Como fazer um acessório de corte de parede para uma esmerilhadeira com suas próprias mãos?
É difícil para os instaladores elétricos profissionais passarem sem um perseguidor de parede proprietário. Essas unidades ajudam a realizar grandes volumes de trabalho com eficiência e rapidez. Ao mesmo tempo, o acabamento está no mais alto nível. A única desvantagem dessas unidades é o preço alto. Se, por exemplo, é necessário fazer 20 metros lineares de tiras para fiação elétrica no país, então não é necessário comprar equipamentos caros para isso. Você pode fazer um caçador de parede com suas próprias mãos com um moedor no qual um bico está instalado. Uma ferramenta semelhante ajudará na fabricação de calhas de alta qualidade para comunicações.
Características de design
Todos os chasers são criados de acordo com o mesmo princípio: são dois círculos nos quais existe uma camada especial, que permite trabalhar com uma grande variedade de materiais. A distância entre os círculos é ajustável. Isso reduz significativamente o tempo necessário para criar a ranhura. É importante garantir que a mesma profundidade seja mantida e que as bordas do recorte sejam perfeitamente planas. Todas essas condições são necessárias para que a fiação possa ser instalada sem dificuldades.
A unidade é baseada em uma placa de metal especial - uma plataforma. Dispositivos especiais chamados de trenós também estão conectados a ele. A plataforma é usada para aumentar a estabilidade, bem como para ajustar efetivamente os parâmetros do slot. O slide torna possível mover facilmente o perseguidor de parede ao longo da parede. Quando a ferramenta termina de funcionar, ela é removida da ranhura de corte. O slide fecha para cobrir as bordas cortantes dos discos. Este projeto protege o trabalhador de ferimentos mecânicos de forma confiável.
Um duto de ar poderoso com um aspirador de pó é sempre usado para o trabalho do caçador. Caso contrário, a poeira interferirá no processo de trabalho e prejudicará a saúde do encarregado.
As vantagens de usar um acessório de moagem são óbvias:
- com a ajuda de tal ferramenta, você pode realizar uma grande quantidade de trabalho com alta qualidade;
- o corte correto da ranhura permite economizar uma grande quantidade de material de construção;
- o strobe é feito em uma passagem;
- um perseguidor de parede é muito mais silencioso do que uma furadeira de martelo;
- com uma matéria bem organizada, a concentração de poeira na sala é bastante baixa (se o exaustor do aparelho estiver funcionando bem);
- ao trabalhar com um chaser de parede, o nível de vibração é zero, o que é importante para edifícios dilapidados;
- o tempo que leva para cortar as ranhuras é curto e a qualidade do trabalho é ideal.
Na montagem de um bico artesanal, ele fica posicionado em um ângulo de 90 graus em relação à plataforma. Esta instalação reduz significativamente os custos de energia. A ferramenta fica apoiada na superfície de trabalho e pode ser avançada suavemente ao longo das marcações. Um ajuste especial torna possível controlar com precisão a profundidade do corte a ser cortado. Deve ser mencionado que a profundidade da ranhura só pode ser feita por meio de um dispositivo especial - o segundo círculo. Isso requer correção (ou mesmo alteração) da rebarbadora. No entanto, para realizar um conjunto de medidas que lhe permitirá usar o esmeril como escarificador de parede, não é tecnicamente difícil.
Uma ranhura nada mais é do que uma ranhura com duas ranhuras paralelas. Possui profundidade e largura próprias, ou seja, parâmetros que permitem a instalação de várias comunicações (tubos, cabos, etc.).Normalmente, as ranhuras têm de 4 a 52 mm de tamanho, a profundidade do corte varia de 6 a 12 mm. A parte inferior do recesso em si deve ser plana, sem defeitos. Estroboscópios também são feitos em um determinado ângulo. Neste caso, os parâmetros aumentam em 12-14 por cento.
É importante que a ferramenta faça cortes uniformes, caso contrário, o excesso de material será consumido, o que aumentará o custo do projeto.
A distância do ponto axial da escavação às unidades adjacentes deve ser de no mínimo 125 mm, até o gasoduto - 400 mm. É importante em todas as circunstâncias usar o exaustor e o coletor de pó durante o processo de trabalho, mesmo que o material seja macio (por exemplo, concreto de espuma) e não gere muitas formações empoeiradas. Um caçador de parede equipado resolve o problema anexando um aspirador de pó, que deve ter um filtro e um adaptador.
Também é necessário utilizar os encaixes corretos (quadros com rodas), por meio dos quais é possível facilitar sobremaneira o trabalho e o esforço mecânico nas mãos. O anexo deve atender a alguns critérios básicos:
- a capacidade de organizar o segundo círculo;
- a presença de uma campainha para o dispositivo de exaustão;
- a presença de uma tampa de fechamento que protege contra poeira e grandes partículas mecânicas;
- um recesso no qual o ciclone do aspirador de pó é fixado;
- conformidade com as condições adequadas para a operação com tal acessório.
