Discos de corte para um moedor de metal: características e variedades

Contente
  1. O que é?
  2. Variedades e seus tamanhos
  3. Dicas de Seleção
  4. Como usar?
  5. Medidas de segurança
  6. Progresso

LBM, ou "moedor", é um tipo de moedor usado para cortar e moer metal, pedra, concreto, madeira e outros materiais usados ​​na construção. O princípio físico de sua operação é baseado no atrito do material contra o material em altas velocidades. O efeito desejado é obtido pelo aquecimento da superfície do objeto processado no ponto de contato a altas temperaturas, o que leva a danos mecânicos controlados: polimento, limpeza, corte. Os elementos de corte / retificação substituíveis desta ferramenta elétrica são discos especiais. O mais comum deles são os discos de corte.

O que é?

Discos de corte para "moedor" - círculos duros de cor cinza escuro, ásperos ao toque, com um orifício de montagem no centro, emoldurados por um anel de aço galvanizado. Eles diferem no material de fabricação, tamanho, configuração e outras características determinadas pelo tipo de trabalho que deve ser executado com rebarbadoras. Na prática da construção, os círculos para metal são amplamente utilizados.

O efeito de corte é criado por materiais artificiais de alta resistência, esmagados em pequenas lascas. O eletrocorundum é usado - compostos superduros, refratários e quimicamente resistentes à base de óxido de alumínio.

De acordo com a finalidade pretendida do círculo, o eletrocorundum pode ser usado nas seguintes bases:

  • magnésio-silício;
  • titânio coxo;
  • mono-corindo;
  • zircônio;
  • titânico;
  • cromo.

Rebarbadora de discos de corte para metal - consumível que não é fornecido pelo fabricante junto com a “rebarbadora”. O fabricante da ferramenta não é responsável pela qualidade e durabilidade dos consumíveis.

Os materiais de corte consumíveis para a "retificadora" apresentam uma maior taxa de desgaste, pois estão sujeitos a elevados esforços mecânicos na forma de fricção e aquecimento. Na época da operação, ocorre uma produção abundante de faíscas de laranja. Eles são partículas em brasa do disco e do material processado. No processo de desgaste, o diâmetro do círculo diminui, o que reduz sua eficiência.

Variedades e seus tamanhos

Os discos de corte têm uma seção de perfil menor - espessura do que os discos de desbaste. A obra utiliza sua parte final, que, em contato com o metal, literalmente o desfaz. Este tipo de disco possui duas configurações que diferem em espessura: 1,5 e 2 mm. O furo de montagem central é o mesmo em todos os tipos de discos: corresponde ao diâmetro do eixo de montagem da retificadora. Existe um único padrão para esse valor no continente euro-asiático. Todas as rebarbadoras de uso geral têm o mesmo diâmetro do eixo de montagem no qual a roda de substituição está instalada.

As principais diferenças entre as rodas de corte são reduzidas à diferença no diâmetro externo. Este parâmetro permite que você use discos em moinhos de diferentes tamanhos e capacidades.

Os diâmetros padrão uniformes estão listados abaixo:

  • 115 mm;
  • 125 mm;
  • 150 mm;
  • 230 mm.

Existem círculos especializados projetados para serrar produtos de metais "problemáticos": macios, viscosos, com alto teor de carbono. Para distingui-los entre outras variedades, os fabricantes usam códigos de marcação. Com a ajuda dessa notação, você pode determinar qual círculo é melhor usar:

  • para trabalhar com aço - aço;
  • para corte de aço inox - inox;
  • corte de produtos de ferro fundido - ferro fundido;
  • serrar metais macios - alumínio.

Dicas de Seleção

Em primeiro lugar, você deve prestar atenção ao diâmetro do círculo. Ele deve corresponder ao tamanho do invólucro protetor do moedor e caber nele para que possa girar livremente. O diâmetro do disco geralmente é indicado na face do disco. Basta comparar este indicador com o valor admissível dado no passaporte da rebarbadora. Para escolher um disco de corte para metal, vale a pena considerar para que trabalho será utilizado, em que ferramenta e em que circunstâncias.

Ao serrar metal com perfil grosso, vale a pena usar um disco de corte mais grosso. Isso reduzirá a porcentagem de desgaste e o risco de destruição. Durante a operação, o elemento de corte aquece até altas temperaturas. Quanto mais espesso for o metal, maior será o grau de aquecimento. Quando o limite de temperatura permissível é excedido, as partículas abrasivas começam a se desprender do volume mais intensamente, resultando em sua destruição acelerada.

