Discos para retificadoras de concreto: características e tipos
O moedor é conveniente para cortar materiais duros como tijolo ou concreto, ladrilhos de cerâmica. A ferramenta compacta e prática permite, nas condições mais restritas, cortar com precisão o material sob medida, ajustar as juntas de produtos individuais e realizar o acabamento (lixamento e polimento) na hora. Mas para trabalhar com materiais tão fortes como o concreto, você terá que usar tipos especiais de ferramentas. Discos inadequados (por exemplo, para cortar metal) podem ser feitos de um material muito macio e imediatamente opacos ao trabalhar com concreto.
O que é isso?
Para fazer uma fenda em uma estrutura de concreto, você precisará de um disco especialmente projetado. Devido à alta dureza da cerâmica e da pedra, o revestimento de corte dos discos para uma retificadora de concreto é feito de lascas de diamante. Esses discos são várias vezes mais caros do que aqueles feitos de abrasivo sólido. Para discos de concreto e cerâmica, o suporte do disco é feito de aço robusto para processamento de longo prazo. O material resistente ao calor da base de aço do disco permite que a ferramenta trabalhe por muito tempo, mesmo em más condições de resfriamento. Um revestimento multicamadas de uma mistura de pó de diamante e uma base viscosa é aplicado sobre a borda externa do disco de metal.
Conforme a base se desgasta, novas camadas de pó de diamante são expostas. Apesar de o revestimento com uma mistura abrasiva ser bastante fino, a alta dureza do diamante proporciona uma boa vida útil da ferramenta. A produtividade da obra aumenta, o que justifica o custo de uma ferramenta cara.
Funções
Qualquer ferramenta abrasiva tem apenas uma função - remover parte do material processado. Neste caso, a superfície de trabalho da ferramenta deteriora-se. Por exemplo, um disco de moagem para um moedor de concreto pode ser completamente "comido" em apenas meia hora. O concreto é geralmente um material "difícil". Pedras com uma dureza bastante elevada são combinadas nesta estrutura de construção com uma base de ligação viscosa.
Além disso, em estruturas de concreto armado, o disco da retificadora pode se encontrar com os elementos metálicos da armadura da moldura. Para cortar essas estruturas de construção, são usados tipos especiais de ferramentas. Os discos de corte de concreto armado atendem aos requisitos de alta dureza e capacidade de processar materiais difíceis. A dureza é necessária para cortar areia natural e pedra, que são enchimentos de massa de concreto armado. Força e capacidade de lidar com materiais pegajosos são necessários para serrar reforço de metal.
Outros parâmetros serão importantes para retificar superfícies de concreto: tamanho de grão suficientemente fino e uniforme do material abrasivo e uma superfície muito plana da área de trabalho do acessório de moagem. Os discos capazes de cortar concreto armado são diferenciados por um projeto complexo de múltiplos lóbulos. A divisão da aresta de corte em setores separados permite o uso intensivo da ferramenta sem medo de alterar sua forma e emperrar devido ao calor. Espaços largos entre os setores (lamelas) facilitam a remoção rápida de resíduos de corte e permitem que a água penetre nas bordas de trabalho das lamelas.
O abastecimento de água ao cortar concreto armado é altamente desejável. As funções da água são multifacetadas:
- ajuda a lavar os detritos;
- resfria a ferramenta;
- é um lubrificante no processo de corte.
Para moer concreto, são usados discos abrasivos de design especial.Via de regra, eles não têm a forma de disco, mas uma xícara ou hemisfério. Isso permite ao artesão lidar com superfícies complexas. Os discos de moagem de concreto geralmente são feitos com pó de diamante. Isso leva ao fato de que tais discos são muito caros. Mas a alta produtividade do trabalho com tal ferramenta justifica totalmente os custos.
Variedades
A rebarbadora (esmerilhadeira) é a base de uma ampla variedade de ferramentas elétricas manuais. Com a ajuda de acessórios de vários dispositivos e formatos diferentes de rebarbadoras, quase todas as operações de construção com quaisquer materiais podem ser realizadas. O acessório de lixar ajudará a tornar a superfície do material uniforme e lisa. O disco abrasivo de corte é indispensável se você precisa cortar um perfil de metal ou ladrilho exatamente no tamanho. O disco de esmeril para rebarbadoras facilitará a remoção do fluxo após a soldagem e permitirá que a superfície do material estrutural seja preparada para a pintura.
Toda a variedade de ferramentas abrasivas para retificadoras está disponível em uma ampla gama de acessórios. Os primitivos têm a forma de um disco simples. Para tipos especiais de processamento, bicos abrasivos são usados na forma de cones, bolas e copos. Ao escolher um bico para rebarbadoras, preste atenção não apenas ao material da ferramenta abrasiva. As pontas para alguns tipos especiais de trabalho diferem não apenas na dureza dos "dentes", mas também nas propriedades do ligante.
Enquanto as cerâmicas duras requerem discos e ventosas de alta resistência, o trabalho com concreto requer pontas de dureza média a baixa. Isso evita o superaquecimento do instrumento e prolonga sua vida útil. A retificação da superfície é realizada em várias etapas sucessivas. Portanto, os discos de desbaste estão disponíveis com tamanhos de grão de corte excelentes. A retificação deve ser iniciada com os discos de granulação grossa. O desbaste final é feito com os discos mais lisos e com os menores abrasivos.
Recomendações de seleção
Para concreto armado, você terá que usar uma ferramenta de alto desempenho. Para o processamento de estruturas de edifícios maciços, normalmente são utilizadas retíficas pesadas, que permitem trabalhar com discos com diâmetro de 230 mm. Normalmente, uma trituradora é suficiente para a construção civil, permitindo a utilização de equipamentos com diâmetro de até 125 mm. Este é o padrão mais amplamente aceito para ferramentas profissionais e rebarbadoras para uso generalizado.
Se for necessário fazer cortes superficiais (se a profundidade de corte não for planejada mais do que 3-5 cm), discos de corindo generalizados são bastante aplicáveis para o corte de metal. Para trabalhar em grandes profundidades, você terá que estocar discos especiais projetados especificamente para trabalhar em concreto armado. Ao escolher um acessório de ferramenta para uma esmerilhadeira angular, um momento como o tamanho do fuso da esmerilhadeira também é importante. Os nós mais comuns têm 22 e 23 mm de diâmetro. A diferença, à primeira vista, é pequena, mas pode levar a uma fixação imprecisa da ferramenta, distorção durante o trabalho e emperramento.
Existe uma boa forma de prender discos e bicos de diâmetros diferentes ao eixo do moedor: use "anéis adaptadores". Tendo uma retificadora com fuso de 22 mm, com a ajuda de um anel adaptador, pode-se usar discos com padrão de patamar de 23 mm. As retificadoras angulares compactas geralmente possuem não apenas pequenos fusos, mas também tampas de proteção de dimensões reduzidas. Antes de comprar um acessório para ele, certifique-se de que o diâmetro externo do disco ou copo permitirá que ele seja usado com sua proteção.
A ferramenta profissional é projetada para trabalhar com discos de desbaste e corte com diâmetro externo de 125 mm. As máquinas semi-profissionais compactas podem ter uma limitação do diâmetro do equipamento usado 115 mm.As esmerilhadeiras ultracompactas (especialmente alimentadas por bateria) podem ter uma tampa protetora que não permite o uso de acessórios de esmerilhamento e corte maiores que 95 mm. Considere isso ao comprar.
Trabalhar com uma rebarbadora é uma atividade perigosa. Deve-se prestar atenção especial à conformidade da marcação da ferramenta e ao estresse permissível sobre ela. Para acessórios na retificadora, um parâmetro importante é a velocidade máxima permitida da ferramenta. Para discos abrasivos e bicos, ele está necessariamente incluído na marcação da ferramenta e pode ser esclarecido com o vendedor antes da compra do equipamento para sua esmerilhadeira. Nunca compre acessórios com uma velocidade de rotação permitida inferior ao parâmetro "marcha lenta" da sua retificadora!
Recursos de trabalhar com discos
O tipo de ferramenta mais usado para uma esmerilhadeira é um rebolo cilíndrico simples. Pode ser usado com igual sucesso para lixar superfícies planas e curvas, ajuste fino de superfícies de contato e até mesmo para corte grosseiro de perfis longos "sob medida". Se for necessário fazer um furo em uma parede de concreto para uma tomada elétrica doméstica, será indispensável um cortador de diamante para concreto em forma de copo ou coroa. O copo de moagem é o tipo de acessório mais comum para retificadoras angulares e permite lixar não apenas superfícies planas, mas também peças de formas complexas.
Onde fica a especialização em discos de corte. Eles são planos e finos. Esses discos se desgastam menos ao fazer cortes longos, por isso o nome "corte". São eles que são utilizados caso seja necessário cortar um pedaço de perfil metálico ou chapa, obtendo peças exatamente do comprimento especificado. Mas tal ferramenta tolera forças finais muito piores. Se a lâmina estiver inclinada na profundidade do corte, a ferramenta emperrará na melhor das hipóteses. Em uma infeliz combinação de circunstâncias, o disco pode estourar e explodir em fragmentos feridos.
Sempre escolha um acessório de corte de moedor dependendo do tipo de trabalho que você vai fazer. Se for necessário cortar uma estrutura forte feita de concreto armado, é racional usar um disco caro especializado - um projeto multi-lâmina com uma aresta de corte fina feita de materiais de diamante ou carboneto. Mas quase todos os tipos de mesas de piso cimentadas são serradas com sucesso com discos de corte de metal.
Para trabalhos em concreto no caso de “corte úmido”, é preferível utilizar discos multi-lâminas com folga ampla entre as lamelas. Se o abastecimento de água for indesejável ou impossível, é melhor cortar com discos sólidos de perfil fino. Ao mesmo tempo, esforços devem ser feitos na ferramenta com movimentos curtos e confiantes da retificadora. Após cada corte, a ferramenta deve ser desligada e removida para esfriar. Neste momento, é necessário limpar a poeira acumulada e cavacos de concreto da área de trabalho com uma escova.
Nunca negligencie o equipamento de proteção individual. Ao trabalhar com um esmeril, especialmente em concreto, é imperativo o uso de luvas duráveis, uma proteção facial (ou óculos de proteção) e um respirador.
Para obter informações sobre como escolher discos para uma trituradora de concreto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.