Búlgaro: dicas para escolher e gama de modelos
Provavelmente, não existe tal mestre em cuja vida cotidiana não haveria moedor. Ao mesmo tempo, nem todos sabem que tipo de ferramenta é, que funções desempenha e em que casos pode ou não ser usada. Falaremos sobre todas essas e outras questões em nosso artigo.
O que é isso?
O conceito de "retificadora" é familiar a todos, mas inicialmente essa ferramenta era chamada de retificadora angular (abreviatura de retificadora), pois foi criada especificamente para processar cantos internos na junção de planos. Os primeiros produtos chegaram às repúblicas da União Soviética da amigável Bulgáriaonde foram feitos - foi daí que veio o nome popular "búlgaro". Claro, você não encontrará esta palavra na embalagem, ela indica o nome exclusivamente correto da ferramenta - esmerilhadeira.
Vale ressaltar que, além do "moedor", esta unidade teve muitos outros nomes interessantes.
- "Fortuna" - um dos primeiros modelos de moinhos que surgiram na URSS. Ela imediatamente se apaixonou por homens devido à sua excepcional conveniência e funcionalidade, e esse nome gradualmente migrou para muitas outras rebarbadoras.
- "Macaco" - na vida cotidiana esta definição é usada com pouca frequência, é mais ouvida entre os profissionais. Um nome tão engraçado surgiu graças a uma piada - entre os profissionais que usam esse mecanismo, existe uma lenda que a partir do trabalho constante com ele, as mãos começam a se alongar e as pessoas ficam como grandes macacos.
- "Turbinka" - outro nome bastante comum associado às peculiaridades do funcionamento das rebarbadoras. O fato é que os carros emitem um som que lembra o das turbinas de um avião. Em anos anteriores, ao passar pelas oficinas de produção onde trabalhavam com retificadoras, pode-se pensar que estavam preparando aeronaves, razão pela qual um apelido tão incomum se popularizou nas fábricas. No entanto, entre as pessoas, enraizou-se apenas em algumas localidades.
- Flexy - na Rússia e nas antigas repúblicas soviéticas, raramente se ouve tal nome para o moedor, mas nos países da Europa Ocidental fica imediatamente claro de que tipo de instrumento estamos falando. O nome surgiu há quase um século, quando a ferramenta era fabricada exclusivamente na Alemanha e um dos modelos mais populares era o MS-6-flexen, que quase imediatamente ganhou o nome diminutivo de “flexi”. Anos depois, o modelo foi descontinuado, mas a definição permaneceu e passou para todas as outras rebarbadoras.
É interessante que pessoas em diferentes partes do país chamam essa ferramenta de forma diferente e muitas vezes nem mesmo entendem imediatamente que na verdade cada uma delas está falando sobre a mesma coisa.
O moedor clássico é uma ferramenta elétrica portátil com um disco abrasivo. Sua tarefa é processar as juntas de metal e outras superfícies, embora os especialistas usem a ferramenta para resolver outras tarefas, por exemplo, para cortar chapas, bem como acessórios e tubos.Se você substituir a folha de trabalho por um disco de lixa, terá uma ferramenta de polimento de alto desempenho em vez de uma lixadeira. Neste tipo, o triturador é usado para trazer revestimentos planos para um acabamento espelhado e para processar tubos sob as grades.
A retificadora é bastante difundida no trabalho com ladrilhos cerâmicos, neste caso, utiliza-se um disco especializado para concreto. A lista de funções que o moedor executa é bastante ampla, enquanto cada tipo de processamento de material requer uma certa gama:
- retificação - para superfícies de metal com 5–6 mm de espessura;
- pétala - para moer;
- disco de corte - para trabalhos em metal com espessura de 2 mm;
- círculo para cerâmica e concreto poroso;
- disco de corte para madeira;
- roda de corrente para madeira.
Dispositivo
O moedor inclui vários elementos básicos. Vamos abordá-los com mais detalhes. Corpo da ferramenta. É feito de materiais poliméricos sólidos com reforço. Tais composições são caracterizadas por aumento de resistência, resistência ao desgaste e influências externas adversas. Do lado de fora, na superfície, há um botão liga / desliga, complementado por um botão liga / desliga. Alguns modelos possuem janelas, escotilhas bem fechadas - isso é conveniente quando é necessário substituir as escovas de acionamento.
- Motor elétrico. O motor é alimentado por uma bateria recarregável ou pela rede elétrica CA. Normalmente, acionamentos especiais são usados em rebarbadoras, que fornecem maiores revoluções do eixo. Para resfriar efetivamente os enrolamentos, bem como outros elementos localizados no eixo dianteiro, um pequeno ventilador é montado nele. O motor é frequentemente referido como o coração da lixadeira. Neste caso, a tensão obtida na fonte de alimentação é alimentada ao coletor do rotor através do enrolamento do estator por meio de escovas de carvão. Seções de tais enrolamentos são fixadas ao rotor, os condutores deles são colocados na superfície da armadura do rotor. Os modelos de orçamento, via de regra, giram na mesma velocidade, mas os mais potentes têm rotação ajustável.
- Redutor. Dispositivo de estágio único alojado em uma caixa fechada separada. Via de regra, é feito de ligas de alumínio ou magnésio, incluindo engrenagens cônicas, cujos eixos são fixados em rolamentos de esferas. O contato das partes principais entre si é feito graças à carcaça preenchida com uma graxa especial.
- Fuso. Consiste em um eixo métrico e uma arruela e porca de parede espessa necessárias para prender o disco de corte. Na maioria dos casos, é fornecido um botão na caixa da caixa de engrenagens, que permite manter o eixo em uma posição estática, o que é importante ao desmontar e instalar novos equipamentos. Em modelos profissionais, o dispositivo é adicionalmente equipado com uma embreagem de distribuição, que interrompe o movimento da parte funcional da ferramenta elétrica quando a roda por algum motivo começa a emperrar no material. Se não houver embreagem, o disco simplesmente se quebra e seus fragmentos voam em direções diferentes, o que pode causar ferimentos nos trabalhadores.
- Capa protetora. Esta parte cobre a maior parte do disco de corte e protege o operador de forma confiável do feixe de faíscas gerado durante o trabalho intensivo. O invólucro é projetado para evitar ferimentos aos trabalhadores e danos a objetos ou equipamentos próximos a fragmentos de material, que em quantidades significativas se espalham em todas as direções durante o processamento.
- Alavanca. Este dispositivo possui uma rosca que é aparafusada na caixa da caixa de engrenagens em uma das posições exigidas. Isso é necessário para a conveniência de segurar a ferramenta e segurá-la com segurança durante o trabalho. Na versão clássica, a esmerilhadeira possui duas alças - a principal e a guia, esta última fixada na caixa de câmbio. Se você tiver uma ferramenta com uma mão, isso não significa de forma alguma que você terá que segurar a esmerilhadeira com apenas uma mão - este não é o caso.O ponteiro dos segundos será colocado no corpo do moedor.
- Os modelos com uma mão têm geralmente 115 e 125 mm de diâmetro. A sua principal vantagem reside no seu comprimento relativamente curto, graças ao qual as rebarbadoras podem ser utilizadas nos locais mais inacessíveis, por exemplo, na execução de trabalhos de carroceria. A desvantagem é óbvia - esses trituradores são muito difíceis de manter durante o trabalho. Por isso, na hora de escolher uma unidade de grande diâmetro, vale a pena dar preferência aos produtos com duas alças, por ser muito mais prática e, principalmente, mais segura.
Detenhamo-nos em mais detalhes no princípio de operação do moedor.
A rebarbadora é acionada por um motor elétrico, que geralmente é ligado pressionando o interruptor embutido ou um botão especial de travamento. A unidade é alimentada por corrente alternada ou por bateria, esta última pode ser embutida ou removível. A maioria dos modelos são equipados com motores coletores, enquanto o enrolamento de partida neles tem uma alta resistência indutiva, o que reduz significativamente as correntes de operação.
O eixo da caixa de engrenagens gira e começa a girar a engrenagem principal, que, por sua vez, aciona a engrenagem acionada e transfere sua força para o fuso. A embreagem entre as engrenagens pode ser de dois tipos - helicoidal ou de dente reto. A primeira opção é preferida porque oferece confiabilidade excepcional e ajuda a minimizar os níveis de ruído.
Os modelos mais modernos usam uma embreagem dividida que é fixada entre a caixa de câmbio e o motor. A sua principal tarefa é reduzir o risco de retrocesso no caso de uma paragem repentina do círculo devido ao encravamento acidental. Isso evita ferimentos ao operador e danos aos componentes principais da ferramenta.
A escolha de um esquema de design, onde o plano de rotação do círculo ou escova corre paralelo ao eixo da retificadora, é bastante fácil de explicar - quando a ferramenta é ligada, um torque significativo é gerado, e ela tende a girar o mecanismo ao lado. Este esforço é fácil e rapidamente compensado pelo operador que atende a retificadora devido à posição ideal das mãos para que fiquem perpendiculares ao eixo.
Para que isso é usado?
Com a ajuda de um moedor, todo um complexo de manipulações é executado para moer uma variedade de tipos de materiais:
- metais não ferrosos e ferrosos, bem como suas ligas;
- pedra natural e sua imitação artificial;
- tijolos de cerâmica e silicato;
- painéis de concreto e cimento;
- ladrilhos de acabamento;
- Madeira.
Lembre-se de que você não pode usar a rebarbadora para cortar vidro e madeira, uma vez que a ferramenta desenvolve uma velocidade linear bastante alta e, ao mesmo tempo, ocorre um aquecimento significativo na zona de toque e, muitas vezes, ignição. Nos modelos mais avançados, as rodas para madeira são equipadas com solda de diversos materiais refratários, pelo que a possibilidade de superaquecimento é minimizada. Assim, o moedor encontrou ampla aplicação:
- na indústria da construção;
- na instalação de estruturas diversas;
- ao colocar oleodutos;
- em empresas metalúrgicas;
- em centros de serviço de automóveis.
Em casa, as rebarbadoras angulares também são frequentemente utilizadas, especialmente pelos proprietários de casas particulares e chalés de verão. Com esta ferramenta, as superfícies são cortadas e polidas de todos os materiais acima, as costuras soldadas são processadas e descalcificadas. Essas operações são bastante simples, não demoram muito e permitem fazer sem cargas de choque excessivas na junta.
Vantagens e desvantagens
Os modelos de retificadoras diferem muito uns dos outros, portanto, é bastante difícil considerar algumas vantagens ou desvantagens gerais. Em geral, as vantagens incluem a ergonomia das rebarbadoras, a capacidade de trabalhar com uma variedade de materiais, bem como as funções de corte e esmerilhamento de superfícies.Entre as deficiências, deve-se destacar que as ferramentas são altamente traumáticas - se as normas de segurança não forem seguidas, existe o risco de danos graves, alguns dos quais podem até levar à morte.
Se falarmos em detalhes, os trituradores são condicionalmente divididos em domésticos e profissionais. Os primeiros têm uma elevada vida laboral e, na esmagadora maioria dos casos, são adequados para trabalhar meia hora em visitas de 10 minutos com intervalos curtos. Essa ferramenta não deve ser usada mais do que 2 horas por dia. Uma ferramenta profissional não tem essa desvantagem - o mecanismo garante uma operação ininterrupta ao longo do dia, portanto, o dispositivo é indispensável para reparadores e construtores profissionais. Dos pontos negativos, em primeiro lugar, deve-se distinguir um custo bastante elevado, bem como uma grande massa em comparação com os modelos domésticos.
Avaliação dos melhores modelos e suas características
Os mais potentes e confiáveis trituradores elétricos, movidos a bateria e a gasolina são fabricados nos EUA, Japão e Alemanha. Segundo analistas, a maior parcela das vendas vem da produtos das marcas japonesas Hitachi e Makita, bem como em rebarbadoras Empresa alemã Bosch... As unidades das marcas citadas aliam a melhor relação qualidade-preço, são práticas, possuem alta eficiência e durabilidade.
Entre os líderes de mercado estão também a americana DeWalt, a sueca DWT e a russa Interskol. Aliás, é a ferramenta nacional que mais se compra para o lar - essas trituradoras têm um custo bastante baixo em comparação com as importadas. Deve-se notar que, nos últimos anos, os instrumentos domésticos como um todo melhoraram significativamente ao nível dos modelos europeus, portanto, para uso pouco frequente na vida cotidiana, você pode escolher com segurança os instrumentos russos. Isso vai economizar uma quantia significativa sem nenhum risco de desempenho.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos modelos mais populares de esmerilhadeiras.
Hitachi G12SR4
Este é um modelo sólido, confiável, mas ao mesmo tempo relativamente barato, mas o preço baixo não é alcançado devido à economia em metal - o peso da ferramenta é de 1,8 kg, e isso está mesmo sem disco. A potência é de 730 kW - este parâmetro é suficiente para trabalhos intensivos com rodas de 115 mm - podem ser cortadas, lixadas e limpas sem sobrecarregar o motor.
Este modelo prevê um sistema de troca rápida de pincéis, mas isso não pode ser atribuído a desvantagens, já que os pincéis "vivem" na Hitachi por muito tempo. Isso é evidenciado pela experiência de usuários em todo o mundo. Mas há reivindicações de proteção contra poeira, mas deve-se levar em consideração o fato de que a ferramenta pertence a uma família, e não a um profissional, portanto, não há necessidade de ter medo de tirar o pó constantemente.
A parte do motor é muito bem balanceada, de modo que o instrumento pode ser usado por muito tempo, evitando o chamado mal de vibração. A quantidade de ruído é moderada, a manopla pode ser facilmente movida do lado direito da caixa de câmbio para a esquerda e vice-versa. Não há furo roscado vertical. Inclui adaptador e tripé. Assim, as vantagens do modelo incluem:
- alta qualidade de construção;
- equilíbrio perfeito;
- características de potência suficientes.
E o menos deve ser atribuído ao sistema de ventilação "a vácuo".
STANLEY STGS7115
Este é um LBM do segmento de orçamento, que se distingue pela boa eficiência. O motor de 700 W é projetado para 11 mil rotações, facilitando o manuseio de rodas de 115 mm no corte de metal. O modelo é caracterizado por uma ergonomia bem pensada e um grande número de orifícios de ventilação para evitar o superaquecimento do mecanismo. Das desvantagens, um nível significativo de ruído durante a operação pode ser notado.
Metabo WEV 10-125 Quick
O modelo possui alta velocidade de rotação, enquanto o movimento do fuso pode ser ajustado em uma ampla faixa. O sistema é equipado com eletrônica embutida, que é responsável pela constância da velocidade sob carga variável, bem como pela partida suave e prevenção de superaquecimento. O moedor inclui uma embreagem de segurança e escovas de carvão que desligam o mecanismo no momento da falta de energia. Quase não há desvantagens em tal modelo, exceto que o custo bastante alto
AEG WS 13-125 XE
Este é um moedor muito poderoso, mas bastante compacto. A potência é de 1300 W, mas o peso não ultrapassa 2,5 kg, o que permite segurar a ferramenta com uma só mão. O motor usa mecanismos de controle eletrônico que proporcionam uma partida suave e mantêm uma velocidade constante sob a influência de uma carga variável. A mesma velocidade varia de 2800 a 11500, o que dá vantagens adicionais a favor da escolha deste modelo.
Dentre as desvantagens, pode-se notar a ausência de um sistema antivibração, no entanto, essa desvantagem é quase imperceptível - o motor é muito bem balanceado.
DeWALT DWE 4215
Este modelo de moinhos se distingue por um sistema de resfriamento bem planejado e proteção contra sobrecarga. O motor é balanceado, reforçado com uma alça antivibratória, o que geralmente facilita o manuseio do dispositivo. O nível de ruído da caixa de câmbio é mínimo e o peso do dispositivo é de apenas 2,2 kg, graças ao qual a rebarbadora pode ser usada com uma só mão. Este modelo possui um alto grau de proteção contra poeira, de modo que pode trabalhar mesmo nas mais difíceis condições de fábrica sem o risco de quebrar prematuramente. Mas também há uma desvantagem - o circuito eletrônico é bastante primitivo e não envolve ajustar e manter a velocidade no mesmo nível.
Interskol UShM-230 / 2600M
Entre toda a variedade de modelos profissionais, este moedor russo é o mais barato. Ao mesmo tempo, de acordo com os compradores, não há absolutamente nada do que reclamar - o produto se distingue pela ampla funcionalidade de trabalho, confiabilidade do circuito, maior qualidade e excelentes características de energia. A potência de 2600 watts vem com uma velocidade do fuso de 6500 rpm, para que a configuração possa lidar com as operações mais demoradas sem sobrecarregar o sistema.
O produto está equipado com um botão de partida suave e um bloqueio liga-desliga. assim, a operação de tal mecanismo torna-se tão confortável e segura quanto possível. No entanto, a ergonomia deste dispositivo é muito fraca. O fato é que a massa do aparelho é de 6,8 kg, então é difícil mesmo para a pessoa mais desenvolvida fisicamente segurá-lo nas mãos por muito tempo.
Aparelhos
A alta popularidade dos moinhos se deve principalmente à sua confiabilidade e usabilidade excepcional. O projeto desta ferramenta envolve uma série de sistemas adicionais projetados para fornecer maior eficiência e total segurança operacional. A amplitude de recursos de cada produto é determinada pelo fabricante na fase de design, enquanto a presença de todos os tipos de opções afeta diretamente o preço dos modelos. É por isso que consideraremos todos os principais dispositivos adicionais que podem ser equipados com esses dispositivos.
Reduzindo a corrente inicial
No momento em que o motor é ligado, via de regra, ocorre um salto de carga no enrolamento do motor por um fator de 7 a 9, o que muitas vezes causa sua avaria, e também provoca um momento de choque que passa para a caixa de câmbio e fuso através do eixo. Um sistema para limitar efetivamente a corrente de partida envolve a criação de um mecanismo no qual a tensão no enrolamento aumenta lentamente. A utilização de rebarbadoras, neste caso, torna-se muito mais segura, os recursos para utilização do motor elétrico aumentam e também é proporcionada uma proteção eficaz do redutor.
Manter as revoluções definidas do círculo
Quando a roda de corte entra em contato com a superfície a ser processada, cria-se atrito, o que aumenta significativamente a carga do motor e reduz a velocidade de rotação. O sistema de manutenção de um determinado número de rotações da roda é, em certa medida, compensado pela resistência e determina a manutenção da velocidade de corte. A estabilização da velocidade de rotação é formada através da utilização de um microcircuito constante.
Dois métodos principais foram desenvolvidos para manter o número necessário de revoluções na rebarbadora no momento de sua operação sob carga - por corrente ou pela frequência do movimento do fuso. Na primeira versão, um sensor de consumo CA é conectado - ele define todos os parâmetros necessários e, conforme o fornecimento de corrente aumenta, o circuito aumenta gradualmente a tensão nos enrolamentos.
O controle de frequência pressupõe o uso de um sensor termométrico - controla a velocidade da retificadora e, no momento da diminuição deste indicador, o circuito passa a aumentar intensamente a tensão, o que, com isso, leva ao estabelecimento da velocidade ótima de rotação do ferramental. A seleção de uma opção adequada para manter a velocidade de rotação em uma posição constante ocorre na fase de criação do dispositivo. Isso é feito levando-se em consideração todos os prós e contras de cada método. A presença de tal sistema é preferível, mas nem todos os modelos estão equipados com ele.
Reiniciar bloqueio
Durante os trabalhos de reparo e ajuste, surgem periodicamente situações em que, por um motivo ou outro, ocorre uma queda de energia inesperada. Se a energia for restaurada, a máquina pode reiniciar, muitas vezes resultando em ferimentos ao operador. Para evitar que isso aconteça, nos modelos mais modernos, o mecanismo de bloqueio do religamento é reforçado. Nesses casos, um novo início da ferramenta só é possível mantendo pressionado o botão de início da rebarbadora novamente, e isso só é viável quando o usuário pega a rebarbadora em suas próprias mãos. Ou seja, tais ações significam que todas as operações humanas subsequentes certamente serão pensadas.
Balanceamento automático de rodas
Durante a operação de rebarbadoras, o desgaste das escovas e dos discos é desigual, o que muitas vezes leva a um desequilíbrio significativo, o que causa forte vibração - como resultado, a precisão das operações realizadas pode ser bastante questionada. Para remediar a situação, são utilizadas as soluções técnicas mais avançadas, em particular, designs especiais de rolamentos com um número mínimo de esferas. Deve-se notar que tal dispositivo adicional aumenta significativamente o custo do modelo, portanto, é usado principalmente para produtos profissionais.
Proteção de sobrecarga
Durante a operação da retificadora, a carga do inversor às vezes começa a exceder o padrão. A fim de eliminar completamente a probabilidade de tais sobrecargas e do mau funcionamento resultante, as rebarbadoras são equipadas com sistemas adicionais que desligam o fornecimento de corrente à força. Neste caso, o mecanismo simplesmente para de funcionar e para reiniciá-lo, é necessário primeiro desligar o dispositivo e depois ligá-lo novamente.
Para estabelecer proteção contra superaquecimento, dois métodos são usados - por corrente e por temperatura. No primeiro caso, o módulo eletrônico detecta superaquecimento e, no segundo, um sensor térmico especial é acoplado, interrompendo a cadeia de alimentação no momento em que os indicadores extrapolam o marco regulatório.
Proteção contra poeira
Ao lixar superfícies ou cortar materiais duros com um esmeril, muitas vezes se forma uma grande quantidade de poeira que, com um fluxo de massas de ar, penetra no corpo e causa desgaste prematuro das peças. Os rolamentos, bem como as superfícies externas do rotor e do conjunto da escova, são particularmente afetados pela poeira. Partículas de metal podem até desgastar o enrolamento. A proteção do moedor envolve a introdução de novas soluções de design:
- instalação de redes nas aberturas de ventilação ou utilização de dispositivos especiais de filtragem;
- proteção de enrolamentos do estator e instalação de bandas de cabos;
- instalação de rolamentos fechados;
- manter a estanqueidade da caixa de engrenagens;
- preenchendo o enrolamento com compostos de epóxi duráveis.
Deve-se notar que o efeito de seu uso torna o trabalho mais seguro, e a proteção contra poeira como um todo aumenta significativamente a vida útil da rebarbadora.
Proteção contra recuo
No momento do emperramento do corpo de trabalho, às vezes surge um torque, que é direcionado para o giro da retificadora. Nesse caso, você deve aplicar esforços significativos para segurar firmemente a ferramenta em suas mãos. Freqüentemente, tal violação no trabalho do moedor leva a ferimentos. O sistema de prevenção de recuo é implementado em uma de duas opções: usando circuitos elétricos ou mecanicamente. No primeiro caso, é instalado um sistema de controle constante dos parâmetros de corrente e, no segundo, vários acoplamentos são acoplados, os quais são acionados quando o valor da resistência do eixo giratório aumenta. Em qualquer um dos casos, a energia do instrumento é cortada.
Ajustando a guarda
Essa opção pode ser ajustada de diferentes maneiras por fabricantes individuais, independentemente do esquema específico. Mas existem princípios gerais segundo os quais a substituição do invólucro de proteção é realizada sem o uso de uma chave e ao mesmo tempo com bastante rapidez. É muito conveniente. Quando, por exemplo, você tem que operar a trituradora em um modo intensivo e a posição da carcaça deve ser constantemente alterada - em tal situação, basta dobrar suavemente a alavanca e mover a carcaça para a posição desejada. Se forem usados modelos mais antigos que requerem uma chave, o ajuste é mais difícil e técnico, sem falar que leva muito mais tempo.
Controle de velocidade de deslocamento
A frequência do movimento do fuso é ajustada por meio de uma roda localizada no corpo sólido da retificadora. Nos modelos mais baratos, essa opção muitas vezes está ausente, no entanto, conforme evidenciado por avaliações de usuários, ao realizar a maioria dos tipos de trabalho, sua presença é extremamente importante. Por exemplo, ao lixar plástico - se a rotação for muito intensa, as superfícies a serem tratadas podem simplesmente queimar.
Amortecimento de vibração
Com o uso prolongado de rebarbadoras, às vezes ocorrem fortes vibrações. Para proteger o operador de seus efeitos nocivos, é usada uma alça especial de amortecimento de vibrações, embora nem todos os modelos estejam equipados com tal dispositivo - geralmente apenas as opções domésticas ou ferramentas profissionais mais caras. Muitas pessoas acreditam que esta parte não é particularmente importante, mas os especialistas recomendam uma atenção especial a ela, uma vez que o funcionamento do dispositivo com ela torna-se suave e suave. O LBM é usado para trabalhar com uma ampla variedade de dispositivos. O mercado de acessórios para retificadoras é grande e pode satisfazer tanto o artesão experiente quanto qualquer artesão doméstico.
No entanto, há um ponto importante a ser lembrado. Os LBMs de 125 e 230 mm são mais procurados; o equipamento para esses modelos é vendido em qualquer grande supermercado de construção. Mas é muito mais difícil escolher os acessórios necessários para um mecanismo de 150 ou 180 mm, uma vez que esses modelos raramente são implementados.
Absolutamente todas as ferramentas fabricadas são usadas para processar apenas certos tipos de materiais e não podem ser usadas para quaisquer outros. Além disso, a escolha do equipamento deve ser feita levando em consideração os parâmetros da própria máquina. Por exemplo, é proibido o uso de sonda cujo diâmetro seja superior ao tamanho máximo possível de círculos para cada variação específica de esmerilhadeira.
O ferramental inclui discos de corte. Eles são essenciais para o corte de uma ampla variedade de materiais. Ao trabalhar com eles, é necessário manter o ângulo entre a superfície do material e a própria ferramenta com a maior precisão possível.Além disso, você deve sempre lembrar que todas as rodas de corte são adequadas apenas para elementos fixos com segurança. Eles são subdivididos em diamantes e também em abrasivos.
Os abrasivos são necessários para cortar chapas de metal, concreto e pedra natural. A marcação de tais círculos é indicada por letras do alfabeto latino e números.
- As letras indicam o tipo de material com o qual o círculo é feito: A - significa eletrocorundum, C - carboneto de silício, AC - diamante.
- Em números, indica diretamente a fração do grão e, consequentemente, a especialização do círculo. Então, para aço, esse parâmetro será maior, e para metais não ferrosos - um pouco menor.
- A designação da última letra indica a força da ligação, quanto mais próximo estiver do final do alfabeto, maior será o parâmetro calculado.
Se os discos forem selecionados sem levar em consideração esses parâmetros, eles podem se desgastar muito rapidamente.
Os discos de diamante têm uma especialização bastante estreita e são necessários para trabalhar com tipos de materiais estritamente definidos:
- "Concreto" é necessário para produtos de concreto;
- "Asfalto" - para materiais com alta proporção de abrasivos;
- “Material de construção” - para trabalhar materiais cerâmicos e silicatados;
- "Granito" - para várias superfícies superduras.
Dicas de Seleção
Levando em consideração a enorme diferença nos parâmetros técnicos e operacionais dos diferentes modelos de rebarbadoras, a questão de como escolher a ferramenta certa, especialmente para não profissionais, pode ser bastante difícil. Os especialistas recomendam que, ao comprar um moedor para uma casa, uma residência de verão ou uma garagem, concentre-se nos seguintes parâmetros.
- Velocidade de rotação. A velocidade de rotação do disco depende diretamente de seu tamanho. O valor ideal é obtido em 80 m / s. Se a frequência de rotação for muito maior, isso causa a destruição do disco, e desvios na direção de diminuição levam a seu rápido desgaste.
- Poder. A potência nominal permitida para rebarbadoras varia de 650 a 2700 W e também depende do tamanho do diâmetro do disco, portanto, máquinas mais potentes têm discos muito maiores. Neste caso, o motor cria uma força na aresta de corte afiada, o que é suficiente para o efeito necessário na superfície de trabalho. Já agora, os modelos sem escova têm mais potência.
- Diâmetro da ferramenta. Certifique-se de decidir com antecedência o tamanho que você precisa para o seu equipamento, uma vez que é estritamente proibido fazer círculos maiores do que o tamanho permitido. Claro, tecnicamente, isso pode ser feito removendo o invólucro de proteção, mas tais manipulações podem causar ferimentos em uma pessoa.
Outro ponto é que o tamanho da ferramenta está diretamente relacionado aos parâmetros de profundidade de corte, o que é extremamente importante no caso de se planejar o corte de materiais grandes, por exemplo, meio-fio. Com um diâmetro de roda de 125 mm, a profundidade de corte é de apenas 30–40 mm. Isso se deve ao fato de que as dimensões da caixa de engrenagens impedem que o disco fique totalmente imerso no material que está sendo processado. É claro que é possível fazer cortes em ambos os lados, mas é bastante problemático “girar” essa divisão em partes com uma qualidade realmente alta, e isso leva muito tempo. Portanto, é melhor você prestar atenção aos produtos com discos grandes - a partir de 250 mm.
É importante decidir com antecedência qual modelo você precisa - profissional ou doméstico. Tudo depende do grau de intensidade de uso. Os aparelhos domésticos só podem ser usados até 2 horas (intermitentemente) por dia, enquanto um aparelho profissional é adequado para uso durante todo o dia de trabalho. Além disso, a ferramenta profissional é reforçada com proteção especial contra poeira, ruído e vibração.
Como usar?
Ao usar rebarbadoras, todas as instruções e normas de segurança devem ser estritamente observadas. Não se esqueça de que a velocidade do movimento do disco varia de 6.600 a 13.300 revoluções, portanto, quando o círculo é destruído, seus fragmentos se espalham em diferentes direções com tremenda velocidade e força.É por isso que a regra básica de um trabalho seguro é não remover a tampa protetora e usar óculos especiais para evitar que os resíduos entrem nos olhos. Também é aconselhável usar luvas de proteção e usar protetores para os tecidos moles do rosto e pescoço.
É proibido que as pessoas fiquem no plano de rotação dos círculos do moedor, não se pode tocar nas partes móveis dos elementos com as mãos durante a operação. Caso seja necessário corrigir a peça de trabalho, desligue primeiro a rebarbadora, faça todas as correções necessárias e só depois volte a ligá-la. Para trabalhar com materiais diversos, deve-se utilizar equipamentos estritamente especializados. O acionamento de rede deve ser posicionado de forma a minimizar o risco de danos.
Alguns mestres preferem montar moedores de 12 volts por conta própria, mas se estamos falando sobre parâmetros mais essenciais de até 220 volts, então, neste caso, nenhum dispositivo artesanal é aceitável.
Para obter informações sobre como solucionar os principais problemas de funcionamento do moinho, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.