O metal de seção fina "arranha" o disco ao serrar, acelerando seu desgaste. Portanto, um círculo com perfil mais fino é mais adequado para esse tipo de trabalho, pois possui uma área de contato menor no ponto de atrito. Critérios importantes ao escolher um disco de corte para metal são a barra de preço e a marca de produção. Os fabricantes nacionais abastecem o mercado com materiais desta categoria de baixo custo e com características de baixa qualidade. Esses círculos têm vida curta e são inseguros de usar. Os fornecedores estrangeiros oferecem opções de qualidade superior a um preço mais alto.

Vale a pena considerar a relação preço e qualidade com as características do trabalho realizado. Se você estiver planejando o uso único e de curto prazo de um disco removível, é mais lucrativo comprar seu equivalente barato. Quando deve funcionar por muito tempo no corte de metal e os requisitos para a qualidade do corte com serra são altos, então a opção barata deve ser excluída.

Como usar?

Preparação inicial

O funcionamento da roda de corte "retificadora" começa com a observância das regras de instalação e remoção.

Instalação

Verifique a posição da contraporca inferior na qual o disco está apoiado. Sua ranhura deve coincidir com a ranhura do eixo do moedor. Deslize o círculo para o eixo. O lado que contém os dados de marcação deve ser visível.

Aparafuse a contraporca superior. Segurando-o com a mão, tente girar o disco na direção de seu movimento. No processo de corte de metal, a diferença nas direções de rotação do disco e da porca cria um efeito de autoterramento. Ao instalar, não é necessário apertar a porca superior com uma chave inglesa.

Pegando

Espere até que a rotação pare completamente. Desligue o moinho da rede. Insira as “pontas” da chave especial nos orifícios da contraporca superior e aperte o botão de travamento.

Gire a chave no sentido anti-horário. Quando a porca é puxada para fora do lugar (devido à força inicial), ela pode ser desparafusada com a mão. Qualquer rebarbadora é equipada com um conector de manopla. Não trabalhe com a alça removida.

Medidas de segurança

Antes de iniciar o trabalho, é preciso pensar em como será feito o corte (posição do "moedor" no espaço em relação ao local de corte), determinar o vetor de direção do fluxo de fagulhas, que acompanhará a imersão do o disco no metal. Remova todos os objetos e substâncias inflamáveis ​​da linha de ignição. Se necessário, cubra as superfícies acabadas expostas a faíscas com equipamento de proteção.

Inspecione a própria ferramenta elétrica quanto a água, sujeira, areia e a integridade do cabo de alimentação. Faça um teste para verificar se a unidade está funcionando perfeitamente e se o disco de corte pode girar livremente. Avalie o objeto do corte: deve estar bem fixado, não deve apresentar tensões deformantes e estar afastado dos fios elétricos.

É estritamente proibido começar a trabalhar com rebarbadoras sem observar as medidas de segurança e proteção pessoal.

Os olhos devem ser protegidos com óculos especiais que proporcionem uma visão ampla e clara. Óculos com lentes coloridas não são recomendados. A proteção facial mais segura é uma máscara de acrílico transparente. Se o disco quebrar durante o corte, seus fragmentos serão espalhados na direção da força centrífuga inicial em alta velocidade. Esta máscara protegerá a frente da cabeça de entrar nela. Os órgãos auditivos também precisam de proteção. Para isso, são usados ​​fones de ouvido de construção ou tampões de ouvido de silicone.

O equipamento do operador LBM deve atender às seguintes medidas de segurança:

  • mantos feitos de material durável e natural;
  • Mangas moderadamente soltas, mas excessivamente longas são inaceitáveis;
  • luvas que se ajustam bem às mãos, feitas de material resistente que pode segurar o corte primário;
  • sapatos fechados com inserções de dedos compostos.

Progresso

No momento de ligar a "retificadora" ela deve ser segurada com força suficiente para superar o torque inicial. A rebarbadora liberada das mãos no momento do acionamento pode prejudicar a saúde do operador e danificar as superfícies acabadas. Mantenha o "moedor" de trabalho reto, evitando rotação brusca de seu corpo. Aproxime lentamente o disco giratório da peça de metal. Mergulhe sem esforço, permitindo que o próprio peso da unidade crie o coeficiente de atrito necessário.

Quando o disco de corte está submerso no material em 10–20%, você deve prestar atenção à suavidade do corte. Se a rebarbadora se contorce e tenta puxar para frente, pode valer a pena mudar o ângulo de inclinação de seu corpo ou reduzir a pressão do disco no metal. Se a peça de metal tiver tensão interna, corte 90% e finalize o processo manualmente. Caso contrário, a liberação da tensão do metal no momento da serragem pode levar a uma forte apreensão da lâmina e sua destruição.

No próximo vídeo, você encontrará testes de discos de corte para uma retificadora e uma comparação de marcas populares.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário