Discos trituradores para metal: variedades e dicas para escolher

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Modelos
  4. Como escolher?
  5. Como usar corretamente?

A trituradora é uma ferramenta indispensável para a construção civil e de extrema utilidade na fazenda. Graças às rebarbadoras, você pode cortar facilmente materiais duros ou processar qualquer superfície. Mas o principal componente de qualquer moedor é o disco de corte.

A qualidade, comodidade e segurança do trabalho dependem da seleção correta do disco.

Peculiaridades

Considere o que é uma roda de corte para um moedor. Na verdade, este é o principal dispositivo no processo de corte ou processamento de material. O motor do moedor gira o disco de diamante, que contém uma certa quantidade de cristais cortantes. São esses cristais fortes que cortam a superfície.

A fresa pode ser projetada para diferentes tipos de trabalho, dependendo do material com que é necessário trabalhar e de acordo com sua finalidade funcional. Existem discos de corte para metal, madeira, plástico e até pedra. Com o tempo, o círculo gradualmente diminui e se torna menor.

Visualizações

Dependendo de sua finalidade, os bicos para esmerilhadeiras podem ser classificados em vários tipos.

Os discos de corte são talvez o modelo mais popular de discos de corte. Eles são usados ​​para cortar todos os tipos de materiais. Por sua vez, os discos de corte podem ser subdivididos de acordo com o material para o qual foram reatribuídos.

  • As lâminas de corte de metal estão entre as mais duráveis. Eles variam em tamanho, espessura e diâmetro.
  • Os discos de corte de madeira diferem em sua aparência dos discos de metal. Os dentes afiados estão localizados em suas bordas, que cortam a superfície da madeira. Manuseie esses discos com extremo cuidado. Existem numerosos casos em que trabalhadores foram feridos nesses mesmos círculos.

A uma velocidade de rotação elevada, a ferramenta pode voar para fora das mãos, portanto, não é recomendável usar grandes voltas da retificadora ao trabalhar com um disco em madeira.

  • Externamente, os discos para pedra não diferem em nada dos círculos para metal, mas sua composição é diferente. Esses discos usam diferentes materiais abrasivos.
  • As lâminas de diamante são um dos acessórios mais versáteis para todos os materiais. Cristais ultra-fortes que crescem na composição do círculo são capazes de lidar com o metal, e com a pedra, e com o concreto. Esses discos podem diferir no tamanho da pulverização (fino e grosso), bem como na aresta de corte (setores de corte sólidos e individuais).

Isso completa a classificação dos modelos de corte. A seguir, vale a pena considerar os tipos de discos de desbaste e discos de polimento. Esses modelos diferem em sua cobertura. Eles podem conter lixa, feltro. E também os discos de moagem podem ser esponjosos ou de tecido.

Normalmente, discos com lixa são usados ​​para o desbaste inicial e inicial, mas rodas de feltro e tecido são usadas para o polimento final.

Também vale a pena observar tipos de discos de moagem, como afiação e desbaste (ou decapagem). Existem também algumas variedades entre eles. Por exemplo, um disco com cones torcidos. Esses círculos são uma escova de aço redondo.

Os consumíveis de nitidez geralmente têm diâmetro pequeno. Eles são usados, via de regra, para limpar costuras soldadas ou para afiar ferramentas. Os rebolos diamantados distinguem-se pelo facto de o trabalho com os mesmos ser efectuado exclusivamente pela parte periférica do rebolo.

Deve ser dito sobre os materiais de que as rodas de corte são feitas. Eles podem ser discos de diamante, carboneto, abrasivos e de arame metálico.

  • Discos de diamante são revestidos de diamante, e eles próprios geralmente são feitos de aço. Em discos de carboneto, em vez de pulverização de diamante, são usados ​​aços com alto teor de carbono, aos quais são adicionados níquel e cromo.
  • Discos abrasivos consistem em papel de látex espesso, entre as camadas das quais há uma malha de reforço. Esses discos geralmente têm o preço mais acessível.
  • Discos de arame destinam-se a trabalhos de decapagem. O corte de materiais duros com tais círculos é bastante difícil.

Modelos

No mercado moderno de ferramentas, existem círculos para retificadoras de diversos fabricantes de diversos países. Os discos de fabricação alemã conquistaram grande respeito. As rodas de corte da Alemanha se distinguem pela alta confiabilidade, precisão e limpeza do corte.

Também é importante notar discos das marcas Bosch, Distar e Hitachi. Os produtos dessas marcas também receberam altas avaliações e boas críticas dos clientes.... Na produção de tais bicos, são usados ​​materiais de alta qualidade e para serviços pesados. As costuras são uniformes e lisas e não há defeitos nos círculos propriamente ditos.

Também podemos destacar os produtos de fabricantes nacionais. Entre eles Zubr, Sparta e Tsentroinstrument tornaram-se muito populares entre os compradores.... O preço dos discos dos fabricantes russos é mais atraente do que dos estrangeiros.

Como escolher?

Para escolher a roda de corte certa para uma retificadora, vale a pena considerar vários pontos importantes. Primeiro você precisa entender a rotulagem dos discos. É difícil para um comprador ignorante entender o que significam certas cores, letras e números.

  • Cores indica o material para o qual o disco se destina. Por exemplo, o círculo azul é para corte de metal e o círculo verde é para pedra. E também os círculos geralmente são acompanhados por uma assinatura sobre o material para o qual é necessário.
  • As letras A, C e AS refere-se ao material que foi usado para fazer o disco. A letra A significa corindo, e as outras duas são carboneto de silício e corindo fundido, respectivamente.
  • E também círculos diferem em seu diâmetro... O tamanho mínimo do círculo é 115 mm e o máximo é 230 mm. Círculos de pequeno diâmetro geralmente são projetados para retificadoras de baixa potência. Diâmetros de 125 a 150 mm são indicados para retificadoras de média potência.

Os tamanhos maiores são para as ferramentas poderosas com as quais os profissionais costumam trabalhar.

  • Espessura do círculo pode ser de 1 mm (mais fino) a 3 mm (máximo). Uma broca de grande diâmetro é mais espessa e uma roda de menor diâmetro é mais fina. Rodas pequenas são geralmente usadas para limpeza e processamento, mas rodas de diâmetro maior são usadas para cortar materiais duros. Uma opção universal seria um círculo com diâmetro de 150-180 mm. Esses discos podem cortar e processar a superfície.

Como usar corretamente?

É sempre bom lembrar que o moedor é uma ferramenta traumática. Atenção especial deve ser dada aos discos de corte, uma vez que muitas vezes levam a situações deploráveis. As estatísticas tristes são que quase 90% dos acidentes ao usar uma esmerilhadeira são causados ​​por rodas de baixa qualidade.

Ao escolher um círculo em uma loja, você deve inspecioná-lo cuidadosamente em busca de defeitos, ou seja, vários chips, rachaduras e assim por diante.

Se o disco for selecionado, ao trabalhar diretamente com a trituradora, certas regras de segurança devem ser observadas.

  • Sempre use uma proteção facial antes de cortar ou descascar o material. Cortar e lixar cria fagulhas que podem entrar em seus olhos ou queimar seu rosto. Portanto, uma máscara protetora é indispensável ao trabalhar com uma retificadora. Também é recomendável usar luvas que se ajustem confortavelmente às mãos.
  • Não corte o material no RPM mais alto.Neste caso, o moedor pode simplesmente se tornar incontrolável e voar para fora das mãos devido à forte vibração. Muitas esmerilhadeiras modernas estão equipadas com funções de partida suave e um controle de velocidade. Isso torna o trabalho muito mais seguro.
  • Mantenha afastados quaisquer materiais inflamáveis ​​e líquidos inflamáveis ​​durante o trabalho. Como já mencionado acima, ao trabalhar com um moedor, surgem faíscas, das quais pode surgir uma situação de risco de incêndio.
  • Um moedor estacionário padrão opera em uma rede elétrica, por isso é altamente desencorajado trabalhar com ele em alta umidade. E também vale a pena examinar cuidadosamente o isolamento do fio da ferramenta antes de iniciar o trabalho.
  • Ao cortar, segure o moedor pelas alças com as duas mãos. Neste caso, o disco deve girar na direção oposta ao trabalhador.
  • Para iniciantes que não têm experiência em cortar com uma esmerilhadeira, existem também algumas regras básicas ao trabalhar com uma esmerilhadeira.
  • Antes de cortar o material principal, vale a pena praticar em algum outro objeto. Para isso, pode ser adequado um reforço ou uma folha de metal desnecessária.
  • Embora isso nem sempre seja possível, é aconselhável manter o instrumento em uma linha diferente com você.
  • Nem todos os esmeris ganham velocidade total imediatamente quando são ligados. É aconselhável esperar alguns segundos até que a trituradora pegue alta potência e o disco comece a girar completamente.

Qualquer círculo é gradualmente triturado e deve ser mudado. Para substituir o bico, você precisa seguir os seguintes passos:

  • é necessário substituir o bico apenas no moinho desconectado da rede elétrica;
  • após o desligamento, é necessário travar o eixo rotativo no qual a roda de corte está instalada;
  • em seguida, uma porca é desparafusada com uma chave especial que segura o disco (geralmente a chave é fornecida com o moedor);
  • então tudo é simples - o disco antigo é removido, um novo é instalado em seu lugar e fixado com a mesma contraporca e a mesma chave;
  • depois disso, você pode usar a ferramenta novamente - serrando ou processando o material.

Um disco esculpido para um moedor é o seu elemento principal, sem o qual um trabalho de alta qualidade no corte ou processamento do metal é impossível.

O principal é escolher o disco certo na loja, não hesite em contatar um especialista para uma explicação sobre a marcação e siga as normas de segurança durante o trabalho.

O vídeo a seguir é dedicado a uma comparação prática de discos de metal de diferentes fabricantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário