Acessórios do moedor: finalidade, características, dicas para escolher

Contente
  1. Características e propósito
  2. O que eles são?
  3. Modelos
  4. Dicas de Seleção
  5. Como usar?

O moedor é considerado uma ferramenta universal, pois você pode substituir o bico, e o aparelho já é adequado para resolver uma tarefa diferente. Os discos diferem não apenas na finalidade, mas também no tamanho e nos materiais usados ​​em sua fabricação.

Características e propósito

Os acessórios para rebarbadoras ajudam o usuário não só a trabalhar em madeira, mas também a processar produtos de metal, cortar vidro e são adequados para escovar. Eles podem ser classificados por tipo de uso, tamanho, forma. Qualquer bico que se utiliza na construção de esmerilhadeiras tem sua própria cor, é uma espécie de marcação que indica a finalidade do produto.

Por exemplo, um disco com tinta azul é usado para metal. Do utilizador vale a pena lembrar que tal produto é colocado em um instrumento que é adicionalmente equipado com a capacidade de ajustar a velocidade, o outro não é adequado para uso.

    O diâmetro externo e a espessura do círculo são os principais parâmetros pelos quais os discos são diferenciados.

    O produto é produzido em três versões:

    • pequena;
    • a média;
    • excelente.

    Os mais populares são 125 mm... Os círculos menos comuns têm 150 e 80 mm de diâmetro.

    Os bicos que são utilizados no processamento de pavimentos de concreto e pedra são feitos exclusivamente de carboneto de silício, pois é esse material que proporciona a eficiência necessária. No entanto, este bico não é usado para cortar tijolos vermelhos, é melhor levá-lo com um revestimento de diamante.

    Quando se trata de marcenaria, ela pode ser áspera ou não.

    Para a primeira opção, são usados ​​discos de plaina, através dos quais você pode cortar rapidamente uma tora ou um poste de madeira. Você só pode usar tal acessório em um instrumento equipado com uma segunda alça.... A proteção pode ser removida, pois é improvável que a broca se quebre devido ao design do disco integrado.

    Caso seja necessário retirar a casca, vale a pena usar um disco para descascar., que substitui perfeitamente a ferramenta manual usual e mais familiar - um machado. Além disso, podem serrar tábuas não muito grossas.

    Para um melhor processamento de blanks de madeira, são utilizados discos abrasivos, mas para isso o operador deve ter habilidade e habilidade.

    Freqüentemente, para trabalhar com o material descrito, são utilizados cortadores, necessários para serrar, fazer o acabamento da borda e cortar uma tigela. Se tal bocal for retirado, então é impossível remover o invólucro destinado a proteção adicional do operador, e a velocidade de rotação do disco deve ser a especificada pelo fabricante.

    Entre outras coisas, o moedor é uma ferramenta usada como unidade de moagem.

    Se este for um tratamento primário, então as escovas de cordão são usadas, pois elas nivelam rapidamente a superfície. As extremidades são processadas com os discos de extremidade correspondentes.

    Bicos tipo pétala são sempre utilizados na quantidade de vários produtos, pois será necessário levá-los separadamente para as diversas operações realizadas.

    Eles começam a trabalhar com um disco no qual existe um abrasivo grosso, então o grão deve ser cada vez menor. Discos de lixa podem ser usados ​​na preparação do substrato antes da pintura, ciclagem e acabamento das bordas.

    Para polir a madeira, também utilizam discos apropriados, cuja base de trabalho é feita de vários materiais mais macios, por exemplo, esponjas, lixas.

    Discos que são instalados em serras circulares não podem ser usados ​​em uma retificadora, uma vez que a borda não suporta a carga e os dentes se separam.

    O que eles são?

    Se classificarmos os discos pelo material que foi usado pelo fabricante na fabricação, então eles são:

    • diamante;
    • "Tartaruga";
    • carboneto;
    • com abrasivo;
    • decapagem.

