Como fazer um controlador de velocidade para um moedor com suas próprias mãos?
Se houver um moedor antigo entre suas ferramentas, não se apresse em se livrar dele. Usando um diagrama de fiação simples, a ferramenta pode ser aprimorada adicionando uma opção para ajustar a velocidade. Devido ao dispositivo de controle usual, que você pode criar com suas próprias mãos em poucas horas, as funções da ferramenta irão se expandir significativamente. Ao reduzir o número de rotações por unidade de tempo, a rebarbadora pode ser usada como uma unidade de afiação e retificação para diferentes tipos de materiais. Haverá oportunidades adicionais para o uso de equipamentos auxiliares e acessórios.
Com que finalidade a rebarbadora é de baixa velocidade?
A opção de controle de velocidade da roda integrada permite o manuseio suave de materiais como madeira ou plástico. Em velocidades mais baixas, o conforto e a segurança são aumentados. Esta opção é mais prática em instalações de rádio e elétrica, estações de serviço e estúdios de restauração.
Além disso, entre os profissionais que usam ferramentas elétricas, há um julgamento de que quanto mais trivial o dispositivo é organizado, mais confiável ele é. E é aconselhável levar o serviço adicional "recheio" para além das bordas do moedor. Com essa abordagem, a manutenção do equipamento é bastante simplificada. A este respeito, algumas empresas produzem deliberadamente reguladores elétricos individuais remotos que são conectados ao cabo de rede das rebarbadoras.
Por que uma retificadora precisa de uma partida suave e um controlador de velocidade?
Em rebarbadoras modernas use 2 opções necessárias que aumentam o desempenho e a segurança do equipamento:
- regulador de velocidade (conversor de frequência) - dispositivo projetado para converter a velocidade do motor em diferentes modos de operação;
- soft starter - um circuito que fornece um aumento lento na rotação do motor de zero ao valor limite quando a unidade está conectada.
São utilizados em equipamentos eletromecânicos, em cuja estrutura é praticado um motor elétrico de corrente alternada com coletor. Eles ajudam a reduzir o desgaste da parte mecânica da unidade quando ela é ligada. Reduz o estresse sobre os componentes elétricos da máquina, colocando-os em operação sem problemas. Como os estudos das qualidades dos materiais revelaram, um desenvolvimento particularmente forte de nós em contato é produzido no processo de uma transição repentina de um estado estacionário para uma atividade rápida. Por exemplo, uma partida de um motor de combustão interna em um carro é igual ao desgaste do pistão e um grupo de anéis de vedação a 700 quilômetros.
Quando a energia é aplicada, uma transição abrupta é feita de um estado estacionário para a rotação de um círculo com uma velocidade de 2,5 a 10 mil rotações em 60 segundos. Qualquer pessoa que já tenha usado uma rebarbadora sabe a sensação de que a ferramenta simplesmente "sai do controle". É neste momento que acontecem a maioria dos acidentes associados à parte mecânica da unidade.
Os enrolamentos do rotor e do estator são igualmente tensionados. Um motor elétrico de corrente alternada com coletor dá partida em curto-circuito, o EMF já empurra o eixo para frente, mas a força de inércia ainda não permite que ele gire. Um salto na corrente elétrica de partida surge nas bobinas do motor elétrico. Apesar de serem concebidos para esse tipo de trabalho, com o tempo chega um momento (por exemplo, com uma queda de tensão na rede), em que o isolador do enrolamento não consegue suportar e ocorre um curto-circuito entre as espiras.
Com a introdução no circuito elétrico dos esquemas de instrumentação para adaptar uma partida suave e mudar a frequência de rotação do motor, todos os problemas descritos acima desaparecem espontaneamente. Além disso, o problema de uma queda repentina e significativa na tensão na rede elétrica geral durante a inicialização da ferramenta está sendo resolvido. Portanto, é claro que os aparelhos elétricos domésticos não correm o risco de falhar. E os interruptores automáticos do medidor elétrico não funcionam e desligam a corrente em um apartamento ou casa.
O esquema de soft start é usado em rebarbadoras angulares do segmento de preço médio e alto, a unidade de controle de velocidade está cada vez mais em modificações profissionais de rebarbadoras. O controle de velocidade torna possível processar materiais macios com uma rebarbadora, faça lixamento e polimento delicados, pois em altas velocidades a madeira ou a tinta simplesmente queimarão. O circuito elétrico auxiliar aumenta o custo do kit de ferramentas, mas prolonga a vida útil e o grau de segurança de uso.
Como montar um regulador com as próprias mãos?
Um conversor de frequência de operação simplificado e bastante confiável para esmerilhadeiras angulares é construído com suas próprias mãos a partir das peças elétricas disponíveis. Abaixo está um diagrama mostrando todos os componentes necessários para a montagem em uma placa de circuito impresso do dispositivo de nosso interesse.
Então, precisamos:
- tiristor triodo simétrico (ou triac, triac) DIAC (DB3);
- resistor (resistência) R1 (seus parâmetros devem ser 4,7 kΩ);
- triac adicional VT136 / 138 (TRIAC);
- capacitor C1 (400 V, 0,1 μF);
- resistência adicional VR1 para 500 kOhm.
Um esquema semelhante opera de acordo com o seguinte método.
- O tempo de carga do capacitor é modificado por um resistor auxiliar (é chamado de trimmer). Quando a tensão é aplicada ao circuito, os triacs estão na posição fechada e um valor de tensão zero é observado na saída.
- No processo de carregamento do capacitor, um aumento na tensão é notado nele, o que leva à abertura do triac DB3. Como resultado, a tensão cai em VT136 / 138. Este elemento tiristor também se abre e uma corrente elétrica flui por ele.
- Depois disso, os componentes simétricos são fechados novamente e permanecem em um estado semelhante até que o capacitor seja completamente recarregado na direção oposta.
- Em última análise, na conclusão, adquirimos um sinal determinístico de energia finita que é complexo em sua configuração. Sua faixa exata é determinada pelo período de desempenho das funções do capacitor do circuito - resistência auxiliar - resistência R1.
Os triacs geralmente estão localizados em uma placa de circuito impresso. É fácil criá-lo a partir de PCB (plástico extrudado multicamadas é usado, consistindo de fibra isolante de calor e folha metálica). Os artesãos cortam a placa com um cortador. É praticado colocar os elementos do circuito usando o método de montagem com dobradiças. Triystres são montados apenas em um trocador de calor de alumínio ou cobre. Ele desempenha o papel de um bom dissipador de calor.
O teste do dispositivo montado é realizado com uma lâmpada incandescente comum de 40-60 W. Conecte-o ao circuito e comece a regular a potência do brilho. Se o brilho mudar, você fez tudo corretamente. Agora você pode começar a instalar o regulador na carcaça da rebarbadora.Isso não é muito fácil de fazer, pois é necessário garantir que o acessório não interfira com você ao usar a rebarbadora.
Você mesmo precisará calcular o local de instalação do dispositivo de controle caseiro, de acordo com as características de design do moedor. A instalação do circuito é realizada:
- em uma caixa adicional montada no corpo da unidade;
- na alça do suporte;
- em um pequeno nicho vazio (ele é projetado para resfriar e circular massas de ar) na área traseira da rebarbadora.
O circuito em si é conectado ao dispositivo integrando-o ao canal de alimentação elétrica da rebarbadora. Você provavelmente não terá nenhuma dificuldade com isso.
Teste de dispositivo eletrônico
Antes de conectar a unidade ao moedor, verifique. Pegue uma tomada elétrica. Insira 2 fios nele, um dos quais se conecta à placa e o outro ao cabo de rede. Conecte outro fio à placa de rede. Como você pode ver, o regulador está conectado em série no circuito elétrico. Conecte uma lâmpada ao circuito elétrico e teste o funcionamento do dispositivo.
Conectando o regulador à rebarbadora
O conversor de frequência está conectado ao instrumento em série. Se houver espaço livre na alça da rebarbadora, este dispositivo pode ser colocado lá. O circuito montado em superfície é colado com epóxi, que servirá como isolante e proteção contra vibração. Mova o resistor de resistência variável com uma alça de plástico para fora para ajustar a velocidade.
Instalação do regulador na cavidade da carcaça da esmerilhadeira
O dispositivo eletrônico, montado separadamente da rebarbadora, é colocado em uma casca de material dielétrico, uma vez que todos os componentes são energizados. Uma tomada elétrica portátil com um cabo é fixada ao corpo. A alça do resistor de resistência variável é trazida para fora. O regulador está conectado à rede elétrica e a ferramenta a uma tomada elétrica portátil.
Como fazer um regulador de um dimmer?
Uma solução muito eficaz e fácil para esse problema será a criação de um conversor de frequência externo. No papel de conversor, você pode usar um dimmer - um dispositivo para regular o nível de iluminação. Ao criar, você precisará de uma tomada elétrica e um plugue. Devo dizer que a implementação de tal dispositivo pode ser realizada de diferentes maneiras. Particularmente simples são 2: com o uso da máquina e sem ela.
- Aparafuse 2 fios nas extremidades da tomada elétrica para que um seja mais comprido. Em seguida, conecte a extremidade longa a um dos pinos do plugue. A ponta do 2º fio é fixada nos contatos do dimmer, e sua outra saída é conectada ao 2º contato do plugue.
- Ao usar a 2ª opção, é necessário fazer algumas modificações no circuito e, especificamente, colocar uma máquina automática no cabo entre o plugue e o dimmer. Basicamente, interruptores comuns são fornecidos nos dimmers, mas precisamos de um automático, que, se algo der errado, desligará nosso dispositivo da rede elétrica.
Assim, o conversor de frequência da rebarbadora está pronto, e por praticidade pode ser colocado em uma caixa especializada ou fixado em um painel de madeira. Deve-se apenas levar em consideração que tal dispositivo é feito em casa, e ao trabalhar com rede elétrica, deve-se ter cuidado.
Para aprender a fazer um controlador de velocidade para uma trituradora com suas próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.