Dicas para escolher esmeris para trabalhar com concreto
Uma esmerilhadeira de concreto ou esmerilhadeira angular (esmerilhadeira) é uma ótima ferramenta para cortar ranhuras em paredes ou lixar e polir a superfície de um piso de concreto. No entanto, nem todo modelo é adequado para resolver esses problemas, portanto, vale a pena descobrir como escolher a unidade certa para processamento.
Modelos
Para começar, deve ser dito que a rebarbadora é uma ferramenta muito versátil. Pode lidar com muitos materiais diferentes, e os modelos individuais geralmente não têm uma especialização clara - para "mudar o perfil" basta comprar um disco especial para um material específico e usá-lo apenas. Conseqüentemente, provavelmente não existem unidades exclusivamente para o corte de concreto armado, mas ainda deve ser entendido que alguns modelos podem não ser capazes de lidar com um material tão durável.
Para começar, vale a pena decidir o tipo de alimento. As esmerilhadeiras de rede são as mais comuns, consideradas as mais versáteis e convenientes para uso doméstico, mas é improvável que você faça esmerilhamento de concreto em casa. Se você não faz isso nem mesmo em uma oficina, mas trabalha em um canteiro de obras, onde pode haver problemas com o fornecimento de energia, é melhor voltar sua atenção para as soluções de bateria ou mesmo a gasolina.
Estes últimos se distinguem pelo aumento de potência, sua vida útil depende apenas das reservas disponíveis de gasolina, no entanto, os profissionais modernos costumam preferir os modelos de bateria, pois nos últimos anos eles se tornaram mais potentes e duráveis, e há menos barulho com eles.
Embora você escolha um disco mais tarde e separadamente, você deve decidir com antecedência sobre o tamanho máximo permitido, uma vez que você não pode colocar um disco grande em um moedor pequeno. Para trabalhos de corte e desbaste precisos, uma versão pequena com um disco de 125 mm pode funcionar, mas para cortar grandes blocos de concreto, você pode precisar de uma ferramenta mais séria - até 230 mm. Infelizmente, os agregados de diferentes classes estão longe de ser sempre intercambiáveis, portanto, os profissionais geralmente precisam comprar dois dispositivos ao mesmo tempo, de olho nos diferentes tamanhos de disco.
A potência da retificadora deve ser considerada exclusivamente em conjunto com o diâmetro do disco utilizado, pois é claro que quanto maior este último, menos a potência do motor afeta o torque. É de notar que as unidades com potência inferior a 1 kW, independentemente da dimensão do disco, são consideradas domésticas, em princípio, não são particularmente adequadas para o processamento de betão, e mesmo a longo prazo.
LBMs com uma faixa de potência de 1,3-2,7 kW são considerados uma ferramenta de construção e você deve prestar atenção a eles.
Quando se trata de velocidade de rotação, geralmente é fundamental aumentar a velocidade de uma tarefa - quanto mais rápido o círculo gira, melhor. Ao mesmo tempo, substituir o círculo por um mais leve pode aumentar a velocidade de rotação, e por um mais pesado, conseqüentemente, diminuí-la. Em uma ferramenta profissional, a opção de ajustar a velocidade de rotação é freqüentemente encontrada, e se você planeja processar diferentes materiais com a ferramenta adquirida, então é melhor não ignorar esta oportunidade, porque algumas estruturas frágeis se desintegram facilmente com a pressão excessiva.
O peso, aliás, deve ser escolhido de acordo com um esquema bastante confuso. É claro que um aumento na severidade da ferramenta não contribui para a duração do trabalho, portanto, considera-se que uma unidade com peso de 1-2 kg pode ser utilizada diariamente por até quatro horas, e estruturas com peso de 3-4 kg já assume trabalhar apenas 2-3 horas por dia. Porém, se o trabalho for muito difícil, então eles escolhem não leves, mas, pelo contrário, modelos pesados que pesam até 9 kg, que pesam muito, mas têm a maior potência, portanto, são capazes de lidar extremamente com a tarefa. rapidamente. No caso do beneficiamento do concreto, a última opção parece ser a mais adequada.
Até o número de canetas é importante, mas aqui a questão não é sobre o material a ser processado, mas sobre a forma como ele é processado. Assim, para cortar vários materiais, mesmo um cabo geralmente é suficiente, uma vez que a rebarbadora durante tais operações tem uma posição bastante estável, mas o esmerilhamento é desejável apenas com uma ferramenta de duas mãos. Por fim, ao escolher uma bateria portátil ou moedor de gasolina, preste atenção ao grau de sua autonomia.
A capacidade da bateria é geralmente de 2 a 4 A / h, quanto maior, mais tempo a unidade irá funcionar, fornecendo a potência máxima, que normalmente é necessária para o processamento de concreto.
Uma relação semelhante é observada ao escolher o volume do tanque, que geralmente é de 0,7-1,5 litros, mas se você tiver a oportunidade de carregar uma lata de gasolina com você, este problema geralmente é resolvido por completo.
