Fazendo uma máquina de corte a partir de um moedor com suas próprias mãos

Contente
  1. Ferramentas e materiais
  2. Como fazer isso?
  3. Parte elétrica
  4. Engenharia segura

A rebarbadora angular (também conhecida como "Búlgara") é uma ferramenta manual simples e versátil. Mas o manuseio de rebarbadoras requer uma mão firme e um olho excelente. Um disco que fica repentinamente preso no material não apenas puxa o fio de corte para o lado, mas também pode ruir, o que é perigoso.

Por outro lado, as serras estacionárias são grandes e maciças. Não é fácil arrastá-los diretamente para o local de trabalho. Combinar as vantagens de uma retificadora e uma serra circular estacionária ajudará um dispositivo compacto - o acessório, permitindo que você fixe firmemente o amolador e use-o como uma esquadria ou mesmo uma serra circular.

O material a ser processado será fixado firmemente na mesa da máquina. Nossa rebarbadora agirá como uma ferramenta de trabalho, fixada com segurança na base. Isso permitirá que você corte materiais com rapidez e segurança estritamente ao longo das linhas de marcação.

Ferramentas e materiais

A construção mais durável e confortável da máquina é feita de metal. Para tal projeto, você precisa preparar:

  • uma folha de metal;
  • perfil de metal (por exemplo, canto ou canal);
  • pedaços de tubos de metal;
  • barras de aço.

Na ferramenta, você precisará de:

  • a própria búlgara;
  • discos de corte para metal;
  • discos de limpeza;
  • furar;
  • brocas para metal;
  • máquina de solda.

    Você pode fazer sem soldagem. Conexões aparafusadas bem planejadas e bem travadas não seguram menos firmemente. Mas, se possível, é preferível usar juntas soldadas. Isso garante não só a resistência, mas também a precisão do design.

    Se a soldagem e a laminação de metal não estiverem disponíveis, exemplos de estruturas fortes e confiáveis ​​de uma máquina de corte de madeira são conhecidos. Você vai precisar de:

    • folha de contraplacado com espessura de 8 ... 12 mm;
    • barra de madeira;
    • dobradiças de porta fortes e maciças.

    Mas é improvável que o plástico seja útil para nós. Embora os produtos de plástico sejam fáceis de manusear e tenham uma boa aparência, eles não são muito duráveis. O mais desagradável é que o plástico perde rapidamente a forma. E para uma máquina de corte, a rigidez da estrutura é importante. Isso garante um corte preciso e seguro.

    Como fazer isso?

    Para fazer uma máquina de corte a partir de uma esmerilhadeira com nossas próprias mãos, precisamos consertar uma rebarbadora em uma base ou em um braço oscilante. A mesa na qual o material a ser processado deve ser grande o suficiente.

    O mecanismo que fixa o material à mesa e o amolador à estrutura deve ser forte e preciso. Isso irá garantir não apenas um corte suave, mas também segurança durante o trabalho.

    Se for usado metal para a estrutura, é melhor fazer as juntas soldadas. As conexões aparafusadas também são bastante fortes, mas tendem a se soltar e se mover durante a operação.

    Em qualquer caso, a estrutura de madeira será montada com dobradiças, cantos ou parafusos de metal. Todas as conexões de peças devem ser cuidadosamente pensadas e fixadas. As conexões aparafusadas e aparafusadas devem ser fixadas com arruelas de pressão ou porcas acasteladas. É melhor colar os parafusos e parafusos que entram na árvore. Obviamente, isso tornará os reparos impossíveis, mas as estruturas de madeira geralmente são mais fáceis de reconstruir com base na experiência operacional.

    Plantas

    Na Internet é fácil encontrar desenhos de camas de vários formatos e desenhos. É improvável que sejam úteis inalterados.Tudo depende dos materiais à sua disposição, bem como das formas e tamanhos da sua rebarbadora.

    Em qualquer caso, é útil prestar atenção a quais designs foram obtidos de diferentes materiais de diferentes artesãos. Em seguida, escolha a opção apropriada e tome-a como base. Mas você não deve negligenciar o design. Desenhos, cuidadosamente elaborados no estágio de design, podem não descrever seu design em detalhes, mas o salvarão de erros e erros ofensivos.

    Uma serra circular

    Ao projetar uma máquina para ser usada como serra estacionária, você pode imediatamente pensar no design de uma serra circular. Essa máquina usa uma grande mesa de base como base da estrutura. Um slot é feito aproximadamente no meio da mesa. Abaixo, sob o tampo da mesa, o mecanismo de fixação e acionamento da lâmina de serra é fixado de maneira fixa.

    Podemos até usar uma mesa de madeira resistente. O corte da lâmina da serra deve ter 10–15 mm de largura. Abaixo, embaixo do tampo da mesa, é fixado um "moedor" sem invólucro protetor (só vai interferir). A fixação da rebarbadora deve fornecer uma fixação sólida da esmerilhadeira, mas ser capaz de desconectar rapidamente a unidade.

    Uma vez que a lâmina de serra com o acionamento está rigidamente fixada na estrutura da mesa, o material é movido sobre o tampo da mesa simplesmente com a mão. Isso não fornece um corte preciso, mas permite que você usine peças muito longas.

    Existem serras circulares, nas quais parte da mesa se move com a peça fixada nela. Mas esses designs são muito complicados de fazer com as próprias mãos. A principal vantagem da serra circular clássica é a sua simplicidade.

    Você pode construir uma "circular" em apenas algumas horas com qualquer material disponível. Existem exemplos de estruturas em que o triturador é puxado por grampos de construção até um grande toco. Uma mesa de trabalho com uma ranhura é colocada no topo do disco e fixada com parafusos auto-roscantes ao mesmo coto.

    Um tipo de circular não tão primitivo, mas muito compacto, pode ser uma construção de duas peças de contraplacado grosso e um par de barras. Um moedor é preso à folha inferior com grampos. A folha superior com uma ranhura para o material e um batente de canto para a peça de trabalho é colocada na ranhura sobre o disco. As extremidades das folhas de madeira compensada são conectadas por um loop de "piano" de mobília.

    Acontece algo como um castelo de cartas. Um projeto muito simples que pode ser feito literalmente de lixo em meia hora. O mecanismo não é muito preciso, mas torna muito mais fácil cortar um grande número de peças de trabalho.

    Pêndulo

    Hoje, o projeto mais comum de uma máquina de corte é um mecanismo de pêndulo. As máquinas deste tipo também têm uma grande mesa com fenda na base. Mas, ao contrário de uma serra circular de design clássico, o mecanismo de corte com um disco é fixado acima da mesa, além disso, em um braço móvel.

    O braço da ferramenta possui um suporte giratório que permite que ele suba e caia acima da superfície da mesa. Este desenho se assemelha a um pêndulo. Portanto, o mecanismo é chamado assim. O disco de corte, mergulhando na peça de trabalho, cai abaixo do plano da mesa de trabalho. Isso permite que você faça um corte no material de até 1/3 do diâmetro do disco.

    O conjunto do moedor com um disco e uma caixa de proteção será fixado no braço do pêndulo. Aqui você tem que ser criativo, porque o corpo do moedor foi projetado para uma pegada confortável e tem um formato complexo. Além disso, gostaria de poder usar o moinho separadamente da máquina.

    Normalmente, uma base sólida e rígida é disposta no pêndulo, esculpida em madeira exatamente no formato da rebarbadora existente. Para facilitar a remoção e instalação, a retificadora é fixada na base com grampos nos parafusos, apertados com porcas borboleta. A força de fixação da trituradora deve ser suficiente e o material de estoque não deve escorregar. Isso garantirá um controle firme da ferramenta e uma operação segura.

    Se você estiver fazendo uma máquina de pêndulo de metal, é melhor fazer dobradiças caseiras de rolamentos de esferas ou de rolos. O resultado é uma construção muito precisa, forte e durável.

    No fabrico de máquinas de contraplacado e madeira, são utilizadas dobradiças normais de portas ou dossel de embutir como dobradiças. O anexo não será tão preciso quanto as dobradiças caseiras, mas será bastante durável.

    Você não deve se limitar a um circuito de velame. Faça a dobradiça o mais larga possível e prenda com duas dobradiças reforçadas posicionadas uma em direção à outra em um pequeno ângulo com o eixo. Esta conexão será precisa e durável.

    Normalmente, para conveniência de trabalho, o desenho do "pêndulo" é acionado por mola. Isso permite que a ferramenta de corte seja mantida na posição superior o tempo todo, sem aplicar força. Depois que o material é colocado na mesa, o pêndulo é abaixado manualmente. O fato de o mecanismo ser "suspenso" pela mola permite que você controle com precisão a força de corte e o avanço da ferramenta com a mão.

    A opção mais simples é colocar uma mola de compressão sob o braço do pêndulo. Este é um projeto muito compacto e racional, mas nem sempre há uma mola de potência e comprimento adequados à disposição do mestre.

    Se o espaço no local de trabalho permitir, você pode fazer um braço de pêndulo na forma de um braço oscilante. A extremidade oposta da alavanca pode então ser puxada para baixo pela mola de tensão. Essa mola é muito mais fácil de pegar. Você pode usar um elástico ou apenas pendurar um contrapeso adequado na extremidade do braço oscilante.

