Como colocar o disco no moinho corretamente?
O disco da "retificadora" (esmerilhadeira) é uma de suas principais peças de trabalho. É o disco que determina a aplicação do instrumento. Com ela, esta máquina pode ser usada para cortar, lixar ou polir diversos materiais. Os discos, dependendo da finalidade, diferem uns dos outros: de cavacos abrasivos - para metal, fresas de aço e serras circulares - para madeira, com pó de diamante - para pedra e ladrilhos, todos os tipos de escovas, escovas e discos de esmeril - para polir várias superfícies.
O "moedor" de disco é um material consumível, você não poderá economizar nele no processo de trabalho. O disco irá se desgastar gradualmente (queimar) e deve ser substituído. Ao planejar o trabalho, você precisa estar preparado para isso e é melhor estocar vários discos removíveis com antecedência.
Como instalar corretamente?
Instalar um disco em um UMSH não é tão difícil. Você pode alterá-lo simplesmente seguindo as instruções, embora haja algumas nuances aqui.
Em primeiro lugar, você precisa instalar o disco na direção correta. Isso é especialmente importante se for removível. Normalmente o lado do disco com a etiqueta onde está indicada a marcação e, consequentemente, o âmbito da sua aplicação, é ligeiramente diferente do lado oposto. Pode não aparecer imediatamente, mas com trabalho intensivo prolongado, a diferença não será apenas perceptível - será óbvia.
Do lado em que a etiqueta é colada, é colocada uma ampla arruela de pressão, e a porca móvel atua sobre ela no momento do aperto (instalação do disco). A porca desliza na superfície polida da arruela, sem ela será mais difícil apertar ou desparafusar, pois o abrasivo irá segurar firmemente a porca e será necessário mais esforço. Isso é especialmente importante se uma substituição rápida do disco for necessária ou se estiver danificado (emperrado).
Sempre existe a chance de um disco quebrar, mas quando instalado corretamente, ele quebra apenas sob cargas pesadas, a estrutura dos discos leva em consideração a diferença de cargas dos dois lados.
Com serras circulares ou outros produtos que possuem dentes ou uma diferença significativa nos dois lados, geralmente não há problema de endurecimento. Por exemplo, um disco abrasivo não pode ser fixado ao contrário: será simplesmente impossível que funcionem.
Os discos para pedra, incluindo os de diamante, têm um indicador de rotação especial em forma de seta: ao instalá-los é necessário fixá-los tendo em conta onde irá girar a haste.
Também é importante considerar o tamanho do disco ao instalar. Em nenhum caso você deve negligenciar a segurança e remover a tampa protetora - é melhor escolher um disco de diâmetro apropriado. Às vezes, em um "moedor" de dimensões menores, eles colocam um disco gasto de uma unidade grande. No entanto, um disco gasto, via de regra, corta pior, a superfície de trabalho é limitada a cerca de metade do raio do disco, a estrutura é um pouco diferente. O disco é gravado com mais rapidez e menos trabalho. Esta operação pode ser justificada se o diâmetro da haste for o mesmo. Mas você não será capaz de alterá-lo de volta.
Os detritos não devem cair sob o disco durante a instalação. Claro, a porca de aperto pode muito bem apertar pequenos objetos, algo vai pressionar a superfície do círculo. Mas um enviesamento imperceptível causará um deslocamento do plano de rotação e, como resultado, uma forte vibração de todo o mecanismo, pode causar a destruição do disco e, claro, não se deve esperar um corte preciso neste caso.
Antes de instalar o disco, o "moedor" deve ser desconectado da rede - este é o principal requisito de segurança, uma vez que um ligamento repentino neste momento pode causar ferimentos graves.
A porca de aperto deve ser desparafusada com a chave fornecida com a ferramenta. Para evitar que a haste gire, ela deve ser travada pressionando um botão especial. É necessário desapertar a porca mantendo o botão pressionado.
Após torcer a porca, um disco é colocado na haste solta, com a frente para fora, e você precisa ter certeza de que está instalado exatamente na sede.
O kit para um novo "moedor" sempre inclui uma certa quantidade de espaçadores de papelão - ao instalar o disco, eles devem ser colocados de forma que fiquem entre o disco e os elementos de pressão. Essas juntas ajudarão a desparafusar um disco quebrado ou emperrado.
Além disso, a porca é apertada manualmente até o limite e apertada com uma chave especial. É isso, o moedor está pronto para funcionar.
Como removê-lo?
Os discos, especialmente aqueles projetados para corte, queimam rapidamente e devem ser substituídos.
Será útil lembrar mais uma vez da necessidade de desconectar o "grinder" da rede. O trabalho deve ser feito com peças de rotação rápida e é melhor se proteger.
Se você precisar substituir um disco gasto, precisará realizar uma série de operações simples.
- O disco é preso à haste da haste com uma porca rosqueada. No conjunto de qualquer rebarbadora existe uma chave especial, cujos braços são fixados os pinos, que se agarram aos orifícios da flange.
- O fuso é fixado com um botão especial, cujo contrapino, ao ser pressionado, entra no orifício da caixa de engrenagens, fixando-o assim. Depois de premir o botão com a mão direita, ao mesmo tempo com a mão esquerda deve desapertar a porca de fixação com uma chave inglesa. Se a porca saiu do lugar, desparafuse-a com a mão. É isso, agora o disco pode ser removido.
- Há momentos em que a chave, por algum motivo, não estava à mão. O que fazer? A saída mais fácil é parar de trabalhar. Mas, como se costuma dizer, este não é o nosso método. Também é possível desapertar a porca de aperto do "moedor" sem chave. Freqüentemente, uma chave de tubo (gás) é usada para isso. Em tal chave existe um dispositivo que a espalha. É necessário apertar a porca e, fixando a caixa de engrenagens do "moedor" com o botão, retirá-la do lugar. Em seguida, ele pode ser desparafusado com a mão.
- A porca tem orifícios para fixação com pinos nos chifres das chaves, você pode desparafusá-la batendo com um martelo em um cinzel ou uma barra que é pressionada no orifício.
- Às vezes, é possível empurrar a porca para fora simplesmente batendo em sua borda com um martelo na direção de torção. No entanto, neste caso, podem ocorrer danos no flange, especialmente nos orifícios para os pinos da chave; no futuro, pode ser impossível aplicar a chave nessa porca.
- Obtém-se um resultado muito bom ao usar um prego para fazer uma chave. É melhor escolher um prego grande, de 100 mm. Usando um martelo e um alicate, o prego é em forma de U. Com uma serra ou cinzel, a ponta e a cabeça do prego são cortadas. Com essa chave improvisada, você pode tentar arrancar a porca. Você pode dobrar as pontas dessa chave, então ela se tornará uma espécie de chave aberta, mas isso exigirá muito trabalho. Você também pode inserir uma porta, como um martelo ou outro prego, no arco formado por um prego dobrado.
Como faço para trocar um disco se ele estiver preso?
O que fazer se o círculo no moedor estiver preso? Isso pode acontecer, por exemplo, quando, como resultado do trabalho, pedaços da peça a ser cortada fixam o disco giratório. Isso geralmente leva à sua destruição.
Pode ser muito difícil desapertar a porca apertada como resultado da rotação, se o círculo for mordido.
- Um desses métodos seria usar duas chaves de gás ao mesmo tempo. Nesse caso, os restos do disco devem ser quebrados com um alicate. Com uma chave, você precisa prender a parte da haste localizada sob o disco e, com a outra, desparafusar o flange.
- Às vezes, para ter acesso à chave de gás à haste do "moedor", é necessário desmontar a caixa de câmbio.
- Existem análises sobre lubrificantes penetrantes: uma noz tratada com tal composição deve girar em poucos minutos.
- Existem também métodos mais exóticos. Por exemplo, aquecer uma porca emperrada com um queimador de gás. A porca aquecida será mais fácil de girar como resultado da expansão.
- Às vezes, para evitar impactos indevidos nas partes do "moedor", é melhor esmigalhar completamente os restos do disco, remover a tampa protetora e cortar todos os restos do círculo entre os dispositivos de pressão com uma serra.
- Um dispositivo simples evita o problema de uma porca emperrada - arruelas de papelão ou estanho. Muitas vezes são vendidos com um moedor. Mas, com o tempo, eles podem se perder ou se tornar completamente inutilizáveis. Fazer lavadoras caseiras não é nada difícil. No entanto, é melhor não negligenciá-los.
Em casos extremos, o flange pode ser serrado com uma serra para metal e então substituído por um novo.
Adendo
Se você tiver que usar uma chave a gás, deve se lembrar do ombro muito poderoso dessa chave e do esforço que é aplicado às partes do "triturador". Se você não agir com cuidado, a trava do fuso pode ser arrancada ou a caixa de engrenagens pode ser danificada.
Todas as manipulações com o disco esmerilhadeira devem ser feitas com a alimentação totalmente desligada (o plugue deve ser retirado da tomada). Qualquer pressão inadvertida do botão de partida fará com que o motor elétrico ligue e a velocidade de rotação da haste seja muito alta. Nesse caso, os ferimentos não podem ser evitados.
Trabalhar com um moedor envolve uma grande quantidade de resíduos na forma de metal ou aparas de madeira e poeira. Antes de iniciar o trabalho, você deve usar óculos de segurança especiais: eles protegerão seus olhos de fragmentos da própria roda de corte em caso de emperramento e destruição.
Os óculos são necessários não apenas como um elemento de segurança. Se os olhos estiverem protegidos, mais atenção pode ser dada diretamente ao trabalho da “retificadora”, para garantir o corte correto ou a escolha do modo de operação correto. Isso permitirá o uso mais eficiente dos consumíveis (rodas de corte), minimizando a ocorrência de situações anormais com um disco mordedor ou sua destruição.
Uma máscara protetora que cubra completamente o rosto substituirá perfeitamente os óculos - isto é especialmente importante para um mestre com deficiência visual que usa óculos dióptricos, que não devem ser usados com óculos de segurança.
O disco no "moedor" pode ser instalado tanto "longe de você" quanto "na sua direção", dependendo do sentido de rotação e, consequentemente, do fluxo de cavacos. No trabalho, isso não faz uma diferença fundamental. Porém, o "moedor" com um círculo "sobre si mesmo", ao morder o disco, tende a pular do corte para a frente, e não sobre quem o utiliza. Isso é especialmente importante ao trabalhar com ferramentas poderosas, mas mesmo uma rebarbadora pequena pode representar um perigo sério.
Um cabo de extensão especialmente montado com um soquete, de preferência sem aterramento, ajudará a interromper rapidamente a operação de uma máquina que escapou das mãos.
O "Búlgaro" é uma ferramenta de desbaste e não vale a pena se esforçar para obter uma superfície ideal como resultado do seu trabalho, o principal é fazer um desbaste, que depois, se necessário, pode ser processado de outras formas.
Para trabalhar sem grampos e travamentos, é melhor não cortar peças de metal longas até o fim, deixando 1–2 mm de metal no corte: eles serão fáceis de quebrar depois, isso praticamente não afetará a qualidade da peça de trabalho.
É melhor colocar peças pequenas em um torno ou pressioná-las com uma braçadeira em uma bancada ou outra superfície horizontal confiável. A qualidade do corte e a segurança dependem da densidade da prensagem.
Você pode ver como colocar o disco no moedor corretamente no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.