    Discos de corte de diamante são baseados em aço, no qual é aplicada uma pulverização especial. A versatilidade dos discos tornou-os procurados no mercado.

    O bico, denominado "tartaruga", também tem um revestimento de diamante, mas na sua base está uma borracha flexível, que é particularmente durável. O bocal tem uma estrutura ondulada, eles se prendem com velcro. Se falamos sobre as características de design do bico, então este é um círculo em forma de placa com uma cola de qualidade especial aplicada na superfície.

    Na execução da tarefa, utiliza-se papel especializado, no qual também existe uma camada de cola, para que se atinja o nível de fixação necessário. A placa tem espessuras diferentes, dependendo do modelo. O fabricante o torna duro e macio.

    Os especialistas desaconselham o uso de lixas duras ao lixar ou polir, pois o descuido pode causar o aparecimento de amassados.

    No momento da operação da roda de velcro, o usuário precisa entender que ao dirigir desenvolve uma alta velocidade, pois aquece. Portanto, produtos com orifícios são preferíveis, pois esfriam melhor. Também é necessário monitorar constantemente o grau de desgaste do bico, caso contrário o usuário trabalhará com a base.

    Para a fabricação de discos de metal duro, ligas especiais são usadas, que formam uma forte conexão. Há uma solda na borda, que consiste em aço de alto carbono com molibdênio, níquel e cromo. Os artigos abrasivos são feitos de papel látex por se caracterizar por ser um material de alta densidade e resistência à água. A estrutura possui uma malha reforçada sobre a qual é aplicado um revestimento abrasivo.

    Às vezes, as rodas têm uma base de polímero. Os discos raspadores possuem um fio de metal que remove tinta, verniz ou ferrugem da superfície.

    Tipos de discos são usados ​​para:

    • cortar o material;
    • polimento e esmerilhamento;
    • descamação;
    • moagem.

    Os discos de corte são usados ​​com muito mais frequência e estão disponíveis em vários tipos no mercado. Se for um círculo para metal, então o tamanho de seu diâmetro é geralmente 115-230 mm, e 125 mm também está à venda. Dependendo do diâmetro do bico, a espessura do produto varia, via de regra, varia de 1 a 3,2 mm.

    Os discos de corte baratos têm geralmente cerca de 2,5 mm, os discos de lixa para moagem têm uma espessura maior de cerca de 6 mm. O diâmetro do furo é sempre de 22,2 mm.

    Os abrasivos são mais amplamente usados, eles cortam e moem não só pedra, mas também metal. Comparado a eles os de diamante têm melhor desempenho, já que cortam o material mais rápido, além disso, apresentam um alto nível de segurança.

    Os bicos, cujo objetivo principal é o processamento de uma superfície de pedra, diferem pouco em parâmetros daqueles que são usados ​​quando é necessário cortar o metal, porém, um abrasivo diferente é aplicado sobre eles.

    Os produtos de madeira parecem serras e são perigosos de trabalhar, por isso deve ter um cuidado especial. É melhor usar discos com dentes finos ao invés de alto avanço. Paralelamente, é melhor usar um suporte especial para a fixação remota do elemento.

    As lâminas padrão são finas e baratas. Diamante revestido de uma das faces com um revestimento especial, versátil, pois pode cortar qualquer material, por isso são caros e pesam mais que o resto. Esses bicos abrasivos estão disponíveis comercialmente com dois ou um anel de abrasivo aplicado. Eles podem criar um slot contínuo ou cruzado.

    É difícil para um comprador inexperiente entender à primeira vista para que exatamente este ou aquele produto pode ser utilizado, por isso vale a pena se familiarizar com os dados indicados na embalagem.

    Também existem muitas opções de discos de feltro no mercado:

    • com uma esponja;
    • com matéria;
    • com lixa;
    • coral;
    • com feltro;
    • com a capacidade de mudar a lixa.

    Para usar tal dispositivo, uma pasta de esmeril adicional é usada, que contém um abrasivo fino. Freqüentemente, os discos de retificação de carboneto de tungstênio são necessários para o trabalho, que são um equivalente mais barato aos discos feitos de diamante e, portanto, sua vida útil é muito mais curta.

    É muito importante que o usuário preste atenção à qualidade do abrasivo utilizado na construção. A qualidade da superfície tratada depende diretamente deste indicador.

    Se for necessária uma limpeza áspera, vale a pena usar produtos com abrasivos abrasivos 40-80. Também existem à venda produtos com índice de abrasão de até 3000, que pouco difere do papel comum. Eles são mais caros e permitem o polimento da mais alta qualidade.

    Os produtos de fibra são feitos de fibras finas e flexíveis unidas por uma resina especial. Eles precisam ser usados ​​com um forro. Esses discos têm uma ampla gama de aplicações, eles são rapidamente substituídos por equipamentos. Eles criam a zona de pressão necessária no material, cortam-no facilmente e são fornecidos a um preço acessível. Você pode trabalhar com eles em velocidades diferentes.

    A malha de nylon é ideal para remover tinta e ferrugem. No entanto, pode atuar muito sobre o metal e retirá-lo com mais espessura do que o aceitável, neste caso são utilizadas esponjas especiais que não danificam o alumínio, sendo possível seu uso em fibra de vidro.

    O desbaste ou mesmo tais discos são chamados de discos de afiação, eles também são diferentes:

    • diamante revestido;
    • com abrasivo;
    • com fio trançado.

    Para funcionar bem em uma superfície de pedra ou metal, você precisa usar um bico de arame torcido.

    O desenho de tal produto é muito simples, tem dois copos, e uma escova de aço feita de arame de um certo diâmetro é fixada entre eles. Os discos de afiação do tipo abrasivo são usados ​​para afiar várias ferramentas, bem como para limpar a solda. Existe um orifício no meio, espessura do produto a partir de 5 mm.

    O diamante para desbaste é muito semelhante à opção anterior, exceto que utiliza apenas uma peça, onde fica a aresta de trabalho. Ao trabalhar com esse produto, existem restrições - espaços em branco e superfícies de metal não devem ser processados, apenas pedra e concreto. Existem outros anexos que devem ser mencionados.

    Para o processamento primário de madeira, decapagem áspera e imprecisa, pegue:

    • plano;
    • disco descascando.

    O acessório planejador de disco permite que você substitua completamente as ferramentas manuais, o que reduz significativamente o tempo para concluir a tarefa. O produto é simplesmente insubstituível se for necessário realizar um tratamento grosseiro, muito apreciado na construção de cabanas de toras ou na preparação de postes de madeira.

    Durante o trabalho exige que o usuário use roupas de proteção, incluindo óculos de proteção sobre os olhos, sem mãos e pés descalçosporque os chips podem voar em alta velocidade.

    Discos ásperos são usados ​​como alternativa ao machado de carpinteiro. Às vezes cortam o material, só o corte é largo, com muita serragem.

    A ferramenta descrita também é usada para fresamento quando são utilizadas fresas. Os primeiros estão presentes no mercado em um rico sortimento, diferindo no tamanho do grão abrasivo. Esse bico tem poucas diferenças quando comparado com uma grosa, apenas a velocidade da tarefa é a principal diferença.

    Se você tiver experiência suficiente, pode terminar de usar o produto.As fresas são vendidas especialmente feitas para trabalhar madeira.

    Os bicos diferem:

    • Formato;
    • dimensões dos dentes;
    • a localização das pontas afiadas na borda.

    A principal área de aplicação de tal produto é a formação de uma tigela, amostragem de ranhuras, alinhamento de bordas. Eles também podem ser usados ​​para cortar uma pequena peça de trabalho com a seção apropriada.