O comprimento do eixo deve ser tal que um segundo disco possa ser instalado nele (ele fará a segunda parede da calha). Um ponto importante é o tamanho do círculo. Ele define a profundidade da ranhura, garante um trabalho seguro. Quando o eixo gira, o movimento do disco deve ser direcionado ao trabalhador, e não vice-versa. Só então o torque total empurrará a ferramenta para longe da ranhura.
Deve-se ter em mente que, para casas de painel, o corte é permitido apenas até uma certa profundidade rasa. As lajes de concreto armado têm tais características de desempenho que não permitem o corte do material em mais de 5-10 mm. Caso contrário, as estruturas de suporte perderão seu fator de resistência. O mesmo pode ser dito sobre as casas antigas construídas nos anos 60. O corte deve ser feito com muito cuidado. Além disso, é proibido trabalhar com uma broca de martelo em tais objetos, porque o aumento da vibração também pode afetar adversamente a resistência das estruturas de suporte.
Compromisso
O acessório de corte de parede é preparado da seguinte forma:
- a proteção é removida da caixa de engrenagens;
- é colocada outra manga, que pode ser frisada com uma braçadeira especial;
- uma roda diamantada é instalada no eixo (diâmetro 160-235 mm);
Discos muito grandes não devem ser instalados, pois durante o corte, as cargas sobre os nós dinâmicos aumentam, o que leva ao desgaste formado dos nós de trabalho. A roda diamantada é muito confortável e funcional. Ele permite que você trabalhe com quase qualquer material, é especialmente conveniente usar esse tipo de disco para cortar paredes de concreto para fiação. O material tem um fator de resistência aumentado. Um disco vitorioso e revestido de diamante pode funcionar idealmente em:
- concreto;
- árvore;
- espuma de concreto;
- tijolo.
É imprescindível colocar uma arruela especial na bucha, que servirá como um suporte confiável. As arruelas geralmente são fornecidas com a ferramenta, elas tornam possível criar uma certa largura de ranhura - ranhuras. Após a montagem do disco, é acoplado um bico, que permite trabalhar praticamente sem poeira. A caixa de engrenagens do moedor é fixada na alavanca de controle. Deve-se lembrar que qualquer bico projetado para criar ranhuras e ranhuras (que se encaixam em uma esmerilhadeira) possui uma sede destinada a uma alça removível. Vem nas mesmas dimensões da caneta padrão.
Após a conclusão do trabalho preparatório, é imprescindível verificar o correto alinhamento de ambos os discos. Em seguida, o corpo é preso ao suporte da alavanca, o modo de operação é definido e as execuções de teste são feitas. Desta forma, é verificado o funcionamento do bico.Para colocar o segundo círculo, você precisa fazer um bico especial para a rebarbadora. Você pode comprar, é barato. Você precisará colocar:
- disco adicional;
- plano de referência;
- tela de proteção.
Para colocar um círculo adicional, você precisará adquirir uma arruela especial que determinará o tamanho da ranhura da ranhura. Quase tudo neste nó depende dos parâmetros da caixa de engrenagens (seu comprimento). A distância pode ser ajustada usando as porcas fornecidas. Ao trabalhar com a turbina, recomenda-se parar a máquina a cada 20 minutos, dando-lhe um “descanso”. Neste modo, o motor não superaquece. Se você não conseguir encontrar a tela de proteção necessária, você mesmo pode fazer. A simplicidade do design permite que você monte o elemento desejado por conta própria. A tela pode ser feita a partir de:
- Madeira compensada;
- acrílico;
- lata;
- folha de metal.
A tela de proteção desliza ao longo do plano de trabalho sem nenhuma dificuldade particular, portanto, não há necessidade de instalar dispositivos adicionais (rodas). Para cortar a sarjeta, basta pregar uma prancha de madeira e uma placa de aglomerado.
Como fazer isso?
Criar um bico de perseguição por conta própria não é uma tarefa muito difícil. O custo desse dispositivo também é pequeno. É ideal para tarefas domésticas simples, criando sarjetas. O anexo é funcional e fácil de usar. Antes de começar a criar esse nó com suas próprias mãos, você deve encontrar desenhos adequados na World Wide Web. Ao criar um modelo caseiro, você precisa considerar os seguintes fatores:
- o acessório chaser não funciona com uma ferramenta com uma potência inferior a 1,6 kW;
- o diâmetro do disco não deve ser superior a 182 mm para que o motor não sobreaqueça.
Além disso, ao fazer uma unidade sozinho, você precisará de:
- tela protetora externa (vai garantir a movimentação dos discos na ranhura);
- um elemento de suporte (chapa de aço), que garantirá o movimento suave da ferramenta;
- tela externa com sino para remoção de micropartículas mecânicas;
- um conjunto de arruelas para a calha;
- porca para prender o segundo círculo.
A tela é fácil de construir com qualquer material leve. Às vezes é feito de chapa de aço com 3 mm de espessura. É imperativo que o projeto seja testado em vários materiais. O exaustor pode ser feito com um aspirador de pó usado. Os modelos feitos na União Soviética são poderosos o suficiente e podem funcionar adequadamente por um longo tempo. O soquete também pode ser construído em plexiglass ou madeira compensada. A estrutura montada pode fazer calhas idênticas de alta qualidade, o que permitirá a instalação de fiação elétrica em todas as salas. No entanto, você deve prestar atenção ao material com o qual vai trabalhar.
Se as paredes forem de concreto, o motor do impulsor pode não ser suficiente. Muitas casas modernas são moldadas com bom concreto. É difícil trabalhar com ele, é necessário equipamento especial aqui.
Como usar?
Um dispositivo proprietário para cortar estroboscópios é feito de acordo com diferentes cânones, que diferem de uma unidade caseira composta por um moedor e um bico. A ferramenta de fábrica tem conjuntos de qualidade que se encaixam perfeitamente. Ferramentas de fabricantes como Makita, Bosch, Interskol são especialmente boas. Esses dispositivos funcionam com o princípio de transmitir um impulso de potência do motor para o eixo da unidade. Isso é feito usando uma engrenagem cônica. É o suficiente "tirar" superfícies sólidas de materiais como concreto, tijolo, metal. Ferramentas de marca têm boa potência e desempenho. Eles são equipados com motores de alta qualidade que podem suportar uma operação de longo prazo.
O moedor tem uma disposição ligeiramente diferente de unidades funcionais. Se as forças forem muito altas, a caixa de engrenagens está sujeita a um aumento de tensão, o que leva ao desgaste prematuro dos rolamentos. Se outro disco for instalado, a carga aumentará.Portanto, é apropriado usar o impulsor para trabalhar com material macio por um curto período de tempo (não mais do que 15 minutos). Como já foi mencionado, se você tiver que lidar com paredes de concreto em uma casa nova, é mais sensato alugar um caçador de parede de uma marca bem conhecida. É impossível “pegar” esse material com uma turbina com bico feito em casa.
Se o volume de trabalho for pequeno, um bico bem feito pode substituir com sucesso o chaser de parede.
Você deve usar o moedor com um bico com cuidado, caso contrário, você pode "queimar" o motor em muito pouco tempo. O moinho não deve sobreaquecer. Quando isso acontece, tem cheiro de metal queimado. As escovas podem começar a faiscar, o que confirma seu desgaste. O aquecimento excessivo da fiação também é possível, então um cheiro característico certamente será sentido. Para fazer uma tela de alta qualidade para uma guilhotina, que será usada para grandes volumes, você deve seguir algumas regras. Em primeiro lugar, você precisará de:
- uma folha de metal;
- tubo retangular;
- pregos roscados;
- máquina de solda;
- parafusos e porcas.
É cortada uma folha de metal com espessura de 3 mm. Você pode cortar com uma serra de vaivém ou um pequeno moedor. Um avião é soldado à metade. Em seguida, o segundo é soldado. Neste caso, deve-se deixar uma folga para que a pinça possa ser fixada, assim como o movimento da própria ferramenta deve ser regulado. Depois disso, você precisa fazer um porta-moedor, ao qual a montagem da braçadeira é soldada. Deve haver um grampo nele. O diâmetro do acessório da braçadeira deve corresponder às dimensões da rebarbadora. Além disso, duas placas são fixadas nele, nas quais haverá orifícios (rodas são fixadas neles). Em seguida, o duto de ar é instalado.
O motor elétrico é alimentado pela rede elétrica. O princípio de operação é simples: a ferramenta é pressionada firmemente contra o plano e, sem nenhum esforço mecânico especial, é transportada ao longo da linha pretendida (a linha de corte). Dois discos participam do trabalho, o que torna a calha idealmente nivelada, com a mesma profundidade em todo o seu comprimento.
Ao trabalhar na horizontal, o disco deve ser imerso no material com cuidado. Forças mecânicas excessivas aplicadas a uma ferramenta de trabalho têm um efeito prejudicial na qualidade do trabalho e na vida útil da unidade. Se houver vibração excessiva ou espasmos espontâneos, você deve parar de trabalhar, pois pode facilmente superaquecer o motor. Se o disco de diamante começar a escurecer durante a operação, isso também indica que o material está sob tensão excessiva. Neste caso, vale a pena parar de cortar e deixar o disco e a própria trituradora "descansar".
É importante lembrar que no início do trabalho, você deve fazer alguns testes. Isso levantará a ferramenta ligeiramente para cima.
Para obter informações sobre como fazer um bico cortador de parede faça você mesmo para um moedor, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.