O LBM pode ser equipado com vários "bônus", que simplesmente não estão disponíveis em níveis de acabamento baratos. Trata-se, por exemplo, de uma mala cómoda para o transporte, de um sistema de arranque suave para reduzir a carga do motor ao ligar, ou de uma fechadura do botão de arranque para não cansar o dedo com os pressionamentos constantes. Já mencionamos o controle de velocidade acima, e também existe a opção de estabilizar a velocidade, que funciona de forma automática e é muito útil quando se trabalha com materiais heterogêneos como o concreto armado. Trabalhar com concreto é sempre muito empoeirado, e a proteção especial contra poeira para a caixa de engrenagens e o eixo, em combinação com o bico do aspirador de pó para construção, tornará as tarefas mais confortáveis para equipamentos e humanos.
Finalmente, a escolha de um moedor é quase sempre uma tentativa de “adivinhar a qualidade”, a menos que você saiba claramente qual modelo veio. Para um consumidor inexperiente, uma boa solução seria atingir marcas famosas que já se mostraram bem antes - como Sturm e Makita, Metabo e DeWalt. Alguns especialistas também confiam em certas marcas nacionais, embora fora da Rússia elas não sejam conhecidas por ninguém.
Disco
Acima, decidimos que no processamento do concreto, o modelo da trituradora não é tão importante quanto o disco selecionado corretamente. As rodas diamantadas para concreto são assim chamadas, porém, são divididas em vários tipos, e nem todas são igualmente práticas.
Assim, os círculos segmentados não são considerados a melhor escolha, pois suas arestas segmentadas sugerem um maior risco de quebra ao trabalhar com o mesmo concreto armado, cuja estrutura é heterogênea, mas são escolhidos por um custo relativamente baixo.
No outro pólo estão os discos turbo diamantados com revestimento de ondas - eles são mais caros do que quaisquer outros.
Mas por outro lado, eles são projetados para a carga máxima e, portanto, eles vão lidar até com concreto armado de qualquer resistência. Existem também apenas discos turbo diamantados sem corpo de onda - eles, portanto, ocupam uma posição intermediária.
Entre outras coisas, os discos também diferem na forma como a solda é fixada - por exemplo, pode ser fixada com solda contendo prata ou ser soldada a laser. A primeira opção é adequada para corte úmido, enquanto a segunda é focada principalmente no corte a seco e é apreciada por sua maior produtividade. Finalmente, vale a pena verificar a conformidade elementar do disco com o moedor. Deve corresponder à rebarbadora não apenas no diâmetro, mas também no diâmetro do orifício de fixação.Ao mesmo tempo, a velocidade de rotação máxima permitida para um disco em particular deve ser ainda maior do que a própria trituradora é capaz de produzir - isso garante que o disco não se rompa durante a operação.
Como o trabalho é feito
Cada tipo de concreto possui características próprias, portanto o trabalho sempre começa com a determinação precisa de suas características. Como regra, os artesãos experientes escolhem discos especiais para concreto liso e armado, para fresco e velho. Mesmo manchas na forma de basalto ou quartzo podem dizer qual disco é melhor se você tiver experiência para entender essas pistas.
Sempre que possível, o concreto deve ser cortado com água. Uma fina camada de água permite o resfriamento do disco de corte e da ferramenta, o que prolonga a vida útil desta e garante um funcionamento contínuo. Se não houver água nas proximidades ou se não houver água suficiente, o corte é feito a seco, mas neste caso é impossível apressar - o trabalho geralmente é realizado em várias etapas, permitindo que a unidade resfrie um pouco após cada uma das abordagens. Para garantir que a ferramenta e o disco suportam com sucesso a tarefa, o primeiro corte é completamente limitado a uma profundidade de 1 cm, após o qual a esmerilhadeira e o disco são examinados cuidadosamente quanto a possíveis danos mecânicos.
O trabalho continua apenas se nenhum for encontrado.
O procedimento de corte em si é bastante simples. Mesmo com cortes úmidos, deve-se ter o cuidado de proteger o aparelho respiratório caso algo dê errado. Depois disso, você deve delinear claramente a linha do futuro corte, e os suportes em ambos os lados, feitos de barras de madeira, ao mesmo tempo ajudarão a não aprofundar na espessura do material do que deveria ser para o primeiro corte . O primeiro corte, como já foi mencionado, geralmente é feito a uma profundidade de no máximo um centímetro. Ao cortar úmido, borrife água na lâmina o mais cuidadosamente possível, não deve haver muita água, caso contrário, se entrar no motor da rebarbadora, pode causar danos ao conjunto elétrico.
Quando o primeiro entalhe é feito e o disco de corte esfria um pouco, os suportes de madeira são removidos - agora você pode navegar sem eles, ao longo do entalhe existente. Ao cortar a uma profundidade considerável, é aconselhável dividir o trabalho em várias etapas.
Mesmo sem saber a estrutura exata de um determinado produto de concreto, você pode ter certeza que ao aprofundar na espessura em mais de 10 centímetros, a probabilidade de encontrar reforço metálico ali chega a quase 100%, então escolha o disco apropriado.
Como trabalhar com um moedor corretamente é descrito no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.