    Atenção especial deve ser dada aos rebolos... Eles atuam como um auxiliar versátil. Mudar tal dispositivo é tão fácil quanto descascar peras; eles fazem isso quando necessário, quando um desgaste significativo na superfície de trabalho se torna perceptível, enquanto o bico permanece. Utilizado para lixar madeira, raspagem, lixamento ou acabamento de arestas.

    Quanto aos discos de pétalas, em princípio são muito semelhantes ao uso de "tartarugas", a única desvantagem significativa é que esse bico é descartável, de modo que o custo do processamento da madeira aumenta significativamente.

    Esse disco se parece com uma pequena placa na qual uma lixa foi colada em várias camadas. O tamanho do grão pode variar dependendo do modelo selecionado pelo usuário.

    Na maioria das vezes, esses bicos são usados ​​para processamento bruto não apenas de madeira, mas também de metal, portanto, o tamanho do abrasivo é de 40 a 100.

    Se considerarmos mais detalhadamente as desvantagens deste tipo de bicos, então com um grande número de revoluções, o disco se desgasta rapidamente, entope, principalmente se for utilizado um produto de granulação fina. Este círculo é melhor usado para remover uma camada de tinta, por exemplo, na carroceria de um carro, para garantir que o metal não seja seriamente danificado.

    Se você deseja aumentar a vida útil do produto, então vale a pena trabalhar em baixas velocidades e controlar cuidadosamente o grau de pressão, caso contrário, podem se formar amassados ​​na superfície.

    Escovas de metal também são usadas como acessórios para esse tipo de ferramenta. Existem muitas modificações no mercado que diferem na espessura do fio utilizado. Usado para limpar vários produtos, incluindo remoção de ferrugem, verniz ou escama de soldagem.

    Se considerarmos os produtos pelo tipo de fio utilizado, eles podem ser os seguintes.

    • Aço plano ondulado... Eles são usados ​​para o processamento de superfícies metálicas em geral, o diâmetro do fio está na faixa de 0,3 a 0,4 mm.
    • Torcido... A principal diferença é que o arame da estrutura é trançado e montado em feixe, embora ainda seja de aço. Como resultado, neste projeto, a escova é particularmente forte, rígida e resistente ao desgaste. Com a ajuda de um bico, você pode remover rapidamente uma espessa camada de tinta, tratar uma grande área de superfície.
    • Latão banhado: Usado quando é necessário cuidado especial de uma pessoa. Não são adequados para o polimento, mas devido ao fato de se utilizar um fio macio e fino, a superfície será limpa com alta qualidade, sem a formação de irregularidades grosseiras. Freqüentemente, o bico é usado para processar madeira, mas apenas em bruto.
    • Xícaras... Eles são feitos de arame trançado, mas o diâmetro é de 0,7-0,8 mm. Pode ser usado com grande esforço, permite remover rapidamente a tinta e a ferrugem. À venda existem bicos não só para o processamento de madeira e metal, mas também de pedra, incluindo a moagem de granito ou mármore. Via de regra, são tigelas de diamantes que vêm em tamanhos diferentes. A parte de corte está localizada na superfície externa, daí a alta eficiência.

    Se o usuário deseja um processamento mais suave, recomenda-se a utilização da opção turbo, onde a parte de corte é espalhada em leque ao redor da aresta, resultando em maior qualidade de processamento. Vale lembrar que para trabalhar com tal bocal, você precisará de uma ferramenta potente com velocidade máxima.

    Modelos

    Recentemente, a China, como fabricante, assumiu uma posição de liderança em vários setores, incluindo a fabricação de produtos baratos para a ferramenta descrita.Ao contrário dos produtos alemães, que se diferenciam tanto pelo custo quanto pela qualidade, as unidades chinesas permitem que você resolva tarefas comuns, embora não tenham uma vida útil longa, o que é totalmente compensado pela disponibilidade.

    De todos os modelos do mercado moderno, destacaremos alguns.

    • DEWALT DW4523 4-1 / 2 polegadas 1/4 polegadas... Possui sistema de travamento baixo no design. A malha rebaixada permite o trabalho final com uma oitava lâmina. O modelo possui 3 folhas de fibra de vidro, o que o torna uma vida útil atraente. Possui alta concentração de abrasivo e roda com movimento suave.
    • P80 ½ BAOSTC 4... Possui óxido de zircônio na superfície. Possui alto desempenho e vida útil. Fabricado com reforço de fibra de vidro. A haste é retirada rapidamente durante a operação, não há grande ruído na hora do uso. Os usuários são atraídos pelo baixo custo.
    • SandBlaster 3M 9677 4-1 / 2... Produtos de afiação, incluindo lâminas de corte. Devido à sua alta qualidade, ele vai durar muito tempo, porém você precisará de um adaptador para o disco. Eles são perfeitos para o acabamento de uma variedade de superfícies. É usado quando é necessário lixar o metal ou quando é necessário fazer com que a superfície polida pareça perfeita. Possui alta resistência, funciona como um disco de fibra normal, mas possui um design aprimorado.
    • DEWALT DW8061B5 4 polegadas... Apresenta alto desempenho, design de ponta fina e duas folhas completas de fibra de vidro. Existe óxido de alumínio na superfície.

    O produto é adequado para trabalhar com qualquer tipo de aço inoxidável.

    Dicas de Seleção

    A maioria dos acessórios para ferramentas como uma esmerilhadeira são universais. Seu principal campo de uso é corte e polimento. Se a ferramenta for utilizada profissionalmente, é necessário que os discos para ela sejam apropriados.

    Antes de comprar para um moedor grande ou pequeno, você precisa definir o tipo de disco que corresponde à tarefa em questão. O tamanho não é de pouca importância e, junto com ele, a potência do motor no projeto da retificadora é levada em consideração.

    Mais popular em 115 e 230 milímetros... Existem situações em que um trabalhador usa um pequeno disco para uma ferramenta pneumática. Esses agregados portáteis permitem maior precisão, o que é essencial para uma variedade de tarefas.

    Não está em último lugar na escolha do conforto, e isso depende muito do peso e do tamanho.

    Se você não planeja usar uma ferramenta elétrica para um grande canteiro de obras, então vale a pena escolher uma retificadora e discos de diâmetro menor.

    É mais conveniente trabalhar com tal unidade, e se encaixa melhor na mão, a vibração não é transmitida tanto, então você pode segurá-la por mais tempo.

    Na hora de escolher um disco, nem sempre vale a pena escolher a opção mais barata, pois no futuro você poderá pagar a mais duas vezes. Os diamantes são mais caros, mas também permitem que você faça um corte reto e limpo, mesmo após vários usos. Eles também têm uma vida útil muito mais longa do que os abrasivos. Para alguns, seu custo pode parecer proibitivo, no entanto, é possível economizar dinheiro se você olhar para isso a longo prazo.

    A principal característica distintiva de um disco de qualidade é o material abrasivo que é aplicado.

    Os discos de lixa começaram a ser produzidos na década de 70 do século passado, com o passar do tempo se tornaram mais sofisticados e têm uma vida útil mais longa. Eles são usados ​​não apenas para metal, mas também para madeira. Quando se trata de madeira, nada funciona melhor do que acessórios abrasivos. Eles têm partículas de carboneto que funcionam em todos os tipos de madeira. Esses dentes cônicos altamente afiados fornecem excelente remoção superficial, enquanto permanecem fáceis de usar e manipular para controlar o ângulo do esmeril.

    Existem produtos à venda que se parecem muito com uma motosserra. São de aço, os dentes são bem afiados.No momento do uso, é necessário o máximo cuidado de uma pessoa. Na hora da compra do disco, é muito importante que o diâmetro externo não seja superior ao valor máximo especificado, o que é permitido pelo fabricante da retificadora. Como exemplo, você pode pegar uma ferramenta com um limite de diâmetro de 125 mm.

    O usuário não deve instalar um acessório de 230 mm porque:

    • a velocidade de movimento da borda incisal é ultrapassada, o que faz com que ela se desmorone e possa simplesmente se espatifar, causando ferimentos ao usuário;
    • uma ferramenta com dimensões pequenas simplesmente não puxará a força para trabalhar com tal dispositivo;
    • mesmo que seja colocado um disco de diâmetro maior no equipamento, será necessário remover a proteção, o que é uma violação direta das regras ditadas pelos requisitos de segurança.

    O diâmetro de aterrissagem em unidades modernas é de 22,2 mm.

    Se o usuário tiver um modelo desatualizado, para usar discos modernos, você precisará comprar um adaptador ou adaptador.

    Cada roda abrasiva possui uma marcação especial que simplifica o processo de seleção para o usuário.

    Ela aponta para:

    • diâmetro;
    • espessura;
    • tamanho do assento;
    • velocidade máxima de revoluções;
    • materiais que podem ser processados ​​usando esse bico.

    Como usar?

    Existem várias regras sobre como usar os discos para não apenas realizar a tarefa corretamente, mas também para não sofrer.

    • Antes de ligar a trituradora, independentemente do bico utilizado pelo operador, vale a pena dar uma olhada no elemento em busca de defeitos. Rachaduras, peças faltando ou outros danos ao disco são um perigo potencial. Nunca use um disco danificado, pois ele pode arrancar e jogar um pedaço de material em alta velocidade em uma pessoa.
    • Nunca use um disco de corte para lixar, pois o produto é fino e não foi projetado para suportar pressões laterais, ao contrário dos discos usados ​​especificamente para esse fim. Eles podem se dobrar e desabar. Se as bordas laterais forem aplicadas ao material, isso vai afinar o disco, sobrecarregá-lo e, potencialmente, levar ao fato de que ele simplesmente se estilhaça em pequenos pedaços.
    • Os discos não devem ser usados ​​em uma velocidade superior àquela para a qual foram projetados. Existe uma marca na superfície que indica a velocidade máxima. Quanto maior o disco, mais lenta é a velocidade máxima de rotação.
    • Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de que a porca do flange esteja bem apertada e que o próprio disco esteja instalado corretamente.
    • Não use o anexo se a data de validade já tiver passado. O material sofre com a umidade e o tempo, perde suas qualidades originais, o que leva ao amolecimento da resina aglutinante e ao enfraquecimento da estrutura.
    • A “cavidade” no disco central rebaixado deve estar voltada para fora.
    • Se você precisar cortar aço inoxidável, use um bico feito de um material abrasivo difícil. Os mais finos estão disponíveis para cortar metal e são usados ​​para perfis de metal. Eles cortam o material rapidamente, com menos atrito, sem danificar a camada protetora. No entanto, eles também se desgastam mais rápido. O diamante pode ser usado para cortar tijolos, pedras, concreto, ardósia e ladrilhos.
    • A melhor maneira de cortar metal é primeiro marcar a linha de corte usando uma marca Tippex. Em seguida, os sulcos são cortados primeiro e, em seguida, as depressões. A melhor maneira de evitar rolar para trás é cortar as saliências da parte de trás puxando o moedor em sua direção e, em seguida, cortar as reentrâncias para longe de você. As folhas para perfis de metal são tão finas que o disco pode se desviar e bater com a borda, então simplesmente estourará. Em qualquer caso, a pressão deve ser mínima para reduzir a probabilidade de desenvolvimento de tal situação.

    Discos finos usados ​​para aço inoxidável são melhores para minimizar o atrito e evitar que a pintura queime.

    Veja abaixo para mais detalhes.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário