Fazer um suporte para um moedor com suas próprias mãos

Contente
  1. Materiais e ferramentas
  2. Opções de fabricação
  3. Engenharia segura

As rebarbadoras angulares (esmerilhadeiras) são ferramentas manuais insubstituíveis. Com a ajuda deles, você pode serrar, moer e cortar quase qualquer material, da madeira à pedra. Mas muitas vezes há tarefas que exigem o uso de um parque de máquinas.

Por exemplo, ao cortar tubos, um perfil ou um perfil de metal, é bastante comum cortar uma longa corda em segmentos de um determinado comprimento. Nesse caso, é importante que as extremidades dos segmentos sejam estritamente perpendiculares à linha central.

Ao cortar ladrilhos de cerâmica ou tijolos, é ainda mais difícil manter a perpendicularidade do corte segurando o moinho com a mão. Ao cortar material fino e viscoso, o menor desvio da ferramenta em relação à linha de corte pode causar emperramento e quebra da ferramenta.

Nessas situações, é bastante natural não querer comprar uma máquina separada - isso, via de regra, não é economicamente viável.

Você pode expandir o escopo de sua ferramenta manual favorita, prendendo-a rigidamente de alguma forma.

Materiais e ferramentas

A primeira questão que um artesão doméstico enfrenta ao projetar uma prateleira para um moedor é com o que fazer. A resposta a esta pergunta é elementar: faremos o que temos. Se você tiver canos de água em mãos, eles serão úteis para fazer dobradiças e guias. Se houver um canto de metal, vamos montar uma moldura a partir dele.

A parte principal e mais complexa da serra pendular é o conjunto da dobradiça. Ele carrega as maiores cargas, enquanto o braço do pêndulo não deve ser capaz de se desviar livremente para a esquerda ou direita. Considere o design deste nó com o maior cuidado. Os rolamentos de rolos são ideais. Escolha um par de tamanhos adequados - e já "em torno deles" construa o resto da estrutura.

É melhor montar o braço de pêndulo em rolamentos de esferas ou de rolos. Isso fornecerá a melhor precisão e rigidez. Mas se não houver produtos acabados adequados, é bem possível espiar opções de designs caseiros desta unidade.

Se não houver rolamentos prontos, combine pares de tubos de metal e pinos de aço de diâmetros adequados. Isso tornará possível fazer rolamentos não muito de alta qualidade, mas feitos em casa. Para uma máquina de "compensado" como suspensão do braço do pêndulo, boas dobradiças de dossel usadas para prender portas e portões servirão.

Em qualquer caso, o próprio braço do pêndulo é mais bem feito a partir de um canto ou perfil de metal. Mas o suporte no qual a rebarbadora será fixada provavelmente será feito de uma barra de madeira.

Para uma fixação segura e segura do moinho no suporte, é melhor colar o caldo com um material macio e durável. Por exemplo, couro sintético. E é mais conveniente pressionar a rebarbadora no suporte com laços de metal flexíveis com um conjunto de parafuso. Estes são amplamente utilizados em serviços de encanamento e automóveis.

A melhor maneira de fazer a cama é uma folha grossa de metal. Os compromissos são possíveis, desde madeira compensada espessa fixada a uma estrutura de madeira. É bom fornecer na mesa a possibilidade de fixar os cantos do abutment em alguns ângulos padrão em relação ao eixo de corte. Isso nos dá uma "serra de esquadria".

Não se esqueça de que agora você não poderá controlar o acionamento da retificadora na máquina da maneira usual. Podemos substituir a mão do operador nas chaves de controle com as mesmas braçadeiras de parafuso para tubulações.Já o posto de controle do teclado (que consertaremos na cama), o soquete para conectar uma rebarbadora fixa ao circuito e um fio com plugue de comprimento suficiente para conectar toda a máquina à rede devem ser salvos.

Se tivermos blanks de metal à nossa disposição, é melhor ligá-los por meio de soldagem. Se você não tiver essa oportunidade, é melhor entrar em contato com os mestres familiares deste negócio. As conexões parafusadas se afrouxam com o tempo e anulam todas as vantagens de uma estrutura de metal.

Claro, o próprio moedor será útil na fabricação da máquina. Cortando com seus espaços em branco de ajuda para o rack, você pode se sentir como Munchausen saindo do pântano pelo rabo de cavalo.

Opções de fabricação

Honestamente, os racks do-it-yourself disponíveis em muitos projetos devem servir como alimento para o pensamento. Vale a pena examinar mais de perto o design, as dimensões típicas dos elementos padrão e os princípios gerais do design. Em seguida, aplique-os em nosso caso particular.

O fato é que as dimensões da estrutura e dos nós individuais dependerão inteiramente do que você tem ao seu alcance. Para uma rebarbadora grande (por exemplo, UShM-230), pode ser necessário fazer um suporte maior do que o indicado no desenho. Isso implicará na necessidade de substituir os rolamentos e assim por diante.

Os princípios gerais são claros o suficiente. A máquina mais simples e usada é a transformação de uma esmerilhadeira manual em uma serra pendular estacionária. Este projeto consiste em uma estrutura, um suporte e um braço de pêndulo conectado de forma articulada ao suporte.

Considere as opções de fabricação dependendo dos materiais disponíveis.

Cama retangular

Muito rígido por si só, este perfil permite uma estrutura rígida e robusta. Mais importante, o braço do pêndulo feito deste material dificilmente se dobrará durante a operação.

Mas a estrutura da cama é apenas metade da batalha. No topo da moldura é necessário impor um "tampo da mesa" - uma placa na qual o material processado será colocado sob o moedor.

Se a estrutura for de metal, a chapa de metal é o melhor material para a bancada de trabalho. No entanto, uma folha espessa de contraplacado ou aglomerado também é bastante adequada. Só não se esqueça que diretamente sob o disco do moedor no tampo da mesa, deve ser prevista uma fenda bastante larga, que garanta a passagem do disco pelo material a ser cortado.

A vertical é um conjunto de serra pendular muito movimentado. O uso de um perfil de metal criará uma estrutura forte e rígida.

Ao usar o metal como elemento básico da máquina, deve-se dar preferência às juntas soldadas. Obviamente, os produtos de perfil de metal também podem ser aparafusados ​​juntos.

Mas essas conexões não fornecem a rigidez necessária.

Carroçaria feita de tubos e amortecedores

Se houver canos de água, um par de amortecedores de carro e um canto ou perfil de metal em estoque, você pode fazer uma máquina de corte transversal maravilhoso (também conhecido como "corte") com uma alimentação de carro transversal horizontal.

A unidade de pêndulo ainda é necessária para trazer a ferramenta para o plano de corte. Mas o carro, móvel ao longo do braço do pêndulo, permite que você expanda significativamente a gama de tamanhos de materiais. Agora você pode cortar com rapidez e precisão não apenas tubos, perfis e vigas.

O curso horizontal do carro permite que você corte materiais em folha tão largos quanto podemos projetar a saliência do carro.

Conjuntos complexos de trilhos com rolamentos acionados por mola são geralmente projetados para garantir um deslocamento suave, porém preciso do carro. Mas você pode usar amortecedores de carro. Eles têm uma construção muito robusta e precisa. Se você remover o gás e o líquido, obterá guias excelentes.

Os amortecedores traseiros dos carros VAZ têm um curso de quase 200 milímetros.Isso permitirá, por exemplo, ao fixar no carro UShM-230, organizar uma linha de corte de até 400 mm de comprimento. Mas mesmo se você tiver uma retificadora compacta com um disco com diâmetro de apenas 150 mm, você ainda pode cortar folhas de até 200 mm de largura. Isso mais do que cobre a maioria das tarefas do dia-a-dia.

Ao projetar um conjunto de “carro-guia” baseado em amortecedores de automóveis, deve-se levar em consideração que os próprios corpos dos amortecedores são muito finos e facilmente enrugam. Essas "guias" devem ser fixadas ao braço do pêndulo com suportes de fixação semicirculares. É aqui que os canos de água são úteis.

Elementos de madeira

Se não for possível fazer os elementos básicos de uma serra pendular de metal, não se desespere. Muitos elementos estruturais podem ser feitos de madeira. Em primeiro lugar, são a base, o braço do pêndulo e o suporte da rebarbadora.

A estrutura pode ser feita de qualquer madeira adequada. Molduras muito boas, montadas a partir de barras de madeira dura e pesada de secção transversal significativa. Eles são duráveis ​​e bastante pesados. Isso garante a estabilidade de toda a máquina.

O quadro, montado a partir de uma barra de carvalho com uma seção de 100x100 mm, é certamente impressionante. Mas é muito caro. Blocos grossos de lariço ou mesmo bétula são bastante adequados para a base da mesa.

Mas para a fabricação do braço pendular, basta utilizar os tipos de madeira nobres tradicionalmente usados ​​na produção de móveis. Carvalho seria bastante apropriado aqui.

Ao construir uma máquina de madeira, não se esqueça da rigidez geral da estrutura. As dimensões significativas da cama permitem garantir a resistência e rigidez desta peça quando fabricada com materiais não da mais alta qualidade.

O braço do pêndulo tem um design longo e alongado. Se for feito de madeira, sua geometria pode ser instável com mudanças de temperatura e umidade.

Para este elemento estrutural, é preferível utilizar a chamada placa para móveis, composta por vários elementos de madeira colados entre si.

Peças de madeira compensada

Uma solução interessante para o problema de rigidez pode ser o uso de compensado em uma estrutura de madeira. As camadas de folheado multidirecionais neste material conferem uma certa estabilidade dimensional aos produtos de madeira compensada. O fato de o produto consistir em muitas camadas finas, conectadas com uma cola forte, confere resistência.

A madeira compensada é ótima para fazer camas e mesas de trabalho. Ao projetar, deve-se ter em mente que o compensado é muito forte e estável no plano do produto. Mas o próprio avião pode ser deformado. Portanto, os produtos de madeira compensada devem ser montados em estruturas rígidas.

Um bom exemplo de construção é um conjunto de compensado de várias camadas com ligação e parafusos intermediários.

O resultado são estruturas muito fortes, rígidas e estáveis.

Engenharia segura

Como acontece com qualquer ferramenta elétrica, as diretrizes de segurança elétrica devem ser seguidas. Não trabalhe em ambientes com alta umidade. Ao instalar a máquina na rua, é aconselhável construir pelo menos um abrigo temporário sobre o local de trabalho para protegê-lo da chuva.

Como qualquer ferramenta de corte, a rebarbadora, mesmo fixada na máquina, requer o cumprimento estrito das precauções de segurança. É absolutamente inaceitável trabalhar sem uma capa protetora ao redor do disco. E também o uso de óculos de proteção ou escudo transparente é obrigatório.

Luvas são negligenciadas por muitos - e em vão. Faíscas voando sob a pedra serrada só parecem pequenas e inofensivas. Migalhas de material abrasivo e processado voam como balas e podem penetrar profundamente na pele.

Você pode aprender mais sobre como fazer um suporte de metal para um moedor com suas próprias mãos.

3 comentários
Alexander Cheberko 09.04.2020 14:51
0

Uma boa seleção de várias fontes. Muito obrigado)

0

Coisas interessantes. Obrigado.

Vencedor 02.03.2021 18:20
0

Uma excelente seleção.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário