Mau funcionamento das escovas de trituração e sua eliminação
A rebarbadora é uma ferramenta elétrica de alta velocidade equipada com um motor coletor. Neste motor, a corrente é fornecida para a armadura - a parte giratória interna. Essa alimentação é feita por deslizamento, e a única forma de fazer o contato da fonte de alimentação com a parte móvel é com "escovas" de grafite. Eles são "fusíveis" contra sobretensão e são os primeiros a falhar.
Um sinal de seu óbvio mau funcionamento é o forte arco voltaico com o lançamento de faíscas pelas grades de ventilação, acompanhado por um som característico.
O que é?
Esses componentes são feitos pela mistura da substância de negro de fumo com grafite e outros componentes de ligação - endurecedores. Essa mistura é um bom condutor de corrente elétrica.
Escovas retangulares são amplamente utilizadas. Eles podem diferir em termos de comprimento e largura, dependendo do aparelho elétrico específico no qual estão instalados.
No "corpo" de cada escova é montado um fio de cobre sem enrolamento, em cuja borda livre é soldada uma placa de configuração individual. O fio está dentro de uma mola, que fica apoiada em uma borda contra a escova e a outra contra esta placa. A mola tem uma ação de pressão livre e a escova se encaixa perfeitamente no coletor enquanto ele gira.
No processo, as escovas são apagadas devido ao atrito constante. Isso cria a necessidade de sua substituição planejada. Para isso, o fabricante fornece a ferramenta elétrica com um conjunto sobressalente de escovas.
Em outras situações, pode-se observar o aparecimento de faíscas na área de localização dos pincéis. Este fato é acompanhado pelo característico som de faísca e cheiro de grafite queimada. Se as escovas brilharem no moedor, isso é um sinal de mau funcionamento de seus nós.... Nesse caso, é necessário diagnosticar o dispositivo.
A essência do problema
As faíscas das escovas impossibilitam o funcionamento da ferramenta elétrica com potência total. Por serem um elo de conexão em um circuito elétrico, a interrupção de seu funcionamento leva a interrupções no fornecimento de corrente. Isso afeta negativamente o enrolamento do motor e reduz sua vida útil.
Às vezes, a falha pode ser encontrada nas próprias escovas. Eles queimam rapidamente devido a rachaduras, lascas, arranhões, superaquecimento. Substituir o conjunto de pincéis antigo resolverá o problema. Se o motivo da faísca não estiver nas escovas, as novas queimam da mesma forma.
Causas
Pode haver vários motivos pelos quais as escovas no moedor brilham e se desgastam fortemente:
- mau funcionamento ou aumento do desgaste das próprias escovas;
- violação da densidade de contato entre eles e as placas coletoras;
- deterioração da ação de aperto da mola da escova;
- desagregação entre as lamelas coletoras;
- saída axial da armadura devido ao desgaste do rolamento;
- curto-circuito no enrolamento da armadura;
- introduzindo danos estruturais ao mecanismo durante o reparo.
As razões acima são o resultado de operação inadequada da trituradora ou montagem inadequada de seus componentes.
Para evitar o aparecimento de faíscas na área das escovas, deve-se seguir as regras para o uso seguro de esmerilhadeiras.
- Não ligue em caso de alta umidade, quedas pronunciadas de tensão na rede, sujeira no bloco da escova, contaminação das grades do duto de ar do invólucro.
- Evite o superaquecimento do motor, carga que retarda a rotação do mecanismo no momento da operação.
- Não use uma esmerilhadeira de baixa potência para cortar materiais "pesados".
Como faço para resolver o problema?
Remova as escovas antigas e substitua por idênticas. Novos kits estão disponíveis na maioria das lojas de ferragens ou tomadas elétricas. Ao escolher um substituto, vale a pena considerar os parâmetros de densidade da substância de grafite e as características de design de um moedor específico. A composição e densidade das escovas variam de acordo com as características técnicas da esmerilhadeira. Se esses parâmetros não corresponderem, as novas escovas também irão acender e queimar.
Examine o coletor quanto a danos mecânicos. Se poeira, sujeira, areia entrarem em contato com ele na hora do trabalho, podem se formar arranhões, amassados, lascas. Avalie seu grau, se houver.
Para pequenos danos, as lamelas coletoras podem ser torneadas com lixa ou torno. A ranhura deve ser muito precisa, pois eventuais imprecisões acarretarão em uma maior deterioração no desempenho das escovas.
Ranhura de lixa
O eixo da armadura é fixado no mandril de qualquer mecanismo de torque (torno, broca). A rotação começa, o abrasivo é aplicado ao coletor. A prensagem vigorosa e o uso de lixa de grão grosso estão excluídos. O valor mínimo de grão é 1000 P.
Usando um multímetro, detecte a presença de uma avaria no enrolamento da armadura. Defina o modo de teste de resistência. Anexe uma sonda à lamela e a outra ao contato da pista de enrolamento correspondente. A ausência de um circuito aberto será indicada por um sinal sonoro. Se não houver sinal, esse traço é interrompido. Você precisará substituir a armadura ou rebobinar seu enrolamento.
Determine a presença de desvio nos mancais. Se for encontrado, substitua os mancais e meça com um micrômetro o diâmetro das bordas do eixo da armadura nas pontas de seu encosto para os conjuntos.
Prevenção
O problema de faíscas de escovas amoladoras pode ser evitado tomando medidas preventivas:
- seguir as regras de funcionamento;
- trocar regularmente o lubrificante nas seções da caixa de engrenagens e mancais, reduzindo as cargas mecânicas e térmicas (a graxa de fábrica deve ser trocada antes de iniciar qualquer trabalho);
- substituir os rolamentos em tempo hábil, mantendo a integridade estrutural do eixo da armadura;
- instale um novo conjunto de escovas antes que as antigas comecem a acender.
Se notar que as escovas brilham e queimam, verifique imediatamente a ferramenta ou entre em contato com um especialista. A falta de diagnósticos oportunos das rebarbadoras leva ao fato de que o bloco da escova cintilante eventualmente quebra toda a ferramenta elétrica.
Você aprenderá como substituir escovas com defeito em um moedor no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.