Búlgaro: de onde veio esse nome?
Normalmente nos acostumamos com os nomes das coisas que nos rodeiam, e não nos perguntamos particularmente a questão da origem do nome. Mas ainda assim, com certeza, muitos artesãos estariam interessados em saber por que o búlgaro é popularmente chamado assim.
Factos históricos
Acontece que tudo é simples aqui. A maioria das coisas em nossa língua nativa recebeu um nome em conexão com o estado, região, região de onde vieram. Este dispositivo útil é fornecido ao nosso estado da Bulgária. O que é interessante aqui é o fato de que além da Rússia e dos estados da ex-URSS, em nenhum outro lugar o equipamento adquiriu uma terminologia semelhante. Seu termo patenteado é usado em todo o mundo - uma rebarbadora. O equipamento foi fornecido para a União Soviética ainda na década de 70 do século passado. Artesãos locais batizaram-no de "búlgaro" de acordo com o nome do estado do fabricante.
O moedor foi fabricado pela empresa Sparky Eltos, que funciona até hoje. E você pode facilmente encontrar produtos Sparky no espaço de mercado de produtos semelhantes. Mas hoje esta empresa perdeu relevância, já que nas condições de mercado seus produtos são semiprofissionais, e o preço é igual ao de equipamentos profissionais de marcas populares mundiais. Ao mesmo tempo, a “Sparky” tem os seus clientes que gostam e estão habituados aos equipamentos apenas desta marca.
Existe uma segunda explicação para este nome. Na década de 70, houve um pico de escassez de diversos bens na URSS. As lojas encantavam os clientes apenas com o equipamento da búlgara "Sparka". Como não havia outros fornecedores, a ferramenta foi chamada de retificadora. Com base nos fatos daqueles anos, pode-se encontrar outro fator que influenciou a origem dessa denominação para o instrumento. Um grande número de búlgaros trabalhou em canteiros de obras na URSS, e a maioria deles tinha suas próprias ferramentas. Daí o nome búlgaro. E agora esse equipamento de produção nossa e estrangeira tem o mesmo nome.
Outro nome para esse dispositivo é fortuna. Uma das primeiras máquinas retificadoras a aparecer na União Soviética tinha este nome. Ele rapidamente ganhou popularidade por ser muito conveniente e cumprir muitas funções. O próximo nome é o impulsor. Durante a operação, os trituradores emitiam sons ásperos, pareciam sons de turbina de aeronave e, embora esse nome não seja muito comum, ainda pode ser ouvido hoje.
Outro nome é flexi. Mas no nosso país não é usado, mas na Europa todos vão entender que tipo de instrumento eles significam. No início do século passado, o dispositivo MS-6-flexen apareceu na Alemanha, então o nome flexi pegou. Os anos passam, não existe tal modelo de carro, mas o nome permanece. Existe outro nome para a ferramenta, é pouco conhecida, mas ainda é usada. Esse nome coloquial é macaco.
Nome oficial
O nome correto da ferramenta é uma rebarbadora. É difícil perceber, mas a palavra búlgaro é mais lembrada. Esse dispositivo é chamado de esmerilhadeira devido ao fato de ter muitos acessórios de esmerilhamento diferentes. Esta ferramenta é usada na maioria dos casos quando você precisa cortar algum material, esquecendo-se das outras propriedades positivas.Na maioria dos casos, um disco de corte de pedra ou metal é usado em vez de outros acessórios de retificação. E angular porque o dispositivo onde os acessórios estão localizados está localizado em um ângulo em relação ao quadro.
Propriedades do moedor
O dispositivo é uma ferramenta elétrica, que é uma subespécie de uma retificadora. É usado principalmente para processamento abrasivo. Isso inclui lixar, cortar, limpar produtos feitos de metal, pedra e outras composições. A ferramenta encontrou ampla aplicação na construção de madeira e metal. O corpo do dispositivo tem a forma de um cilindro. Às vezes, há uma alça na lateral. A estrutura dos elementos é a seguinte.
- Motor multifuncional escovado.
- Transmissão angular.
- Alavanca de ligar e desligar.
- Um dispositivo para fixar um círculo.
- Um mecanismo que regula a velocidade do disco. Disponível em alguns dispositivos.
- Os acessórios são discos abrasivos especiais e escovas.
O conjunto completo da máquina pode ser dividido em duas partes: elétrica e mecânica. O coração da parte elétrica da lixadeira é um motor elétrico CA. O rotor contém várias seções com enrolamentos, cujos cabos estão localizados na placa da armadura do rotor. Máquinas de baixo custo e potência têm velocidade de rotação constante. Os modelos potentes possuem um regulador especial, localizado na alça, com a ajuda dele é possível alterar a rotação do motor.
Existem rolamentos em ambas as extremidades do eixo do rotor, eles são fixados na estrutura. Isso permite o bom funcionamento do eixo durante a operação. As rotações do motor elétrico são transferidas para a caixa de engrenagens, que pode alterar o sentido das rotações e transmitir a rotação para a roda de corte. O redutor inclui duas engrenagens helicoidais. O menor está localizado no eixo do motor e o maior no eixo da caixa de engrenagens. Um círculo é anexado ao segmento do eixo localizado fora.
Se o modelo for profissional, ele pode ser equipado adicionalmente com uma embreagem de divisão, que desliga as rotações do círculo de trabalho do dispositivo no caso de ele ficar preso durante o processamento do material. Se essa embreagem não estiver disponível, existe a possibilidade de o círculo se quebrar, espalhando-se para os lados. Parte do círculo é coberta com proteção para proteger as áreas abertas do corpo humano de pequenas partículas de material e poeira.
O círculo de trabalho é fixado no segmento externo do eixo com uma porca com uma chave especial. A imobilidade da seção do eixo é obtida por meio de uma alavanca na estrutura do dispositivo. Existem ranhuras longitudinais na superfície de plástico da ferramenta. Eles devem ser mantidos abertos durante o trabalho, pois são usados para resfriar o motor.
Tipos de moedores
Na indústria, o uso de um moedor está associado à sua classe. Os seguintes tipos são diferenciados.
Classe econômica
Uma ferramenta relativamente barata, com um conjunto incompleto de peças e acessórios. Alguns desses modelos não são confiáveis e são perigosos de usar. Essa ferramenta raramente é usada para pequenas empresas. A estrutura do moedor é projetada apenas para cargas leves. A montagem é forte, porém não garante uma operação confortável. Para o trabalho doméstico vai bem, mas o motor não fica protegido da poeira, durante o funcionamento as menores partículas vão entrar e isso vai aumentar o desgaste das peças giratórias. A ferramenta precisará ser reparada. Quando partículas de metal entram, podem causar picos de voltagem. Para fazer reparos, para trabalhos de construção sérios, você precisa de uma retificadora mais potente e de qualidade superior.
Classe média
Equipamentos deste tipo são muito confortáveis e confiáveis de usar. Possui inserções densas e o motor é revestido com tinta, que serve como proteção contra a penetração de poeira na carcaça. A rebarbadora é utilizada para trabalhos domésticos, possui um mecanismo de fixação, que permite alinhar rapidamente a posição da caixa de proteção.O dispositivo possui alavancas de engate confortáveis que podem ser operadas sem nem mesmo remover as luvas de borracha. Existe a possibilidade de prender a alça à direita e à esquerda, o que possibilita o uso do produto tanto para destros quanto para canhotos. Em alguns modelos, a alça fica na parte superior, o que torna o produto mais confortável de usar.
Classe profissional
Produtos desta classe raramente requerem reparo. O motor elétrico e as partes giratórias são protegidos da penetração de poeira, e o próprio moinho possui uma propriedade que garante um início suave. Isso torna possível aumentar gradualmente a velocidade de rotação e operação do disco. É possível conectar o produto a uma rede elétrica inferior.
Fatores para seleção de produto
Escolhendo um moedor, vale a pena se concentrar em alguns dos sinais:
- escopo de uso;
- o tamanho das alças;
- os componentes da ferramenta devem ser de borracha;
- a massividade do círculo de trabalho.
As rebarbadoras angulares têm diferentes tamanhos de corpo e rodas. O grande diâmetro é de 2,5 centímetros. Esse círculo corta o material de tijolos, lajes, tubos, etc. O tamanho do círculo mais aceitável para atividades em casa é de 1,3 cm. Ao fazer reparos, é necessário levar 1,8 cm. A potência está na faixa de meio a 2,5 kW.
Sua escolha depende do período de operação e exposição do motor. É necessária potência suficiente do motor para que o disco gire. Dos recursos adicionais, um início suave deve ser observado. O sistema dá partida no motor sem aspereza, corrigindo a tensão da rede. O balanceamento automático de disco é considerado um recurso importante. É necessário quando os discos funcionam de forma irregular; aqui, a vibração é corrigida e reduzida.
Medidas de precaução
É necessário trabalhar com esmeril nas luvas, e cobrir o rosto com uma máscara. Nunca remova a tampa protetora ao usar rodas de grande diâmetro. É melhor usar uma máscara contra poeira, especialmente ao trabalhar com materiais de pedra. As roupas não devem ser muito largas para evitar prender no círculo giratório. Antes de começar a trabalhar, você precisa inspecionar o dispositivo para ver se há danos. O moedor não se destina a trabalhar madeira.
Para informações sobre como usar o moedor corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.