustados, eles podem ser unidos por soldagem.
A unidade de pêndulo é fácil de colocar em qualquer plano. Pode ser uma mesa de madeira coberta com uma folha de metal. Uma fixação mais rígida é fornecida pela soldagem de dois pequenos fragmentos nos quais os orifícios são perfurados.
Durante a instalação, um dos principais momentos de trabalho é definir um ângulo de 90 graus entre o plano do disco e a superfície de suporte ("sola"). Neste caso, deve-se utilizar um esquadro de construção, que é acoplado à roda abrasiva (montada em uma esmerilhadeira). Soldar uma peça em um ângulo de 90 graus não é difícil para um artesão, pois levará um pouco de tempo.
Uma ênfase também deve ser dada para que a peça de trabalho seja rigidamente fixada durante a operação. Freqüentemente, um torno é colocado em uma superfície plana, o que proporciona uma fixação confiável. Após todas as operações realizadas, uma camada protetora (caixa) deve ser confeccionada. Recomenda-se levar em consideração o tamanho do disco aqui. Antes de começar a trabalhar, um molde exato para a peça futura deve ser cortado em papelão.
A tela de proteção pode ser feita de duas peças de lata. Um canto de alumínio é preso a uma das tampas, permitindo que você fixe a tela de proteção de forma confiável usando uma barra transversal. Esses acessórios são necessários para o funcionamento normal, uma vez que a esmerilhadeira é uma ferramenta de aumento de lesões.
Pequenos furos são feitos na tela, o fragmento preparado é fixado com porcas e parafusos. A capa protetora pode ser pintada com tinta a óleo e, se feita corretamente, servirá por muito tempo e protegerá o trabalhador de forma confiável.
A base da máquina às vezes é feita de silicato ou tijolos vermelhos.
Máquina retificadora para elementos de metal
Existe outra opção que permite processar peças de metal. Para fazer isso, pegue tubos de perfil (2 peças), prenda-os por meio de soldagem a um retângulo feito de chapa de aço de 5 mm de espessura.Os orifícios são feitos nos montantes e no braço, e as dimensões só podem ser determinadas empiricamente.
Vamos considerar as etapas do trabalho.
- A alavanca está instalada.
- Uma mola está anexada.
- Os furos são feitos para os parafusos de fixação.
- A haste também pode ser perfurada (uma broca de 6 mm serve).
- Após o trabalho preparatório, o impulsor pode ser montado no plano de trabalho.
O design do dispositivo é simples. Acontece uma máquina de bordar portátil. Em algumas juntas, podem ser feitas fixações de braçadeira, os vãos podem ser colocados com matrizes de madeira.
Para uma parada mais segura, um canto adicional é aparafusado. Também é permitido anexar um pequeno amolador a uma tira de metal (5 mm de espessura), embora também seja razoável usar um suporte de grampo.
Para remover a poeira durante o trabalho, um coletor de poeira é mais frequentemente usado. Para o moedor, você pode fazer um bico de PVC eficaz de um recipiente com um volume de 2 a 5 litros. Uma moldura é feita na garrafa com um marcador, um orifício retangular é cortado na lateral. O coletor de poeira é conectado ao impulsor e uma mangueira de exaustão é montada no pescoço.
Os vãos podem ser selados com uma massa térmica especial, que é usada para selar as janelas de madeira.
É necessário um dispositivo de exaustão: ajuda significativamente no trabalho quando o moedor é usado para limpar várias superfícies de tinta velha, isolamento, ferrugem, argamassa de cimento. Neste caso, você pode usar vários acessórios com uma malha de metal. Essas obras estão associadas à formação de uma grande quantidade de poeira, portanto, deve-se utilizar equipamentos de proteção individual.
Fazendo uma serra pendular
A serra pendular é feita da seguinte maneira.
Os suportes são adequados para fixação rígida, com os quais você pode fixar o amolador. Para fazer o dispositivo, você precisa de cinco peças idênticas de reforço de metal. Eles são soldados para formar um suporte de montagem. Uma montagem do tipo grampo é criada para fixar a alça da cabeça de moagem. Um suporte vertical (“perna”) é preso à borda frontal das hastes para que o suporte possa ser fixado. O suporte é montado sobre uma dobradiça, o que permite girar o conjunto em qualquer ângulo em relação ao plano de trabalho.
Da bicicleta
Os artesãos costumam fazer uma máquina de corte com um pedaço do quadro de uma bicicleta e um impulsor. As bicicletas antigas de fabricação soviética são ideais para esses fins. Mas também são adequados os mais modernos, cujas estruturas são feitas de metal resistente com uma espessura de parede de 3,0-3,5 mm, o que permite suportar cargas pesadas.
Na Internet ou em literatura especial, você pode ver os desenhos para a implementação de montagens verticais, e os pedais podem ser usados como mecanismo giratório. Tomando a amostra que você gosta como base, você pode independentemente trazer um novo desenho à mente.
É fácil criar uma tela protetora de compensado ou acrílico. Além do quadro da bicicleta, você também precisará de uma mesa de montagem, e os suportes do reforço podem ser soldados como grampos.
É ideal usar reforço de 12 mm para esses fins.
O quadro é liberado do volante (você pode cortar um fragmento dele e usá-lo como alça). Do lado do garfo, é cortado um elemento com 12 centímetros de comprimento. O garfo é encurtado de acordo com os parâmetros do impulsor. Em seguida, ele pode ser montado sobre uma base de metal (uma peça de metal de 5-6 mm de espessura).
A base da máquina é feita a partir de uma peça quadrangular de aglomerado (3 cm de espessura), que é revestida com chapa de metal. Um poste vertical é soldado a ele. Dois tubos retangulares são cortados (o tamanho é escolhido arbitrariamente), eles são soldados nos cantos da futura base em um ângulo de 90 graus.
Insira um fragmento de “garfo” de bicicleta no suporte vertical (que já está fixado na “placa”). No verso da cremalheira, um elemento de leme é fixado. Uma placa também é fixada ao garfo por soldagem, na qual o impulsor é mantido.
Por fim, as faixas de bloqueio são fixadas à base (são feitas a partir do canto). O bloco acabado é cuidadosamente lixado e pintado com um composto anticorrosivo e esmalte.
Madeira compensada
A madeira compensada pode ser uma ferramenta confiável para a criação de equipamentos. A partir de várias folhas de compensado, presas entre si, pode-se fazer uma mesa de montagem, sua espessura deve ser de no mínimo 10 mm. E também o compensado é ideal para criar uma tela ou caixa protetora. Se o material for tratado com um primer especial, pintado com tinta metálica, esse nó será durável e servirá por muito tempo. Se o compensado for tratado com um primer em várias camadas (3-5), então não terá medo de mudanças de temperatura e umidade. Este material tem uma série de vantagens:
- preço baixo;
- bom fator de resistência;
- Resistência à umidade;
- peso leve.
Várias folhas de compensado revestidas com folha de metal podem resistir a altas tensões mecânicas. Essa base é confiável; unidades de trabalho bastante massivas podem ser acopladas a ela. Nesse caso, o equipamento vai pesar um pouco, vai ser fácil de transportar.
Para obter informações sobre como fazer um suporte para um moedor com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.