    Para que o corte seja preciso, a peça de trabalho deve ser fixada à mesa. No caso mais simples, é suficiente fornecer travas, contra as quais o material é simplesmente pressionado com a mão. Se possível, é melhor prever a fixação de um torno de um projeto ou outro.

    Se a fixação do material na mesa permite girar a peça de trabalho em um ângulo ou outro, essa máquina costuma ser chamada de "esquadria". Normalmente, para simplicidade de projeto, a peça de trabalho é girada em vários ângulos fixos - por exemplo, 45 e 60 graus em relação ao plano do disco.

    Com um broche

    Um tipo de mecanismo de pêndulo são as máquinas de brochamento. Seu design permite não só elevar e abaixar o disco de corte, mas também movê-lo longitudinalmente ao longo da linha de corte. Este mecanismo permite o processamento de materiais cuja largura seja maior que o diâmetro do disco de corte.

    Ao contrário de um mecanismo de pêndulo simples, o design do mecanismo de brocha contém não apenas uma dobradiça para prender o braço do pêndulo, mas também patins que permitem que a unidade de serra se mova para mais perto e mais longe da dobradiça, movendo-a ao longo da linha de corte.

    No entanto, ainda não é permitido inclinar a unidade de corte para a esquerda ou direita. É difícil fabricar independentemente trilhos-guia com a rigidez necessária. Se possível, você pode adaptar o mecanismo antigo de uma pequena furadeira vertical para mover o carro.

    Ao fazer uma máquina de metal para uma retificadora, você pode tentar fazer guias de carro com um perfil de metal adequado (por exemplo, um canto). O próprio carro é fixado ao perfil com rolamentos de esferas simples. Para que o mecanismo seja preciso, em um dos lados do carro os mancais devem ser fixados à plataforma e pressionados para baixo por meio de poderosas molas.

    Há uma experiência interessante de usar "escoras" de depreciação como guias de metal. Eles são usados ​​na suspensão de automóveis de passageiros, elevadores da porta traseira e até mesmo como molas a gás que seguram as portas dos armários da cozinha que se abrem para cima.

    Não precisamos do preenchimento dos “racks” e até interfere nele. Tudo o que é necessário desde o projeto é uma cremalheira com um pistão e um cilindro no qual eles se movem.No caso de um rack a gás (móvel ou porta de carro), basta fazer um pequeno furo no fundo do cilindro e o gás sairá. Do amortecedor do carro, você terá que não apenas liberar o gás, mas também drenar o óleo.

    Ao escolher as molas a gás, preste atenção não apenas ao seu comprimento, mas também ao seu diâmetro. As molas reforçadas são geralmente mais precisas e duráveis. Em qualquer caso, o comprimento deve ser selecionado o maior possível em seu projeto.

    Em estruturas de madeira, alguns artesãos usam dobradiças de móveis de gavetas como guias. Esses são mecanismos bastante precisos. Tudo que você precisa fazer é selecionar o mais forte disponível comercialmente e instalar vários rodízios paralelos. Isso fornecerá uma resistência estrutural ainda maior e permitirá que dure mais.

    Parte elétrica

    Como o moedor será consertado por baixo, não poderemos mais ligá-lo da maneira usual. Teremos que providenciar a instalação dos seguintes elementos:

    • um grampo que manterá constantemente a chave de controle na posição "ligada";
    • tomada para conectar o moedor;
    • uma estação de controle que liga e desliga a eletricidade nesta tomada.

    É muito bom usar uma sala de controle industrial em tal projeto. Esta unidade possui duas chaves. O botão "Iniciar" é bastante apertado, o que evita uma ligação acidental. A grande e suave tecla “Stop” permite, se necessário, desligar rapidamente o aparelho, atingindo-o com qualquer parte do corpo.

    Engenharia segura

    O usuário experiente de uma rebarbadora está familiarizado com as regras básicas de segurança ao usá-la. Mas você precisa repeti-los para aqueles que trabalham com isso pela primeira vez.

    • Sob nenhuma circunstância você deve trabalhar sem uma capa protetora.
    • O equipamento de proteção individual não deve ser negligenciado.
    • Luvas e respirador são essenciais.
    • Para evitar que faíscas e migalhas do material processado voem diretamente para o operador, isso deve ser levado em consideração ao projetar a máquina.
    • No braço do pêndulo, o moedor deve ser preso com uma alça do operador.

    Observe que, quando o corte chega ao fim, o pedaço de material cortado pode voar em qualquer direção ou emperrar a lâmina. O projeto da máquina deve prever essa possibilidade e, se possível, fixar o material a ser processado em ambos os lados.

    Para obter informações sobre como fazer uma máquina de corte a partir de uma retificadora com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário